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DAPI – Minas Gerais

Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Fiscal > Informativos > Exportações Estaduais

Permissões de Usuário: MB__info

2288 – Gerar Exportações Estaduais

DAPI/ MG – Declaração de Apuração e Informação do ICMS

O arquivo DAPI tem a função de apurar e informar ao Estado, mensalmente, o valor a ser pago ou restituído a título de Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).

Obrigação de entrega

É uma obrigação das empresas inscritas no cadastro de contribuintes de Minas Gerais, enquadradas no regime de Débito e Crédito.

A entrega deve ser realizada quando se tratar de empresa ou de produtor rural enquadrados no regime normal de apuração do ICMS, relacionados a seguir (Anexo V, Parte 1, art. 152, § 1º, II, do RICMS-MG):

– pelo gerador e/ou distribuidor de energia elétrica e de gás canalizado;

– pelo prestador de serviço de comunicação na modalidade de telefonia;

– pela indústria de combustíveis e lubrificantes, exceto de combustíveis de origem vegetal.

Como entregar a GIA

Essa Declaração é gerada pelo aplicativo denominado DAPISEF e entregue pelo mesmo aplicativo onde foi gerada, ou pelo aplicativo Transmissor Eletrônico de Documentos da Secretaria de Estado de Fazenda, TEDSEF, caso este esteja instalado em outro computador.

Ambos os aplicativos, gerador (DAPISEF) e transmissor (TEDSEF), estão disponíveis para download no menu abaixo. Eles podem ser obtidos, também, nas unidades de atendimento da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG) – AF ou SIAT -, cabendo ao interessado fornecer os necessários disquetes ou CD.

Prazos

Até o dia 8 do mês subsequente ao da apuração.

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Parâmetros do módulo de Compras

Caminhos da Funcionalidade no Sistema:

Compras > Configurações > Parâmetros do módulo de Compras

Permissões de Usuário: MB__info

1345 – Parâmetro Comercial

Recebimento de mercadorias


Se o usuário possuir as permissões: @1426 – Alterar data de recebimento para qualquer data e @836 – Alterar status recebimento, este parâmetro será ignorado


Habilitando esta opção, o sistema bloqueará o recebimento da nota fiscal caso esta esteja sem o valor da guia e quando o CFOP seja ST (Substituição tributária)


  • Bloquear devolução de nota fiscal com GNRE/GARE-ICMS

Habilitando esta opção, será bloqueada a devolução de notas fiscais do recebimento de mercadorias quando houver GNRE ou GARE-ICMS


Esta opção serve para autorizar o recebimento de mercadorias com pequenos valores de divergência. Podem ser escolhidos valores mí­nimos e máximos de divergência (em % ou em R$)

divpreco


  • Bloquear recebimento de NF-e com divergência de NCM

Habilitando esta opção, o sistema validará o NCM no cadastro de produtos e o NCM do arquivo XML, havendo divergências, não será processada a nota fiscal e lhe será atribuído o status de falha


  • Bloquear divergência do IVA-ST/Base ICMR do pedido com o recebimento de nota fiscal

Habilitando esta opção, o sistema validará o IVA-ST/Base ICMR do pedido com a nota fiscal do recebimento de mercadorias


  • Bloquear recebimento de NF-e com códigos de referência do produto duplicados para o mesmo fornecedor

Habilitando esta opção, o sistema validará se o código de referência do produto recebido no xml está cadastrado para mais de um produto do mesmo fornecedor, havendo divergências, não será processada a nota fiscal e lhe será atribuí­do o status de falha


  • Consultar na SEFAZ o cadastro do fornecedor

Esta opção tem como finalidade consultar e atualizar o cadastro do fornecedor automaticamente ao receber uma nota fiscal


  • Status padrão após o processamento de XML

Esta opção tem como finalidade definir em qual status de recebimento a nota fiscal ficará após o processamento do xml


  • Permitir lançar diferença de preço como crédito na conta do fornecedor

Habilitando esta opção, o sistema permitirá o lançamento de crédito na conta do fornecedor no recebimento de nota fiscal


  • Utilizar o PIS/COFINS do cadastro de produto ao processar o XML

Habilitando esta opção, o sistema utilizará o PIS e COFINS de entrada do cadastro de produto ao processar o XML no recebimento de mercadorias


