Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Compras > Acordos > Produto

Permissões de Usuário:

Número – Nome da Permissão

680 – Acordo Comercial Produto Consultar

681 – Acordo Comercial Produto SELL-IN Incluir

682 – Acordo Comercial Produto – Alterar acordos não aprovados

683 – Acordo Comercial Produto Cancelar

2181 – Fazer baixa de custo com acordo de produto

2597 – Acordo Comercial Produto Aprovar/Reprovar

2677 – Acordo Comercial Produto – Alterar acordos aprovados

2914 – Acordo Comercial Produto SELL-OUT Incluir

3889 – Estornar Lançamentos do Acordo na Conta Comercial do Fornecedor 3888 – Aprovar Prévia dos Lançamentos do Acordo para Conta Comercial do Fornecedor

Acordo Produto são feitos quando o fornecedor quer conquistar a fidelidade de compra da rede varejista e otimizar as vendas de seus produtos. Para isso, o fornecedor oferece bonificações para que seus produtos possam ser anunciados com melhores preços e expostos em locais estratégicos na loja. Há dois tipos de inclusão do acordo comercial de produto: Sell-in e Sell-out.

  • No acordo Sell-in é feito um débito na Conta Comercial do Fornecedor no momento em que é realizada a compra, ou seja, quando é dada a entrada dos produtos definidos no acordo;
  • No acordo Sell-out é feito um débito na Conta Comercial do fornecedor no momento em que é realizada a venda.

Filtros para Consulta:

  • Fornecedor: Será possível selecionar um fornecedor específico;
  • Período de vigência / Período de Emissão: Permite informar um período de no máximo 6 meses;
  • Status do Acordo: Permite selecionar entre as opções:
    • Todos;
    • Aguardando Aprovação;
    • Reprovado;
    • Aprovado;
    • Cancelado
  • Tipo de Acordo: Será possível filtrar se o acordo é do tipo SELL-IN, SELL-OUT ou Todos.
  • Produto: Será possível filtrar todos os acordos onde um determinado produto está vinculado.
  • Situação: Será possível filtrar os acordos de produto que se encaixem em algumas condições:
    • Todos (opção padrão): Listará os acordos em qualquer situação.
    • Vigência a vigorar: Listará somente acordos cuja data inicial da vigência é maior que a atual.
    • Em vigor e não encerrado: Listará somente acordos em vigência (data atual é maior ou igual a data inicial e menor ou igual a data final) exceto os que, apesar de vigentes pelas datas, estão encerrados. Por exemplo um acordo vinculado a um pedido de compra que não possui mais pendências.
    • Encerrado: Listará somente acordos cuja data final da vigência é menor que a atual (já estão com vigência encerrada) e também os acordos que estão vigentes (data atual é maior ou igual a data inicial e menor ou igual a data final) mas que já estão encerrados no sentido não existem mais pendências
  • Pendências: Será possível utilizar os filtros Todos, Sem pendência (acordos com a coluna R$ Pendente zero) ou Com pendência (acordos com a coluna R$ Pendente maior que zero)
  • Apuração: Será possível utilizar os filtros Todos, Sem apuração pendente (acordos com a coluna R$ Gerado zero) ou Com apuração pendente (acordos com a coluna R$ Gerado maior que zero)
  • N° do Acordo: Será possível filtrar um acordo específico. A busca filtrando número de acordo ignora todos os demais filtros.

Criação de um Novo Acordo

1) Acessar o menu Compras > Acordos > Produto


2) Após selecionar o fornecedor desejado devemos escolher qual será o tipo de acordo e clicar sobre o botão NOVO ACORDO SELL-IN ou NOVO ACORDO SELL-OUT

Caso a divisão selecionada esteja com o status Inativo, não será possível prosseguir com a criação do acordo:

Para mais informações a respeito de status de divisão, clique aqui.


