Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Compras > Pedidos de Compras > Consultar

Permissões de Usuário: MB__info

Número – Nome da Permissão

139 – Negociação de Compra Alterar

141 – Pedido Consultar

143 – Excluir Pedido de Qualquer Comprador

144 – Pedido Alterar

671 – Comprar Linha Geral

672 – Enviar Email do Pedido

711 – Formulario Pedido

735 – Reabrir Pedido

1274 – Excluir Pendência

1409 – Alterar contrato de fornecimento do pedido

1433 – Consulta de Exclusão de Pendências do Pedido

1468 – Excluir Pedido do Próprio Comprador

1529 – Pedido – Alterar Local de Entrega

1829 – Fechar Pedidos com Itens acima da Cobertura Máxima

1855 – Rateio de Custos para Pedido Bonificado Altera Custo

1930 – Alterar dados de entrega do pedido

2093 – Usar custo considerando verba financeira

2250 – Excluir Pendência (exceto bonificações)

2272 – Transformar pedidos de compra/bonificados

2321 – Importação de tabela de preços para negociação de compra

2341 – Reabrir pedido de compra com acordos vinculados(serão estornados)

2356 – Alterar status de aprovação do pedido de compra

3120 – Editar vínculo de pedidos bonificados com pedidos de compra

3403 – Ao fechar pedido de compra permitir o estorno de acordos comerciais SELL-IN com valores divergentes

3772 – Não gerar registros na conta comercial do fornecedor no fechamento do pedido bonificado

3576 – Alterar vínculo do pedido a um agendamento de compra

3875 – Alterar Negociação de Compra via Edição Rápida do Pedido de Compra

Pela tela de Consulta de Pedidos de Compras  é possível visualizar todos os Pedidos de Compra incluídos pelos usuários em determinados períodos, visualizando os detalhes dos mesmos.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1-) Acesse o menu Compras > Pedidos de Compra > Consultar

2-) Utilize os filtros para buscar o pedido de compra desejado e clique em buscar:

No módulo existem várias formas de consulta diferentes, com filtros por fornecedor, comprador, status do pedido, status da cota, loja, VAN EDI, período de emissão, período de entrega, número do pedido, tipo do pedido, tipo de exibição, tipo de distribuição e tipo de sugestão de CD, número do pedido externo, número do contrato externo e transportadora:

A busca tem um limite de mil pedidos para serem exibidos, ou seja, sempre que o resultado da busca resultar em uma quantidade superior a mil pedidos uma mensagem será exibida na tela para o usuário, segue abaixo um exemplo:

Neste caso o usuário precisará refinar a buscar para que o resultado possua uma quantidade inferior a mil pedidos.

A busca sem informar um fornecedor tem um limite de período de 31 dias, ou seja, sempre que a busca for realizada com a condição de período maior que 31 dias e o fornecedor não informado, uma mensagem será exibida na tela para o usuário, segue abaixo um exemplo:

Na busca utilizando o campo fornecedor, contendo no mínimo 3 caracteres, tem um limite de período de 92 dias, ou seja, sempre que a busca for realizada com a condição de período maior que 92 dias e no campo fornecedor conter o mínimo de 3 caracteres, uma mensagem será exibida na tela para o usuário, segue abaixo um exemplo:

Os filtros de número de pedido externo e contrato externo tem como objetivo buscar pedidos que foram gerados fora do ERP e que foram integrados ao sistema através da API de Pedidos de Compra.


3-) Após efetuar uma consulta, é possível efetuar as seguintes operações:

Gerar novo pedido a partir da negociação deste pedido:

novoPedidoNegociacao  Gerar novo pedido a partir da negociação deste pedido. Ao utilizar esta opção, a primeira tela da criação de pedidos de compra estará pré-preenchida conforme o pedido em questão.


Visualizar janela de impressão:

visualizarJanelaImpressao  Visualizar janela de impressão. Permite imprimir informações do pedido de compra e relatórios de trocas. (Se o parâmetro: Trabalhar com status de aprovação do pedido estiver habilitado e se o usuário possui a permissão: Alterar status de aprovação do pedido de compra – 2356)

Pedido Simplificado

Caso o pedido de compra tenha uma condição especial de pagamento vinculada na impressão será apresentada a condição de pagamento especial:

Informação importante: Este formato de impressão simplificado será descontinuado futuramente, sendo substituído pelo layout Impressão do pedido simplificado (versão beta).

