Subtipos de Evento da Folha de Pagamento

Subtipos de Evento da Folha de Pagamento

Caminho da Funcionalidade no Sistema:DP > Cadastros > Eventos > Eventos da Folha de Pagamento

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1605 – Consulta de Eventos da Folha de Pagamento
1717 – Excluir Eventos da Folha de Pagamento
1715 – Excluir Tabela de Eventos da Folha de Pagamento
1716 – Incluir Eventos da Folha de Pagamento
1714 – Incluir Tabela de Eventos da Folha de Pagamento

 Para lançar movimentos na folha de pagamento, são utilizados eventos tais como: Salário, Vale Transporte, Vale Refeição, entre outros. Os eventos são utilizados para identificar tipos que podem ser:

  • Provisões
  • Proventos
  • Descontos
  • Outros
  • Outros Funcionário

Dentro de cada um desses tipos, temos diversos subtipos que são utilizados para mapear a contabilidade e também definir alguns pontos como geração de guias de tributos ou vínculos com duplicatas do sistema. Entenda a seguir quais são e para que servem cada um dos subtipos disponíveis atualmente no Bluesoft ERP:

Provisões

 

As provisões são cálculos feitos com embasamento histórico, porém dependem de um evento futuro. Isto é, até o momento do fechamento do balanço, não se sabe ao certo qual será o valor.Por exemplo, férias e 13º salário são pagos apenas uma vez, com base em quantos meses o funcionário trabalhou, porém o valor deve ser apropriado mês a mês na contabilidade, por isso são lançadas provisões. As provisões são baixadas na contabilidade quando o evento ocorre de fato, ou seja, quando um funcionário recebe o valor das férias ou do 13º salário, por exemplo.

 

Subtipos de Eventos do tipo Provisão:

 

  • FGTS sobre provisão de férias: lança na contabilidade a provisão do valor de FGTS que incide sobre o valor de férias do funcionário para apropriação.
  • FGTS sobre provisão de 13º salário: lança na contabilidade a provisão do valor de FGTS que incide sobre o valor de 13º salário do funcionário para apropriação.
  • INSS sobre provisão de férias: lança na contabilidade a provisão do valor de INSS que incide sobre o valor de férias do funcionário para apropriação.
  • INSS sobre provisão de 13º salário: lança na contabilidade a provisão do valor de INSS que incide sobre o valor de 13º salário do funcionário para apropriação.
  • Provisão de férias: a cada mês que o funcionário trabalha, é lançada a provisão de 1/12 avos do valor de férias que ele terá para receber.
  • Provisão de ⅓ adicional sobre férias: para cada mês que o funcionário trabalha, além do 1/12 avos de férias, é calculado mais ⅓ sobre o valor da provisão de férias referente ao valor do adicional de férias, que será provisionado na contabilidade.
  • Provisão de 13º salário: para cada mês que o funcionário trabalha, é lançada a provisão de 1/12 avos referente ao valor de 13º que o funcionário terá para receber.

 

Proventos

 

Proventos são valores ou direitos pagos aos funcionários pelos serviços prestado ao longo do período trabalhado e que irão aumentar o valor a receber no holerite do funcionário.

 

Subtipos de Eventos do tipo Provento:

 

  • Férias: pagamento do valor de férias, conforme provisão feita dos meses trabalhados.
  • Pró-labore: referente ao pagamento dos administradores da empresa. É o “salário” dos sócios.
  • Rescisão: pagamento de indenização pela demissão de um funcionário
  • Salário Família: lançamento do valor de salário família a um funcionário. Tem direito ao salário família os funcionários que apresentam matrícula de filhos na escola e que possuem salário inferior à faixa determinada pela tabela de salário família disponibilizada pelo governo.
  • Salário Maternidade: pagamento de benefício a funcionárias que acabaram de ter filhos, seja por parto ou por adoção.
  • 13º salário: pagamento do benefício do 13º salário, conforme a provisão feita dos meses trabalhados.

