Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Compras > Contrato de Fornecimento


Permissões:

133 – Contrato de fornecimento Consultar

134 – Contrato de fornecimento Incluir

135 – Contrato de Fornecimento Excluir

136 – Contrato de fornecimento Alterar

2608 – Descontos segregados no contrato quando permitido nos parâmetros de compra – Consultar

2609 – Descontos segregados no contrato quando permitido nos parâmetros de compra – Incluir

2610 – Descontos segregados no contrato quando permitido nos parâmetros de compra – Alterar

2611 – Descontos segregados no contrato quando permitido nos parâmetros de compra – Excluir

2635 – Alterar Cláusulas do Contrato

Pela tela de Contrato de Fornecimento é possível definir prazos de entrega, prazos de pagamento, cláusulas contratuais e outros acordos comerciais (Trocas e Acordos de Fidelidade, por exemplo) firmados entre a rede varejista e os fornecedores.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

Primeiramente deverá ser feito as Cláusulas de Contrato de Fornecimento. Para maiores informações referentes as cláusulas, clique aqui.

1) Para criar um novo Contrato de Fornecimento, devemos selecionar o botão btnadicionarcontrato:

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Preenchimento de Dados do Contrato:

    1. Fornecedor Divisão:  Devemos selecionar a divisão do fornecedor.

    1. Tipo de Fornecimento: Define qual é o tipo do contrato com o fornecedor: definitivo, introdução ou temporário.


    1. Tipo de Frete: Define o tipo de frete que o fornecedor deve destacar na emissão da Nota Fiscal.


  1. Tipo de Pagamento: É a forma de pagamento que será acordada com o fornecedor. É a partir do tipo de pagamento que será gerada a duplicata no contas a pagar:

  • Parcela única com prazo – A duplicata de pagamento será gerada com vencimento no prazo informado(Ex: 30 dia).
  • Parcela única na data de vencimento – será aberto a opção Data de Vencimento(fixa) para informar uma data para pagamento.
  • Livre de Débito (Bonificação) – Não será gerado duplicata de pagamento.
  • Pagamento parcelado com prazo – As duplicatas de pagamento serão geradas conforme prazo informado(Ex: 30/60/90 dias).
  • Pagamento Adiantado – A duplicata será gerada no fechamento do pedido de compras, ou seja, antes de receber a mercadoria.

 


 5.  Prazo de Pagamento: É informado a quantidade de dias de pagamento e o percentual a pagar da fatura.


 6.  Status do Contrato: Ativo/Inativo/Aguardando Assinatura

Aguardando Assinatura:

Ao criarmos um contrato de fornecimento, imprimimos o contrato e entregamos para o vendedor, aguardando o retorno do mesmo assinado pelo fornecedor.

Enquanto o contrato passa por esse período nas mãos do vendedor até ser assinado retornando à loja, é possível alterar o contrato para o status Aguardando Assinatura.

Quando o contrato encontra-se nesse status não podem ser criados pedidos de compra utilizando o mesmo.

Somente quando o contrato estiver ativo é que será possível criar negociação e pedidos de compra e lançar os itens nas trocas.

 7.  Data de Vigência Inicial: Informar a data de emissão do contrato.


 8.  Data de Vigência Final: Após a data de vigência final, não será possível criar pedido de compras para o fornecedor. Será necessário criar um novo contrato ou alterar a data.

Obs: No que se refere ao controle de trocas o contrato ativo mais recente é que será considerado, mesmo que esteja expirado.


 9.  Prazo de entrega do Pedido: Quantidade de dias que o fornecedor irá entregar o pedido.


10. Intervalo de Visita: Dias em que o vendedor visita a loja.


11. Tolerância (atraso na emissão da nota): Caso a Nota Fiscal do fornecedor seja faturada após Prazo de entrega do Pedido mais a quantidade de dias informado na tolerância da emissão da nota, será gerado a prorrogação do pagamento no contas a pagar.


12. Faturamento Mínimo: Informar o valor mínimo que o fornecedor poderá faturar na Nota Fiscal.


13. Condição de pagamento: Informar a condição de pagamento para esse contrato.


14. Desconto Financeiro: O percentual informado nesse campo será descontado na duplicata de pagamento do fornecedor. O desconto será aplicado de acordo com o tipo de desconto selecionado: 

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Observação: O percentual de desconto financeiro não poderá ser alterado se o contrato de fornecimento já tenha sido usado na criação de um pedido de compra. Se um desconto financeiro tiver que ser alterado, é possível criar um novo contrato baseado no atual, sem perder a negociação de compra, bastando editar o contrato e, na tela de edição, clicar em “Incluir novo contrato”. Assim, o contrato antigo será inativado, um novo contrato será criado, o desconto poderá ser editado, e as negociações ativas que estavam vinculadas ao contrato anterior serão vinculadas a este novo contrato.