Impressão do pedido simplificado (versão beta):

Impressão do pedido completo:

OBS: Na impressão de pedido completo, caso possua, também será apresentada a observação definida na criação do pedido de compra.

Impressão do pedido completo (Somente lojas com quantidades):

Com a impressão do pedido completo (somente lojas com quantidades), será possível incluir apenas as lojas que tiveram um ou mais itens incluídos no pedido de compra, caso haja alguma loja sem produtos para compra, esta loja não será incluída no modelo de impressão:

Para os modelos Impressão do pedido completo e Impressão do pedido completo (Somente lojas com quantidades) são opcionais a inclusão algumas informações na impressão, como não imprimir locais de entrega, não imprimir observações e não imprimir observações do pedido, utilizando as opções de customização localizada na parte inferior do pop-up de Impressão do Pedido de Compra:

Impressão do pedido (loja a loja):

Quando o parâmetro “Incluir os dados de faturamento das lojas na impressão do pedido de compra” esta habilitado e ocorre a impressão neste modelo, os dados de faturamento são apresentados acima dos dados do fornecedor e contrato.

Impressão com totalizações de peso bruto e líquido

Nos parâmetros do Módulo de Compra, em Pedido de Compra, há um parâmetro para definir se os pesos bruto e líquido serão demonstrados no preview de totalização e  impressão do pedido:

Quando este parâmetro acima for habilitado, nas impressões completa e simplificada do pedido serão acrescentadas totalizações de peso bruto e líquido.

Pedido Simplificado:


Pedido Completo:


Visualizar o total do pedido

totalizacaoPedido   Visualizar o total do pedido de compra.


Visualizar pendências do  pedido

Ao clicar sobre o ícone “visualizarPendencias”  Visualizar pendências do pedido , será exibida a tela de manutenção de pendências de pedido, onde serão demonstrados  os produtos de pedidos pendentes, ou seja, que não foram recebidos pelo módulo Recebimento de Mercadorias ,  referente aquele fornecedor.

OBS: Caso o parâmetro Considerar pedidos não entregues além da vigência na manutenção de pendências e no cálculo da sugestão de compra, esteja ativo, também serão considerados os pedidos não entregues além da vigência na demonstração de pedidos pendentes na manutenção de pendências , desde que não tenha sido ultrapassada a data de vigência final do pedido e que esteja emitido dentro da quantidade de dias parametrizada em Dias além da emissão do pedido para considerar o mesmo como um pedido não entregue.  Para mais informações quanto a este parâmetro, clique aqui.

Com a permissão “1274 – Excluir Pendência” é possível excluir pendências de qualquer pedido, seja ele de compra ou bonificado:

Já a permissão “2250 – Excluir Pendência (exceto bonificações)” permite ao usuário selecionar e excluir somente as pendências de pedidos de compras, os ícones de seleção não aparecerão quando o pedido for bonificado:


Vincular pedido bonificado com pedido de compra

AdicionarVinculo  Editar vínculo de pedidos. Pedidos bonificados podem ser associados à outro pedido de compra, dessa forma, será possível bloquear o recebimento de uma compra se a bonificação vinculada ao pedido ainda não estiver recebida, exceto no caso do usuário ter a permissão 1297 (Receber compra sem bonificação),

O vínculo de pedidos também poder ser realizado no fechamento do pedido bonificado conjugado, onde é possível realizar o vínculo com o pedido de compra conjugado.

A opção “Vincular ao pedido de compra conjugado”, por padrão, será apresentada sem seleção. Contudo, é possível definir que a opção de vincular o pedido bonificado conjugado ao respectivo pedido de compra, por padrão, venha já selecionada. Para isto, basta acessar o módulo Compras > Parâmetros do Módulo Compras > Pedido de Compra.

Para editar a seleção, é preciso que o usuário tenha a permissão: 3120 – Editar vínculo de pedidos bonificados com pedidos de compra.

