Caminhos da Funcionalidade no Sistema:

Compras > Configurações > Parâmetros do módulo de Compras

Permissões de Usuário: 

1345 – Parâmetros do módulo Compras – Consultar

3275 – Parâmetros do módulo Compras – Alterar

(Clique no botão de para abrir as abas + )

Parâmetros


Cadastro de Fornecedores

  • Submeter à aprovação o cadastro de um novo fornecedor

Habilitando esta opção, quando um novo fornecedor for cadastrado será necessário que o cadastro seja aprovado

  • Não permitir que o mesmo fornecedor seja incluído em mais de uma categoria de fornecedores

Habilitando este parâmetro não será possível incluir um fornecedor em mais de uma categoria em “Compras / Categorias de fornecedores”.

Cadastro de produtos

  • Tornar o código de referência do produto do fornecedor obrigatório no cadastro

Habilitando esta opção, não será possível cadastrar ou editar um produto sem informar o código de referência do fornecedor na aba de compras do cadastro


Tornar o código de referência do produto do fornecedor obrigatório no preenchimento da cotação de faltas

Habilitando esta opção será obrigatório informar um código de referência no módulo de cotação de faltas. Esse parâmetro se aplica a edição da lista de faltas, edição da cotação pelo módulo do representante e importação de preços para cotação de faltas.


  • Subgrupo padrão para produtos de consumo interno

Este subgrupo será o padrão para produtos de consumo que forem cadastrados automaticamente pelo sistema pelo recebimento de mercadoria


  • Permitir cadastros de produtos com descrições idênticas

Habilitando esta opção, será possível cadastrar e salvar cadastros de produtos que possuam descrições idênticas


  • Tamanho máximo do campo descrição de cupom

Este parâmetro definirá a quantidade limite de caracteres que poderão ser inseridos no campo Descrição de Cupom do produto, com limite máximo de 100 caracteres. Caso não seja informado um limite, o valor padrão será de 20 caracteres.

Observação: Se o valor informado for maior que o suportado pela frente de caixa utilizada, a descrição será truncada de acordo com o layout do arquivo.


Central de relatórios de produto

  • Visualização padrão da aba venda semanal por CD

Esse parâmetro serve para configurar como será a visualização da aba de venda semanal:

  • Se o parâmetro estiver como “Da própria loja” a seleção padrão será o CD e as informações carregadas serão referentes ao CD.
  • Se o parâmetro estiver como “De todas as lojas em linha do CD” a seleção padrão será “Todas” e as informações carregadas serão referentes a soma de todas as lojas na linha de compra do CD.

Pedido de compra

  • Período de estatística de vendas para os pedidos de compra

Quantidade de dias que será considerado como período na estatística de venda para o pedido de compra. Caso o parâmetro esteja com valor zero, será considerado 42 dias para estatística de venda


  • Tipo do prazo de entrega do pedido de compra

Dias de entrega: Utiliza dias do parâmetro (que fica visível quando a opção é selecionada) para a data final das entregas do pedido de compra.
Contrato de Fornecimento: Utiliza os dias prazo de entrega do pedido mais intervalo de visita para a data final das entregas do pedido de compra.


  • Referência de custo

Esta opção define a referência de custo padrão ao criar um novo pedido


  • Validar cobertura dos itens no fechamento do pedido de compra

Habilitando esta opção, o sistema validará a cobertura na data da entrega em relação à cobertura máxima (campo pedido máximo do cadastro do produto) dos itens do pedido.
Se a cobertura na data da entrega for maior que a cobertura máxima, o fechamento do pedido é bloqueado.
Se o usuário possuir a permissão @1829 – Fechar pedidos com itens acima da cobertura máxima, este parâmetro será ignorado


  • Bloquear fechamento de pedido de compra quando houver produto sem preço de venda na data atual

Habilitando esta opção, o sistema bloqueia o fechamento do pedido de compra quando nele houver um produto sem preço de venda atual, mesmo que haja preço para vigorar em data posterior


  • Permitir baixa de custo pelo cálculo de acordos do pedido de compra

Habilitando esta opção, na criação de um pedido um novo tipo (Pedido de compra com baixa de custo em acordos) será ativado

  • Definir por padrão que a sugestão de compra seja usada automaticamente nas quantidades dos produtos(Opções Sim/Não sendo Sim a default)

Habilitando este parâmetro, na criação do pedido de compra a opção “Usar sugestão de compra” será selecionada como Sim por padrão. Caso este parâmetro seja desabilitado, na criação do pedido de compra a opção “Usar sugestão de compra” será selecionada como Não por padrão.


  • Trazer os valores de acordos na nova negociação ou pedido

Habilitando esta opção, quando a negociação do pedido atual possuir valores de acordos (bonificação, verba ou sell-in), estes valores serão copiados para a nova negociação na criação de um novo pedido. Caso esteja desabilitado, nenhum dos três valores de acordos será copiado para a nova negociação ou pedido ficando com valor zero em todos eles.


  • Preço de venda utilizado no pedido de compra

Esta opção define qual será o preço de venda exibido na coluna preço nos pedidos de compra

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Quando selecionada a opção Futuro, ao deixar o mouse sobre o preço será exibida a data a vigorar do mesmo

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  • Enviar o pedido de compra via EDI Comercial automaticamente no ato do seu fechamento

Por enquanto, disponível apenas para as vans Neogrid e GXS OpenText


  • Trabalhar com status de aprovação do pedido

Ao habilitar este parâmetro, o pedido de compra ficará com status Em Aprovação ao ser fechado. Somente o usuário com permissão poderá alterar este status.