 

Desconto

 

Descontos são obrigatoriedades, tais como impostos, ou outros valores que irão diminuir o valor a receber do holerite do funcionário

 

Subtipos de Eventos do tipo Desconto:

 

  • Contribuição Sindical: contribuição com o sindicato obrigatória no valor de um dia de salário, que é descontado do pagamento uma vez por ano, no mês de abril.
  • Contribuição Sindical Assistencial: contribuição facultativa com valor definido pelo próprio sindicato
  • Convênio de Funcionário com Outras Empresas: A empresa pode ter convênios com outras empresas (por exemplo: farmácia) permitindo que os funcionários façam compras mensais até um valor estipulado, descontando uma parte desse valor do funcionário na folha de pagamento.
  • Empréstimos: vínculo de duplicatas de empréstimos a funcionários com desconto em folha.
  • INSS sobre salário: desconto do valor de INSS sobre o valor do salário bruto.
  • IRRF sobre salário: desconto do valor de IRRF sobre o valor do salário bruto.
  • Outros Descontos de Duplicatas de Cobrança: permite vincular duplicatas que estejam no nome do funcionário e que não se enquadram nos demais descontos dessa lista.
  • Pensão Judicial: desconto obrigatório por decisão judicial.
  • Quebra de Operador: desconto para valor negativo de quebra de caixa no salário do operador onde a quebra foi identificada.
  • Vale Compra: desconto de um valor determinado referente a um vale compra concedido ao funcionário para fazer compras na loja.

 

Outros

 

Neste agrupamento, referem-se os valores que são obrigatoriedades da empresa para pagamento ao governo, entre eles:

 

Subtipos de Eventos do tipo Outros:

 

  • FGTS
  • FGTS Menor Aprendiz
  • FGTS Rescisório
  • INSS
  • INSS Redução

 

Outros Funcionário

 

Este agrupamento possui como subtipos apenas Vale Transporte e Vale Refeição. Esses subtipos são utilizados para empresas que pagam esses valores para os funcionários, porém não descontam em folha.

 

A empresa tem a obrigatoriedade de pagar algumas guias de tributos referente à folha de pagamento. O sistema gera automaticamente as guias necessárias após o encerramento da folha de acordo com os subtipos que foram incluídos no cálculo.

Veja abaixo a lista dos subtipos que geram guias automaticamente:

  • INSS sobre Salário*
  • INSS sobre salário família*
  • INSS sobre salários maternidade*
  • INSS empresa*
  • INSS redução*
  • Contribuição Sindical
  • IRRF sobre salário
  • FGTS
  • FGTS Menor Aprendiz
  • FGTS Rescisório

* Observação: No caso do INSS será gerada uma única guia conforme a seguinte fórmula:

INSS = (INSS Empresa + INSS sobre salário) – INSS sobre salário família – INSS sobre salário maternidade – INSS redução

Alguns subtipos exigem que uma duplicata seja vinculada na folha de pagamento, são eles:

  • Convênio de Funcionários com Outras Empresas
  • Outros descontos duplicata de cobrança
  • Quebra de Operador
  • Vale Compra

Consulta de Sindicato Patronal

Consulta de Sindicato Patronal

Caminho da Funcionalidade no Sistema:DP > Cadastros > Sindicato Patronal

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1639 – Alterar CPF/CNPJ
33 – Associados Consultar
1680 – Autorizadora de Cartão
908 – Pessoa Alterar
906 – Pessoa Consultar
909 – Pessoa Excluir
907 – Pessoa Incluir

 Sindicato Patronal é o sindicato que representa a empresa e os profissionais autônomos. A inscrição deve ser feita no sindicato da categoria que se enquadra a empresa. As convenções coletivas de trabalho, são assinadas com sindicato patronal e sindicato dos empregados.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acessar o menu de DP > Cadastros > Sindicato Patronal

Para cadastrar um sindicato no sistema ERP Bluesoft, no módulo Cadastro de Pessoas temos a opção Sindicato Patronal na aba tipo de pessoa.

