Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Mobile > Conferência de lotes por paletes

Permissões de Usuário: MB__info

Número – Nome da Permissão

1553 – Conferência de lotes logísticos

2705 – Conferência de itens em lote por Palete no Mobile

O objetivo do módulo de conferência de lotes por paletes é associar palete aos itens conferidos, logo é possível remontar os paletes de acordo com a norma do produto ou item a ser paletizado.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

Antes de iniciar o primeiro passo vamos imaginar o seguinte cenário onde para o ressuprimento da Loja 04 Bluesoft é necessário o envio de 6 paletes de ARROZ BLUESOFT TP1 BCO 1KG CX 10.0.

Porém além desse item, outros produtos também precisam ser enviados para a loja, e para isso o envio dos Arroz precisará ser feito aos poucos.

Na primeira viagem o caminham deverá sair com 2 paletes para suprir a necessidade atual e por conta da data validade, mas como fazer isso?

Ao entrar no módulo de Conferência de lotes por paletes, além de poder conferir o lote que possui o Arroz, será possível escolher vários lotes e conferi-los ao mesmo tempo desde que seja da mesma loja. Ao prosseguir além do campo de quantidade o usuário poderá criar novos paletes de conferência ou escolher um já criado e vincular ao produto a ser conferido.

1) Acessar o menu Mobile > Logística > Conferência de Lotes por Paletes

2 – Após entrar no modulo informe os dados abaixo:

  1. Data de geração (Data que o lote foi gerado);
  2. Selecione a Finalidade (Enviar para uma Loja)
  3. Selecione CD / Operador Logístico (CD o qual se encontra o lote gerado)
  4. Selecione Loja de Destino (Loja o qual foi destinado o lote gerado)
  5. Selecione o Local de Origem (Local de estoque o qual o lote foi reservado)

Com os dados informado clique sobre o botão buscar;

3 – Selecione os lotes para conferência:

Após selecionar o lote que deseja conferir, clique sobre Listar Itens, ou sobre o link do numero do lote n˚:

4 – Na listagem dos itens será possível ver os itens que já foram separados

5 – Conforme explicado anteriormente dos 6 paletes que devem ser enviados para a loja, somente dois iram na primeira viagem, é possível realizar a conferencia por item informando o GTIN quantidade e palete ou apenas selecionando os itens e conferindo em lotes.

No exemplo abaixo iremos realizar a conferência por item

Selecione os ARROZ BLUESOFT TP1 BCO 1KG CX 10.0 e clique em Conferir Lote

6 – Informe o GTIN e clique em pesquisar

7 – Em seguida informe a quantidade, caso houve um palete já criado é possível seleciona-lo.

Clique em novo palete

8 – Com o palete gerado clique em confirmar

9 – Com o palete gerado o mesmo é associado ao produto porem vamos precisar gerar mais 5 novos paletes, então repita o passo 7 apenas para gear novos paletes. Em seguida associe os paletes aos produtos e clique sobre o botão Salvar

10 – Retorne para tela principal, onde os lotes serão exibido como conferidos e os paletes vinculados. É possível na mesma tela realizar a conferencia dos itens em lote e vincular um palete, para isso selecione a opção Novo Palete os itens e clique em “Conferir itens em Lote por Palete”.

O novo palete foi criado e vinculado

11 – Com os palete associado ao produto é possível realizar a impressão da capa palete, clique sobre o ícone de impressão.

12 – Selecione a impressora o modelo de etiqueta, e clique sobre o botão confirmar, duvidas sobre o modelo clique aqui.

Exemplo de impressao com item em um unico palete.

Observação: É utilizado o mesmo modelo de impressão do tipo de etiqueta de palete no recebimento

Exemplo de impressão com mais de um item no palete

13 – Esse paletes serão utilizados para facilitar a próxima etapa do processo logístico, o faturamento de lotes por palete.

Observação.: Quando o item já faturado não é exibido a opção para marca o item.


Conferência de Lotes por Palete Utilizando Etiqueta de Balança

Também é possível realizar a conferência de lotes através da leitura ou inserção manual de um código de barras de etiqueta de balança.

Para iniciar a leitura ou inserção manual do código no momento da conferência, verifique se as configurações dos Parâmetros do Módulo Varejo estão definidas corretamente:

  • Quantidade de dígitos considerado como PLU na coleta de uma etiqueta de balança

Neste parâmetro o usuário vai definir como PLU é informado na etiqueta de balança. Sendo que as opções são:

– 4 dígitos: A barra será lida da posição 2 até a posição 5. 

– 5 dígitos: A barra será lida da posição 2 até a posição 6. 

– 6 dígitos: A barra será lida da posição 2 até a posição 7. 

Este parâmetro é usado hoje na versão mobile da auditoria de presença e do lançamento de transformações de produtos.