  • Importar NF-e com PIS e COFINS inconsistente

Habilitando esta opção, o sistema permitirá o recebimento de notas fiscais, onde as informações de PIS e COFINS do arquivo XML estão inconsistentes. Exemplo: CST do PIS: 1 – Tributado 1,65%, Alíquota zero


  • Percentual máximo de diferença do custo sobre o preço de venda no recebimento de mercadorias

Quando esta opção estiver definida, o sistema vai usá-la para comparar a diferença entre o custo e o preço de venda dos produtos no recebimento de mercadorias. Caso o percentual da diferença for maior que este parâmetro, o sistema vai bloquear o recebimento dos produtos. Se o usuário possuir a permissão: @1989 – Prosseguir com recebimento ignorando percentuais máximos de preço de venda / diferença de custo, este parâmetro será ignorado. Exemplo: Considerando um produto com o custo de 4.99 e o preço de 2.99 com a margem de 0% ele não será recebido Fórmula: (Custo – Preço) * 100) / Preço


  • Percentual máximo do preço de venda sobre o custo no recebimento de mercadorias

Quando esta opção estiver definida, o sistema vai usá-la para comparar ao percentual do preço de venda sobre o custo dos produtos no recebimento de mercadorias. Caso o percentual do preço for maior que este parâmetro, o sistema vai bloquear o recebimento dos produtos. Se o usuário possuir a permissão: @1989 – Prosseguir com recebimento ignorando percentuais máximos de preço de venda / diferença de custo, este parâmetro será ignorado. Exemplo: Considerando um produto com o custo de 1.99 e o preço de 2.99 com a margem de 0% ele não será recebido Fórmula: (Preço – Custo) * 100) / Custo


Cadastro de produtos

  • Tornar o código de referência do produto do fornecedor obrigatório no cadastro

Habilitando esta opção, não será possível cadastrar ou editar um produto sem informar o código de referência do fornecedor na aba de compras do cadastro


  • Subgrupo padrão para produtos de consumo interno

Este subgrupo será o padrão para produtos de consumo que forem cadastrados automaticamente pelo sistema pelo recebimento de mercadoria


  • Permitir cadastros de produtos com descrições idênticas

Habilitando esta opção, será possível cadastrar e salvar cadastros de produtos que possuam descrições idênticas


Pedido de compra

  • Período de estatística de vendas para os pedidos de compra

Quantidade de dias que será considerado como período na estatística de venda para o pedido de compra. Caso o parâmetro esteja com valor zero, será considerado 42 dias para estatística de venda


  • Tipo do prazo de entrega do pedido de compra

Dias de entrega: Utiliza dias do parâmetro (que fica visível quando a opção é selecionada) para a data final das entregas do pedido de compra. Contrato de Fornecimento: Utiliza os dias prazo de entrega do pedido mais intervalo de visita para a data final das entregas do pedido de compra.


  • Referência de custo

Esta opção define a referência de custo padrão ao criar um novo pedido


  • Validar cobertura dos itens no fechamento do pedido de compra

Habilitando esta opção, o sistema validará a cobertura na data da entrega em relação à cobertura máxima (campo pedido máximo do cadastro do produto) dos itens do pedido. Se a cobertura na data da entrega for maior que a cobertura máxima, o fechamento do pedido é bloqueado. Se o usuário possuir a permissão @1829 – Fechar pedidos com itens acima da cobertura máxima, este parâmetro será ignorado


  • Bloquear fechamento de pedido de compra quando houver produto sem preço de venda na data atual

Habilitando esta opção, o sistema bloqueia o fechamento do pedido de compra quando nele houver um produto sem preço de venda atual, mesmo que haja preço para vigorar em data posterior


  • Permitir baixa de custo pelo cálculo de acordos do pedido de compra

Habilitando esta opção, na criação de um pedido um novo tipo (Pedido de compra com baixa de custo em acordos) será ativado


  • Trazer os valores de acordos na nova negociação ou pedido

Habilitando esta opção, quando a negociação do pedido atual possuir valores de acordos (bonificação, verba ou sell-in), estes valores serão copiados para a nova negociação na criação de um novo pedido. Caso esteja desabilitado, nenhum dos três valores de acordos será copiado para a nova negociação ou pedido ficando com valor zero em todos eles


  • Preço de venda utilizado no pedido de compra

Esta opção define qual será o preço de venda exibido na coluna preço nos pedidos de compra

parampreco

Quando selecionada a opção Futuro, ao deixar o mouse sobre o preço será exibida a data a vigorar do mesmo

parampreco1


  • Enviar o pedido de compra via EDI Comercial automaticamente no ato do seu fechamento

