Estoques e NF-e > Inventários > Processar Relatório de Inventário
Após o fechamento do inventário, o usuário deve fazer o processamento desse inventário com um inventário anterior. Esse processamento é feito para gerar os relatórios de apuração do inventário no período entre o Inventário atual e o anterior.
Importante: Um Inventário Geral deve ser processado com outro Inventário Geral anterior. Já um Inventário Parcial deve ser processado com um Inventário Parcial anterior do mesmo Setor, caso não tenha inventário anterior do setor, pode ser processado com um Inventário Geral.
Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:
1) Acessar o menu de Estoques e NF-e > Inventários > Processar Relatório de Inventário
2) Informar a loja, o período do Inventário e Buscar;
3) Selecionar o inventário anterior e inventário atual a ser processado e selecionar a opção: Processar Apuração do Inventário.
Em seguida o sistema irá apresentar uma tela informando que apuração do inventário será feita em segundo plano e solicitando a inclusão de um e-mail para recepção do resultado da apuração. O usuário deve informar o e-mail e selecionar o botão Apurar Inventário.
Quando o processo de apuração terminar será enviado um e-mail informando que a apuração foi realizada com sucesso.
Também é possível acompanhar o processamento através da Central de Notificações do sistema que fica no canto direito da tela.
Para maiores informações sobre a Central de Notificações, clique aqui.
Observação importante
Quando um inventário geral é criado com mais de uma loja participante, são gerados um inventário para cada loja, mas todos eles estão vinculados a um só número geral de inventário. Desta forma, se os inventários criados forem parciais, todos os produtos envolvidos em todos os inventários farão parte da apuração geral dos inventários. Sendo assim, se um produto é incluído em ao menos um dos inventários vinculados ao número geral, isto significa que este produto participará do relatório de apuração de todos os demais inventários, pois o produto é incluído no inventário geral onde todos os demais estão vinculados.
Após receber a confirmação da apuração do Inventário, os relatórios já estarão disponíveis para analisar o resultado.