EDI Bancário – Pagamento Direto

Pagamento direto é o nome do produto bancário que permite que uma empresa faça pagamentos por meio de transferência bancária (DOC/TED) através de EDI (trocas de arquivos eletrônicos) com um Banco.

Para realizar um DOC/TED através do sistema Bluesoft você deve seguir esse procedimento:

1. Certifique-se em seu banco com seu gerente de contas, que o produto Pagamento Direto (DOC/TED) está habilitado, e que o banco está pronto para receber arquivos de pagamento através de uma VAN de sua preferência. Cada banco pode ter uma denominação diferente para esse serviço, no Banco Bradesco, por exemplo, o serviço é chamado de PagFor.

2. Certifique-se de que a Bluesoft foi informada para que a Conta Bancária seja habilitada para fazer pagamentos através de EDI. 3. Cadastre o convênio bancário no produto pagamento. O seu banco deverá lhe fornecer um código que é o número de convênio, ou número de perfil. Cadastre seu convênio em “Cadastros >> Financeiros >> Convênios Bancários”. convenios

4. Certifique-se de que o banco, a agência, e conta bancária da loja e do favorecido do depósito estão cadastrados no ERP Bluesoft. O cadastro de contas bancárias pode ser realizado em “Cadastros >> Básicos >> Contas Bancárias”. conta_bancaria

5. Crie o Borderô de Pagamento Direto. Em “Financeiro >> Contas a Pagar >> Borderôs a Pagar >> Criar Borderô a Pagar”. Mesmo que você envie o agendamento para o banco imediatamente, este só realizará o pagamento na data informado no campo “Data de Pagamento”. Isso permite agendar pagamentos com antecedência.

bordero_pagar_criar

6. Selecione o período das Duplicatas a serem pagas, e o Favorecido do DOC/TED:

bordero2

7. Selecione as duplicatas que deseja pagar através do Borderô. Note que um Borderô de Pagamento Direto equivalente a um DOC/TED para um único favorecido. Se você deseja realizar depósitos para diferentes favorecidos ou contas bancárias, será preciso criar um borderô de pagamento direto para cada favorecido.

duplicatas

8. Confirme as Informações para criar o Borderô, e escolha a Conta Bancária do Favorecido. preview_bordero

9. Autorize o envio do Pagamento par ao Banco em “Financeiro >> EDI >> Pagamentos >> Autorização de Agendamentos”. Basta buscar o borderô de pagamento direto pela data de pagamento, e então autorizar para que o Sistema Bluesoft transmita o agendamento de pagamento ao Banco.

autorizacao

10. Pronto! Agora basta aguardar o retorno do banco de confirmação, e de liquidação. Em regra geral o banco confirma o recebimento do agendamento de pagamento na mesma data da autorização, e informa sobre a liquidação do dia do pagamento. Consulte a situação do agendamento em “Financeiro >> EDI >> Pagamentos >> Consulta Analítica de Agendamentos”. agendamentos

Larissa Ramos

Larissa Ramos é Consultora de Sistemas ERP e auxilia na criação de conteúdo e gestão de Conhecimento na Bluesoft São Paulo. Formada em Sistemas de Informação e Tecnólogo em Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade de Mogi das Cruzes e também é Leader Coach pelo Instituo Evolutivo. Tem mais de 10 anos de experiência na área de Suporte, Consultoria e Implantação de Sistemas.