Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Logística > Ordem de Separação

Permissões de Usuário:

2260 – Ordem de Separação

A Ordem de Separação mobile é utilizada para que os separadores possam realizar as separações dos pedidos utilizando dispositivos móveis, como por exemplo: um coletor ou celular.

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

Para acessar a tela da Ordem de Separação no Mobile, acesse o menu Logística > Ordem de Separação.

Ao acessar a Ordem de Separação, são apresentados alguns filtros para preenchimento e limitação da busca que deseja.

Os filtros são:

  • Loja: Lista de Lojas (lojas da distribuidora/atacado) utilizada como emitente dos pedidos.
  • Tipo de Origem: A origem do pedido. Você pode escolher um tipo de origem.
  • Nº Ordem Separação: Ao acessar a consulta de Ordens de Separação é possível escanear o número da ordem para que a separação seja iniciada automaticamente. Por exemplo: No Bluesoft ERP, podemos fazer a impressão de etiquetas de picking e incluir o número da OS em formato de código de barras. Essa etiqueta pode ser utilizada para escaner da Ordem de Serviço, facilitando a separação dos pedidos pelo separador.
  • Status: Lista todos os tipos de status da Ordem de Separação.
  • Data referente à: Qual o tipo de data que deseja listar seus pedidos, por emissão do pedido ou geração
  • Data InicialData Final: Período entre as datas de emissão da Ordem de Separação.
  • Hora Inicial e Hora Final: Para que o separador possa buscar por períodos os pedidos, priorizando, por exemplo, aqueles que estão mais próximos da entrega, no caso de pedidos que o Tipo de Origem é e-commerce. Caso o separador digite uma data incorreta, como: 85:21, será exibida uma mensagem de que o formato de data está inválido.
  • N° da viagem: Campo para pesquisar pelo número da viagem.

Para que a sua consulta retorne resultados conforme os filtros escolhidos, clicar no botão BUSCAR.

Obs: Para possibilitar a separação de Pedidos de Venda Balcão, é necessário habilitar o parâmetro Criar ordem de separação para pedidos balcão do ERP, na tela Vendas > Parâmetros do Módulo Vendas (menu 1397).

  1. Separar Itens: Acessa a OS para registrar os dados da separação.

Após clicar no botão Separar Itens, podendo utilizar a busca de produtos por Áreas de Vendas.

Ao informar o GTIN/PLU o campo de quantidade será habilitado para inclusão da quantidade.

Através do botão é possível efetuar a leitura por código de barras do produto, podendo ser o GTIN ou PLU.

Caso o processo seja feito através de um dispositivo Android, é possível efetuar a leitura do código de barra utilizando um aplicativo. Para que a funcionalidade seja habilitada, é necessário possuir a permissão: (3306) Utilizar app nativo no Android para escanear código de barras na ordem de separação mobile. Com essa permissão, ao acessar o botão , o usuário será redirecionado automaticamente para a página de download do aplicativo. Após a instalação, será possível seguir o fluxo de leitura de código de barra normalmente. Essa funcionalidade esta disponível apenas em dispositivos Android e o navegador padrão deve ser o Google Chrome.

A quantidade do Volume é definida pela função Volume = (Quantidade pedida / Peso Aproximado). Sempre irá arredondar para cima, pois não pode ficar como número decimal.

**Peso Aproximado fica no cadastro do produto, na aba logística.

Obs: Caso o produto esteja cadastrado em mais de uma área de venda, serão exibidas inicialmente apenas três e ao clicar em “Ver Detalhes” será possível visualizar as demais. Após isso, para retornar a visualização anterior, basta clicar em “Ocultar”.

Ao informar o(s) produto(s) pelo GTIN/PLU, será necessário informar a(s) quantidade(s) separada(s) e clicar no botão Finalizar.

Caso exista a necessidade, é possível realizar a criação de lotes de pedidos para que a separação seja efetuada simultaneamente.

Para que essa funcionalidade possa ser utilizada, é necessário habilitar o parâmetro “Habilitar suporte a separação agrupada em lote (Mobile)” no menu Vendas > Parâmetro do Módulo Vendas.

