Compras > Acordos > Acordo Financeiro
Pela tela de Acordo Financeiro é possível criar acordos com fornecedores que são recebidos financeiramente. Diferente do acordo comercial que é recebido em mercadorias bonificadas, o pagamento desses acordos não pode ser feito em mercadorias, somente em dinheiro, cheque ou transferência bancária. Para que a loja possa cobrar o fornecedor, o sistema cria um duplicata de cobrança que representará o acordo financeiro.
Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:
1) Acesse o menu de Compras > Acordos > Acordo Financeiro
2) Preencha os campos necessários para criação do acordo:
- Fornecedor/Divisão *
- Setor de compra *
- Tipo de lançamento *
- Data do acordo
- Data de vencimento
- Tipo de cobrança *
- Forma de Pagamento*: Esta opção é habilitada após informar o Tipo de Cobrança
- Prioridade: É possível selecionar entre as opções: Normal e Baixa.
Informação importante: A prioridade é uma forma de categorizar as duplicatas, de maneira a facilitar o setor responsável na análise e priorização de pagamentos.
- Modelo de acordo comercial *: Existem dois modelos para impressão (Financeiro e comercial)
- N°. do pedido
- CNPJ na impressão do acordo * : Nesse campo será sugerido automaticamente o CNPJ da matriz do fornecedor, e será listado o CNPJ das filias, caso necessário alterar, basta clicar no combo e alterar o CNPJ selecionado.
- Descrição do Acordo (opcional e impresso somente em acordos com modelos comerciais que utilizam o modelo de impressão 2)
- Negociador: Neste campo é possível informar um funcionário ou comprador para criar o vínculo entre o acordo e o negociador dos produtos. Este campo também pode ser obrigatório dependendo da configuração do parâmetro “Tornar obrigatória a seleção de um Negociador na criação ou edição de acordos” localizado nos parâmetros do módulo de compras.
* Campos obrigatórios para inclusão de um acordo.
3) Após preencher todos os dados clique em PROSSEGUIR COM O LANÇAMENTO DO ACORDO
4) Agora devemos informar o valor do acordo financeiro e no campo observação, devemos informar o motivo do acordo:
5) Após o preenchimento dos dados, devemos clicar em CONFIRMAR seguido de SIM:
6) Após inclusão do acordo financeiro, o sistema gera duplicata a receber e créditos na Conta Comercial do Fornecedor. É possível visualizar seus números, realizar a impressão do acordo, enviar o acordo por e-mail e incluir um novo acordo se necessário:
7) Para enviar o acordo por e-mail, clique em Enviar para e-mail:
8) Informe os e-mails para onde deseja enviar os acordos gerados e se necessário é possível informar uma mensagem:
- O e-mail sugerido é o e-mail comercial do representante, caso tenha sido informado na criação do acordo. Se o representante tiver mais que um e-mail comercial cadastrado, somente o primeiro e-mail comercial é que virá preenchido e não todos os e-mails informados no cadastro.
- É possível modificar o email a ser enviado.
- Para enviar múltiplos e-mails, separe-os com ponto e vírgula (‘;’).
- O campo Mensagem é opcional e deve ser usado para enviar informações adicionais aos representantes.
- Os dados modificados não serão gravados.
9) Clique em Enviar:
O sistema irá apresentar uma mensagem de confirmação
E no e-mail informado chegará a mensagem:
E os acordos em anexo:
10) Para imprimir o acordo, clique no ícone de impressão:
- A impressão do acordos com modelos comerciais que utilizam o modelo de impressão 1 quando o usuário criador possuir assinatura no perfil é semelhante a imagem abaixo:
Ex: Impressão com pagamento a vista;
- A impressão do acordos com modelos comerciais que utilizam o modelo de impressão 2 é semelhante a imagem abaixo:
Ex: Impressão de acordo com pagamento à vista.
É possível vincular cláusulas ao modelo que será usado no acordo:
Desta forma, havendo cláusulas vinculadas no modelo selecionado na criação do acordo financeiro, haverá uma quebra de página para demonstração das cláusulas a partir da segunda página, antes das assinaturas:
Modelo 01 e 02 com cláusulas:
Modelo 01
Modelo 02
Para detalhes de como configurar as contas contábeis que deverão ser usadas nas duplicatas de apuração de movimentos de Acordos Financeiros / Acordos Financeiros em Verba / SELL-IN / SELL-OUT clique aqui.
11) Ao clicar em estornar será possível estornar os acordo desejado.
Tela de justificativa do estorno em que suporta minimo de 15 caracteres e máximo 4000.
Ao filtrar os acordos estornados através do botão Listar ocorrências será possível visualizar a ocorrência informada no momento do cancelamento ou estorno.