*Os valores presentes neste documento são meramente ilustrativos, não servem para fins comparativos, pois não condizem com a realidade.

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2001 – Ruptura por Subgrupo

 

Todos os dados apontados no Dashboard estão nos seguintes caminhos do ERP:

  • Home > Fiscal > Lançamentos > Consulta de Cupons Fiscais
  • Home > Vendas > Pedidos de Venda > Balção > Consultar Pedidos de Venda – Balção

O Dashboard de Ruptura – Detalhado foi desenvolvido para que seja possível identificar dias sem venda dos produtos de um subgrupo, analisar participação de cada produto na venda total do subgrupo, produtos por DFU, bem como identificar rupturas nessas categorias.

Resumo da Ruptura

A primeira aba exibe uma visão mais macro da ruptura como valores agrupados por Rede, Setor de Compra e Comprador:

É possível filtrar por:

  • Período das Vendas (Data inicial e Final das Vendas)
  • Rede
  • Regional
  • Loja
  • Produto Sazonal (de acordo com o cadastro do produto)
  • Status do produto (Ativo, Inativo, Compra Suspensa e Venda Suspensa)
  • Visualizar produtos por DFU (Sim ou Não)
  • Categorias do produto (Departamento, Seção, Grupo, Subgrupo)
  • Setor de Compra
  • Comprador
  • Nome do (Produto/DFU)
  • Curva

Os seguintes cálculos são aplicados nesta aba:

  • OOS – Ruptura Total: (Quantidade Total de Produtos Acumulada – Quantidade Total de Produtos Acumulados com Venda ) / Quantidade Total de Produtos Acumulada:

    Quantidade Total de Produtos Acumulada: Representa a quantidade de produtos que estavam em sortimento acumulada dia a dia no período selecionado;

    Quantidade Total de Produtos Acumulados com Venda: Este valor tem como base a mesma regra da quantidade acima mas apenas para produtos com venda maior que zero.

    Ou seja este valor representa o percentual de produtos que estavam disponíveis para venda no dia mas não tiveram nenhuma.
  • OSA – Disponibilidade Geral: (Quantidade Total de Produtos Acumulados com Venda / Quantidade Total de Produtos Acumulada) * 100

    Este valor representa o percentual de produtos que estavam disponíveis para venda e tiveram venda em algum dia do período selecionado;

Por Rede: Neste gráfico é possível comparar “Disponibilidade (OSA)” e “Ruptura Total (OOS)” entre as Redes.

“Ruptura Total” significa que seu produto tinha estoque mas não vendeu no período, enquanto “Disponibilidade Geral” significa que seu produto esteve disponível e vendeu para os clientes durante o período consultado.

OOS e OSA: Com este gráfico você consegue ver, loja a loja, a relação entre Disponibilidade e Ruptura. O conceito de disponibilidade e ruptura total é o mesmo do gráfico “Por Rede” Total (OOS) entre as Redes.

Disponibilidade: Neste CARD temos o percentual total de Disponibilidade Geral (OSA) e Disponibilidade Geral deduzida dos produtos com Ruptura Parcial (Near OOS).

Ruptura: Este CARD exibe o percentual de Ruptura Total (OOS) e Ruptura Total acrescida dos produtos com Ruptura Parcial (Near OOS).

Perda de Vendas: Este CARD apresenta o valor de perda em vendas considerando Ruptura Total e Ruptura Total + Parcial

Dia da Semana: Este gráfico em barras, exibe quais são os dias em que ocorrem mais rupturas no período selecionado.