Enquanto o pedido estiver em aprovação não será possível:

  • Editar
  • Imprimir
  • Enviar por Email/EDI
  • Utiliza-lo para o recebimento de mercadorias
Ao desabilitar este parâmetro os pedidos em aprovação retornam para o status ABERTO.

  • Trabalhar com preço especial a partir de quantidade definida na negociação de compra do item

Ao habilitar este parâmetro, será disponibilizada a alteração do preço especial a partir de quantidades definidas como critério para aplicação deste preço de venda diferenciado.


  • Observação padrão na impressão do pedido

 O que for digitado neste campo aparecerá na impressão de pedido


  • Forma de cálculo da quantidade sugerida de bonificação em pedido conjugado

Cálculo que priorize o atendimento do custo com o acordo em bonificação: 

Calcula uma quantidade sugerida de bonificação que atenda o custo esperado com o acordo de bonificação, isto é, o valor negociado no pedido de compra subtraindo a porcentagem de acordo em bonificação.
Exemplo: Compra de 1.000 caixas, onde cada caixa custa R$240,00 com 10% acordado em bonificação, sugestão é baseada:
Fórmula: quantidade / (1 – (acordo_bonificado_valor / (valor_bruto – desconto_total + ipi_valor + icm_fonte_valor + frete_valor + fcp_st + despesa_nao_tributada + despesa_tributada)))- quantidade, então teremos, 1000/(1-(24/(100-0+20+20+20+20+40+20)))-1000 = 111 caixas.

Cálculo que priorize a quantidade bonificada: 

Calcula uma quantidade sugerida de bonificação utilizando diretamente a porcentagem de acordo de bonificação sobre a quantidade negociada no pedido de compra.
Exemplo: de 1.000 caixas, onde cada caixa custa R$240,00 com 10% acordado em bonificação, sugestão é baseada:
Fórmula:quantidade * ((acordo_bonificado_valor / (valor_bruto – desconto_total + ipi_valor + icm_fonte_valor + frete_valor + fcp_st + despesa_nao_tributada + despesa_tributada))), então teremos, 1000*((24/(100-0+20+20+20+20+40+20))) = 100 caixas.


  • Demonstrar os totais de pesos bruto e líquido no preview de totalização do pedido de compra e nas impressões simplificada e completa

Habilitando esta opção, serão demonstrados os totais dos pesos bruto e líquido no preview de totalização do pedido de compra e também nas impressões simplificada e completa do pedido. Estes totais serão demonstrados por pedido, entrega e loja.

Preview de Totalização do pedido

Impressão simplificada do pedido

Impressão completa do pedido


  • Incluir os dados de faturamento das lojas na impressão do pedido de compra

Ativando este parâmetro, ao imprimir ou enviar o pedido de compra por e-mail, tanto no layout simplificado como no completo, serão acrescentados os dados de faturamento de todas as lojas do pedido.


  • Impedir a criação do pedido de compra com distribuição CD se o contrato de fornecimento não tiver habilitado “Distribuição CD – Cross Docking”

Habilitando esta opção, não será possível criar um pedido de compra com distribuição CD (programada ou não) se no contrato do fornecimento vinculado à negociação de compra selecionada não estiver habilitada a opção “Distribuição CD – Cross Docking”.


  • Demonstrar o relatório sintético da conta do fornecedor no momento da criação do pedido de compra

Habilitando esta opção no momento de criação de pedido após a tela de emissão de pedido ou de pendências (se flag ativa) irá ser demonstrado ao usuário o relatório da conta sintética do fornecedor.


  • Definir por padrão que a opção de vincular o pedido bonificado conjugado ao respectivo pedido de compra venha já selecionada

Habilitando este parâmetro, no fechamento de um pedido bonificado que está conjugado a um pedido de compra, a opção “Vincular ao pedido de compra conjugado” já virá selecionada por padrão. Caso o usuário não tenha a permissão “Editar vínculo de pedidos bonificados com pedidos de compra” então a opção “Vincular.ao pedido de compra conjugado” virá selecionada sem a opção de alterar a seleção.


  • Uso da margem padrão no cálculo de preços sugeridos na negociação do item

Esta opção define qual será o tipo de margem adotada nos cálculos de margem e sugestão de preços da negociação de compra. Possui como opção padrão Usar como Margem Líquida e permite alterar para Usar como Margem Bruta.

Os campos da tela de negociação que possuem o comportamento ajustado conforme essa configuração são:

  • Margem Atual
  • Margem Atual com Acordos
  • Margem informada
  • Preço sugerido
  • PMZ
  • Preço sugerido c/ acordo
  • Nova margem (%)
  • Margem c/ acordos (%) 
  • Margem informada (%)

Os cálculos são demonstrados no title informativo apresentado ao posicionar o mouse sobre o título dos respectivos campos diretamente na tela da negociação.


  • Funcionamento da cota de compras

Este parâmetro define qual será o funcionamento da cota de compras, isto é, se será por setor de compra, por comprador vinculado ao setor de compra, ou se será por comprador relacionado ao criador do pedido.
Caso seja selecionado que o funcionamento será por setor de compra, as cotas serão definidas e consumidas de acordo com a definição do setor do item pedido (setor definido na categoria de subgrupo a qual o item pertence).
Caso seja selecionado que o funcionamento será por comprador (vinculado ao setor de compra), as cotas serão definidas por comprador, e serão consumidas de acordo com o comprador definido para o setor do item pedido (setor definido na categoria de subgrupo a qual o item pertence).
Caso seja selecionado o funcionamento por comprador (criador do pedido), as cotas serão definidas por pessoa do tipo comprador sendo que o consumo da cota será por criador do pedido de forma que, se o criador for um comprador, consumirá de sua própria cota, e se o criador for um assistente, consumirá da cota referente o comprador ao qual ele representa.
Caso seja selecionado o funcionamento por fornecedor divisão, as cotas serão definidas e consumidas de acordo com o fornecedor divisão do pedido. Nesta opção é possível configurar as cotas a nível de categorias.