Por enquanto, disponível apenas para as vans Neogrid e GXS OpenText


  • Observação padrão na impressão do pedido

 O que for digitado neste campo aparecerá na impressão de pedido


Recebimento de carga

  • Exibir coluna código de barra do produto unitário no recebimento de carga

Quando este parâmetro estiver habilitado, na tela de Recebimento de Carga, além do código da caixa, será exibido também o da unidade do produto


  • Quantidade de dias retroativos na data de emissão para criação de nova carga de recebimento

Através deste parâmetro o usuário definirá qual a quantidade de dias retroativos a data de emissão da nota fiscal devem ser considerados para criação de uma nova carga.

Exemplo:

Imagine que a data atual é 08/08/2016 e no recebimento de mercadorias existe uma nota fiscal com data de emissão 01/08/2016.

Caso o parâmetro esteja para considerar 7 dias retroativos a mesma será listada para criação de uma nova carga, pois o sistema listará qualquer nota fiscal nas seguintes condições:

Esteja com data de recebimento 08/08/2016 e a data de emissão seja maior ou igual a 01/08/2016 (data atual – quantidade de dias do parâmetro)


Informações da rede

Permite que o usuário altere o nome do grupo, nome fantasia e nome razão da rede. Essa informações são utilizadas por exemplo na impressão dos Acordos Comerciais:

impressaoAcordo

 

Através desta aba é possível visualizar todas as alterações realizadas nas configurações e os respectivos usuários responsáveis por elas.

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Parâmetros do módulo Estoques e NF-e

Caminhos da Funcionalidade no Sistema:

Compras > Configurações > Parâmetros do módulo Estoques e NF-e

Permissões de Usuário: MB__info

1345 – Parâmetro Comercial

Faturamento

  • Número máximo de dias para cancelamento de notas fiscais

Trata-se do número máximo de dias entre hoje e a data de emissão da nota para cancelamento. Caso este número ultrapasse o estipulado o cancelamento não será possível


  • Período máximo de dias para busca de notas fiscais origem em devolução de compra após o recebimento (Troca)

Trata-se do número máximo de dias entre hoje e a data de emissão da nota para cancelamento. Caso este número ultrapasse o estipulado o cancelamento não será possível


  • CFOP usado na emissão de nota fiscal de saída de sorteio/brinde ou prêmio para estorno dos impostos (exceto lojas do ES)

Este parâmetro define qual será o CFOP da nota fiscal de remessa para distribuição de brinde da loja


  • Valor usado nas transferências de mercadorias entre CD e loja

Neste campo o usuário informará qual será o valor utilizado em transferência de mercadorias entre CD e lojas, através do Faturamento de Lotes


  • Gerar financeiro em operações de transferências entre lojas

Ao selecionar a opção SIM, serão geradas duplicatas financeira para as transferências entre lojas


Transferência Interna

  • Quantidade máxima por produto permitida para transferência interna

Quantidade máxima que pode ser lançada de uma vez na transferência interna. Este parâmetro serve para impedir erros de lançamentos onde os usuário muitas vezes lançam quantidades muito altas


  • Controlar os produtos de consumo e insumo na transferência interna

Esta opção serve para definir se o sistema deve validar o lançamento de transferência interna apenas para produtos marcados como consumo ou insumo no cadastro, de acordo com o tipo de transferência interna selecionado


  • Permitir lançamento de transferência interna com estoque negativo ou zerado

Ativa ou não a verificação de saldo de estoque no momento do lançamento de transferência interna. Caso habilitado o sistema permitirá o lançamento do item mesmo que a quantidade seja maior que o saldo de estoque ainda que este saldo esteja zerado ou negativo


Trocas

  • Quantidade máxima permitida para lançamento no controle de trocas

Caso a quantidade máxima for zero o sistema ira deixar o usuário lançar qualquer quantidade


  • Permitir lançamento de trocas com estoque zerado ou negativo

Ativa ou não a verificação de saldo de estoque no momento do lançamento da troca. Caso habilitado, o sistema permitirá o lançamento do item mesmo este seja maior que o saldo de estoque ainda que este saldo esteja zerado ou negativo


Origem do valor nas transferência ou venda entre lojas

É possível definir a origem dos valores dos itens em notas de transferências ou vendas entre lojas. As opções são: Custo médio, Custo da última entrada e Preço de venda.