Se definido que a opção de vincular o pedido bonificado conjugado ao respectivo pedido de compra, por padrão, venha já selecionada, e o usuário não possuir a permissão de edição, então o pedido bonificado será vinculado ao pedido de compra conjugado inevitavelmente.

Ao selecionar a opção e fechar o pedido, ocorre o vínculo:

Após o vínculo, caso o pedido bonificado conjugado seja reaberto para alguma alteração, no fechamento é apresentada a opção “Desfazer vínculo com pedido de compra conjugado”.

Ao selecionar a opção e fechar o pedido, o vínculo é desfeito:


Enviar pedido por e-mail

enviarPedidoEmail  Enviar pedido por e-mail (apenas para pedidos fechados).


Download do arquivo EDI

downloadPedido  Download do arquivo EDI – GXS, GXS OpenText ou Neogrid (apenas para pedidos fechados).


Alterar tipo do pedido

alterartipopedido  Essa opção tem como objetivo alterar pedidos criados com tipo incorretamente por engano.

Será possível realizar as seguintes operações:

  • Alterar um Pedido de compra e transformá-lo em Pedido de compra com baixa de custo em acordos

tipo1

  • Alterar um Pedido de compra com baixa de custo em acordos e transformá-lo em Pedido de compra

tipo2

  • Alterar um Pedido bonificado e transformá-lo em Pedido bonificado altera custo

tipo3

  • Alterar um Pedido bonificado altera custo e transformá-lo em Pedido bonificado

tipo4

Essa operação só será possível quando o pedido estiver nas seguintes condições:

  • O pedido deve estar aberto
  • O pedido de compra não deve possuir nenhum pedido bonificado vinculado.

Caso o parâmetro do módulo de compras Permitir baixa de custo pelo cálculo de acordos do pedido de compra esteja desabilitado, a opção de transformação não será apresentada para pedido de compra comum. Para alterar o parâmetro, deverá acessar o módulo Compras > Parâmetros do Módulo Compras > Pedidos de Compra.


Edição rápida

pencil  Para facilitar a digitação de quantidades, custos e preço de venda nos itens, foi incluída a opção de Edição rápida.

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

Com o pedido aberto para digitar quantidades, custos e até mesmo um novo preço de venda para os produtos do pedido clique no ícone pencil

Ao clicar sobre o ícone de edição serão listados todos os produtos do pedido e suas respectivas quantidades, custos e preços de venda se o mesmo possuir.

A idéia desse módulo é que seja possível preencher quantidades e custo bruto dos produtos de uma maneira simples e objetiva sem a necessidade de abrir a negociação de compra.

edicaoRapida

A quantidades digitadas no pedido são salvas automaticamente a cada TAB ou ENTER do usuário:

edicaoRapidaQtd

Ao editar o Custo Bruto do item o valor é aplicado para todas as lojas pertencentes ao pedido:

edicaoRapidaCusto

Para alterar o preço de venda dos produtos clique no botão EDITAR PRECOS:

edicaoRapidaPreco

Quando as lojas do pedido possuírem região de preço diferentes, o preço de venda escolhido será aplicado somente para as lojas com a mesma região:

edicaoRapidaPrecoReg

Atenção:

Os preços e datas não são salvos automaticamente!

Após efetuar as alterações clique no botão SALVAR.

Entendendo as Colunas S1/S2/S3/M1/M2/M3

As colunas acima mencionadas representaram o Giro de Vendas do produto analisado.

  • Coluna S1: Representará a venda do produto na ultima semana, data inicial dessa coluna D-1 (Ontem)
  • Coluna S2: Representará a venda do produto na semana anterior a S1.
  • Coluna S3: Representará a venda do produto na semana anterior a S2.

Podemos analisar o Giro de Vendas Mensal do produto alterando no seguinte campo:

giroDeVendas

  • Coluna M1: Representará a venda do produto no ultimo mês, data inicial dessa coluna D-1 (Ontem)
  • Coluna M2: Representará a venda do produto no mês anterior a M1.
  • Coluna M3:Representará a venda do produto no mês anterior a M2.