As opções disponíveis para funcionamento das cotas são:

  • Por setor de compra
  • Por comprador (criador do pedido)
  • Por comprador (vinculado ao setor de compra)
  • Por fornecedor divisão
  • Por fornecedor divisão e departamento
  • Por fornecedor divisão e seção
  • Por fornecedor divisão e grupo
  • Por fornecedor divisão e subgrupo

  • Considerar pedidos bonificados no consumo da cota

Caso desabilitado, ao fechar um pedido bonificado o ERP não irá consumir a cota do setor de compra ou comprador.

Os tipos de pedidos que são considerados como bonificações são:

  • Pedido bonificado
  • Pedido bonificado altera custo
  • Pedido bonificado de linha indefinida
  • Pedido bonificado de linha indefinida altera custo

  • Retirar o consumo da cota na exclusão das pendências

Caso seja definido para retirar o consumo de cota na exclusão de pendências, o valor correspondente aos itens pedidos cujas pendências foram excluídas, serão retirados do consumo da cota, e jamais irão consumir a cota de compras novamente, mesmo que o pedido seja reaberto e fechado novamente posteriormente.


  • Consumir cota no mês correspondente à

Se for selecionada a opção Data de emissão do pedido (opção padrão), o sistema permanecerá com o funcionamento atual de consumo com base na data de emissão.

Se for selecionada a opção Data de entrega prevista do pedido o sistema vai usar a data prevista de entrega como base para utilização da cota de compras.


  • Demonstrar marca do produto juntamente com sua descrição

Habilitando este parâmetro, a marca do produto será acrescentada à descrição do produto na tela principal do pedido.

Exemplo:


  • Usar o estoque de segurança e ponto extra como base para calcular a sugestão de compra se o produto não tiver venda média

Ao habilitar este parâmetro, no cálculo de sugestão de compra do pedido, caso o produto não tenha venda média no período de estatística informado na criação do pedido, o sistema usará o estoque de segurança e o ponto extra informados no cadastro de produto como base para calcular a sugestão. Durante a criação de um pedido de compra do tipo Mix CDs e Lojas, serão apresentados os valores de Estoque de Segurança e Ponto Extra no cadastro de produto, referente ao momento da criação do pedido.


  • Definir o fornecedor por entrega para impressão do pedido no formato loja a loja

Ao habilitar este parâmetro, no fechamento do pedido de compra, haverá um campo para definição do fornecedor da entrega onde será possível definir, por loja, e entrega, qual será o CNPJ que vai entregar a mercadoria. Estará disponível para seleção qualquer cadastro de pessoa do tipo Fornecedor. Esta informação vai ser usada exclusivamente na impressão do pedido no formato loja a loja.


  • Dias além da emissão do pedido para considerar o mesmo como um pedido não entregue

A quantidade de dias além da emissão do pedido informada neste parâmetro tem como objetivo definir por quanto tempo um pedido será considerado não entregue apesar de não vigente. Esta informação será usada em alguns relatórios que demonstram pedidos pendentes. Dias além da emissão do pedido de compra: O padrão será 365 dias mas o cliente poderá alterar para qualquer valor igual ou menor que 365.


  • Demonstrar pedidos não entregues fora da vigência por padrão em relatórios

Habilitando este parâmetro, quando no relatório tiver a opção “Considerar pedidos não vigentes”, ela será selecionada por padrão. Além disso, na central de relatórios do produto, será demonstrada a nova coluna de pedidos não entregues. Será considerado pedidos não entregues aqueles que estão totalmente pendentes de entrega, ou que estão parcialmente pendentes (desde que o contrato de fornecimento esteja configurado para receber saldo) mesmo que eles não estejam vigentes, e de acordo com a quantidade de dias além da emissão do pedido que estiver definido no parâmetro “Dias além da emissão do pedido para considerar o mesmo como um pedido não entregue”.


  • Possibilitar que seja informada a data de faturamento em pedidos de compra e cálculo de vencimentos

Habilitando este parâmetro, no fechamento do pedido, se ele foi criado enquanto este parâmetro estava habilitado (exceto bonificação e consignação), será possível informar a data de faturamento para cada loja de cada entrega. O preenchimento será obrigatório quando a referência do prazo de pagamento for a data de faturamento do fornecedor, exceto para o usuário que tiver a permissão “Fechar pedido sem informar data de faturamento”. Também haverá o cálculo de vencimento com base na data de faturamento informada ou na data de entrega prevista, de acordo com a referência do prazo de pagamento da condição de pagamento. Observação: A data de faturamento informada no pedido, caso a referência de prazo de pagamento for a data de faturamento, será confrontada com a data de faturamento do fornecedor no momento do recebimento da nota, impedindo o avanço da mesma enquanto não bater a data de faturamento informada no pedido com a data de emissão da nota.


  • Considerar pedidos não entregues além da vigência na manutenção de pendências e no cálculo da sugestão de compra

Habilitando este parâmetro, serão considerados os pedidos não entregues além da vigência na demonstração de pedidos pendentes na manutenção de pendências e no cálculo da sugestão de compra, desde que não tenha sido ultrapassada a data de vigência final do pedido. Será considerado pedidos não entregues aqueles que estão totalmente pendentes de entrega, ou que estão parcialmente pendentes (desde que o contrato de fornecimento esteja configurado para receber saldo) mesmo que eles não estejam vigentes, e de acordo com a quantidade de dias além da emissão do pedido que estiver definido no parâmetro “Dias além da emissão do pedido para considerar o mesmo como um pedido não entregue”.