patronal

Após o cadastro das informações básicas, será aberta uma aba chamada ‘Sindicato Patronal’, nela é possível informar o Código Sindical;

patronal1

Cadastro de Funcionários

Cadastro de Funcionários

Caminho da Funcionalidade no Sistema:DP > Cadastros > Cadastro de Funcionários

Permissões de Usuário: MB__info

1366 – Funcionário Férias – Consultar
1362 – Funcionário Função – Consultar
1256 – Funcionário Grau Parentesco – Consultar
1370 – Funcionário Histórico – Consultar
1252 – Funcionário Motivo Afastamento – Consultar
1233 – Funcionario Motivo Ajuste Salario – Consultar
58 – Funcionarios Alterar
36 – Funcionarios Consultar
69 – Funcionarios Excluir

 O cadastro dos funcionários é necessário para efetuar operações do módulo DP (departamento pessoal), realizar vendas através de vale compra, dar acesso do sistema para o funcionário, entre outros.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acessar o menu de DP > Cadastros > Cadastro de Funcionários

Para cadastrar um funcionário no sistema ERP Bluesoft, no módulo Cadastro de Pessoas marcar a opção Funcionário na aba tipo de pessoa.

funcionario


Aba Geral

Após o cadastro das informações básicas, será aberta uma aba chamada ‘Funcionário’ e dentro da aba de Funcionário existe uma aba chamada Geral. Nela contém as seguintes informações:

1) Código: preenchido automaticamente pelo sistema.


2) Status do Funcionário: Admitido ou Demitido. Para utilizar o status “Demitido” é obrigatório informar uma data de demissão. Esse status será utilizado posteriormente para trazer ou não funcionários na folha de pagamento ou em relatórios do DP, de acordo com data de admissão/demissão.


3) Vínculo empregatício: área para preenchimento dos dados admissionais (centro de custo, código na folha de pagamento (deve ser preenchido o mesmo código usado em sistemas terceiros de folha de pagamento), loja de registro, loja efetiva);

vinculo


4) Foto do funcionário: Área destinada para inserir uma foto do funcionário. Para inserir/alterar uma foto, basta clicar em Editar a foto, e selecionar a imagem em seu computador.

foto_funcionario


5) Dados admissionais: área para preenchimento dos documentos do funcionário (função de registro e efetiva, datas de admissão e demissão, salário de registro etc);

admissionais


6) Documentos: informações pertinentes a carteira profissional, título de eleitor, reservista e número do PIS;

documentos


7) Horário de Trabalho: esse campo é preenchido automaticamente ao importar a folha de pagamento no módulo DP;

horariodetrabalho


8) Vale Compra: define se o funcionário poderá utilizar vale compra e qual seu valor limite;

valecompra


9) Dados pessoais: área para preenchimento dos dados pessoais (nacionalidade, naturalidade, grau de escolaridade, etc.);

pessoais



Aba Dependentes

Pela aba de dependentes é possível incluir os dependentes do funcionário;

dependentes


Aba de Pensionistas

Pela aba de pensionistas é possível incluir os pensionistas do funcionário;

pensionista


Aba Férias

Pela aba de férias é possível incluir as férias do funcionário;

ferias


Aba Afastamentos

Pela aba de afastamento é possível incluir os afastamentos do funcionário, se houver.

afastamento


Aba Salários

Pela aba de Salários é possível incluir os salários dos funcionário;

salario


Aba Funções

Pela aba de funções é possível incluir a função do funcionário;

funcoes


Aba Observações

Pela aba de Observações é possível incluir um histórico no cadastro do funcionário;

observacoes

As demais abas também deverão ser preenchidas para concluir este tipo de cadastro, conforme instruções do Cadastro de Pessoas.

Observação: Funcionários demitidos deixam de ser exibidos em novas folhas de pagamento criadas após a data de demissão, sendo exibidos apenas nas folhas de pagamento de Rescisão. Porém os mesmos continuam aparecendo em folhas anteriores à data de demissão.

