Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Financeiro > Tesouraria Loja

Permissões de Usuário: MB__info

1057 – Ajustes Consultar – Loja

1058 – Alterar Bandeira

1113 – Alterar Data para Deposito

920 – Baixar cartões

1053 – Consultar cartões – Loja

918 – Consultar Manutenção e Baixa de Cartão

943 – Fechamento Caixa – Reabrir PDV

964 – Lançamento de recebimento de cartão private label

784 – Tesouraria Loja Consultar

1162 – Tesouraria Loja Fechar Com Quebra Alta

825 – Tesouraria Loja Fechar Dia

1464 – Troca cheque por cartão

861 – Trocas Incluir

O módulo Tesouraria Loja é utilizado para conferência de todas as finalizadoras juntamente com relatórios emitidos pelo Software da Frente de Caixa. As conferências devem ser feitas após a finalização de todos os caixas no módulo Fechamento de Caixa. Este Módulo possui uma série de funcionalidades como Ajustes, Baixa de Cheques, Consultas, Inclusão de Despesas pagas em Carteira, Guias de Carro Forte de Entrada e Saída, Entradas na Tesouraria, Inclusão de Private Label (Cartão Próprio), Inclusão de Vendas de Serviços e Transferências.

Para realizar esse processo, devemos seguir os seguintes passos:

  1. Acessar o menu de Financeiro > Tesouraria Loja;

Após a finalização do Módulo Fechamento de Caixa,visualizaremos todos os ECFs que foram finalizados na tela acima. A partir disso, podemos consultar os lançamentos de forma analítica ou sintética.

Para consultar ambas as formas de visualização, será necessário selecionar a loja, inicial para exibir as informações:

Na consulta analítica, visualizaremos os dados de forma mais detalhada, exibindo todos os lançamentos de cada finalizadora agrupados por ECF, descrição, quebras e valores totais:

Já consulta Sintética será possível visualizar as informações de forma mais resumida, agrupando os valores totais de cada finalizadora:

Ao clicar no link da descrição podemos realizar a edição da descrição e autorizadora, além de realizar o filtro por valor para pesquisar um específico.

Podemos realizar a busca de um específico.

Realizando alteração já é salvo assim que seleciona o desejado.

Através da Tesouraria Loja conciliaremos todas as informações de vendas do dia de cada loja da rede e confrontaremos essas informações com os relatórios gerados pela Frente de Caixa (SITEF, Relatórios de POSs e etc). Desta forma teremos a certeza que todos os lançamentos estão nas Finalizadoras corretas.

É possível conferir os lançamentos que foram feitos no fechamento de caixa para garantir que não houveram erros. Com isso, da para comparar as informações do sistema com os relatórios que são tirados das Autorizadoras e dos Cupons Fiscais.

Para efetivar a conciliação, basta clicar no botão “Conciliar Tesouraria”. Feito isso, ao tentar consultar os dados, será exibida a seguinte mensagem:

A mensagem indicará que a tesouraria loja já foi conciliada e portanto não podem ser realizadas alterações. Os lançamentos poderão ser visualizados através do módulo Financeiro > Tesouraria Menu Rápido.

Após a conciliação/fechamento deste módulo os lançamentos serão enviados para a Tesouraria Central, aplicando as taxas, prazos e créditos em contas bancárias cadastradas nas negociações dos cartões.

Caso seja necessário, é possível desconciliar a tesouraria para fazer alguma alteração clicando no botão “Desconciliar Tesouraria”.

Importante:  O processo de conferência não é obrigatório realizar, pode ser ativado ou não através dos Parâmetros Financeiros, no item Tesouraria: Habilita a exibição do checklist de auxilio de conferência na visão analítica da Tesouraria Loja.

Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Financeiro > Configurações

Vejamos agora outras operações que podem ser realizadas através deste módulo:

Menu Horizontal da Tesouraria Loja:

Inicial: Listagem de todos os operadores que tiveram seus ECFs abertos no módulo Fechamento de Caixa. Neste módulo temos duas opções de visualização, Analítica ou Sintética. Iniciaremos a conferência do Total de cada Finalizadora junto ao Relatório dos POSs e TEFs (SITEF, SCOPE, etc), Total de Sangrias em Dinheiro, Cheques à Vista, Cheques Pré Datados, Vale Compras, Convênios e etc. Após a conferência dos dados é necessário validar os totais da Tesouraria e fazer a Conciliação da Tesouraria Loja.