  • Usar o estoque mínimo em dias para o produto quando for usada a opção de sugerir para X dias

    Habilitando esse parâmetro, o sistema irá acrescentar à X dias o estoque mínimo do produto em dias. Frisando que este total poderá ser limitado ao pedido máximo do produto se esta opção for selecionada.

  • Considerar que o estoque do CD atende também a necessidade das lojas atendidas em distribuição MIX

    Habilitando esse parâmetro, no cálculo de sugestão de compra do CD de um pedido de compra com distribuição do tipo MIX (CDs de Lojas), o sistema vai considerar que o estoque do CD que tem venda média, ou que não tem venda média mas tem cálculo, usando estoque de segurança e ponto extra, poderá atender também a necessidade das lojas atendidas e não apenas do CD.

  • Considerar pendências excluídas nas Consultas de Pedidos Pendentes

    Habilitando esse parâmetro é possível visualizar as pendências que foram excluídas de um pedido de compra através dos relatórios de Consulta Sintética de Pedidos Pendentes e Consulta de Acompanhamento Analítica de Pedidos Pendentes.

  • Modalidade de geração de cotação de faltas pelo Relatório de Cobertura de Estoque

    Este parâmetro define como será gerada a cotação de faltas a partir do botão com este propósito no Relatório de Cobertura de Estoque. Se deve gerar a cotação pronta, ou gerar as listas de faltas separadas, por loja, para posterior agrupamento em uma só cotação no módulo de Cotação de Faltas.

  • Possibilitar a informação de Transportadora na finalização de um pedido de compra

    Ao habilitar este parâmetro, ao finalizar o pedido será possível informar a transportadora à cada loja e entrega. Esta informação será usada em algumas consultas do módulo de Compras.

  • Não incluir no pedido de compra com distribuição DSD itens que estão sendo atendidos por CD na linha de compra CD

    Habilitando este parâmetro, ao criar um pedido de compra DSD (direto nas lojas), sendo que o item está presente na linha de compra CD deste mesmo fornecedor, sendo portanto atendido por um CD, este item não será incluído no pedido, pois ele só poderá ser comprado para o CD que será o fornecedor exclusivo da loja. É uma exceção a esta regra o próprio CD da linha de compra CD.

  • Gerar nova solicitação da quantidade não comprada da separação de entreposto com distribuição programada

Habilitando este parâmetro, quando uma solicitação de compra for enviada para separação de entreposto, com compra em um CD com distribuição programada para as lojas da solicitação, e a quantidade comprada for inferior à quantidade total de solicitação enviada para esta separação, então será criada uma nova solicitação com as quantidades que faltaram. Esta nova solicitação será criada já finalizada para uma nova separação de entreposto para que seja realizada a compra da falta da mercadoria.


  • Usar os tributos recuperáveis de regras fiscais para apurar os ganhadores da cotação de faltas pelo valor líquido

Habilitando este parâmetro, as cotações de faltas serão geradas uma por UF, ramo de atividade, regime tributário e indicador de atividade, de acordo com as lojas envolvidas. Além disso, na apuração dos ganhadores da cotação de falta, serão considerados os valores líquidos dos fornecedores, isto é, o valor informado por eles subtraindo os tributos recuperáveis de ICMS, PIS, COFINS e FCP segregado da regra fiscal de entrada relacionada ao fornecedor.


  • Definir destinação do Crédito para Pagamento de Saldo do Pedido Bonificado

Ao habilitar este parâmetro, no fechamento do Pedido Bonificado, selecionando a opção de Pagamento de Saldo, será possível definir se o crédito será utilizado Abatimento na Conta Comercial ou no Financeiro.

Utilizando o crédito na conta comercial, poderá selecionar o tipo de lançamento e o número de acordo ou número de acordo produto (informando um número de acordo, no lançamento de crédito da entrada da Nota Fiscal, será apresentado o número do acordo);

Utilizando o crédito no financeiro, o tipo de lançamento é fixo “Bonificação” e poderá ser alterado para “Abatido” no vinculo com o contas a receber (dependendo do parâmetro “Ao incluir a bonificação como abatimento, alterar o status do lançamento para “Abatido”.)


  • Fechar Automaticamente Pedido gerado pela Separação de Entreposto.

Ao habilitar este parâmetro, o pedido gerado pela separação de entreposto será criado automaticamente com o status Fechado, porém, existem algumas regras do Bluesoft ERP que irão manter o pedido criado em aberto, algumas delas são:

1- Se o parâmetro estiver habilitado e o usuário possuir a permissão 144 – Pedido Alterar, mas ao finalizar a Solicitação de Compra de Entreposto, se o pedido criado estiver com pendências, será criado com o status “em aberto”. Algumas dessas pendências que serão consideradas são:

  • Pedido com Regra Fiscal, onde contém produtos com quantidade sem regra fiscal.
  • Pedido sem quantidade nos itens.
  • Pedido com ao menos um produto com quantidade maior que zero mas custo zero.

2- Se o parâmetro estiver habilitado e o usuário possuir a permissão 144 – Pedido Alterar, mas não possuir a permissão 3548 – Fechar pedido abaixo do faturamento mínimo por loja, se o pedido criado estiver abaixo do faturamento definido no Contrato de Fornecimento, o pedido de compra ficará com o status “em aberto”.