Com o parâmetro habilitado, basta definir o filtro Status como “Aberta” e realizar a busca com o período desejado. Os pedidos listados exibem um checkbox. Os pedidos com o Checkbox selecionados serão adicionados ao lote de separação. Após selecionar os pedidos, clique no botão “Separação Agrupada em Lote”.

Após gerar a Separação Agrupada em Lote, serão exibidos os itens que compõe os pedidos selecionados. Itens que possuem peso variável, sempre serão exibidos separadamente, já os itens unitários serão exibidos de forma unificada.

Caso uma Separação Agrupada em Lote seja criada e por algum motivo não tenha sido finalizada, é possível acessa-la novamente, buscando por pedidos com o status “Em Separação”. Ao lado dos pedidos existira a possibilidade de continuar a separação do Lote ou separar o pedido individualmente, mesmo que já esteja compondo um lote.

Ao iniciar a separação de uma Ordem de Separação Mobile, é possível substituir um produto caso seu estoque esteja indisponível, ou seja necessário complementar a quantidade de um produto por um item similar. Para a substituição do produto, será levado em consideração os produtos que estejam habilitados no e-commerce, cadastrados na mesma categoria e com o preço maior, igual ou menor ao item solicitado no pedido. Produtos que não estejam aderentes a esses quesitos, não serão exibidos no momento da substituição.

Os clientes do E-commerce Bluesoft também possuem autonomia de escolher produtos alternativos em situações de indisponibilidade do item principal.
Assim, no processo de separação de um pedido E-commerce utilizando a funcionalidade mobile Ordem de Separação, os itens escolhidos pelos clientes são nitidamente destacados, garantindo uma operação precisa e promovendo a total satisfação do consumidor.

Por exemplo:

Após clicar no botão ‘Substituir’, o item escolhido pelo consumidor para substituir o produto principal, caso necessário, destaca-se imediatamente em verde, proporcionando uma visualização clara e intuitiva. Além disso, a flexibilidade é ampliada, permitindo a inserção de outro produto que não esteja em destaque, mas que esteja disponível na listagem, garantindo uma experiência personalizada e adaptável às preferências do consumidor.

Até o momento, esta funcionalidade está disponível apenas para os E-commerces Oracle e Bluesoft.

Após o processo de substituição, será possível efetuar o cancelamento antes do encerramento da Ordem de Separação. Para cancelar, clique no botão “Cancelar Substituição”

Caso seja separada uma quantidade para o item que será substituído, será demonstrado um alerta ao lado de sua descrição:

Caso tenha sido iniciada uma substituição de item, porém não tenha sido informado uma quantidade separada, ao finalizar a separação, será apresentado o seguinte alerta:

Ao substituir um item e finalizar a Ordem de Separação, o item será adicionado ao pedido com uma observação, informando o item e por qual item o mesmo foi substituído.

Não é possível substituir um item de composição ou Cesta, nesse caso o botão ficará oculto

É possível também, informar caso algum item do pedido não tenha sido localizado durante a separação, clicando no Checkbox “Nenhuma Qde Encontrada”. Caso a conferência esteja habilitada para este fluxo, será possível desmarcar esse Checkbox, informando uma quantidade diferente de produtos antes de finalizar a conferência.

Realizados todos os procedimentos descritos acima, a Ordem de Separação será atualizada com o status finalizado.

Importante lembrar que para pedido de e-commerce, após um pedido separado, é possível realizar a conferência desse pedido. É exibido um botão de Conferir e logo após o processo de conferência o pedido estará disponível para faturamento na Consulta Pedido Venda – balcão.

Quando o pedido a ser separado for do tipo E-commerce, a etiqueta de picking pode ser impressa

Impressão de Etiqueta de Pré-Separação

O objetivo da impressão de etiquetas de Pré-Separação é acelerar a separação de itens que necessitam de algum tipo de manuseio (por exemplo fatiar frios).

Dessa forma quando o separador passar na padaria, FLV e açougue os itens já estarão prontos e não haverá espera.