Sefaz

  • Dar ciência automaticamente no serviço de manifestação no Destinatário

Ao selecionar a opção SIM, os arquivos processados através da manifestação de destinatário terá ciência automática.

A Ciência automática da operação tem como objetivo agilizar o processo de entrada de notas a partir do processamento de XML.

O Bluesoft ERP ficará responsável por manifestar a nota automaticamente, agilizando a disponibilidade do XML por parte da SEFAZ.

A cada duas horas o Bluesoft ERP consulta o serviço da SEFAZ da ciência dos processos e consulta se existe algum XML disponível para download.

Ao término do processo os botões indicam se já foi dada ciência e se o XML já esta disponível para download. Veja:

Antes: botoes_sem_ciencia

Depois: botoes_com_ciencia


Através desta aba é possível visualizar todas as alterações realizadas nas configurações e os respectivos usuários responsáveis por elas.

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Parâmetros do módulo de Vendas

Caminhos da Funcionalidade no Sistema:

Compras > Configurações > Parâmetros do módulo de Vendas

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1345 – Parâmetro Comercial

Preço de Venda

  • Formatador de preço

São utilizados para padronizar o formato do preço de venda. É uma prática comum do varejo, por exemplo, utilizar preços de venda com final sempre 9. As opções de formatadores são:

Normal: Sem nenhuma padronização.

Final Sempre 9 – arredondado para cima a partir de 2 centavos: O preço de venda será padronizado para ser final sempre 9. O critério de arredondamento será para baixo para finais 0 e 1 e para cima nos demais.

Final Sempre 9 – arredondado para cima a partir de 5 centavos: O preço de venda será padronizado para ser final sempre 9. O critério de arredondamento será para baixo para finais menores que 5 e para cima nos demais.


  • Percentual máximo de desconto no preço de venda por caixa em relação ao produto unitário

Habilitando esta opção, será definido um percentual máximo de desconto para preço de caixa do produto na negociação do pedido de compra


  • Permite preço diferenciado para caixas

Habilitando esta opção, será possível informar um preço diferenciado que não reflete o preço do produto unitário. Exemplo: Um produto unitário com o preço de venda de R$1,00 pode ter uma caixa de 10 itens com o preço de venda de R$8,00


  • Aplicar alteração de preço para caixas automaticamente

Habilitando esta opção, ao editar os preços de venda, a opção de aplicar as alterações de preços para a caixa será marcada automaticamente


  • Permite preço diferenciado para cartão fidelidade

Habilitando esta opção, será possível informar um preço de venda diferenciado para clientes que possuem o cartão fidelidade, porém é necessário que o software de frente de caixa esteja preparado para este tipo de preço


  • Exibir o desconto padrão e máximo do produto do preço de venda

Habilitando esta opção, será possível visualizar o desconto padrão e máximo do produto nas telas que exibem o preço de venda


  • Máximo de dias que o usuário da loja pode lançar oferta

Aqui deve ser informada a diferença máxima permitida de dias entre a data inicial e a final de uma oferta incluída por um usuário da loja


  • Máximo de dias que o usuário da central pode lançar oferta

Aqui deve ser informada a diferença máxima permitida de dias entre a data inicial e a final de uma oferta incluída por um usuário da central


Pedido de balcão

Este parâmetro tem como finalidade definir o valor padrão para destinação do pedido de venda ao ser criado um novo pedido


Pedido de força de vendas

  • Permitir pedidos de força de vendas para clientes bloqueados

Este parâmetro tem como finalidade, liberar ou não a criação do pedido de força de vendas, mesmo quando o cliente estiver com o status de bloqueado


  • Gerenciar verba no pedido de venda

Habilitando essa opção, todos os pedidos de força de venda terão controle de verba do vendedor no gerenciamento de pedidos


  • Gerenciar de pedido bonificado

Habilitando essa opção, todos os pedidos de força de venda que são bonificados terão que passar pelo gerenciamento de pedidos


  • Gerenciar pedido por controle de estoque

Habilitando essa opção, todos os pedidos de força de venda que poderão deixar o estoque negativo terão que passar pelo gerenciamento de pedidos


  • Geração de crédito de comissão na conta corrente do vendedor

Este parâmetro tem como finalidade definir o momento em que será gerada a comissão do pedido de venda do vendedor


  • Canal de venda do força de vendas

Define qual será o canal de venda padrão para módulo de pedidos do força de vendas, emitidos pelo ERP e Mobile


Através desta aba é possível visualizar todas as alterações realizadas nas configurações e os respectivos usuários responsáveis por elas.