15. Trocas: Define se o fornecedor descarta ou retira os produtos para troca.

Essas definições serão necessárias para o módulo Controle de Trocas.

  • Descartar Trocas: Selecionar esta opção quando o fornecedor não faz trocas, porém é possível definir se o fornecedor pagará de alguma forma pelos descartes. Há duas opções:
    • Lançar na Conta do Fornecedor: Ao fazer o descarte o valor das trocas será enviado para a Conta do Fornecedor, para que seja cobrado posteriormente.
    • Percentual sobre as Compras: Apenas para finalidade contratual, não altera o comportamento do sistema.
  • Armazenar Trocas: Ao selecionar esta opção, as trocas serão armazenadas e será possível emitir nota fiscal de trocas para o fornecedor. É possível definir duas formas de retirada das trocas, porém essas informações são apenas para finalidade contratual: Autorização de retirada e Retira troca no ato da entrega.

16. Fidelidade Percentual: No campo fidelidade é possível incluir um valor percentual e definir qual será a Base de Cálculo, sendo possível escolher:

  • Valor total da nota fiscal
  • Valor total das mercadorias
  • Valor Total da nota – ST

Dessa forma, toda vez que é recebida uma Nota Fiscal de um Pedido de Compra baseado neste Contrato de Fornecimento, é feito um lançamento do tipo FIDELIDADE NA ENTRADA DE MERCADORIAS na Conta do Fornecedor.

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17. Enxoval para novas lojas: Somente para informação contratual.


18. Quantidade de Promotores: Somente para informação contratual.


19. Percentual de Aniversário: Somente para informação contratual.


20. Recebe saldo de Pedido:

  • Sim: O pedido de compra poderá ser utilizado para mais de uma Nota Fiscal, caso a quantidade total não tenha sido entregue na primeira Nota.
  • Não: não será possível utilizar o pedido de compra para mais de uma Nota Fiscal, independente da quantidade recebida na primeira Nota.

21. Modelo do Contrato: Deve ser cadastrado no menu Compras > Modelos de Contrato de Fornecimento.


22. Tipo de Recebimento: É a forma de recebimento que será acordada com o fornecedor referente a Notas Fiscais de devolução. É a partir do tipo de recebimento que será gerada a duplicata no contas a receber.


23. Prazo de Recebimento: nesse campo é informado a quantidade de dias de recebimento e o percentual a pagar da fatura.


24. Representante: É possível associar o representante do fornecedor ao Contrato de Fornecimento, desde que o mesmo esteja cadastro no sistema como tipo de pessoa Representante.


25. Negociador: É possível associar o tipo de pessoa negociador ao Contrato de Fornecimento. São listados pessoas com os tipos Comprador e Funcionários.


26. Loja para impressão do contrato: Loja utilizada para impressão do contrato. Se este campo estive vazio a opção Imprimir Contrato ficará desabilitada.


27. Ocorrências: São registradas todas as alterações feitas no contrato e o usuário que alterou.


28. Recebimentos: Informar a forma que o fornecedor fará os pagamentos de acordo com cada processo:

  • Pagamento de Fidelidade;
  • Pagamento de Aniversário;
  • Resolução Devolução de Compra;
  • Resolução Devolução de Troca.

29. Observações: Caso o usuário queira registrar alguma informação importante referente ao contrato, quando preenchido seu conteúdo é exibido no Contas a Pagar, no momento de dar o aceite em uma duplicata. É uma forma de chamar a atenção do departamento financeiro para alguma informação que deve ser observada no momento de validar o pagamento da duplicata.


2) Após preencher todos os campos obrigatórios, clique em PROSSEGUIR.


Cláusulas do Contratos

As cláusulas do contrato de fornecimento, são previamente cadastradas no módulo Cadastro de Cláusulas de Contrato. Elas são obrigatórias para conclusão da criação do contrato:


Conforme parágrafo de atenção, para a conclusão da criação do contrato, ao menos uma cláusula, deve ser preenchida.

