Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Estoques e NF-e > Inventários > Processar Relatório de Inventário

Permissões de Usuário: MB__info

747 – Processar Inventario

 

Após o fechamento do inventário, o usuário deve fazer o processamento desse inventário com um inventário anterior. Esse processamento é feito para gerar os relatórios de apuração do inventário no período entre o Inventário atual e o anterior.

Importante: Um Inventário Geral deve ser processado com outro Inventário Geral anterior. Já um Inventário Parcial deve ser processado com um Inventário Parcial anterior do mesmo Setor, caso não tenha inventário anterior do setor, pode ser processado com um Inventário Geral.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acessar o menu de Estoques e NF-e > Inventários > Processar Relatório de Inventário

processar

 

2) Informar a loja, o período do Inventário e Buscar;

buscar

3) Selecionar o inventário anterior e inventário atual a ser  processado e selecionar a opção: Processar Apuração do Inventário.

apuracao

Em seguida o sistema irá apresentar uma tela informando que apuração do inventário será feita em segundo plano e solicitando a inclusão de um e-mail para recepção do resultado da apuração. O usuário deve informar o e-mail e selecionar o botão Apurar Inventário.

apurar

Quando o processo de apuração terminar será enviado um e-mail informando que a apuração foi realizada com sucesso.

email

Também é possível acompanhar o processamento através da Central de Notificações do sistema que fica no canto direito da tela.

central

Para maiores informações sobre a Central de Notificações, clique aqui.

 

Observação importante

Quando um inventário geral é criado com mais de uma loja participante, são gerados um inventário para cada loja, mas todos eles estão vinculados a um só número geral de inventário. Desta forma, se os inventários criados forem parciais, todos os produtos envolvidos em todos os inventários farão parte da apuração geral dos inventários. Sendo assim, se um produto é incluído em ao menos um dos inventários vinculados ao número geral, isto significa que este produto participará do relatório de apuração de todos os demais inventários, pois o produto é incluído no inventário geral onde todos os demais estão vinculados.

 

Após receber a confirmação da apuração do Inventário, os relatórios já estarão disponíveis para analisar o resultado.

Leave a Reply