Passando o mouse sobre a coluna será possível verificar qual o período representa cada coluna:

edicaoRapidaGiro


Visualização

É possível visualizar os dados do Giro de vendas em CAIXAS ou UNIDADES:

edicaorapida


Caso o usuário deseje acessar a negociação de compra do item alterado, basta clicar em ações sobre VER NEGOCIAÇÃO:

edicaoRapidaPrecoNeg


Digitação de quantidades

digitacaoQuantidades  Digitação de quantidades. Apresenta uma tela simplificada apenas para a digitação de quantidades do produto (apenas para pedidos em aberto).


Editar tabela de preços

tabelaPrecoEditar  Editar tabela de preços. Permite editar os preços e a Negociação de Compra (apenas para pedidos em aberto).

Caso o usuário possua a permissão 2321 (“Importação de tabela de preços para negociação de compra”) também será possível editar a tabela de preços importando uma planilha .XLS ou .XLSX. Uma planilha no formato esperado pode ser baixada clicando no botão “Exportar para Excel”, conforme imagem abaixo:

Os dados exportados serão todos os dados resultantes da busca. A planilha exportada será semelhante a planilha abaixo:

Através da opção “Exibir apenas itens pedidos” é possível trazer somente os itens que estão no pedido de compra, independente se tem ou não quantidade maior que zero.

É importante atentar-se a algumas observações:

  • caso a planilha tenha sua estrutura alterada, a importação falhará.
  • somente os valores dos custos devem ser alterados; alterações em quaisquer outros campos (código interno, gtin principal, produto, etc) serão ignoradas.
  • o número do pedido da planilha deve referenciar o mesmo pedido da negociação que o usuário deseja atualizar.
  • em casos de valores com dízimas periódicas, o sistema arredondará (para cima ou para baixo) os valores em 6 casas decimais.
  • o custo bruto por embalagem será priorizado na importação ao ERP. Somente se o custo por embalagem estiver zerado ou vazio é que será importado o custo bruto unitário.
  • a exportação considera o Custo da Tabela de Preços parametrizado no cadastro da divisão do fornecedor, ou seja, pode ser exportado tanto o custo bruto quanto o custo final de acordo com a opção informada na divisão, para saber mais, clique aqui.
  • caso o código interno seja alterado acidentalmente e, o novo código pertença a um produto no ERP mas este produto não está na negociação selecionada, esta linha da planilha será ignorada.
  • se o usuário analisar a célula B11, irá perceber o carácter ‘ no início da célula. Esta é uma representação interna dos arquivos .xls e .xlsx para determinar quais campos são numéricos e quais campos são texto. Este caracter não deve ser removido em hipótese alguma.
  • os custos não podem ser negativos. Caso o custo bruto por embalagem seja zero ou vazio, o custo bruto unitário deve obrigatoriamente ser preenchido.
  • caso o Pedido de Compra seja Multi-Estado serão ordenadas as negociações de cada produto por UF, para saber mais sobre como editar a Tabela de Preços em uma negociação Multi-Estado clique aqui. 

Para fins de demonstração, iremos alterar o produto cujo código interno é 533054 e definir seu custo bruto por embalagem a R$ 100,00.

O valor do Custo Bruto por Embalagem foi alterado para R$ 100,00 conforme esperado e o custo bruto unitário foi automaticamente configurado. O valor R$ 16,666667 corresponde ao custo da embalagem dividido pelo número unidades por embalagem. No nosso caso, o fator estoque é 6, portanto, 100 / 6 = 16,666667.

Caso a planilha seja importada com um valor inválido (uma letra em uma coluna numérica, por exemplo) o sistema informará a célula com problema.

Informação importante: Não se aplica a esta tela a parametrização de tolerância de alteração de custo final. Saiba mais sobre essa parametrização AQUI.

Consulta de pendências excluídas do pedido

pendenciasExcluidas  Consulta de pendências excluídas do pedido.


Abrir e fechar o pedido

pedidoAberto pedidoFechado  Abrir e fechar o pedido.

Se o usuário não tiver a permissão “2341 – Reabrir pedido de compra com acordos vinculados(serão estornados)”, a reabertura do pedido não será possível e o mesmo será informado que não tem permissão para reabrir o pedido pois o mesmo tem acordos comerciais vinculados:

Se o parâmetro do Módulo Estoques e NF-e chamado: “Impedir alterações relacionadas a pedidos vinculados à nota fiscal de compra com recebimento de carga gerado” estiver ativado, o botão de Reabrir ficará desabilitado, pois os pedidos de compra vinculados a uma nota fiscal com carga não poderão ser reabertos nem serem alterados. Além disso, não será possível vincular ou desvincular pedidos na nota fiscal com carga gerada.