3) Agora devemos preencher os dados do acordo, sendo que pode ser SELL-IN ou SELL-OUT, os campos serão os mesmos:


  • Período de Vigência: vigência do acordo que está sendo criado
  • Setor de compra: setor de compra que será utilizado no acordo
  • Forma de pagamento: forma de pagamento que o sistema deve utilizar no acordo criado. As opções atuais são Abatimento NF, Abatimento em Duplicata, Boleto Bancário, Cheque, Depósito em C/C, Dinheiro ou Mercadorias (Bonificação)
  • Quantidade Limitada? (disponível apenas para acordos SELL-OUT): Ao definir um acordo SELL-OUT com quantidade limitada, será requisitada, para cada item do acordo, uma determinada quantidade que será o limite do acordo, isto é, será gerado dívida na conta do fornecedor até que o limite seja atingido. Assim, se vender acima do limite, a venda excedente não gerará mais dívida para o fornecedor. Esta opção é definida na criação do acordo, e não pode mais ser alterada. Ou seja, uma vez o acordo criado sem quantidade limitada não poderá ser alterado para ter quantidade limitada e, uma vez criado com quantidade limitada, não poderá mais se tornar um acordo sem quantidade limitada
  • Tipo de Pedido (disponível apenas para acordos SELL-IN): define que tipos de pedido podem utilizar o acordo criado. Atualmente as opções são: Compra ou Bonificação, Somente Compra, Somente Bonificação
  • Tipo de destinação do acordo (disponível apenas para acordos SELL-OUT): define qual tipo de saída poderá o acordo criado. Atualmente as opções são:
    – Venda (acordo destinado aos módulos de Venda PDV, Pedido de Balcão, Pedido de E-commerce e Venda Cliente Comum)
    – Força de Vendas (acordo destinado aos módulo de força de vendas)
  • Data base para venda com pedido balcão e-commerce e televendas (disponível apenas para acordos SELL-OUT com destinação Venda): define qual data o ERP irá considerar como data da venda, e assim definir a geração ou não de movimentos de SELL-OUT vinculado ao pedido. Será explicado melhor adiante.
  • Valor do acordo do produto: O cálculo do valor a ser debitado na conta do fornecedor será de acordo com tipo de valor do acordo: fixo ou percentual.
    – No tipo fixo é definido no acordo um valor para cada produto, esse valor será debitado na conta do fornecedor a cada unidade vendida ou comprada;
    – No tipo percentual também é definido no acordo um valor para cada produto, mas esse valor será o percentual aplicado no valor do produto da operação. Portanto, para cada produto vendido ou comprado, o valor a ser debitado na conta do fornecedor é o valor percentual equivalente.
  • Baixar Custo? define se o acordo criado, deve ou não baixar o custo comercial dos produtos incluídos.
  • Representante: define quem é o representante da empresa participante no acordo no momento da sua criação ou em acordos já criados clicando na edição do mesmo.
  • Negociador: é possível informar um funcionário ou comprador para vincular ao acordo. Este campo também pode ser obrigatório dependendo da configuração do parâmetro “Tornar obrigatória a seleção de um Negociador na criação ou edição de acordos” localizado nos parâmetros do módulo de compras.
  • Loja para impressão: Define quem é a loja que será impressa no relatório do acordo
  • Modelo de acordo: Neste combo serão demonstrados os modelos de acordo de produto com status ativo e que tenham cláusulas vinculadas que serão demonstradas na impressão do acordo.
  • Observações: Neste combo é possível inserir uma observação referente ao acordo, quando preenchida é apresentada na impressão do acordo:

Essas informações serão incluídas na impressão do acordo. Caso o parâmetro “Tornar obrigatória a seleção de um modelo de acordo na criação ou edição de acordos de produto” estiver ativo será obrigatório na criação do acordo selecionar um modelo de acordo. Para saber mais sobre o parâmetro, clique aqui.

Editar um Acordo

1) Informe um fornecedor e selecione os filtros desejados para encontrar o acordo para edição e clique em buscar:

2) Em operações, clique em editar:

O sistema apresenta as informações do acordo para edição:

Após alterar as informações necessárias, clique em Salvar ou Salvar e Aprovar.