Para imprimir etiquetas de pré-separação na ordem de separação é necessário:

  • Cadastrar as etiquetas de pré-separação em: E-commerce > Cadastros > Clique aqui, para saber mais.
  • Cadastrar as áreas de venda para os produtos e realizar o vínculo do modelo de etiqueta e impressora em: Varejo > Cadastros > Áreas de Venda Clique aqui para saber mais
  • Realizar o vinculo dos produtos e áreas de venda
Ao iniciar uma nova separação as etiquetas serão impressas automaticamente

Caso aconteça algum erro durante a impressão, será possível re-enviar a impressão:



Selecione a área de venda desejada ou TODAS:


Clique em IMPRIMIR


Agora você pode retirar a etiqueta na impressora configurada. A impressão pode ser semelhante a imagem abaixo:


Impressão da Etiqueta de Picking

O objetivo da impressão de etiquetas de picking é identificar os volumes que foram separados de uma ordem de Separação. Imagine o seguinte cenário: Recebemos um pedido no ERP com 20 itens para serem separados. Ao iniciar o processo de separação, o separador armazena os itens em determinada embalagem, quando a embalagem for preenchida ele pode gerar um volume e imprimir uma etiqueta de identificação.

Você pode cadastrar um modelo de etiqueta de acordo com a sua necessidade, pelo nosso cadastro de Etiquetas. Clique aqui, para saber mais.

Para imprimir etiquetas de picking na ordem de separação é necessário:

  1. Cadastrar as etiquetas de picking em: E-commerce > Cadastros > Clique aqui, para saber mais.
  2. O pedido na ordem de separação deve ser do tipo e-commerce.
    Obs: Caso o pedido seja do tipo Força de Vendas, é necessário habilitar o parâmetro “Imprimir etiqueta de packing sem faturar um pedido”, localizado no menu “Parâmetros do Módulo Vendas”. Para saber mais, clique aqui. ;
  3. Iniciar o processo de separação;
  4. Ao separar os itens de determinado volume é possível:
  5. Clicar no botão de Gerar Volume e Imprimir.
Ao abrir um pedido de e-commerce que está para separação é possível gerar um volume de identificação por produtos e o número do volume pode ser impresso no ato de que o volume foi gerado

Para gerar um volume, o separador precisa terminar a separação de terminados produtos e quando o meio ao qual as coisas estão sendo separadas, por exemplo uma caixa, estiver cheia, significa que um volume completo foi gerado, então, preencheu o espaço de alocação daqueles produtos, clicar em Gerar Volume e Imprimir, então gera o volume e pode-se imprimir a etiqueta de picking para a identificação daquele volume.

   6. Aparece a mensagem que um volume foi gerado com sucesso;

   7. Clicar no Botão: OK.

Após clicar no botão , um pop-up é aberto para o preenchimento das informações que irão na etiqueta de picking que será impressa.

As informações a serem fornecidas são:

1. Volume: selecionar o volume que deseja (gerado de forma automática, ao clicar para gerar volume, é criado um número para o seu volume, que não irá se repetir);

2. Impressora: selecionar a impressora. As impressoras listadas são as que foram configuradas no Bluesoft Loja;

3. Modelo de etiqueta: selecionar o Tipo de Etiqueta (Picking);

4. Clicar em 

Após a impressão, você pode retirar na impressora selecionada e colocar sobre o volume separado correspondente. Como no exemplo abaixo:

Também pode-se imprimir a etiqueta de picking pela Ordem de Separação desktop. Para saber mais sobre essa funcionalidade, Clique aqui.

One Response to “Ordem de Separação – Mobile”

  1. Ednaldo

    Boa tarde.

    Procuro opção para conseguir realizar a separação de mercadorias e conferência de pedidos evitando envio invertido, por exemplo, comprei uma calça branca e recebi 6 pretas no lugar .
    Quero resolver um erro.como este, utilizo um software da ao3 start roda via web, neste caso seria uma maneira de que seu sistema consiga ler os dados de um pedido via arquivo PDF ou via email.
    Se seu sistema consegue íntegracao com. O ao3 start ou de que forma consegue conversar e me trazer a opção e conferir antes de envia ao cliente, sempre apontando qualquer divergência para mais para menos ou se a referência não e igual ao pedidos.

    Responder

Leave a Reply