Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Compras > Cadastros > Produto > Consultar > Central de relatórios do produto

Permissões de Usuário: 

Número – Nome da Permissão

1522 – Central de Relatórios do Produto

O objetivo da Central de Relatórios do Produto, é fornecer todas as informações necessárias para o gerenciamento de um produto em um só lugar.

Na Central de Relatórios do Produto você terá varias visões da evolução do produto em um determinado tempo, facilitando assim a análise e tomada de decisões.

Na parte superior é possível alterar o status do cadastro unitário, selecionar a embalagem para visualização das informações e alterar a loja base das consultas.

Quando a alteração do status do cadastro unitário do produto for de “Ativo” para outro qualquer, as caixas vinculadas com status “Ativo” também serão alteradas para o mesmo status da unidade. Se houver uma caixa com status diferente de Ativo, seu status irá permanecer o que estava.

Qualquer alteração diferente dessa regra deverá ser feita de forma manual no cadastro da(s) caixa(s).

Exemplo: Se um produto unitário está com status “Ativo“, havendo duas caixas, uma com status “Ativo” e outra com status “Compra Suspensa“, ao alterar o status do produto unitário para “Inativo”, a caixa que estava com status “Ativo” também será alterada automaticamente para o status “Inativo“, enquanto que a outra caixa permanecerá com status “Compra Suspensa“. Mas se o produto for alterado novamente para “Ativo”, o nosso cliente terá que ativar a caixa manualmente devido não ser possível saber qual deve ser ativada.


Histórico

Na aba Histórico é possível visualizar o histórico de movimentos da loja.


Vendas

Semanal

Na aba Semanal é possível visualizar os detalhes da venda do produto no período de uma semana e de todas as lojas da rede.

Ao clicar no ícone , é possível ter o mesmo resultado ao abrir o Relatório de Venda Semanal, porém com opções de filtros:

Relatório de Venda Semanal:

Loja a Loja

Na aba Loja a Loja é possível ver as vendas com o agrupamento por loja, no período semanal ou um período aberto limitado à 92 dias no máximo a partir da data atual da consulta.

Ao clicar no ícone , é possível abrir o Relatório de Venda Semanal do Grupo ou Subgrupo que possui mais detalhes da venda do produto.

Relatório de Venda Semanal do Grupo ou Subgrupo:

Anual > Produtos

Nesta aba é possível visualizar as informações de venda do produto de todas as lojas no ano, com a possibilidade de comparar as vendas dos últimos 12 meses com o ano anterior e também é possível informar um ano específico para comparar com outro ano, utilizando os campos “Ano” e “Comparar com:”.

Nessa aba temos algumas informações referente a venda anual do produto.

  1. Loja: Exibe os dados de venda referente a loja e o ano, exemplo:  Loja 1 – Ano 2022.
  2. Mês:  Exibe o mês de venda, a quantidade de venda e o preço médio de venda.
  3. Quantidade: Exibe a quantidade total por ano e valor total de venda no ano.

Também é possível fazer a comparação de venda entre dois anos, conforme imagem abaixo:

Na imagem acima estamos comparando as vendas entre os anos de 2022 e 2022, do produto Cerveja Bluesoft 269ML, estamos exibindo por linha, exemplo:

Loja 1 ano 2022 e na linha abaixo Loja 1 ano 2020.

Com esse comparativo por ano, facilita a visualização e tomada de decisão.


Ruptura

Na aba Ruptura é possível visualizar as informações de ruptura do produto.


Preços

Na aba Preços é possível visualizar as informações de preço do produto.


Concorrentes

Na aba Concorrentes é possível visualizar as informações de preços dos concorrentes para o produto.


Entradas

Na aba Entradas, quando houver uma devolução parcial ou total, na coluna Qtde Faturada os valore serão destacados com as cores: Laranja para Devolução Parcial e Vermelho para Devolução total.

Devolução Parcial do Item

Caso houver uma devolução parcial no ato do recebimento, ao posicionar o cursor do mouse sobre a quantidade em destaque, será exibido os detalhes da devolução e o saldo.

Caso houver uma devolução total no ato do recebimento, ao posicionar o cursor do mouse sobre a quantidade em destaque, será exibido os detalhes da devolução e o saldo.