Sobre os modelos de acordos apresentado:Demonstrará somente modelos ativos e aquele que já estava vinculado ao acordo anteriormente, mesmo que ele agora esteja inativo.Caso caia neste cenário, vamos demonstrar ao lado da descrição do modelo que ele está inativo.O modelo inativo que já estava vinculado ao acordo é o único modelo inativo que poderá aparecer no combo.Neste cenário o acordo poderá ser salvo mesmo mantendo o modelo que estava já selecionado antes mas agora está inativo.Porém, caso tenha alteração para outro modelo, ao acessar novamente este acordo, o modelo inativo que não é mais o modelo vinculado ao acordo não aparecerá no combo, ficando apenas os modelos ativos.

Acordo SELL-IN

No exemplo abaixo, o acordo é Sell-in com o tipo de valor fixo. Portanto, para cada unidade comprada do produto, será debitado na conta do fornecedor o valor fixo de R$ 0,10:

Nesse exemplo, o acordo é Sell-in com o tipo de valor percentual. Portanto, para cada compra do produto, será debitado na conta do fornecedor o valor 4% sobre o valor total da nota fiscal:

Ao incluir produtos, somente aqueles que tiverem seu status como Ativo poderão ser incluídos no acordo:

Acordo SELL-OUT

No exemplo, o acordo é Sell-out com o tipo de valor fixo. Portanto, para cada unidade vendida do produto, será debitado na conta do fornecedor o valor fixo de R$ 0,04:

Nesse exemplo, o acordo é Sell-out com o tipo de valor percentual. Portanto, para cada venda do produto, será debitado na conta do fornecedor o valor 10% sobre o valor total da operação:

Para os acordos de Sell-Out temos a opção de escolher se o mesmo é para os módulos de Vendas (PDV, Venda balcão e Venda cliente comum) ou para o Força de Vendas (Pedidos emitidos pelo módulo de força de vendas).

Ao incluir produtos, somente produtos com status Ativo, Inativo ou Compra Suspensa poderão ser incluídos. Os que tiverem status Venda Suspensa não estarão disponíveis para busca:

Acordo Comercial com Baixa Custo

Conforme dito acima o objetivo do acordo comercial feito pela rede varejista é baixar o custo do produto para que os mesmos possam ser anunciados com melhores preços e expostos em locais estratégicos na loja.

E para que fique mais claro o qual o custo do produto que possui acordos SELL-IN ou SELL-OUT em suas operações, foi criado o parâmetro Baixar Custo? na criação de acordos de produto.

Habilitando esta opção, o sistema baixará o custo comercial do produto no ato da entrada da mercadoria (em caso de sell-in) ou baixará o custo comercial da venda (em caso de sell-out) no valor ou percentual informado no acordo do produto.

SELL-IN com Baixa de Custo

No exemplo abaixo, o acordo é Sell-in com o tipo de valor fixo e com baixa de custo SIM. Portanto, para cada unidade comprada do produto, será debitado na conta do fornecedor e abatido do custo do produto o valor fixo de R$ 0,15:

Nesse exemplo, o acordo é Sell-in com o tipo de valor percentual e com baixa de custo SIM. Portanto, para cada unidade comprada do produto, será debitado na conta do fornecedor o valor 7% sobre o valor total da operação:

SELL-OUT com Baixa de Custo

No exemplo abaixo, o acordo é Sell-out com o tipo de valor fixo e com baixa de custo SIM. Portanto,para cada venda do produto, será debitado na conta do fornecedor e abatido do custo do produto o valor fixo de R$ 0,09:

Nesse exemplo, o acordo é Sell-out com o tipo de valor percentual e com baixa de custo SIM. Portanto, para cada venda do produto, será debitado na conta do fornecedor o valor 8% sobre o valor total da operação:

Se o usuário não possuir a permissão 2181, não será possível escolher a opção SIM para baixar o custo do produto na criação dos acordos:

Como calcular o novo custo com acordos SELL-IN que baixam custo:

calculoCustoSell-in

Essa movimentação alterará o custo atual do produto para acordos vigentes onde parâmetro estiver como baixar custo SIM.