3- Se o parâmetro estiver habilitado e o usuário possuir a permissão 144 – Pedido Alterar, mas não possuir a permissão 3544 – Fechar pedido sem informar data de faturamento, e o Bluesoft ERP estiver com o parâmetro “Possibilitar que seja informada a data de faturamento em pedidos de compra e cálculo de vencimentos” habilitado e o pedido de compra criado utilizar como referência do prazo de pagamento a data de faturamento do fornecedor no contrato de fornecimento, ou em condições especiais de pagamento, o pedido de compra ficará com o status “em aberto”.

4- Se o parâmetro estiver habilitado e o usuário possuir a permissão 144 – Pedido Alterar, mas não possuir a permissão 1829 – Fechar Pedidos com Itens acima da Cobertura Máxima, e o Bluesoft ERP estiver com o parâmetro “Validar cobertura dos itens no fechamento do pedido de compra” habilitado, se no pedido criado a cobertura na data da entrega for maior que a cobertura máxima, o fechamento do pedido é bloqueado, o pedido de compra ficará com o status “em aberto”.

5- Se o parâmetro estiver habilitado e o usuário não possuir a permissão 144 – Pedido Alterar, o pedido criado ficará seu status “em aberto” ao finalizar a Solicitação de Compra de Entreposto.


Recebimento de carga

  • Exibir coluna código de barra do produto unitário no recebimento de carga

Quando este parâmetro estiver habilitado, na tela de Recebimento de Carga, além do código da caixa, será exibido também o da unidade do produto


  • Quantidade de dias retroativos na data de emissão para criação de nova carga de recebimento

Através deste parâmetro o usuário definirá qual a quantidade de dias retroativos a data de emissão da nota fiscal devem ser considerados para criação de uma nova carga.

Exemplo:

Imagine que a data atual é 08/08/2016 e no recebimento de mercadorias existe uma nota fiscal com data de emissão 01/08/2016.

Caso o parâmetro esteja para considerar 7 dias retroativos a mesma será listada para criação de uma nova carga, pois o sistema listará qualquer nota fiscal nas seguintes condições:

Esteja com data de recebimento 08/08/2016 e a data de emissão seja maior ou igual a 01/08/2016 (data atual – quantidade de dias do parâmetro). 

Observação: O limite máximo de dias retroativo a data de emissão é de 60 dias.


  • Número Máximo de dias retroativos para consultar recebimento de carga em aberta

Através deste parâmetro o usuário definirá qual a quantidade de dias retroativos que pode ser listado as carga em relação a data atual.

Exemplo:

Imagine que a data atual é 27/08/2018 e no recebimento de carga existe uma carga a ser recebida com data 25/08/2018.

Caso o parâmetro esteja para considerar 13 dias retroativos a mesma será listada, pois o sistema listará qualquer carga nas seguintes condições:

Esteja com data de recebimento 27/08/2018 e a data da carga seja maior ou igual a 14/08/2018 (data atual – quantidade de dias do parâmetro).

Se o parâmetro estiver informado 0 é permitido realizar a consulta de um período de 31 dias.

Observação: O limite máximo de dias retroativo a data de emissão é de 31 dias.


  • Quantidade de dias retroativos na data de recebimento para criação de nova carga de recebimento

Através deste parâmetro o usuário definirá qual a quantidade de dias retroativos a data de recebimento da nota fiscal devem ser considerados para criação de uma nova carga.

Exemplo:

Imagine que a data atual é 27/08/2022 e no recebimento de carga existe uma carga a ser recebida com data 25/08/2022.

Caso o parâmetro esteja para considerar 13 dias retroativos a mesma será listada, pois o sistema listará qualquer carga nas seguintes condições:

Esteja com data de recebimento 27/08/2022 e a data da carga seja maior ou igual a 14/08/2022(data atual – quantidade de dias do parâmetro).

Observação: O limite máximo de dias retroativo a data de emissão é de 45 dias.


  • Permitir o uso de GTIN unitário no recebimento de carga logística/CD

Informações da rede

Permite que o usuário altere o nome do grupo, nome fantasia e nome razão da rede. Essa informações são utilizadas por exemplo na impressão dos Acordos Comerciais:

impressaoAcordo

Contrato de Fornecimento

Definição de status padrão para criação de novos contratos de fornecimento
Neste parâmetro será possível configurar qual será o status do contrato de fornecimento quando o mesmo for criado. Frisando que contratos criados a partir de um já existente não observará este parâmetro e será criado com o mesmo status do contrato que foi usado como base. Somente na criação contratos novos, isto é, sem se basear em um existente, é que este parâmetro será considerado pelo ERP.


Selecionar por padrão todas as cláusulas na criação de contratos novos
Habilitando este parâmetro, ao criar um novo contrato de fornecimento, por padrão todas as cláusulas disponíveis virão selecionadas. Contratos criados a partir de outro já existente continuarão trazendo as cláusulas daquele na qual se baseou. Somente para contratos de fato novos é que valerá a habilitação deste parâmetro


Permitir segregação do desconto financeiro em tipos de desconto

Habilitando esta opção:

  • Será possível segregar o desconto financeiro do contrato de fornecimento em tipos de descontos previamente cadastrados sendo que só será possível incluir a segregação do desconto financeiro se o contrato não tiver um pedido de compra vinculado ele. Uma vez cadastrada a segregação do desconto financeiro no contrato, e for criado um pedido de compra usado este contrato, não será possível alterar a segregação e nem mesmo o próprio desconto financeiro do contrato e o usuário terá que criar um novo contrato baseado no contrato atual.
  • As notas de recebimento lançadas usando contrato com desconto financeiro segregado gerarão duplicatas de pagamento que ficarão vinculadas ao contrato com descontos segregados. Em caso de devolução de compra gerado a partir de um contrato com desconto segregado, a duplicata de cobrança também estará vinculada ao contrato de descontos segregados.
  • As duplicatas de pagamento ou cobrança geradas com descontos financeiros segregados poderão ser agrupadas com duplicatas que tenham o mesmo contrato de fornecimento vinculado ou não. Entretanto, a duplicata gerada pelo agrupamento só terá segregação do desconto financeiro se todas as duplicatas agrupadas forem do mesmo contrato de fornecimento.