Cadastro de Benefícios

Cadastro de Benefícios

Caminho da Funcionalidade no Sistema:DP > Cadastros > Benefícios

Permissões de Usuário: MB__info2164 – Cadastro Benefícios

Introdução:

Na tela de Cadastro de Benefícios é possível incluir os benefícios que serão concedidos as funcionários (colaboradores), utilizados na folha de pagamento. O objetivo principal é poder posteriormente ter uma previsão de quanto será gasto mensalmente com benefícios através do Fluxo de Caixa.

cadastro de benefício

Para cadastrar basta clicar no botão Captura de Tela 2015-11-19 às 17.31.31.

Será exibida uma nova janela onde deverá ser preenchido os seguintes campos:

Captura de Tela 2015-11-19 às 17.34.59

  1. Descrição: Deverá ser informado o nome. 
  2. Categoria: Deverá ser informado a categoria.
  3. Valor do benefício: Deverá ser informado o valor.

  

Se não houver uma categoria cadastrada, basta clicar no botão Captura de Tela 2015-11-19 às 17.40.03 que será exibida uma nova janela para cadastrar.

Captura de Tela 2015-11-19 às 17.41.25

Deverá ser preenchido o campo descrição e depois clicar no botão Captura de Tela 2015-11-19 às 17.43.28, feito isso a nova categoria está disponível para o cadastro de benefício.

Após preencher todos os campos basta clicar no botão Captura de Tela 2015-11-19 às 17.43.28.

cadastro-benefício 2

Após salvar o benefício ja esta disponível para ser utilizado.

Captura de Tela 2015-11-23 às 09.38.56

Após cadastrar os benefícios é possível realizar algumas ações, são elas:

Alterar o status: Ativo Captura de Tela 2015-11-23 às 09.45.03 para Inativo Captura de Tela 2015-11-23 às 09.46.30.

Associar o benefício ao funcionário: Ao clicar no ícone Captura de Tela 2015-11-23 às 09.49.48, será exibida uma nova janela para que seja selecionado os funcionários que serão beneficiados.

Pessoas 1

Os funcionários serão listados por loja, é possível buscar por nome através do campo Nome, a seleção pode ser feita para um ou mais funcionários conforme imagem abaixo.

Pessoas 2 

Após clicar em selecionar será exibida uma nova janela, onde deverá informar a quantidade de cotas e data inicial e final, conforme imagem abaixo.

Captura de Tela 2015-11-23 às 10.21.47

A quantidade de cotas é obrigatório informar. Esse campo irá informar a quantidade de cotas do benefício que o funcionário recebe no mês, possibilitando saber o valor exato. Por exemplo: definimos que o valor do benefício Vale Refeição é de R$ 25,00 reais, esse é o valor de uma cota. Neste campo, preenchemos a quantidade de cotas no mês, por exemplo: 20 dias.

Os campos Data Inicial e Data Final deverão ser utilizados apenas em benefícios que são válidos por períodos específicos, como por exemplo: salário maternidade.

Após preencher todos os campos. Basta clicar no botão “Salvar”.

Cadastro de Funções

Cadastro de Funções

Cadastros > Departamento Pessoal > Funções > Incluir função

Permissão:778 – Departamento Pessoal – Funções

Essa tela tem como objetivo cadastrar os tipos de funções exercidas pelos funcionários na loja.

Para realizar o cadastro de uma Nova Função, deverá seguir os seguintes passos:

1) Acessar o menu de Cadastros > Departamento Pessoal > Funções;

2) Clicar em “Incluir Função”;

3) Informar a “Descrição”;

4) Clicar em “Salvar”.

INCLUIRFUNCAO

 

função

 

Observação: Após o cadastro ser concluído, é possível consultar e editar o mesmo:

buscarfuncao

 

Esses cadastros serão utilizados na vinculação do cadastro de funcionário para identificar a sua Função.