Caso o usuário tenha esta permissão, o reabertura do pedido será permitida, mas o mesmo será questionado se realmente deseja reabrir pois a reabertura deste pedido vai estornar os acordos vinculados. O ERP também demonstrará ao usuário quais são estes acordos.


Trabalhar com status de aprovação do pedido

Ao Fechar Pedido, se o parâmetro: Trabalhar com status de aprovação do pedido estiver habilitado e se o usuário NÃO possui a permissão: 2356 – Alterar status de aprovação do pedido de compra, o mesmo poderá somente enviar o pedido para aprovação.


Ao Fechar Pedido, se o parâmetro: Trabalhar com status de aprovação do pedido estiver habilitado e se o usuário possuir a permissão: 2356 – Alterar status de aprovação do pedido de compra, o mesmo poderá fechar o pedido sem passar pela aprovação:


Os pedido enviados para aprovação não poderão ser reabertos por usuários que NÃO possuem a permissão 2356 – Alterar status de aprovação do pedido de compra:


Usuários que possuem a permissão 2356 – Alterar status de aprovação do pedido de compra, poderão alterar o pedido para Reabrir para edição, ou Fechar pedido:

  • A descrição adicionada no campo “Observação” será apresentada no Recebimento da Nota Fiscal, na tela de vínculo com o pedido, de acordo com cada loja, ex.:

Transformação do Pedido de Compra para o tipo Pedido de compra com baixa de custo em acordos

Ao Fechar Pedido, e o mesmo for do tipo Pedido de Compra (comum), e não tiver pedido bonificado vinculado, se o parâmetro: Permitir baixa de custo pelo cálculo de acordos do pedido de compra estiver habilitado, houver algum valor de acordo em verba ou sell-in em algum item do pedido e o usuário possuir a permissão: 2272 – Transformar pedidos de compra/bonificados, o mesmo poderá transformar o tipo de pedido para Pedido de compra com baixa de custo em acordos no fechamento.


Ocorrências

 Visualizar ocorrências do pedido.


Excluir pedido

excluir  Excluir pedido. Pedidos vinculados à uma Nota Fiscal não podem ser excluídos.


Status do pedido

 Pedidos que estão com status Aguardando aprovação. Este ícone só aparecerá se o parâmetro: Trabalhar com status de aprovação do pedido esteja habilitado.

Pedidos que estão com o status Fechado e o status de consumo da cota esteja Efetivado.

Pedidos que estão com o status Fechado e o status de consumo da cota esteja Bloqueado.

Pedidos que estão com o status Fechado e o status de consumo da cota esteja Liberado.


Envio de Pedidos por E-mail em Lote

Através do botão Enviar Pedidos Selecionados por E-mail é possível enviar múltiplos pedidos para múltiplos e-mail de uma forma simples.

A primeira coisa é selecionar os pedidos que se deseja enviar por e-mail (somente pedidos fechados podem ser selecionados)


Após selecionar os pedidos, devemos clicar em Enviar Pedidos Selecionados por E-mail


Na pop-up aberta será possível selecionar as seguintes opções:

  • Tipo de arquivo: PDF ou Excel
  • Enviar para: Enviar apenas para a lista de e-mails abaixo ou Enviar para o e-mail de cada fornecedor e a lista abaixo
  • Enviar uma cópia de todos para: Para enviar para múltiplos emails, separe-os com vírgula (‘,’) – limite máximo do campo 100 caracteres
  • Enviar trocas?: Sim ou Não (disponível apenas para o tipo de arquivo PDF)
  • Mensagem: Nesse campo é possível informar uma mensagem que será enviada junto com o e-mail


Após informar os dados desejados, clique em ENVIAR


Romaneio Itens Pedidos

É possível realizar a impressão do romaneio de itens presentes em pedidos selecionados, que esteja com status fechado.

