Caminho da Funcionalidade no Sistema:

WMS > Conferência de Lotes

Permissões de Usuário: MB__info

Número – Nome da Permissão

1553 – Conferência de lotes logísticos

Após a Separação de Lotes, é dado início ao processo de conferência de lotes dos produtos para enviar para as lojas.

Buscando os lotes anteriormente separados, será possível fazer uma segunda conferência para confirmar as quantidades e produtos.

Esse processo reduz a possibilidade de um item incorreto ir para a loja, ou até mesmo de não ir por conta de uma separação incorreta.

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

Na consulta de lotes para conferência, temos algumas informações que serão importantes para possíveis confirmações de quantidades ou produtos incorretos.

  • Número do lote anteriormente separado.
  • Hora do início e fim da separação.
  • Hora início e fim da conferência.
  • Usuário que efetuou a separação.

Clicando sobre o link do número do lote, é possível verificar quais devem ser conferidos, e quais quantidades foram separadas:

conferenciaLotesProdutos

Para iniciar a conferência dos itens siga os seguintes passos:

  1. Clique sobre CONFERIR ITEM
  2. Colete o GTIN do produto que irá conferir
  3. Digite a quantidade encontrada
  4. Clique em salvar

conferenciaItemQuantidade

A conferência também pode ser feita efetuando a multiplicação dos itens.

Exemplo:

Temos que conferir 270 caixas de leites que estão em 3 paletes com 90 caixas em cada.

Podemos digitar no campo quantidade ( 3 * 90 ) que toda a quantidade será conferida:

conferenciaItemPalete


É possível realizar a conferência do lote diferente da forma que foi coletado na separação, para utilizar essa função basta ativar o parâmetro que se encontra no menu, parâmetro, filial.


Com o parâmetro ativo na tela do Mobile – Conferência de lote, ao escanear o GTIN do produto, será informado o item com a quantidade pedida, separada, conferida e o fator de embalagem do produto. E poderá ser conferido o item em unidade ou em qualquer outro fator de embalagem do cadastro do produto, será independente da forma que foi coletado.

Nesse exemplo temos um item que foi separado em CX e UN, e ao escanear qualquer GTIN no momento da conferência é possível conferir ou CX ou UN.


Não será permitido coletar a maior.


No momento de fazer a conferência não é possível fracionar uma caixa.


Só será possível fracionar a caixa quando o item for solicitado em Unidade e no momento de conferir ele for conferido em unidade, o próprio sistema faz o fracionamento.

Nesse caso temos o mesmo item solicitado em CX e UN, o item separado e conferido em UN permite deixar a caixa fracionada o item pedido e separado em CX não permite

Quando o usuario informar a quantidade e pressionar a tecla Enter o curso é focado no próximo produto, ao pressionar a tecla enter no ultimo produto as quantidades serão gravadas.

Observação: Quando o usuário focar no campo do fator desejado e caso tenha preenchido outra quantidade em outro fator as quantidades informadas são zeradas, sendo necessário preencher a quantidade no fator que desejar.

Conferência de Lotes por Etiqueta de Balança

Também é possível realizar a conferência de lotes através da leitura ou inserção manual de um código de barras de etiqueta de balança.

Para iniciar a leitura ou inserção manual do código no momento da conferência, verifique se as configurações dos Parâmetros do Módulo Varejo estão definidas corretamente:

  • Quantidade de dígitos considerado como PLU na coleta de uma etiqueta de balança

Neste parâmetro o usuário vai definir como PLU é informado na etiqueta de balança. Sendo que as opções são:

– 4 dígitos: A barra será lida da posição 2 até a posição 5. 

– 5 dígitos: A barra será lida da posição 2 até a posição 6. 

– 6 dígitos: A barra será lida da posição 2 até a posição 7. 

Este parâmetro é usado hoje na versão mobile da auditoria de presença e do lançamento de transformações de produtos.