    Disposição de assinaturas na impressão do contrato fornecimento
  • Nesse parâmetro será possível definir se as assinaturas do contrato ficarão dispostas na primeira página (opção padrão) ou na última.
    Frisando que esta configuração é apenas para o layout de impressão da opção “Imprimir contrato”.

Acordos de Produto e Comerciais

Impedir que sejam gerados acordos de produto com data de início inferior à data de hoje

Habilitando este parâmetro, ao criar um novo acordo de produto, não será possível informar em seu período uma data de início anterior à data de hoje.

Somente acordos com data de início igual a hoje ou superior poderão ser criados.

E, da mesma forma, ao editar um acordo de produto, não será possível alterar a data de início do acordo para uma data menor que hoje.


Realizar apuração de acordos de produto (SELL-IN/SELL-OUT) para geração de duplicatas de cobrança

Habilitando este parâmetro, ao fim do acordo de produto comum (não vinculado a pedido de compra), serão geradas duplicatas de cobrança no valor correspondente a todos os lançamentos registrados na conta comercial do fornecedor que estejam vinculados ao acordo de produto finalizado.

Será gerada uma duplicata com competência e contabilização de acordo com a data do fim do acordo finalizado. As duplicatas geradas serão uma para cada setor de compra representado nos lançamentos registrados.

Frisando que, lançamentos atrasados, que por acaso ocorram depois da emissão da duplicata de cobrança, como por exemplo baixa de venda atrasada ou recebimento de mercadoria com data retroativa, serão salvos normalmente na conta comercial do fornecedor, mas o serviço de gerar duplicata de cobrança não se repetirá pois, uma vez apurado, o acordo não será mais apurado novamente (exceto que a apuração seja estornada pelo cancelamento da duplicata).

Caso seja do interesse gerar duplicatas de cobrança referente estes lançamentos atrasados, elas deverão ser geradas manualmente com a opção de Transferência da conta comercial do fornecedor ou nosso cliente poderá estornar a apuração do acordo, cancelando a duplicata, pois assim o acordo será apurado novamente no dia seguinte e estes lançados serão apurados.

No caso de recebimento de pedido de compra com vínculo com acordos de produto SELL-IN, a duplicata será gerada automaticamente, logo após o recebimento da mercadoria.


Além de habilitar o parâmetro, devemos informar qual será a data de vencimento da duplicata, além do modelo de acordo comercial.


Considerar na apuração de sell-out os estornos referentes às devoluções de clientes que foram realizadas no período de vigência do acordo

Habilitando este parâmetro, ao fim do acordo sell-out, será considerado na apuração dos acordos os seguintes movimentos:

  • Estorno de movimentação da conta do fornecedor ao fazer uma devolução de cupom de venda PDV [Estorno de sell-out (devolução de cupom)]
  • Cancelamento de estorno da movimentação da conta de conta do fornecedor ao fazer um cancelamento de devolução de cupom de venda PDV [(Cancelamento de estorno de sell-out (cancelamento da devolução de cupom)]

Observação: O serviço que fará a apuração automática dos lançamentos gerados rodará todos os dias às 06AM.


Tornar obrigatória a seleção de um modelo de acordo na criação ou edição de acordos de produto

Habilitando este parâmetro, ao criar um novo acordo de produto, ou editar um já existente, será obrigatório que o campo Modelo de Acordo seja selecionado. Os modelos de acordos de produto podem ser criados no Cadastro de Modelos de Acordos de Produto, e será possível vincular cláusulas ao mesmo.


Gerar acordo comercial juntamente com o acordo de produto SELL-IN vinculado ao pedido de compra

Habilitando este parâmetro, ao fechar um pedido de compra que tiver um acordo de produto SELL-IN vinculado, também será gerado um acordo comercial por matriz, ou um acordo por loja sem matriz, no valor total de SELL-IN com base nas quantidades pedidas. Desta forma, será gerada dívida acordada com fornecedor, referente SELL-IN, antes mesmo do recebimento da mercadoria, garantindo assim o valor total do SELL-IN como dívida do fornecedor, mesmo que a mercadoria não seja entregue ou seja entregue em quantidade diferente da pedida. Caso, a nível de matriz ou loja sem matriz, a quantidade pedida for alterada para uma menor que antes, o acordo comercial gerado não será alterado pois será considerado como já assinado pelo fornecedor. No entanto, caso, a nível de matriz ou loja sem matriz, a quantidade pedida for alterada para uma maior que antes, caso resulte em valor de SELL-IN maior que o acordado, será gerado um novo acordo comercial referente a diferença. Enquanto o pedido tiver ao menos um acordo deste tipo gerado e ativo, não será possível alterar o valor de SELL-IN dos itens do pedido. Somente se os acordos forem estornados é que será possível alterar os valores de acordo SELL-IN. Além disso, quando a mercadoria entrar, não serão mais gerados movimentos de SELL-IN na conta comercial do fornecedor.

