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Inventario Parcial – Inventário de estoque com endereçamento logístico

Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Estoques e NF-e> Inventários > Incluir inventário de estoque com endereçamento logístico

Permissões de Usuário: MB__info

Número – Nome da Permissão

18 – Inventário Excluir

20 – Inventário Incluir

192 – Inventário Consultar

1393 – Estornar inventário

1526 – Relatórios de Inventário

1863 – Congelamento de Inventário

1864 – Refazer Imagem de Inventário Congelado

2246 – Auditoria para Inventário de Estoque Logístico

2247 – Aprovar ou Reprovar lotes de Inventário de Estoque Logístico

O objetivo do Inventário de estoque com endereçamento logístico é tornar a realização deste tipo de inventário um processo mais simples e ao mesmo tempo mais detalhado.

Utilizando essa ferramenta será possível inventariar o estoque de um operador logístico ou centro de distribuição (CD), endereço a endereço.

– Configurações

 

Para que os próximos passos funcionem, algumas configurações devem ser feitas:

  • O Centro de Distribuição (CD) ou Operador logístico deve possuir endereços logísticos cadastrados:

cadasEndLog

Para saber mais sobre Gerenciamento de Endereços Logísticos clique AQUI.


  • O parâmetro “Usa endereçamento logístico” deve está habilitado:

parametroLogistico

Para saber mais sobre Cadastro de Parâmetros de Logística clique AQUI.

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acessar o menu Estoques e NF-e> Inventários > Incluir inventário de estoque com endereçamento logístico


2) Após preenchermos as informações de Data de competência, Loja, Descrição, Tipo e Produtos, clicando em PROSSEGUIR  será possível adicionar no inventário itens separadamente ou pela árvore de produtos:

Para efetuar a conferência dos produtos do inventário neste tipo de inventário, a operação será feita através do módulo “Auditoria para Inventário de Estoque Logístico” no modo MOBILE do Sistema ERP.


3) Devemos acessar o menu Logística > Auditoria para Inventário de Estoque Logístico

auditoriaInventario


4) Devemos informar o CD /Operador Logístico e clicar em BUSCAR:

Serão listados todos os inventários desse tipo, que estão abertos:


5) Para iniciar a auditoria de endereços logísticos devemos clicar sobre o número do inventário:

Diferente de um inventário SEM endereços logísticos, para consultar os produtos do inventário não será necessário informar o número do lote e sim o endereço logístico que está sendo conferindo.


6) Informando o endereço logístico que se deseja conferir, o sistema efetuará a busca automaticamente e será exibida a consulta de itens:

Ao informar um endereço logístico que não existe no inventário, o sistema exibirá uma mensagem perguntando se deseja adicionar um novo endereço.


7) Coletando o GTIN que se deseja auditar, o sistema listará suas informações:

Caso o GTIN coletado não esteja no inventário, será exibida uma mensagem de confirmação ao usuário:

Ao clicar em OK, se este produto não for participante do inventário ele será adicionado em todos os endereços logísticos onde o mesmo esta presente atualmente, e deverá ser contado também nestes endereços.

Caso o GTIN coletado esteja no inventario, mas esteja em outro lote ou outra embalagem, será exibida uma mensagem de confirmação ao usuário:


8) Caso seja necessário incluir um novo produto ao lote clique em ADICIONAR ITEM:

incluirItem

Para adicionar um novo produto ao LOTE os campos GTIN e Quantidade são obrigatórios.

 


9) Clicando em Ver todos os itens, serão listados os do endereço atual:

verItensResultado


10) Caso seja necessário editar algum produto existente no lote, basta coletar seu GTIN e iniciar as correções:

edicaoItensPda

Nesta opção será possível alterar Data de Validade, Quantidade, Alterar número do Palete ou até mesmo criar um novo.


– Fechar Contagem

O objetivo desta operação é informar que o lote consultado no momento, está com todas as suas informações corretas.

fecharContagem

Caso o endereço FECHADO anteriormente esteja incorreto, o usuário pode desfazer a operação clicando em ABRIR CONTAGEM:

– Relatório Status de Aprovação de Lotes do Inventário Logístico

Relatório Status de Lotes do Inventário Logístico tem como objetivo listar todos os lotes criados no inventário.

