Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Financeiro > Cadastro > Bancos > Cadastro de Contas Bancárias

Financeiro > Bancos > Controle Bancário

Permissões de Usuário: MB__info

873 – Conta Corrente Incluir

612 – Lançamento Bancário Incluir

Introdução:

O que é um Título de Capitalização?

Um título de capitalização é um título de crédito comercializado por empresas de capitalização, como bancos, com o objetivo de formação de uma aplicação, mas também com um caráter lotérico, de sorteio de prêmios de capitalização.

Neste produto, o capitalizador investe um valor inicial desejado e concorre a prêmios de sorteio, recebendo ao final da aplicação seu dinheiro acrescido de reajustes e subtraído taxas de administração e cota para sorteio. A maiorias dos contratos também estipula prazo de carência para resgate e parte do valor capitalizado fica com o banco no caso de resgate anterior ao prazo estipulado no contrato.

[Vejamos um exemplo:

Na tela de Cadastro de Contas Bancárias devemos cadastrar uma nova conta do tipo Título de Capitalização, que será utilizada para o controle de Títulos de Capitalização.   

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

No cadastro de Contas Bancárias basta clicar no botão BTN-INCLUIR.

Será exibida uma nova janela para que seja realizado o cadastro da conta.

Conta-TC

Campos a serem preenchidos para o cadastro da conta.

  1. Banco: Deverá selecionar o Banco.
  2. Agência: Deverá selecionar a agência bancária.
  3. Titular: Deverá selecionar o titular da conta.
  4. Tipo de Conta Bancária: Deverá informar o tipo de conta bancária, nesse caso Conta de Título de Capitalização.
  5. Conta Número: Deverá informar o número da conta bancária.
  6. Status: Deverá informar o status da conta, ATIVA.
  7. Conta Contábil: Deverá informar a conta contábil.
  8. Conta Padrão: Deverá informar se a conta é padrão SIM ou NÃO.  

Após realizar o cadastro da Conta do tipo Título de Capitalização, será possível realizar transferências, inclusão de movimento bancário, bancário informar rendimentos e inclusão de valor de prêmio sorteado através do controle bancário.

 

Para realizar uma inclusão de movimento bancário basta clicar no botão BTN MOV BANC, será exibida uma nova janela para a inclusão.

 Inc-Movi-Banc

No exemplo acima esta sendo utilizado o Tipo de Movimento Rendimento Capitalização TC que será utilizado na contabilidade, para saber como cadastrar um Tipo de Movimento basta ler o post Tipos de Movimentos Bancários.

Após preencher todos os campos basta clicar no botão BTN INC, será exibido automaticamente o movimento incluído na conta.

Também é possível realizar uma transferência entre contas, podendo ser feita entre contas da mesma loja ou contas de lojas diferentes, basta clicar no botão Transf-entre-contasque será exibida uma nova janela para a transferência.

         

  No exemplo abaixo será exibida uma transferência da conta Título de Capitalização para uma Conta Corrente da mesma loja.

Após clicar no botão CONF será realizado a transferência e será possível visualizar o movimento na conta, conforme exemplo abaixo.

 

A imagem abaixo exibe a inclusão do movimento na conta de destino.

  

Leave a Reply