Como calcular o novo custo com acordos SELL-OUT que baixam custo:

calculoSellOut

Essa alteração de custo alterará somente a linha do movimento de venda para acordos vigentes onde parâmetro estiver como baixar custo SIM.

Frisando que a baixa de custo é apenas comercial, o custo contábil permanecerá.

Importante:

Para acordos do tipo SELL-IN o prazo de vigência do mêsmo é validado de acordo com a data de recebimento da nota fiscal.

Exemplo Acordo está com data de vigência 01/02 a 04/02/2016:

Imagine o cenário onde uma nota fiscal teve seu recebimento efetivo no dia 04/02/2016, porém por conta do horário a mesma só será fechada no dia 05/02/2016.

Se a data de recebimento da nota fiscal for 05/02/2016 não serão lançados os movimentos referente ao SELL-IN na conta comercial do fornecedor:

 recebimento0501

Para que isso ocorra, deve ser alterada na nota fiscal antes da sua confirmação a data de recebimento para 04/02/2016:

recebimento0401

Listando Acordos Existentes

1) Acessar o menu Compras > Acordos > Produto


2) Após selecionar o fornecedor desejado e o status do acordo, é possível consultar os acordos comerciais criados clicando sobre o botão BUSCAR

Aprovar/Reprovar Acordos Pendentes

Para usuários que NÃO possuirem a permissão (2597 – Acordo Comercial Produto Aprovar/Reprovar) os acordos criados sempre ficaram com o status Aguardando Aprovação

É possível buscar os acordos por data de emissão ou por período de vigência. Se a busca ocorrer por período de emissão, não será necessário escolher um fornecedor e a busca é limitada a 31 dias.

Se for informado o fornecedor, a busca por emissão é ilimitada.


Para alterar o status do acordo o usuário deverá possuir a permissão (2597 – Acordo Comercial Produto Aprovar/Reprovar) e deverá clicar sobre a bandeira amarela da listagem de acordos:


O usuário pode Reprovar o acordo com uma justificativa (opcional):


ou Aprovar


Através da edição do acordo, é possível salvar e aprovar um acordo:


Regras de alteração de status:

  • Um acordo definido como aguardando aprovação, poderá ser alterado para reprovado ou aprovado
  • Um acordo definido como reprovado, poderá ser alterado para aguardando aprovação ou aprovado
  • Um acordo já aprovado não poderá ser alterado novamente

Regras de exibição dos ícones de operações de acordo com o status:

  • Aprovado: Terá todas as opções (impressão, edição, ocorrências e cancelamento)
  • Aguardando Aprovação: Terá também todas opções (impressão, edição, ocorrências e cancelamento)
  • Reprovado: Terá as opções edição (sem poder salvar), ocorrências e cancelamento. Não haverá a opção de impressão
  • Cancelado: Terá as opções edição (sem poder salvar) e ocorrências . Não haverá as opções de impressão nem de cancelamento

Cancelamento de Acordos

Após o cancelamento do mesmo, será possível consultar acordos com esse status através do filtro acordos Cancelados:

Válido somente para acordos criados após o envio da versão r210.05

Impressão dos Acordos

Em operações podemos efetuar a impressão de um acordo já gerado clicando sobre o botão imprimir

  • A Impressão de acordo não vinculado a pedido de compra e semelhante a imagem abaixo:


  • A Impressão de acordo não vinculado a pedido de compra, quando o criador do acordo possuir assinatura no perfil é semelhante a imagem abaixo:


  • A Impressão de acordo vinculado a pedido de compra e semelhante a imagem abaixo:

  • A Impressão de acordo vinculado a modelo de acordo de produto é semelhante a imagem abaixo:

Enviar Acordo Para E-mail

1) Para enviar o acordo por e-mail, clique no icone :

2) Informe os e-mails para onde deseja enviar os acordos gerados e se necessário é possível informar uma mensagem, depois clique em Enviar:

  • O e-mail sugerido é o e-mail comercial do representante, caso tenha sido informado na criação do acordo. Se o representante tiver mais que um e-mail comercial cadastrado, somente o primeiro e-mail comercial é que virá preenchido e não todos os e-mails informados no cadastro.
  • É possível modificar o email a ser enviado.
  • Para enviar múltiplos e-mails, separe-os com ponto e vírgula (‘;’).
  • O campo Mensagem é opcional e deve ser usado para enviar informações adicionais aos representantes.
  • Os dados modificados não serão gravados.


