Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Compras > Acordos > Acordo Financeiro

Permissões de Usuário: MB__info

1340 – Acordo Comercial Financeiro
1408 – Escolher uma conta diferente da conta padrão
1743 – Gerar acordo com valor maior que permitido para o fornecedor
2552 – Acesso ao módulo acordo financeiro
3227 – Criar acordo financeiro já parcelado

 

Pela tela de Acordo Financeiro é possível criar acordos com fornecedores que são recebidos financeiramente. Diferente do acordo comercial que é recebido em mercadorias bonificadas, o pagamento desses acordos não pode ser feito em mercadorias, somente em dinheiro, cheque ou transferência bancária. Para que a loja possa cobrar o fornecedor, o sistema cria um duplicata de cobrança que representará o acordo financeiro.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acesse o menu de Compras > Acordos > Acordo Financeiro


2) Preencha os campos necessários para criação do acordo:

  • Fornecedor/Divisão *
  • Setor de compra *
  • Tipo de lançamento *
  • Data do acordo
  • Data de vencimento
  • Tipo de cobrança *
  • Forma de Pagamento*: Esta opção é habilitada após informar o Tipo de Cobrança
  • Prioridade: É possível selecionar entre as opções: Normal e Baixa.

Informação importante: A prioridade é uma forma de categorizar as duplicatas, de maneira a facilitar o setor responsável na análise e priorização de pagamentos.

  • Modelo de acordo comercial *: Existem dois modelos para impressão (Financeiro e comercial)
  • N°. do pedido
  • CNPJ na impressão do acordo * : Nesse campo será sugerido automaticamente o CNPJ da matriz do fornecedor, e será listado o CNPJ das filias, caso necessário alterar, basta clicar no combo e alterar o CNPJ selecionado.
  • Descrição do Acordo (opcional e impresso somente em acordos com modelos comerciais que utilizam o modelo de impressão 2)
  • Negociador: Neste campo é possível informar um funcionário ou comprador para criar o vínculo entre o acordo e o negociador dos produtos. Este campo também pode ser obrigatório dependendo da configuração do parâmetro “Tornar obrigatória a seleção de um Negociador na criação ou edição de acordos” localizado nos parâmetros do módulo de compras.

* Campos obrigatórios para inclusão de um acordo. 

Informação importante: Não serão listadas divisões que estejam com o status Inativo. Para mais informações a respeito de status de divisão, clique aqui.

3) Após preencher todos os dados clique em PROSSEGUIR COM O LANÇAMENTO DO ACORDO


4) Agora devemos informar o valor do acordo financeiro e no campo observação, devemos informar o motivo do acordo:


5) Após o preenchimento dos dados, devemos clicar em CONFIRMAR seguido de SIM:


6) Após inclusão do acordo financeiro, o sistema gera duplicata a receber e créditos na Conta Comercial do Fornecedor. É possível visualizar seus números, realizar a impressão do acordo, enviar o acordo por e-mail e incluir um novo acordo se necessário:

7) Para enviar o acordo por e-mail, clique em Enviar para e-mail:

8) Informe os e-mails para onde deseja enviar os acordos gerados e se necessário é possível informar uma mensagem:

  • O e-mail sugerido é o e-mail comercial do representante, caso tenha sido informado na criação do acordo. Se o representante tiver mais que um e-mail comercial cadastrado, somente o primeiro e-mail comercial é que virá preenchido e não todos os e-mails informados no cadastro.
  • É possível modificar o email a ser enviado.
  • Para enviar múltiplos e-mails, separe-os com ponto e vírgula (‘;’).
  • O campo Mensagem é opcional e deve ser usado para enviar informações adicionais aos representantes.
  • Os dados modificados não serão gravados.

9) Clique em Enviar:

O sistema irá apresentar uma mensagem de confirmação 

E no e-mail informado chegará a mensagem:

E os acordos em anexo:


10) Para imprimir o acordo, clique no ícone de impressão:

  • A impressão do acordos com modelos comerciais que utilizam o modelo de impressão 1 quando o usuário criador possuir assinatura no perfil é semelhante a imagem abaixo:

Ex: Impressão com pagamento a vista;


  • A impressão do acordos com modelos comerciais que utilizam o modelo de impressão 2 é semelhante a imagem abaixo:

Ex: Impressão de acordo com pagamento à vista.

É possível vincular cláusulas ao modelo que será usado no acordo:

Desta forma, havendo cláusulas vinculadas no modelo selecionado na criação do acordo financeiro, haverá uma quebra de página para demonstração das cláusulas a partir da segunda página, antes das assinaturas:

Modelo 01 e 02 com cláusulas:

Modelo 01

Modelo 02

Para detalhes de como configurar as contas contábeis que deverão ser usadas nas duplicatas de apuração de movimentos de Acordos Financeiros / Acordos Financeiros em Verba / SELL-IN / SELL-OUT clique aqui.

11) Ao clicar em estornar será possível estornar os acordo desejado.

Tela de justificativa do estorno em que suporta minimo de 15 caracteres e máximo 4000.

Ao filtrar os acordos estornados através do botão Listar ocorrências será possível visualizar a ocorrência informada no momento do cancelamento ou estorno.

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