Com essa listagem é possível acompanhar a evolução na Auditoria do Inventário de estoque com endereçamento logístico:

relatorioApuracao

Informações Importantes

  • O endereço padrão do operador logístico será desconsiderado neste tipo de inventário, pois considerasse que quando um operador decide efetuar um inventário deste tipo, todos os produtos já estão endereçados.
  • O usuário não poderá consultar e editar os endereços logísticos de Armazenagem e Separação, mas os mesmos serão inclusos no inventário e automaticamente aprovados:

loteNaoAlteravel

  • Na consulta de lotes logísticos na versão DESKTOP só serão listados lotes que possuam itens.
  • Na consulta de lotes logísticos na versão DESKTOP, não será possível editar os itens do lote, para altera alguma informação será necessário acessa o módulo “Auditoria para Inventário de Estoque Logístico“.

– Analise do Inventário

Na analise do inventário, foram incluídas algumas novas críticas para facilitar a analise do inventário:

lotesReprovados

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Relatório de Fechamento de Caixa

Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Financeiro > Tesouraria Central > Relatórios > Relatório de Fechamento de Caixa

Permissões de Usuário: MB__info

2322 – Relatório de Fechamento de Caixa

Introdução:

O relatório de fechamento de caixa irá facilitar a análise do fechamento de caixa, podendo ser filtrado por todos os tipos de cupom.
Para visualizarmos os dados não será necessário ter a tesouraria conciliada, podendo visualizá-lo a qualquer hora do dia.

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

No relatório devemos selecionar loja e a data. Podemos selecionar o Tipo de Cupom ou deixar a opção “Todos” marcada.


É demonstrado valor total agrupado por tipo de cupom.

Ao clicar no ícone para demonstrar as demais informações, estará separado por Finalizadora e Operador

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API para importação de Cálculo de folha de pagamento

O Bluesoft ERP conta com uma API REST pronta para nossos clientes que queiram fazer integração de algum sistema interno com nossas funcionalidades.

Toda a documentação e funcionalidades disponíveis para integração estão em: erp.bluesoft.com.br/api/

A segurança dessa API é feita através de um token que pode ser obtido em:

Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Administração > Segurança > Usuário

Permissões de Usuário: MB__info

Número – Nome da Permissão

1078 – Incluir Cálculo de Folha de Pagamento

gerarToken

Esse token deve ser passado no Header da Request. Segue um exemplo de como poderíamos consultar os clientes cadastrados no ERP utilizando jQuery.

API para Importação de cálculo da folha de pagamento

Exemplos de Inclusão:


A inclusão poderá ser do tipo Evento ou Funcionários. Para a inclusão de funcionário é necessário informar o código do mesmo.
No link abaixo, na documentação da API temos o exemplo de POST para cálculo do tipo funcionário:
https://erp.bluesoft.com.br/api/#/

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Acompanhamento de Metas do Força de Venda

Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Força de Vendas > Relatórios > Acompanhamento de Metas do Força de Venda

Permissões de Usuário: MB__info

2317 – Acompanhamento de Metas do Força de Venda

Através do Acompanhamento de Metas do Força de Venda é possível visualizar as metas de vendas dos vendedores e equipe de vendas, com informações mensal, bimestral e trimestral.

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API para importação de Evento de folha de pagamento

O Bluesoft ERP conta com uma API REST pronta para nossos clientes que queiram fazer integração de algum sistema interno com nossas funcionalidades.

Toda a documentação e funcionalidades disponíveis para integração estão em: erp.bluesoft.com.br/api/

A segurança dessa API é feita através de um token que pode ser obtido em:

Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Administração > Segurança > Usuário

Permissões de Usuário: MB__info

Número – Nome da Permissão

2088 – Usuários

gerarToken

Esse token deve ser passado no Header da Request. Segue um exemplo de como poderíamos consultar os clientes cadastrados no ERP utilizando jQuery.