Data base para venda com pedido balcão e-commerce e televendas

O valor definido nesse campo será usada como base para geração dos movimentos SELL-OUT vinculados aos produtos do acordo.


Exemplo prático parâmetro “Data de emissão da nota”

Imagine que temos um acordo SELL-OUT com data de vigência 01/02/2022 à 28/02/2022.

Com o parâmetro definido como “Data de emissão da nota”, somente notas de venda faturadas no período de vigência do acordo iram criar os movimentos na conta do fornecedor referente aos produtos vinculados.

Exemplo prático parâmetro Data de emissão do pedido”

Imagine que temos um acordo SELL-OUT com data de vigência 01/02/2022 à 28/02/2022.

Com o parâmetro definido como “Data de emissão do pedido”, todos os pedidos criados dentro da vigência do acordo serão considerados válidos para criação dos movimentos na conta do fornecedor referente aos produtos vinculados no faturamento da nota fiscal.

Ou seja, se um pedido balcão e-commerce ou televendas for criado no período de 01/02/2022 à 28/02/2022, por mais que ele seja faturado depois do fim da vigência do acordo (02/03/2022 por exemplo) os movimentos SELL-OUT serão criados normalmente.


Resultado da Consulta – Colunas:

    • Loja: Para visualizar as lojas do acordo, basta deixar o mouse sobre o ícone (i);

    • Produtos: Clicando sobre o ícone, será possível visualizar mais detalhes dos produtos vinculados ao acordo.

    • R$ Gerado: Trata-se de valores do acordo já gerados e ativos na conta comercial do fornecedor mas que ainda não foram apurados.

    • R$ Apurado: Trata-se de valores do acordo já gerados e apurados na conta comercial do fornecedor.

    • R$ Pendente: Trata-se de valores que têm previsão de serem gerados ainda, quer sejam valores referente pedidos com pendência de entrega de itens do acordo sell-in ou vendas de PDV com itens do acordo sell-out que ainda não foram baixadas e as datas de venda pertencem à vigência do acordo sell-out.

    • Para os usuários que possuírem a permissão 3264 – Apuração de movimentos da conta comercial será possível apurar os movimentos já gerados do acordo. Para que o botão apareça, devem existir valores maior que zero gerados e vinculados ao acordo.

Cancelamento de Acordo:

Ao cancelar um acordo de produto, caso este acordo já tenha movimentos gerados na conta comercial do fornecedor, é possível estonar estes movimentos junto com o cancelamento do acordo selecionando a opção: Estornar os movimentos da conta comercial do fornecedor:

Com esta opção selecionada, o movimento na conta comercial do fornecedor será estornado também de forma automática:

Caso o Acordo Produto já tenha sido apurado, ao utilizar esta opção, o acordo será cancelado mas os movimentos apurados permanecerão apurados.
Apenas os movimentos que estavam Ativos serão estornados.


Gerar dados de acordos que não baixam custo na Conta Comercial do Fornecedor somente após aprovação dos lançamentos do Acordo de Produto

Através do módulo Parâmetros do Módulo de Compras (@1395) é possível definir se os acordos que não baixam custo serão sujeitos a aprovação, para que sejam gerados os lançamentos provenientes do acordo:

Home / Compras / Parâmetros do Módulo de Compras (Menu lateral Acordos de Produto e Comerciais)

Ao ativar o parâmetro, na consulta de um acordo SELL-IN ou SELL-OUT que estiver definido em seu cadastro ‘Baixa Custo?’ como ‘Não’, serão exibidos no resultado da consulta de acordos de produto o filtro e a coluna ‘Status Geração dos Movimentos‘ e também um ícone ‘Preview geração movimentos’:

Ao realizar um lançamento vinculado a um acordo que não baixa custo, os movimentos estarão sujeitos a aprovação, ao clicar no ícone ‘Preview geração movimentos’ do acordo. Na aba ‘Pendentes’ estarão os acordos pendentes de aprovação e na aba ‘Gerados’ os acordos que já foram aprovados e geradas as movimentações na ficha estoque e Conta Comercial do Fornecedor.