Seguem alguns exemplos supondo que o PLU do produto seja 901:

A configuração deste parâmetro precisa ser definido exatamente como esta definida a impressão das etiquetas nas balanças pois, se as balanças estiverem configuradas para usar, por exemplo, 5 dígitos, e o sistema estiver configurado para 4 dígitos, o código será lido na posição errada.
  • Configuração do valor contido no código de barra da etiqueta de balança

Neste parâmetro será informado qual é o valor contido nas etiquetas de balança da rede, isto é, se o valor contido é a quantidade do produto ou se é o valor total do mesmo. Para a conferência, sempre será extraída a quantidade da etiqueta independente da opção escolhida. No caso de ser escolhido o Valor total do Produto, o sistema fará a leitura com base no valor unitário do mesmo na filial em que esta sendo feita a separação.

Por exemplo: Se o produto custa R$1,99 e na etiqueta está contido o valor 9,95, a quantidade extraída da etiqueta será 5 (1,99 x 5 = 9,95).

É necessário cuidado redobrado na configuração deste parâmetro pois ele precisa ser definido exatamente como é impressa a barra das etiquetas pelas balanças da rede. Se o valor contido na barra estiver configurada de forma divergente com a etiqueta em si, o sistema pode acabar lendo quantidade como se fosse valor ou o inverso disto. Também é importante que, caso seja definida que o valor contido na balança é o Valor Total do produto, não sejam usadas etiquetas com valores defasados em relação ao preço atual do sistema, caso contrário, a quantidade calculada e sugerida poderá ser diferente da que esta impressa na etiqueta.

Sem acumular quantidades

Após verificar as configurações, no momento da conferência, deverá ser feita a leitura do código de barras que realizará a conferência de acordo com o valor contido na etiqueta.

Para um código de barras ser válido como etiqueta de balança deve começar com o dígito 2 e ter 13 dígitos no total.

Para realizar a conferência, após selecionar o lote desejado, clique no botão “Conferir item”:

Realize a leitura do código de barras da etiqueta ou insira manualmente e clique em “Pesquisar”:

O foco mudará para o campo “Qtd. conf.” para que seja digitada a quantidade manualmente, clique em “Salvar” para concluir a conferência:

A quantidade conferida do lote será exibida na tela inicial onde é inserido o código de barras:

No exemplo acima a quantidade de dígitos considerada como PLU é 4 e o valor contido no código de barras é o Valor Total do Produto. O valor do produto é R$11,99, e o valor contido na etiqueta para a separação da quantidade total é 121,73 (11,99 x 10,153), mas a quantidade é identificada somente caso haja o acumulo de coletas, marcando a flag “Acumular coletas”, onde será explicado no exemplo a seguir.

Acumulando quantidades

Marcando a flag “Somar quantidades conferidas (Etiquetas de Balança)”, será possível acumular as quantidades inseridas através dos códigos de barras de etiqueta de balança.

A partir da segunda inserção do código o valor é acumulado. No exemplo abaixo temos um item com 2 quantidades já conferidas, e vamos realizar a leitura da próxima etiqueta com 5 quantidades e com a flag habilitada:

Ao prosseguir, a quantidade acumulada será exibida na coluna “Qtd. conf.”, clique em “Salvar” para concluir a conferência:

A quantidade conferida do lote será exibida na tela inicial onde é inserido o código de barras e a flag se manterá habilitada:

Caso o código de balança esteja com um PLU que não pertença ao produto, o sistema fará a validação e não permitirá completar a conferência.

Caso ao realizar a leitura ou inserção manual do código de barras da etiqueta no momento da conferência do lote e, existir mais de um produto correspondente no lote, o sistema solicitará que seja selecionado um item para receber a quantidade coletada da etiqueta.

Somando a quantidade no item selecionado caso a flag “Somar quantidades conferidas (Etiquetas de Balança)” esteja habilitada:

Após a seleção, o valor será acumulado no item selecionado, selecione ou crie um novo palete e clique em “Salvar” para confirmar a conferência.
No caso do parâmetro “Permite realizar a conferência diferente do fator de embalagem coletado apenas para logística” estiver habilitado, o comportamento será o mesmo e a soma do valor, caso exista mais de um item correspondente ao código da etiqueta no lote, será sempre aplicado ao fator padrão.

One Response to “Conferência de Lotes – Mobile”

  1. Conferência de lotes por paletes - Mobile - Portal de Ajuda do Bluesoft ERPPortal de Ajuda do Bluesoft ERP

    […] objetivo do módulo de conferência de lotes por paletes, é que diferente da conferência de lotes atual, onde é necessário aguardar a separação de lotes para dar inicio […]

    Responder

Leave a Reply