API para Importação de Eventos de folha de pagamento

Exemplos de Consulta:


Após realizar o post, os dados irão para uma nova tela criada no ERP :
DP > Cadastros > Eventos > Importação de eventos de folha de pagamento

Nesta tela, devemos analisar os dados importador, informar contas contábeis e clicar no ícone de confirmação:

É possível informar o Subtipo do evento, porém este dado não é obrigatório.

Observação:

O token gerado pelo ERP está atrelado as permissões do usuário, ou seja, se o usuário não tiver permissão para cadastrar ou consultar funcionários no ERP, também não conseguirá realizar os procedimentos via API

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Conta Corrente do Cliente

Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Vendas > Conta Corrente do Cliente

Permissões de Usuário: MB__info

2320 – Conta Corrente do Cliente Força de Vendas

A Conta Corrente do Cliente tem como finalidade, controlar os créditos de clientes como abatimentos nas duplicatas da distribuidora.

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Float Bancário

Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Financeiro > Cadastros > Bancos > Contas Bancárias

Permissões de Usuário: MB__info
874 – Conta Corrente Alterar
872 – Conta Corrente Consultar
875 – Conta Corrente Excluir

873 – Conta Corrente Incluir

Introdução:

Alguns bancos trabalham com um termo chamado Float para cobranças.
Esse processo consiste no banco recebendo o valor de um boleto de cobrança, porém ele retém esse valor por alguns dias antes de repassar ao portador. Em troca, o banco oferece taxas menores ao titular da conta.

Atualmente o Bluesoft ERP já atende este cenário utilizando a data de conciliação, porém se for necessário alterar a contabilização do movimento bancário, foi criado um parâmetro para atender este cenário.

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

Para utilizar o processo de Float bancário, no cadastro da conta bancária, devemos alterar o parâmetro “Contabilização pela data de conciliação” marcando a opção “Sim”

Após marcar esta opção, ao conciliar um movimento bancário que possua a conta alterada, a data da contabilização e do movimento bancário serão alteradas conforme a data de conciliação.
Abaixo podemos ver uma duplicata que foi quitada no dia 01/04/17

No controle bancário (Financeiro > Bancos > Controle bancário) ao conciliar o movimento bancário, a contabilização e o movimento serão alterados para a data atual.
No nosso exemplo, o movimento foi conciliado no dia 19/04/17

Conclusão:

Utilizando este novo parâmetro na conta bancária, conseguimos contabilizar e alterar a data do movimento bancário conforme sua conciliação. Desta forma conseguimos utilizar o proceso de

 

Importante:

Esse ajuste de data não será realizado quando:

  • Houver mais de uma partida dobrada nesse movimento, isso identifica um movimento que tem relações que não devem ser alteradas.
  • O movimento tiver relação com uma guia de carro forte, a guias de carro forte já são contabilizadas na conciliação e não entram nessa alteração.
  • O Tipo do movimento bancário for pagamento em cheque. Também já são contabilizadas na conciliação e não entram nessa alteração.
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Precificação de Produtos

Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Vendas > Administração de Preços > Precificação de Produtos

Permissões de Usuário: MB__info

2274 – Precificação de Produtos

O módulo de Precificação de Produtos é onde o usuário definirá o valor que deverá cobrir o custo direto da mercadoria, serviços, as despesas variáveis como (impostos e comissões), as despesas fixas proporcionais como (aluguel, água e luz), além da margem.

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Dashboard de Análise de Cartões de Crédito e Débito

Caminho da Funcionalidade no Sistema:

BI > Bluesoft Intelligence > Análise de Cartões de Crédito e Débito

Permissões de Usuário: MB__info

2084 – Movimentos Bancários

Pelo Dashboard de Análise de Cartões de Crédito e Débito é possível analisar os recebimentos que foram feitos com cartões de crédito e débito por Rede, Loja, Administradora e/ou status da baixa.

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Dashboard de Análise de Comissões de Vendedores do Força de Vendas

Caminho da Funcionalidade no Sistema:

BI > Bluesoft Intelligence >Análise de Comissões do Força de Vendas

Permissões de Usuário: MB__info

2316 – Análise de Comissões do Força de Vendas

Pelo Dashboard de Análise de Comissões de Vendedores do Força de Vendas é possível analisar as informações de comissões de vendas por vendedor ou equipe de vendas.