No preview da geração dos movimentos SELL-IN e SELL-OUT, os lançamentos são agrupados por data e teremos as seguintes informações:

    • Tipo de Acordo: O tipo do acordo cadastrada (SELL-IN ou SELL-OUT).

    • Fornecedor: Fornecedor do cadastro do acordo.

    • Período do Acordo: Vigência do acordo definido no cadastro.

    • Lojas: Lojas definidas no cadastro do produto.

    • Status Geração Movimentos: Status da geração dos movimentos do acordo.

    • Utiliza Quantidade Limitada: Se o acordo possui quantidade limitada para os itens (também definido no cadastro do acordo).

Colunas SELL-IN

    • Data: Data de recebimento do produto.

    • Loja: Loja de recebimento do produto.

    • Nota Fiscal: Número da nota fiscal de recebimento do produto.

    • Produto: Descrição do produto recebido.

    • Quantidade UN: Quantidade em unidades do produto recebido.

    • Custo Bruto Nota Fiscal: Custo Bruto do produto na nota fiscal recebida.

    • Valor do Acordo por Unidade: Valor do acordo por unidade definido no cadastro do acordo.

    • Valor do acordo total: Valor total do acordo de acordo com o recebido.

Colunas SELL-OUT

    • Data: Data de venda do produto.

    • Loja: Loja de venda do produto.

    • Nota Fiscal: Número da nota fiscal de venda do produto.

    • Produto: Descrição do produto vendido.

    • Quantidade UN: Quantidade em unidades do produto vendido.

    • Valor Total Vendido: Valor total vendido do produto na nota fiscal recebida.

    • Valor do Acordo por Unidade: Valor do acordo por unidade definido no cadastro do acordo.

    • Valor do acordo total: Valor total do acordo de acordo com o vendido.

Aprovando e Gerando Movimentos

Clicando no botão ‘Aprovar Geração de Movimentos’ o status da geração dos movimentos ficará como ‘Aprovado’:

O processo será iniciado em background podendo levar alguns minutos para conclusão. Após a conclusão da geração dos movimentos, o status da geração dos movimentos ficará como ‘Gerado’:

Acordos de produto com status da geração dos movimentos como Aprovado, Gerado ou Estorno Pendente não poderão ser editados.

Após gerar os movimentos, os lançamentos serão gerados na ficha estoque do produto e conta comercial do fornecedor.

Importante: Caso novos lançamentos sejam realizados para um acordo já aprovado, será necessário estornar os movimentos já gerados para aprovar os pendentes.

Estornando Movimentos

Para estornar os movimentos que já foram aprovados e gerados clique em ‘Estornar Movimentos’, o status ficará como ‘Estorno Pendente’:

O processo será iniciado em background podendo levar alguns minutos para conclusão. Após a conclusão do estorno dos movimentos, o status da geração dos movimentos ficará como ‘Estornado’:

Após estornar os lançamentos, os movimentos de estorno serão lançados na ficha estoque e conta comercial do fornecedor.

Importante: O estorno da Venda PDV ou cancelamento de nota recebida/emitida só será possível caso os movimentos estejam como ‘Pendentes’ ou ‘Estornado’ .

3 Responses to “Acordo Produto”

  1. Luiz

    Parabéns pelo artigo.

    Responder
  2. Adriano Silva

    Obrigado Luiz.
    Fico Feliz em saber que o artigo ajudou.
    Dúvidas a disposição.

    Responder
  3. Luciano B Oliveira - Compras

    No caso vale ressaltar que o valor a ser lançado no pedido, tanto campo bonificação, sellin, sellout ou financeiro, deve ser sempre o valor por embalagem, e não o valor unitário. O sistema fará o calculo depois por produto, mais o lançamento da verba deve ser por caixa.

    Responder

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