Devolução Após o Recebimento

Caso houver uma devolução após o recebimento, sendo ela total ou parcial do saldo, também será exibida.

As devoluções são feitas por unidade, e as compras podem ser feitas por caixas ou unidade, por isso devemos levar em consideração o fator da caixa, para que não haja divergência ao exibir o saldo, em caso de devolução após o recebimento.

Última Cotação

Nesta aba demonstra a última cotação fechada onde este produto foi participante e houve ao menos um fornecedor que informou valor maior que zero para este produto. Teremos as colunas:

Cotação: Número da última cotação

Data de emissão: Data da criação da cotação

Fornecedor: O fornecedor que informou valor maior que zero para o produto.

Valor unitário: Valor informado pelo fornecedor.

A ordenação será por valor unitário, do menor ao maior e somente os fornecedores que informaram valor maior que zero para este produto serão demonstrados.


Estoque Rede

Nesta aba constam as informações de Linha de Loja, Estoque, Estoque de Trocas, Preços em Vigor e os Detalhes da Última Compra.

A exibição de lojas nesta aba segue a seguinte regra:
Está em linha de loja com ou sem movimentação, sempre ficará visível. Nunca houve movimentação de estoque não ficará visível.

Consideramos como estoque em trânsito os movimentos de transferências, vendas, bonificações e devoluções entre lojas. A quantidade será exibida quando realizar o processamento da nota fiscal eletrônica de entrada, ou seja, uma vez importada será considerada a quantidade como estoque em trânsito até a confirmação do recebimento do produto que compõe a nota fiscal eletrônica.

É possível também identificar produtos que estejam com cobertura de estoque maior que a quantidade de dias a vencer. A cobertura e validade do item que estiver nesta situação ficarão em vermelho para chamar a atenção do usuário.

Através do botão é possível exibir ou ocultar as colunas desta aba, está alteração fica armazenada por usuário e com isso ele poderá deslogar do Bluesoft ERP e quando logar novamente a seleção será mantida.

Caso o parâmetro Demonstrar pedidos não entregues fora da vigência por padrão em relatórios , esteja habilitado, a coluna Pedidos será renomeada para Pedidos Vigentes.

Também será demonstrada uma nova coluna chamada Pedidos Não Entregues, apresentando a quantidade pendente em pedidos de compra vigentes e não vigentes. No caso de pedidos não vigentes, serão considerados somente aqueles cujas datas de emissão não ultrapassem a quantidade de dias definidos no parâmetro do módulo de compras chamado Dias além da emissão do pedido para considerar o mesmo como um pedido não entregue.

Para mais informações a respeito destes parâmetros, clique aqui.


Estoque

Nesta aba, é possível ver as informações por local de estoque. Essa tela só conterá informação caso o item esteja habilitado para controle de estoque por lotes ou a loja esteja com o parâmetro mencionado anteriormente (controle de estoque por local de estoque) habilitado, caso o contrário, não haverá informações.

A aba Estoque conterá 3 Sub-abas:

  • Local de Estoque: exibe a quantidade de estoque detalhada por local de estoque.
  • Lotes e Datas de Validade: exibe a quantidade de estoque detalhada por status, loja, lote e data de validade.
  • Analítica: exibe a ficha detalhada por local de estoque. Veja mais detalhes desta aba a seguir.

Quando o item estiver pendente de separação o mesmo permanece no endereço de origem com status reservado, após separação o mesmo é alterado para o endreço BOX no qual foi informado na montagem da carga.

Na aba é exibido por posição o status que cada endereço: Disponível, Reservado, Reservado Temporariamente, Pendente, A Endereçar, Pendente Saída, Bloqueado, Avaria, Bloqueado Por Inventário e Bloqueado Por Nota.

Legenda:  Descrição dos status abaixo:

D | DIPONÍVEL – Saldo de estoque “Disponível”, é o quanto de um determinado item está Disponível para ser transferido ou vendido.

R | RESERVADO – Saldo de estoque “Reservado”. O status Reservado é exibido quando houver um lote gerado e, após a geração desse lote, é debitado a quantidade de estoque do saldo disponível. Na linha do estoque reservado é possível visualizar a loja e o número do lote que pertence a reserva.