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GIA – Rio Grande do Sul

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2288 – Gerar Exportações Estaduais

GIA/RS – Guia de Informação e Apuração do ICMS

A GIA/RS ( Guia de Informação e Apuração do ICMS) é um arquivo pré- formatado com as informações dos livros fiscais de entradas, saídas, apuração do ICMS e guias de recolhimentos.

Obrigação de entrega

São obrigados a apresentar a Guia de Informação e Apuração do ICMS (GIA) os contribuintes classificados no CGC/TE na categoria Geral referente a cada um dos estabelecimentos. Os contribuintes de que trata o capítulo X, 1.3.1, alíneas “a” e “b” e 1.3.2 da IN 45/98 com tratamento especial no CGC/TE, e as Prefeituras inscritas no CGC/TE com a finalidade exclusiva de ter acesso a informações disponibilizadas pela Secretaria da Fazenda na Internet, ficam dispensados da apresentação da GIA.

Como entregar a GIA

A GIA é transmitida através da Internet. Deve ser entregue uma GIA para cada mês de referência (mês-calendário). A GIA deve ser entregue mesmo que o contribuinte não tenha realizado operações ou prestações durante o mês a que a mesma se refira.

Prazos

Os prazos de entregas da GIA/ RS são os seguintes:

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Fica prorrogado para o primeiro dia útil subsequente o término do prazo para envio da GIA que recair em dia em que não haja expediente normal na Secretaria da Fazenda.

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Retorno de remessa para industrialização

Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Estoques e NF-e > Notas Fiscais > Recebimento de mercadoria > Incluir Nota Fiscal

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Número – Nome da Permissão

1402 – Emissão de Remessa

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

Para nosso exemplo, iremos escolher os seguintes filtros:

Loja : LJ-4 BLUESOFT

CFOP: 1.902 – Retorno de industrialização dentro do estado

CPF/CNPJ : CPF/CNPJ do fornecedor

Número da nota fiscal: Número da nota fiscal emitida pelo fornecedor

Série: Série da nota fiscal emitida pelo fornecedor

Data de emissão: Data de emissão da nota fiscal emitida pelo fornecedor

Data de saída: Data de saída da nota fiscal emitida pelo fornecedor

Data de recebimento: Data de recebimento da nota fiscal emitida pelo fornecedor

 

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Após selecionar os dados para emissão, basta clicar no botão PROSSEGUIR


Na tela seguinte você deve informar qual o tipo de nota de origem, emitida no lançamento de remessa para industrialização.

Você deve optar entre: Nota fiscal de remessa de mercadorias ou Nota fiscal de remessa de bens.

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Após adicionar o tipo da nota, bastar clicar em PROSSEGUIR.


A seguir, selecione a nota de remessa de origem.

Você só pode selecionar uma nota para prosseguir. Certifique-se de que é a nota selecionada é a nota de origem correta de sua remessa de retorno.

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Após adicionar o tipo da nota, bastar clique em PROSSEGUIR.


Agora, você deve preencher a quantidade de cada item recebido no retorno de industrialização.

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Após preencher corretamente as quantidades, clique em PROSSEGUIR.


A próxima tela é a tela de itens não pedidos.

Nessa tela, você também tem a opção de preencher as informações sobre o serviço ao clicar no botão SERVIÇOS, destacado pelo retângulo vermelho.

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Na tela de SERVIÇOS você deve preencher as informações sobre o serviço, tais como, contrato, tipo de serviço SPED, custo, entre outras.

Para selecionar um contrato, o mesmo deve ter sido incluído anteriormente no Bluesoft ERP.

É importante lembrar que os valores inseridos nessa tela vão compor o valor da nota fiscal.

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Ao finalizar o preenchimento, clique em SALVAR para salvar as informações do serviço e depois em VOLTAR.

Ao clicar em VOLTAR você será redirecionado para a tela de Itens não pedidos, clique em PROSSEGUIR para continuar o faturamento da nota fiscal.


Na visualização da nota fiscal, conclua o faturamento clicando em FATURAR NOTA FISCAL.