Relatórios

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Relatório de Mudança de Funções

Caminho da Funcionalidade no Sistema:DP / Relatórios / Departamento Pessoal / Relatório de Mudanças de Funções

Permissões de Usuário: MB__info2105 – Relatório de Promoções de Funcionários

Através do relatório de mudança de funções é possível saber todas as mudanças de funções dos colaborados.

mudança-função

É possível fazer a consulta utilizando alguns filtros.

  • Loja: Loja na qual o colaborador pertence.
  • Funcionário: Nome do colaborador.
  • Período: Por data, exemplo: do dia 01/01/2014 à 31/12/2014

Período

 

No resultado da consulta será exibido as seguintes informações:

  • Nome: Exibe o nome do colaborador.
  • Loja: Exibe a loja na qual o colaborador pertence. 
  • Data da Promoção: Exibe a data da promoção do colaborador.
  • Função Antiga: Exibe a função antes da promoção.
  • Dias entre as Funções: Exibe a quantidade de dias entre a função antiga e a nova.
  • Função Nova: Exibe a nova função do colaborador.
  • Salário Anterior: Exibe o salário da função antiga.
  • Salário Novo: Exibe o novo salário após a promoção. 
  • Motivo: Exibe o motivo da promoção.
  • Observação: Exibe uma observação quando informada.

 

Também é possível exportar o resultado do relatório para PDF e Excel.

pdf-excel

Relatório de Reajustes Salariais

Relatório de Reajustes Salariais

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Permissões de Usuário: MB__info

2106 – Relatório de Reajustes Salariais

  Neste relatório é possível obter as seguintes informações:

  • Nome: Exibe o nome completo do funcionário.
  • Salário Anterior: Exibe o valor do salário antes do reajuste.
  • Loja: Será exibida a loja efetiva do funcionário.
  • Salário Novo: Exibe o valor do salário após o reajuste.
  • Motivo: Exibe o motivo do reajuste. 

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

Basta selecionar uma loja, todas as lojas ou até mesmo por funcionário e clicar em buscar.

relatorioReajusteSalarialPost

É possível abrir o cadastro do funcionário clicando sobre o nome.

linkParaFuncionarioRelatorioDP

Também é possível exportar o resultado para um arquivo PDF ou uma planilha Excel.

PDF-Excel

 

Se você precisar de um relatório onde seja possível ver todos os reajustes salariais de uma loja e período por exemplo, esse relatório será a solução para o que procura.

Exemplo:

Para filtrar todos os reajustes salariais da LOJA 03 no ano de 2014, basta usar os filtros abaixo :

filtroAnualReajustes

Relatório de Cargos e Salários

Relatório de Cargos e Salários

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2104 – Relatório de Cargos e Salários

  Com o Relatório de Cargos e Salários é possível obter as seguintes informações:

  • Nome: Exibe o nome completo do funcionário.
  • Função Atual: Exibe a função atual do funcionário. 
  • Data de Admissão: Exibe a data que o funcionário foi admitido. 
  • Tempo de Empresa em Dias: Exibe a quantos dias o funcionário trabalha na empresa.
  • Data do Último Reajuste: Exibe a data do último reajuste salarial do funcionário. 
  • Tempo sem Reajuste em Dias: Exibe a quantos dias o funcionário esta sem reajuste.
  • Valor Anterior: Exibe o valor do salário antes do reajuste.
  • Valor Reajustado: Exibe o valor do salário após o reajuste.
  • Qtde de Reajustes: Exibe quantos reajustes o funcionário teve desde a sua admissão.
  • Data da Última Troca de Função: Exibe a data da última troca de função. 
  • Tempo sem Troca de Função: Exibe quantos dias o funcionário esta sem trocar de função.
  • Centro de custo: Exibe o centro de custo no qual o funcionário pertence.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

Basta selecionar uma loja ou todas através do combo e clicar em buscar.

Cargos-salários

É possível abrir o cadastro do funcionário clicando sobre o nome.

cadastro-pessoa

Também é possível exportar o resultado para um arquivo PDF ou uma planilha Excel.

PDF-Excel

Conclusão:

Realizada a busca todas as informações do relatório estará disponível para análise.

 

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