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1970 – Apuração LALUR

O LALUR – Livro de Apuração do Lucro Real, é um livro fiscal, sendo obrigatório somente para as empresas tributadas pelo Imposto de Renda na modalidade Lucro Real, conforme previsão contida no Regulamento do Imposto de Renda.

Sua função é ajustar os demonstrativos contábeis à declaração do Imposto de Renda com adições e exclusões ao lucro líquido do período-base, apurando-se a base de cálculo do Imposto de Renda devido e controle de valores que devam influenciar a determinação do Lucro Real de períodos-base futuros e que não constem da escrituração comercial.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acesse a tela da Apuração do LALUR, pelo caminho: Contábil > Apuração Contábil > Apuração.

Selecione a Loja, Exercício e o Trimestre no qual deseja fazer a apuração ou consultá-la:

2) Ao fazer a busca, poderá visualizar os dados pelas abas:

– Aba Lucro Real: Onde poderá visualizar o Resultado da DRE antes do IRPJ e CSLL, a soma do total das adições menos as exclusões, e a utilização da compensação do prejuízo quando houver nos períodos anteriores.

Observação: Em todas as abas colocamos descritivos dos campos explicando o funcionamento para facilitar o entendimento.

– Aba Parte A:

Adições: Receitas de variações cambiais diferidas até o momento de sua realização, ressaltando que essas receitas, apropriadas na contabilidade pelo regime de competência, são inicialmente excluídas no Lalur e, quando realizadas, são adicionadas nesse livro; receitas de deságios de investimentos avaliados por equivalência patrimonial diferidos até a realização daqueles investimentos; e valores relativos à depreciação acelerada incentivada;

Exclusões: custos ou despesas não dedutíveis no período de apuração em decorrência de disposições legais ou contratuais; despesas de variações cambiais diferidas até o momento de sua realização; e despesas de ágios amortizados de investimentos avaliados por equivalência patrimonial diferidos até a realização daqueles investimentos;

Onde será controlado as adições e exclusões, deverá obrigatoriamente associar os históricos nos movimentos contábeis.

Apenas lançamentos contábeis aprovados apareceram na lista.

É possível informar histórico LALUR em todos os grupos de contas: Ativo, passivo e resultado, fazendo este procedimento os valores serão apresentados na parte A.

Disponibilizamos a opção de imprimir a parte A do LALUR em pdf e excel:

Poderá vincular os históricos do LALUR (IRPJ/CSLL) pela manutenção de Lançamentos Contábeis, clique aqui para saber mais.

– Aba Parte B

Onde fará o controle de prejuízos dos períodos, após o trimestre apurado, o valor será levado para a próxima competência, poderá fazer a implantação dos valores nas situações que forem precisas, clicando em Editar Valores.

– Aba CSLL

Onde poderá visualizar o Cálculo da CSLL com detalhes (Essa aba compõe o E-LACS do SPED ECF)

– Aba IRPJ

Onde poderá visualizar o Cálculo da IRPJ com detalhes (Essa aba compõe o E-LALUR do SPED ECF)

Observação:

  • Para os Incentivos Fiscais veja como é o funcionamento clicando aqui.
  • No campo Valor da Retenção Compensado, tanto para o IRPJ e CSLL, quando houver valores, poderá selecionar quais farão parte da apuração, sendo que os que não fizerem é só retirar a seleção, e posteriormente poderá incluir os valores no campo: Valor da Retenção Compensado em períodos anteriores. Tanto para a aba Escritas Fiscais e Movimentos Contábeis.

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  • No campo Valor da Retenção Compensado em períodos anteriores, tanto para CSLL e IRPJ, quando for necessário informar valores do IRPJ que não foram utilizados em períodos anteriores, poderão ser inseridos na competência:

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– Aba Guia de Recolhimento

Visualizará todas as guias geradas para CSLL e IRPJ tanto pela apuração como pela Central de Tributos.

– Para Apurar, veja na tela abaixo como proceder:

Código de Recolhimento:

Poderá selecionar se deseja gerar as Guias de Recolhimento da CSLL e IRPJ e definir os códigos de recolhimento.

Quotas:

Se optar por uma quota, será gerada uma duplicata com valor total do imposto sem juros com a data de vencimento que informar na tela.

A partir da segunda e terceira cota, os valores do imposto serão parcelados e o usuário poderá informar se deve ser incluído juros ou não, as datas de vencimentos das duplicatas serão geradas de acordo com o informado na tela.

Informação importante: Se optar pelo parcelamento do imposto, na terceira quota incidirá o valor da taxa selic + juros, a taxa selic não é calculada pelo ERP e o usuário terá que inserir manualmente na duplicata de pagamento.

A guia será gerada com data de vencimento informada na tela e o valor dos juros se houver, mais a contabilização deste juro só será realizada na quitação da duplicata:

Observações:

Caso o usuário não queira que seja gerado a provisão de impostos, pois já realizou o lançamento manual, poderá marcar esta opção: Essa opção deverá ser marcada APENAS para encerramento de períodos anteriores, nos quais os valores de provisão de IRPJ e CSLL foram lançados manualmente. Assim, ao apurar não será feita nova contabilização dos impostos.

Também poderá definir se deseja que o RPJ e CSLL sejam contabilizados em 3 vezes na conta de despesa no último dia de cada mês apurado, para isso deve clicar na opção: Marcando essa opção o valor do IRPJ e CSLL será contabilizado em 3 vezes na conta de despesa no último dia de cada mês do período apurado. Exemplo: Apuração 1º Trimestre, contabilizará o valor do imposto em 3 lançamentos respectivamente nas datas de 31/01, 28/02 e 31/03.

– Após apurado poderá visualizar as contabilizações:

Se a opção: Marcando essa opção o valor do IRPJ e CSLL será contabilizado em 3 vezes na conta de despesa no último dia de cada mês do período apurado. Exemplo: Apuração 1º Trimestre, contabilizará o valor do imposto em 3 lançamentos respectivamente nas datas de 31/01, 28/02 e 31/03, estiver marcada será contabilizado também o lançamento:

Observações:

1 – Para novas lojas cadastrados, antes de iniciar a apuração é preciso obrigatoriamente inserir o Saldo Inicial e a competência, isso para informar o período que a contabilidade será iniciada no sistema, ou seja, quando iniciará a apuração da empresa.

Feito os passos acima, você terá realizado feito a apuração do LALUR no ERP.

Caso precisar criar uma apuração LALUR, sem que traga os dados das movimentações no ERP, poderá criar uma edição, clique aqui e veja como.

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