Se esta janela de seleção de cláusulas for fechada a criação do contrato será cancelada e será necessário recomeçar.


Permissões

Se o usuário estiver editando um contrato já existente, e não possuir a permissão 2635 – Alterar Cláusulas do Contrato, uma mensagem de alerta será exibida ao mesmo informando que ele não pode incluir nem remover cláusulas:


Se estiver sendo criando um novo contrato, o parâmetro de selecionar todas as clausulas em novos contrato de fornecimento esta desabilitado e o usuário não possuir a permissão 2635 – Alterar Cláusulas do Contrato, não será possível concluir a criação do contrato:


Se estiver sendo criando um novo contrato, o parâmetro de selecionar todas as clausulas em novos contrato de fornecimento esta habilitado e o usuário não possuir a permissão 2635 – Alterar Cláusulas do Contrato, não será possível altera as cláusulas do contrato:


Consulta de Contratos

Após incluir um contrato de Fornecimento é possível consulta-lo utilizando os filtros: Fornecedor/Divisão, Vigência, Período de Vigência e Status.

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Ao realizar a busca também é possível realizar alguns processos:

  • Visualizar Ocorrências;
  • Editar o Contrato;
  • Imprimir Contrato;
  • Imprimir Contrato Conforme Modelo;
  • Imprimir Acordo Comercial;
  • Excluir Contrato.

A edição de um contrato terá os mesmos campos e validações da criação de um novo contrato. Entretanto, na edição temos a opção de criar um novo contrato baseado no mesmo. Para isto, basta clicar em “Incluir novo contrato”. Assim, o contrato antigo será inativado, um novo contrato será criado com os mesmos dados cadastrais do anterior, podendo realizar alterações, e as negociações ativas que estavam vinculadas ao contrato anterior serão vinculadas a este novo contrato.


Imprimir Acordo Comercial

A impressão do acordo comercial vinculado ao contrato, quando o usuário gerador possuir uma assinatura,  é semelhante a imagem abaixo:


Se o representante informado possuir assinatura, ela também será usada na impressão:


Na edição do Contrato também é possível incluir um novo contrato com base no atual.
Para isto o contrato que está sendo usado como base precisa ter ao menos uma cláusula.

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Após confirmar as informações do contrato de fornecimento, as Negociações de Compra poderão ser feitas com o fornecedor.

Importante:

Não é possível excluir contratos que possuem pedidos relacionados. Para que novos pedidos não sejam feitos a partir deste contrato, alterar o status para inativo.

É possível alterar somente o status do contrato, escolhendo a opção desejada e clicando em ALTERAR STATUS:

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Permitir segregação do desconto financeiro em tipos de desconto

Caso o parâmetro permitir segregação do desconto financeiro em tipos de desconto esteja habilitado, será possível incluir o desconto financeiro do contrato de forma segregada:


1) Para isso devemos clicar em INCLUIR SEGREGAÇÃO:


Os tipos listados são previamente cadastrados no módulo de Tipos de Descontos Financeiros no Contrato de Fornecimento.

2) Agora devemos preencher qual o percentual de desconto para cada tipo e depois em SALVAR:


Lembrando que o desconto financeiro não pode ser maior que 50%

3) Depois de salvo os percentuais, é possível visualizar a segregação na consulta do contrato:


4) Para alterar os percentuais devemos clicar em ALTERAR SEGREGAÇÃO, e depois clicar em SALVAR novamente:


5) Após o cadastro realizado, as notas fiscais de entrada que possuírem pedidos vinculados a contratos com segregação, terão em suas duplicatas o desconto segregado conforme cadastro:


Gerar desconto financeiro na forma de duplicata de cobrança no recebimento de mercadorias

Quando esta opção for selecionada, o valor correspondente ao desconto financeiro será gerado na forma de uma duplicata de cobrança e não como um desconto financeiro na duplicata de pagamento.


As notas fiscais de entrada que possuírem pedidos vinculados a contratos com esse parâmetro habilitado, terão duplicatas de cobrança geradas com o valor correspondente ao desconto financeiro:


No caso acima, a duplicata de R$ 598,50 representa o desconto financeiro do contrato de fornecimento. Essa duplicata está como abatimento da duplicata de pagamento gerada:


Para quitação da duplicata de pagamento, será necessário preencher a conta contábil do mapa DESCONTO FINANCEIRO ACORDADO EM CONTRATO DE FORNECIMENTO:

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