 

 

Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato com a nossa equipe de suporte.

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Relatórios Dinâmicos

Alguns relatórios do sistema permite que seja feito algumas alterações na visualização dos dados como:

  • Ocultar ou exibir colunas
  • Agrupar e desagrupar
  • Totalizar ou remover total
  • Ordenar colunas por crescente ou decrescente
  • Mover colunas
  • Ajustar o tamanho da coluna

Ocultar e exibir colunas

Para ocultar ou exibir uma coluna, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o cabeçalho do relatório, depois basta clicar no ícone  da coluna que deseja ocultar, o ícone será alterado para  que significa que a coluna não será exibida, conforme exemplo abaixo.

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Quitação de Duplicatas via PDV

A quitação de duplicata(s) via PDV pode ser utilizada na seguinte situação: Um cliente que efetuou as compras na loja e possui duplicata(s) em aberto, vai até a loja para efetuar o pagamento, ao chegar no caixa o mesmo informa o CPF/CNPJ e, através de uma função no PDV o operador de caixa consegue consultar todas as duplicatas em aberto, o cliente assim pode selecionar quais duplicatas que ele quer pagar ou efetuar o pagamento total, o cliente pode realizar o pagamento em qualquer loja da rede.

Disponível apenas para frente de caixa Zanthus.

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Emissor NF-e (Entrada e Saída)

Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Estoques e NF-e > Notas Fiscais > Outras > Outras >  Emissor NF-e (Entrada e Saída)

Permissões de Usuário: MB__info

Número – Nome da Permissão

2282 – Emissão Nota Fiscal Livre

O módulo Emissor NF-e (Entrada e Saída) tem como objetivo auxiliar o usuário no faturamento de notas fiscais que ainda não são contempladas no Bluesoft ERP.

Ele é o substituto do Emissor Gratuito de NF-e da SEFAZ.


Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

 

1) Devemos acessar o módulo Estoques e NF-e > Notas Fiscais > Outras > Outras >  Emissor NF-e (Entrada e Saída)

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2) Devemos preencher os filtros para emissão da nota fiscal, e posterior escolha dos produtos:

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  • Loja:

Loja que será a emitente da nota fiscal.

  • Pessoa (Destinatário):

Destinatário da nota fiscal.

  • Tipo de Emissão:

Define se a nota fiscal é uma entrada ou saída.

  • Finalidade:

Define qual será a finalidade da nota fiscal, podendo ser NF-e Normal ou Devolução de Mercadorias.

  • Natureza da Operação:

Define qual será a natureza de operação da nota fiscal emitida.


3) Após preencher todos os dados devemos clicar em PROSSEGUIR para incluir os itens da nota fiscal:

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4) Para adicionar produtos na nota fiscal devemos clicar em + ADICIONAR PRODUTO, e escolher o tipo de produto (Venda ou Bens):

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Após escolher um dos tipos, devemos buscar o produto desejado:

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Para finalizar a operação devemos clicar em SELECIONAR.

 


Preenchimento dos dados do produto

Para prosseguir com o faturamento da nota fiscal, as informações dos produtos devem ser preenchidos conforme imagem abaixo:

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Para navegar entre os produtos utilize os atalhos shit+ashit+v:

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Ao lado esquerdo fica a lista de produto incluídos na nota fiscal, com a possibilidade de utilização dos atalhos para navegar entre eles:

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Ao lado direito são listados os detalhes do produto selecionado:

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No combo ICMS só serão os CST’s cadastrados para o CFOP selecionado no produto:

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Para configuração dos CST’s que serão listados devemos acessar o módulo de cadastro de CFOP:

Fiscal > Cadastros > CFOP

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Faturamento da Nota Fiscal

Após preenchimento de todos os campos do produto, o botão PROSSEGUIR PARA FATURAMENTO ficará disponível:

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Clicando em PROSSEGUIR o usuário será direcionado para o preview da nota fiscal:

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Para completar a operação devemos clicar em FATURAR NOTA FISCAL


Informações importantes

Esta ferramenta emitirá uma nota fiscal eletrônica gravando apenas informações fiscais (Escrita Fiscal).

Não serão geradas:

  • Informações financeiras (duplicatas)
  • Contábeis (contabilização)
  • Não serão gerados movimentos de estoque

 

A escrita fiscal da nota fiscal será gerada utilizando os valores informados na nota fiscal.