Setor de Compra: Através deste gráfico é possível analisar Ruptura por Setor de Compra e comparar Disponibilidade (OSA) e Ruptura Total (OOS) entre eles:

Comprador: Neste gráfico é possível analisar Ruptura por Comprador e também comparar Disponibilidade (OSA) e Ruptura Total (OOS) entre eles:

Ruptura por ZScore

Nesta segunda aba é possível realizar a análise da ruptura através do indicador ZScore ou Score Z que se trata do número de desvios padrão acima ou abaixo da média da população, ou seja, das evidências de Ruptura de Estoque quais delas estão mais fora do padrão (média) da população (dados) geral. Os seguintes filtros estão disponíveis para análise:

  • Ano
  • Mês
  • Rede
  • Regional
  • Loja
  • Categorias do Produto (Departamento, Seção, Grupo e Subgrupo)
  • Setor de Compra
  • Comprador
  • Curva
  • Produto Sazonal
  • Status do Produto
  • Nome do (Produto/DFU)
  • Visualizar Produtos por DFU

Ruptura Subgrupo por ZScore: Nesta tabela agrupamos os valores por subgrupo e dia com as faixas destacadas em tons de vermelhos os subgrupos que necessitam de atenção para com a Ruptura de estoque (estoque próximo ou igual a 0). Essa métrica é mostrada nos dias do mês escolhido no parâmetro inicial.

Ao selecionar um item do Subgrupo, a Planilha abaixo “Ruptura por Produto” será carregada, juntamente com os Produtos que estão em atenção para com a Ruptura de Estoque.

Ruptura ZScore por Produto: Nesta planilha é possível visualizar os produtos que estão com ponto de atenção devido à sua ruptura.

Ao selecionar um produto, é possível visualizar detalhes na planilha “ZScore Produto Loja“. Podemos verificar que o ponto de atenção está relacionado com o Percentual Total Valor de Vendas de cada loja, para com o produto em estoque.

Ruptura por Quantidade

Neste painel temos os seguintes filtros iniciais disponíveis:

  • Ano
  • Mês
  • Rede
  • Regional
  • Loja
  • Categorias do Produto (Departamento, Seção, Grupo e Subgrupo)
  • Setor de Compra
  • Comprador
  • Curva
  • Produto Sazonal
  • Status do Produto
  • Nome do (Produto/DFU)
  • Dias de Venda: Este filtro permite selecionar a quantidade de dias de venda que devem ser considerados para que os produtos sejam exibidos nas planilhas abaixo, com as seguintes opções: (

– Dia Incial do Período: Trás apenas produtos que diveram uma venda venda apartir do inicio do período selecionado

– 15 Dias Anteriores ao dia do Período: Busca apenas os produtos que possuem venda nos últimos 15 dias anteriores ao final do período selecionado

– 7 Dias Anteriores ao dia do Período: Retorna apenas os produtos que possuem venda nos últimos 15 dias anteriores ao final do período selecionado

– Dia Anterior ao dia do Período: Ao selecionar essa opção serão apresentados apenas os produtos ou subgrupos que tiveram venda no dia anterior ao final do período ou no dia final

– Trazer produtos sem venda: Busca todos os produtos mesmo que não tenha venda no período

  • Visualizar Produtos por DFU.

Ruptura por Subgrupo: Nesta planilha podemos visualizar a quantidade de itens por subgrupo, comparado às vendas médias dos dias do mês utilizados no parâmetro inicial. Os Subgrupos destacados são aqueles que estão com um ponto de atenção quanto à Ruptura. Para abrir as dicas de ferramenta, basta fixar o mouse sobre um valor do Subgrupo de algum dia do mês.

Ao clicar em um valor de Subgrupo, a planilha “Ruptura por Produto“, será exibida com os dados daquele Subgrupo.

Ruptura por Produto: Com esta planilha podemos visualizar quantidade dos produtos de acordo com os dias da semana. Os produtos destacados são aqueles que necessitam atenção para com quantidade e o Percentual Total Valor de Vendas.

Ao clicar em um produto, o filtro será aplicado na planilha “Produto por Loja”.

Produto por Loja: Com essa tabela é possível verificar a quantidade em estoque dos produtos nos dias da semana e nas lojas. Aqueles em destaque são os que necessitam de atenção para com a Ruptura de Estoque.


Ranking de Total de Produtos com Ruptura

Neste painel são exibidos os rankings dos Produtos que tinham estoque mas não venderam no período de 7 dias (produtos em Ruptura). Os seguintes filtros estão disponíveis

  • Qtd. de Posições no Rank (Por padrão 10)
  • Status do Produto
  • Produto Sazonal
  • Setor de Compra
  • Comprador
  • Visualizar Produtos por DFU

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