Seguem alguns exemplos supondo que o PLU do produto seja 901:

A configuração deste parâmetro precisa ser definido exatamente como esta definida a impressão das etiquetas nas balanças pois, se as balanças estiverem configuradas para usar, por exemplo, 5 dígitos, e o sistema estiver configurado para 4 dígitos, o código será lido na posição errada.
  • Configuração do valor contido no código de barra da etiqueta de balança

Neste parâmetro será informado qual é o valor contido nas etiquetas de balança da rede, isto é, se o valor contido é a quantidade do produto ou se é o valor total do mesmo. Para a conferência, sempre será extraída a quantidade da etiqueta independente da opção escolhida. No caso de ser escolhido o Valor total do Produto, o sistema fará a leitura com base no valor unitário do mesmo na filial em que esta sendo feita a separação.

Por exemplo: Se o produto custa R$1,99 e na etiqueta está contido o valor 9,95, a quantidade extraída da etiqueta será 5 (1,99 x 5 = 9,95).

É necessário cuidado redobrado na configuração deste parâmetro pois ele precisa ser definido exatamente como é impressa a barra das etiquetas pelas balanças da rede. Se o valor contido na barra estiver configurada de forma divergente com a etiqueta em si, o sistema pode acabar lendo quantidade como se fosse valor ou o inverso disto. Também é importante que, caso seja definida que o valor contido na balança é o Valor Total do produto, não sejam usadas etiquetas com valores defasados em relação ao preço atual do sistema, caso contrário, a quantidade calculada e sugerida poderá ser diferente da que esta impressa na etiqueta.

Sem acumular quantidades

Após verificar as configurações, no momento da conferência, deverá ser feita a leitura do código de barras que realizará a conferência de acordo com o valor contido na etiqueta.

Para um código de barras ser válido como etiqueta de balança deve começar com o dígito 2 e ter 13 dígitos no total.

Insira ou realize a leitura do código da etiqueta de balança e clique no botão “Pesquisar”.

Neste exemplo a quantidade de dígitos considerada como PLU é 4 e o valor contido no código de barras é o Valor Total do Produto. O valor do produto é R$11,99, e o valor contido na etiqueta para a separação da quantidade total é 121,73 (11,99 x 10,153):

O valor será inserido na coluna “Qtd. conf.”, selecione ou crie um novo palete e clique em “Salvar” para concluir a conferência:

A quantidade conferida do lote será exibida na tela de pesquisa do produto onde é inserido o código de barras:

Acumulando quantidades

Marcando a flag “Somar quantidades conferidas (Etiquetas de Balança)”, será possível acumular as quantidades inseridas através dos códigos de barras de etiqueta de balança.

A partir da segunda inserção do código o valor é acumulado. No exemplo abaixo temos um item com 2 quantidades já conferidas, e vamos realizar a leitura da próxima etiqueta com 8 quantidades e com a flag habilitada:

Ao prosseguir, a quantidade acumulada será exibida na coluna “Qtd. conf.”, clique em “Salvar” para concluir a conferência:

A quantidade conferida do lote será exibida na tela de pesquisa do produto onde é inserido o código de barras:

Caso o código de balança esteja com um PLU que não pertença ao produto, o sistema fará a validação e não permitirá completar a conferência.

Caso ao realizar a leitura ou inserção manual do código de barras da etiqueta no momento da conferência do lote e existir mais de um produto correspondente no lote, ou se mais de um lote for conferido e o produto estiver em mais de um lote selecionado, o sistema solicitará que seja selecionado um item para receber a quantidade coletada da etiqueta.

Substituindo a quantidade no item selecionado caso a flag “Somar quantidades conferidas (Etiquetas de Balança)” esteja desabilitada:

Após a seleção, o valor será substituído no item selecionado, selecione ou crie um novo palete e clique em “Salvar” para confirmar a conferência:

A quantidade conferida do lote será exibida na tela de pesquisa do produto onde é inserido o código de barras:

Somando a quantidade no item selecionado caso a flag “Somar quantidades conferidas (Etiquetas de Balança)” esteja habilitada:

Após a seleção, o valor será acumulado no item selecionado, selecione ou crie um novo palete e clique em “Salvar” para confirmar a conferência:

A quantidade conferida do lote será exibida na tela de pesquisa do produto onde é inserido o código de barras:

No caso do parâmetro “Permite realizar a conferência diferente do fator de embalagem coletado apenas para logística” estiver habilitado, o comportamento será o mesmo e a substituição ou soma do valor, caso exista mais de um item correspondente ao código da etiqueta no lote, será sempre aplicado ao fator padrão.

2 Responses to “Conferência de Lotes por Paletes – Mobile”

  1. Faturamento de Lotes por Paletes - Central de Ajuda da BluesoftCentral de Ajuda da Bluesoft

    […] O objetivo do módulo de Faturamento de lotes por Paletes, é possibilitar o faturamento de lotes parciais utilizando os paletes anteriormente criados no módulo de Conferência de lotes por paletes. […]

    Responder
  2. Leite

    Obg pelas informações

    Responder

Leave a Reply