Ajustes: Este menu permite fazer ajustes em lançamentos que foram realizados de maneira errônea no fechamento de caixa sem a necessidade de reabrir o ECF. Serão permitidos os seguintes tipos de ajustes:

  • Manutenção de Cartão: Busca cartões por data de venda e valor do cartão. A Manutenção permite alteração de Autorizadora, Tipo de Cartão e Parcela. Para mais informações clique aqui.
  • Troca Cheque por Dinheiro: Saída de Cheque e Entrada de Dinheiro no saldo da Tesouraria.Para maiores informações clique aqui.
  • Troca Dinheiro por Cheque: Saída de Dinheiro e Entrada de Cheque no saldo da Tesouraria. Para maiores informações clique aqui.
  • Troca Cheque por Cartão: Saída de Cheque e Entrada de Cartão de Crédito e Débito (Somente Cartões POS).  Para maiores informações clique aqui.

Baixa de Cheques: Através deste menu, é possível consultar e realizar operações em cheques que foram devolvidos:

  • Cheques a Recuperar: Recebimento de valor de cheque que consta devolvido em poder da Loja. O Recebimento pode ser feito em dinheiro, cheque e cartão. Para maiores informações clique aqui
  • Quitação de Cheques: Entrada de valor para liquidar Cheques Devolvidos.

Consultas: Neste menu, é possível realizar diversos tipos de consultas referentes a movimentações feitas na tesouraria loja, entre elas:

  • Guia de Carro Forte: Consultas dos valores enviados e recebidos do banco através da transportadora de valores.Para maiores informações clique aqui.
  • Movimento Caixa: Consulta de toda movimentação do caixa da loja em uma data específica ou um determinado período demonstrando as informações com créditos e débitos de forma detalhada. 
  • Outras Entradas: Consultas de valores incluídos na Tesouraria Loja sem ter venda em PDV. Para maiores informações clique aqui.
  • Transferência Dinheiro (Entrada): Consulta de valores recebidos de outras lojas do grupo. Para maiores informações clique aqui.
  • Transferência Dinheiro (Saída): Consulta de valores enviados para outras lojas do grupo.Para maiores informações clique aqui.
  • Despesa (Analítica): Consulta detalhada das despesas lançadas e pagas em carteira.
  • Despesa (Sintética): Consulta resumida das despesas lançadas e pagas em carteira.

Despesas: Este menu permite a Inclusão de despesas pagas em Carteira. 

Receitas: Esta menu permite a Inclusão de receita através de contrato financeiro.

Guia de Carro Forte: Inclusão de Guia de Carro Forte. O valor é debitado do Cofre da Loja e creditado na Conta Bancária. Para mais informações clique aqui.

Guia de Entrada de Troco: Inclusão de Guia de Carro Forte. O valor é debitado da Conta Bancária e Creditado no Cofre da Loja. Para mais informações clique aqui.

Outras Entradas: Funcionalidade utilizada para creditar valor no cofre da tesouraria referente a lançamentos que não tenham passado pelo PDV. Para mais informações clique aqui.

Private Label: Funcionalidade utilizada para fazer lançamento de venda de cartão próprio manualmente. Para maiores informações clique aqui.

Venda de Serviços: Funcionalidade utilizada para incluir venda de serviço na tesouraria, como recarga de celular por exemplo. Esta funcionalidade será utilizada caso o cupom de Venda de Serviço não suba para o Fechamento de Caixa. Para mais informações clique aqui.

Transferência Entrada: Essa funcionalidade possibilita lançar o recebimento de valor para compor o saldo da loja recebido de outra loja do grupo.

Transferência Saída: Envio de valor para compor o saldo de outra loja do grupo, possibilitando ao usuário definir se a entrada da transferência será feita de forma automática pelo ERP Bluesoft ou se será feita manualmente pelo usuário. Também é possível enviar o dinheiro ao banco ou dar saída como roubo ou furto.

Também é possível parametrizar para que o sistema informe se tem tesouraria em aberto.
Ao utilizar este parâmetro, o sistema irá informar em 2 telas diferentes: Dashboard inicial e Tesouraria loja.

Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Financeiro > Configurações > Parâmetros do Módulo Financeiro

Permissões de Usuário: MB__info

931 – Parâmetros Financeiro

Avisos no Dashboard e Tesouraria Loja:

No informativo será disponibilizado um link que irá levar diretamente para o relatório de tesouraria em aberto:

Ao tentar conciliar a tesouraria, com dias anteriores não conciliados, a conciliação será bloqueada e o sistema irá exibir uma mensagem:

Leave a Reply