Observação: Caso o parâmetro seja habilitado e, depois, desabilitado, os pedidos que tiverem acordos SELL-IN que foram gerados enquanto o parâmetro estava habilitado continuarão com o comportamento descrito acima, mesmo o parâmetro estando desabilitado.


Gerar acordo para baixa de custo na conta comercial do fornecedor

Habilitando este parâmetro, ao invés de gerar uma duplicata de cobrança, a criação de um acordo para baixa de custo e o acordo para baixa de custo com rateio nas filiais vão gerar a dívida na conta comercial do fornecedor e não mais em duplicata.
Somente será possível habilitar este parâmetro se, no módulo Contábil, estiver configurado para estes acordos não baixarem o custo contábil dos produtos.
Além disso, se este parâmetro for habilitado, não terá a opção de gerar o acordo para aprovação, isto é, ele já será gerado com status Ativo, e os custos dos itens serão baixados imediatamente com a criação do acordo.


Não exibir créditos financeiros no relatório sintético da conta do fornecedor
Habilitando este parâmetro, não serão demonstrados os créditos financeiros do fornecedor no relatório sintético da conta do fornecedor.


No recebimento da mercadoria bonificada, utilizar o tipo de lançamento vinculado ao acordo do pedido bonificado para lançar crédito na conta comercial do fornecedor

Habilitando esse parâmetro no recebimento de uma nota fiscal vinculada a um pedido bonificado, o movimento de crédito na conta do fornecedor utilizará o mesmo tipo de lançamento selecionado ao fechar o pedido de compra.

Vale lembrar que esse comportamento só valerá para os pedidos criados após a ativação do parâmetro.

Quando habilitado, além do tipo de lançamento, o ERP também preencherá o campo N. Acordo dos movimentos gerados ao receber a nota fiscal com o mesmo número do movimento de débito.


  • Ao incluir a bonificação como abatimento, alterar o status do lançamento para “Abatido”.

Habilitando este parâmetro, o lançamento de bonificação da conta comercial do fornecedor será alterado para “Abatido” ao salvar o vínculo no contas a receber (mesmo que a duplicata ainda não esteja quitada). Com o parâmetro desabilitado, a alteração de status acontece no momento da quitação da duplicata.


  • Permitir gerar acordo comercial de forma agrupada

Neste parâmetro será possível definir como será o comportamento na criação de um acordo em “Compras / Conta Comercial do Fornecedor / Acordo Comercial”, se será possível gerar de forma agrupada. Caso um acordo comercial seja gerado de forma agrupada selecionando mais de uma loja para o lançamento, os acordos gerados para as lojas terão o mesmo número de acordo, e será possível imprimir o acordo de forma agrupada.


  • Tornar obrigatória a seleção de um Negociador na criação ou edição de acordos.

Quando habilitado, na criação ou edição dos acordos comerciais, produtos e financeiros, será obrigatório selecionar um Negociador, de modo, que se não for selecionado, não será possível salvar o acordo.


Negociação

  • Calcular Preço sugerido c/acordo da negociação usando: Define se o cálculo do preço sugerido com acordos será calculado usando o custo com acordos informado ou os valores de acordos definido em Cálculo de acordos
  • Atualizar automaticamente a tabela de Negociação de Compra de Referência: Habilitando este parâmetro, ao criar um novo pedido, as alterações serão salvas automaticamente na negociação de referência. Desta forma, na negociação item teremos apenas a opção “Salvar e Copiar para a Negociação de Referência”
  • Aplicar Regra de Priorização de Margem para Precificação através da Negociação de Compra: Quando habilitado, será apresentada no campo “Margem padrão” o percentual de Margem, conforme hierarquia: Se a Precificação é Por Loja: 1) Margem Loja, 2) Margem Região de Preço, 3) Margem Subgrupo Produto Se a Precificação é Por Região: 1) Margem Região Produto, 2) Margem Região, 3) Margem Subgrupo Produto.
  • Base de cálculo do campo Outros Custos Adicionais: Este parâmetro define qual será a base de cálculo de Outros Custos Adicionais, isto é, se será Custo Bruto ou Custo Contábil.
    Caso seja selecionado Custo Bruto, a base de cálculo do custo adicional será (Custo Bruto – Desconto Total). Esta opção irá influenciar no custo negociado e o valor calculado com estas porcentagens será somado ao custo contábil unitário, compondo os preços sugeridos e margem de lucro apenas da negociação de compra.
    Caso seja selecionado Custo Contábil, a base de cálculo do custo adicional será (Custo Bruto Unitário – Total de descontos – PIS – COFINS – ICMS Tributado Entrada – FCP Tributado Entrada + IPI + Despesa não tributada + Despesa tributada + Frete + Frete Adicional + ICMS ST + FCP-ST). Esta opção irá influenciar no custo negociado e o valor calculado com estas porcentagens será somado ao custo contábil unitário, compondo os preços sugeridos e margem de lucro da negociação de compra e precificação de produtos.

Linha de Compra

  • Retirar de linha produtos sem movimentação e sem estoque (menor ou igual a zero) a mais de X dias

Ao habilitar este parâmetro, nosso cliente precisará informar uma quantidade de dias sem movimentação. A partir do dia seguinte à habilitação deste parâmetro, o sistema vai buscar, loja a loja, os produtos sem movimentação alguma a mais de de X dias e que estejam com estoque zero ou negativo, e realizará as seguintes alterações:

– Retirar o produto de linha na loja (sortimento, linha de compra e linha de compra CD).

– Inativar o produto caso ele não esteja em linha em nenhuma loja.