T| RESERVADO TEMPORARIAMENTE – “O saldo de estoque denominado como ‘Reserva Temporária‘ é ativado quando o parâmetro ‘Retirar Apenas do Picking Independente da Validade‘ está habilitado, desde que situações semelhantes às seguintes ocorram:

Exemplo 1: Se a solicitação for de 100 CX’s e houver 100 CX’s no estoque principal, porém nenhum saldo no picking, será criada uma reserva com lote proveniente de um endereço virtual.

Exemplo 2: Caso a solicitação seja de 10 CX’s e houver 5 CX’s no estoque principal e mais 5 CX’s no Picking, será gerado um lote de 5 CX’s e uma reserva com lote de um endereço virtual, totalizando 5 CX’s.”

P | PENDENTE – Quando gerado o ressuprimento de picking o endereço é reservado automaticamente com a quantidade a ser a ressuprida.

E | A ENDEREÇAR – Saldo de estoque “A Endereçar”, é exibido quando houver produtos pendentes de endereçamento.


S | SAÍDA – Quando gerado o ressuprimento de picking o endereço é reservado automaticamente com a quantidade a ser utilizado para abastecer o picking.

B | BLOQUEADO – Saldo de estoque “Bloqueado”, é possível a mover para o status Bloqueado, uma quantidade de estoque ou o total do endereço.

A | AVARIA – Saldo de estoque “Avaria”, quando é identificado um produto avariado dentro do endereço é possível movimentar para o status Avaria.

I | BLOQUEADO POR INVENTÁRIO – Quando gerado o inventário de endereço logístico de tipo Por Endereço, o endereço é reservado automaticamente que está a ser inventariado.

N | BLOQUEADO POR NOTA – Bloqueado Por Nota, para auxiliar no processo de endereçar antes de concluir o recebimento. Ao utilizar o parâmetro “Gerar Lote de Endereçamento Antes de Concluir o Recebimento da Nota”, após realizar o endereçamento do produto recebido, ficará com o status de Bloqueado Por Nota até que seja finalizado o recebimento.


Ficha Estoque

Na aba Ficha Estoque é possível visualizar o histórico de movimentos da ficha de estoque da Loja.


Ficha Prod. Conc

Na aba Produtos Concorrentes é possível visualizar as informações de produtos concorrentes da loja e rede.


Validade

Na aba Validade é possível visualizar as informações de validade do produto.


Inventário

Na central de relatório do produto, na aba Inventário , é possível visualizar as informações dos inventários gerados para o produto a ser analisado:

Inventário Comercial:

Na central de relatório do produto, na aba Inventário > Inventário Comercial é demostrados o resultado da apuração comercial do produto no período selecionado.

  • Vendas: soma das vendas do produto no período.
  • Valor quebra: Valor esperado – Valor encontrado no período
  • Quantidade quebra: Quantidade esperada – Quantidade encontrada no período
  • Percentual quebra: Percentual de quebra sobre o valor das vendas no período.

Inventário Contábil:

Na central de relatório do produto, na aba Inventário > Inventário Contábil édemostrado a Apuração Contábil dos últimos dez inventários contábeis ENCERRADOS, do produto selecionado no período.


Caixas

Na aba “Caixas” é possível visualizar as informações das caixas cadastradas e vinculadas com o produto unitário. Além de ver o fator de estoque do produto, também podemos alterar o status do cadastro da caixa entre Ativo e Inativo através da coluna “Status”.


Relatórios Gerais

Nesta aba estará presente várias informações relacionadas à venda, histórico de movimentações de estoque, preços, foto do produto, estoque e GTINs


Intelligence

Através do Bluesoft Intelligence é possível ter acesso aos Dashboards disponíveis no Bluesoft ERP, podendo realizar a consulta por categoria, título, objetivo do dashboard ou tags.

Caso não tenha acesso ao Módulo de BI, agende uma demonstração com nossa equipe Comercial.

Benchmark

Benchmark é um termo utilizado na linguagem empresarial que tem sentido de comparação. Faz-se um benchmark a fim de identificar o que é feito em determinado local, para melhorar os processos de outro.

Caso não tenha acesso ao Módulo de BI, agende uma demonstração com nossa equipe Comercial.

Conta Corrente

O relatório tem como objetivo demonstra todas as informações em relação as movimentações realizadas de um determinado produto em algum período onde é possível visualizar as movimentações agrupada por tipo de movimento e data.


Leave a Reply