Para utilizar essa funcionalidade, devemos seguir os seguintes passos:

1-) Defina uma loja específica no filtro Loja:

Não será possível prosseguir com a geração do romaneio caso no filtro Lojas esteja a opção Todas:

2-) Selecione os pedidos desejados e clique em ROMANEIO ITENS PEDIDOS :

3-) Em seguida, selecione a ordenação desejada: Produto ou Fornecedor e Produto.

4-) Após definir a ordenação desejada, clique em SIM.

5-) Em seguida o arquivo PDF será gerado.

Ordenação Produto:

Ordenação Fornecedor e Produto:

Vínculo do Pedido de Compra com a Agenda de Compras

Um pedido de compra pode ser vinculado a um agendamento de duas formas:

  1. Vínculo automático: Ao criar um pedido de compra, caso, na data de emissão deste pedido, houver um agendamento não excluído para o mesmo fornecedor neste dia (independente do comprador ou contrato de fornecimento), o sistema já vai vincular este pedido ao agendamento.
    Se, na mesma data, houver mais de um agendamento para o mesmo fornecedor, o sistema irá vincular aquele que tiver o horário da Data inicial mais próxima ao horário de criação do pedido de compra.
  2. Vínculo manual: O usuário com a permissão 3576 (Alterar vínculo do pedido a um agendamento de compra) terá acesso a alterar ou desfazer o vínculo do pedido de compra com o agendamento manualmente pela tela de Consulta de Pedidos de Compra.

1) Vínculo automático
Para que o pedido de compra seja vinculado automaticamente, o agendamento precisará estar criado previamente à emissão do pedido através da tela de Agenda de Compras:

Após ser gerado o agendamento, quando incluir um pedido de compra para o mesmo fornecedor na mesma data, ao clicar no agendamento pela tela de Agenda de Compras, será exibido o botão “Pedidos / Notas Fiscais”:

Neste caso, temos dois agendamentos no mesmo dia, onde o pedido emitido na mesma data foi vinculado ao segundo agendamento que foi gerado, com data e horário mais próximos ao do pedido.

Clicando no botão “Pedidos / Notas Fiscais” será exibido um modal informando os pedidos vinculados ao agendamento e caso algum dos pedidos já tenha sido faturado, serão exibidas as Notas Fiscais vinculadas aos pedidos de compra:

Clicando no link do número do pedido, o usuário terá acesso aos Detalhes do pedido de compra:

Clicando no link da nota fiscal, o usuário terá acesso aos detalhes da nota:

2) Vínculo manual

Para realizar o vínculo de um pedido de compra ao agendamento manualmente devemos acessar a tela de Consulta de Pedido de Compras e realizar a busca pelos pedidos emitidos selecionando os filtros necessários e clicando no botão “Buscar”.

Com o resultado da busca, basta clicar no ícone da Agenda de Compras:

Caso o pedido já tenha sido vinculado a um agendamento será exibida a tela com os detalhes do vínculo:

Para alterar ou desfazer o vínculo basta clicar no botão “Desvincular”:

Ao clicar em desvincular será exibido um alerta de confirmação, para confirmar clique no botão “Sim, continuar”:

Um alerta será exibido confirmando que a operação foi realizada com sucesso:

Para realizar o vínculo novamente do pedido ao agendamento, realize a busca pelos agendamentos selecionando o filtro obrigatório de Período de agenda de compra e clique no botão “Buscar”.

Após realizar a busca, serão exibidos os agendamentos gerados no período informado, contendo suas datas iniciais e finais e o dia da semana.

Para concluir, selecione o agendamento desejado através da coluna “Selecionar” e clique no botão “Vincular”:

Será aberta a tela com os detalhes do vínculo e um alerta de confirmação será exibido, informando que a operação foi realizada com sucesso:

Ao visualizar o agendamento pela tela de Agenda de Compras e clicando no botão “Pedidos / Notas Fiscais”, serão exibidos os pedidos vinculados ao agendamento e suas respectivas notas ficais:

Ao realizar a operação de vincular/desvincular um pedido de compra, serão geradas as ocorrências exibidas através do botão “Ocorrência” do agendamento.

Observação:  Uma agenda pode ter mais de um pedido vinculado mas um pedido não pode estar vinculado a mais de uma agenda. Se o pedido de compra ou agenda forem excluídos, o vínculo será desfeito.

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