Observações

– Produtos filhos de equivalência de estoque somente serão retirados de linha quando o pai da equivalência ser retirado de linha.

– Produtos compostos do tipo “Kits e Cestas” e “Rendimento” somente serão retirados de linha quando todos os produtos que os compõem também estiverem fora de linha.

– A quantidade de dias não pode ser menor que 365 dias.

– Serão ignoradas as lojas onde a data de cadastro da mesma tenha ocorrido há um período de dias menor que os X dias definido no parâmetro.

– Recomendamos que a quantidade de dias informada seja algo próximo a 2 anos (730 dias) e que seja menor que aquela que foi informada no parâmetro de retirar produtos de linha sem movimentação e qualquer saldo de estoque (caso esteja habilitado).


  • Retirar de linha produtos sem movimentação a mais de X dias (seja qual for o saldo de estoque)

Ao habilitar este parâmetro, nosso cliente precisará informar uma quantidade de dias sem movimentação. A partir do dia seguinte à habilitação deste parâmetro, o sistema vai buscar, loja a loja, os produtos sem movimentação alguma de X dias, independentemente do seu saldo de estoque, e realizará as seguintes alterações:

– Retirar o produto de linha na loja (sortimento, linha de compra e linha de compra CD).

– Inativar o produto caso ele não esteja em linha em nenhuma loja.

Observações

– Produtos filhos de equivalência de estoque somente serão retirados de linha quando o pai da equivalência ser retirado de linha.

– Produtos compostos do tipo “Kits e Cestas” e “Rendimento” somente serão retirados de linha quando todos os produtos que os compõem também estiverem fora de linha.

– Recomendamos que a quantidade de dia informada seja algo próximo a 2 anos (730 dias) e que seja maior que aquela que foi informada no parâmetro de retirar produtos de linha sem movimentação e sem estoque (caso esteja habilitado).


  • Permitir que um item seja atendido por mais de um CD na linha de compra CD

Habilitando este parâmetro, será possível definir na linha de compra CD que um item de um fornecedor seja atendido por mais de um CD para a mesma loja. Neste caso, na criação do pedido de compra com distribuição Mix (CDs e Lojas) somente será possível selecionar um CD. Caso este parâmetro esteja desabilitado, não será possível definir que um item de um fornecedor seja atendido por mais de um CD para a mesma loja, mas será possível criar pedido de compra com distribuição Mix (CDs e Lojas) com todos os CDs juntos. Para desabilitar este parâmetro é necessário que nenhum item, por fornecedor, esteja sendo atendido por mais de um CD em uma loja.


  • Retirar o produto de todas as linhas de compra CD quando um produto for retirado da última linha de compra

Ao habilitar este parâmetro, quando um produto for retirado da loja na última linha de compra do fornecedor, ele será retirado desta loja também em todas as linhas de compra CD deste fornecedor.


  • Ao salvar linha de compra loja, salvar automaticamente a linha de compra CD

Com este parâmetro habilitado, será possível definir qual linha de compra CD será salva automaticamente conforme linha de compra loja. Caso desabilitado, é necessário também acessar o menu Linha de Compra CD, definir lojas e produtos e salvar.


Resumos

  • Forma de cálculo da venda média para a cobertura de estoque D-1

Este parâmetro define como será calculada a venda média para a cobertura de estoque D-1 que é calculada diariamente de um dia para o outro por um resumo.
Será possível definir a quantidade de dias de venda (de 30 a 184 dias). Também será possível definir a forma de cálculo da venda média:
Contar os dias de venda a partir do período dia com venda no período: O sistema fará a contagem de dias a partir do primeiro de dia de venda no período.
Exemplo: Se estiver parametrizado 42 dias mas, para o produto e loja, o primeiro dia de venda neste período foi o 10º dia (contando retroativamente a partir do último dia do período) então a venda média será o total vendido dividido por 10 dias.
Contar os dias de venda considerando sempre todo o período: O sistema sempre usará exatamente a quantidade de dias parametrizada no cálculo da venda média.
Exemplo: Se estiver parametrizado 42 dias, então a venda média será o total vendido dividido por 42 dias, independente de quando foi o primeiro dia de venda no período ou se vendeu ou não em todos os dias do período.
Contar os dias de venda com o desprezo de dias sem venda ou sem venda e sem estoque conforme classe do produto na curva ABC: O sistema fará a contagem de dias de venda, durante o período de dias parametrizado, da mesma forma que o pedido de compra, isto é, realizando o desprezo de dias sem venda ou sem venda e sem estoque conforme a classe do produto na curva ABC (conforme parametrizado no cadastro de curva ABC).
Exemplo: Se estiver parametrizado 42 dias, e, a nível de produto, a classe do mesmo na curva ABC for uma onde, no cadastro de curva ABC, esteja configurado para desprezar os dias sem venda, e tiveram 10 dias sem venda neste período, será considerado, para este produto, 32 dias de venda (42-10), assim como já faz no pedido de compra hoje.
Observação: Como o resumo é D-1 então as alterações salvas serão observadas somente no dia seguinte.


Ocorrências

Através desta aba é possível visualizar todas as alterações realizadas nas configurações e os respectivos usuários responsáveis por elas.

One Response to “Parâmetros do Módulo de Compras”

  1. Preenchimento da base e valor de ICMS no processamento da NF-e - Central de Ajuda da BluesoftCentral de Ajuda da Bluesoft

    […] Utilizar Parâmetro Geral Atual: O ERP vai calcular no processamento do arquivo XML os totais de base e valor de ICMS respeitando o que está configurado no parâmetros de compras: […]

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