Caminho da Funcionalidade no Sistema:

E-commerce > Parametros de e-commerce > Sub-aba SMS

Permissões de Usuário: MB__info
2187 – Configurações do e-commerce

 

Pelo módulo de SMS do E-commerce é possível ativar o gerenciamento de envio de SMS`s para determinadas etapas dos pedidos de e-commerce para os clientes que optarem por receber notificações por SMS. Por exemplo: quando o pedido for separado, avisar o cliente que o pedido já pode ser retirado na loja. Para fazer essa integração, nós contamos com o parceiro Zenvia que é uma empresa que trabalha com esse tipo de Serviço. Vale lembrar que ao ativar esse serviço, será cobrado um valor por envio de SMS.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1. Acessar o ERP > E-commerce > Parametros do e-commerce > Sub-aba SMS

Após acessar o menu de SMS serão exibidas as seguintes informações:

  • Provedor de Envio de SMS: Este campo é para que você saiba o tipo de serviço que é possível habilitar para o envio de SMS, neste caso o tipo de serviço é com a Zenvia, para mais informações clique em: Zenvia.

  • Endereço de e-mail para respostas: Serve para que preencher o endereço de e-mail responsável pelo gerenciamento das respostas de seus clientes por SMS este campo é obrigatório. Por exemplo: o setor de SAC. Caso o seu cliente responda o SMS, você receberá a resposta no e-mail que foi informado.

Caso você preencha um formato inválido de e-mail ou não preencha e a opção de Ativar envio de SMS esteja habilitada e você clicar em SALVAR, não será possível enviar as respostas de seus clientes e serão exibidos alertas:

Observação: Você pode também configurar esse e-mail no Acelerato, nosso sistema de Help Desk, desde que você tenha  a integração do Acelerato no ERP e utilize o Acelerto como ferramenta de controle de chamados do Supermercado.

Segue abaixo o passo a passo para configuração no Acelerato:


1 – Você deverá acessar o menu de Configurações > Configurações Gerais do Sistema;

2 – Nas configurações, é necessário acessar o menu de Recebimento de E-mails;

  1. É preciso que você tenha integração com o Acelerato no ERP e uma conta no Acelerato e que possa fazer login nela;
  2. Você pode ir até Configurações > Configurações Gerais do Sistema > Sub-aba Recebimento de E-mails;

3 – O campo de Habilitar recebimento de chamados por e-mail deve estar habilitados como SIM;   

4 – Abaixo do campo anterior há uma mensagem que mostra o e-mail ao qual você está logado, basta copiar esse endereço de e-mail e colar Endereço de e-mail para respostas no ERP.

Após terminar a configuração, quando você receber uma resposta de seus clientes via SMS e será aberto um chamado com a mensagem do seu cliente no Acelerato da seguinte forma:


 

  • Ativar envio de SMS: Serve para ativar a integração com o parceiro;

Observação: Vale lembrar que ao ativar essa funcionalidade, será cobrado o valor de R$ 0,12 por SMS enviado;

Após preencher as informações, basta clicar em .

Você poderá também, configurar em quais etapas do pedido de e-commerce o SMS poderá ser enviado. Além disso, é possível alterar a mensagem que serão enviadas no SMS.

Na tabela de configurações das etapas para envio de SMS, exibimos as seguintes informações:

1.Tipo: na coluna de tipo, exibimos as etapas do pedido de e-commerce em que as mensagens de SMS podem ser enviadas para os clientes;

2. Mensagem: serve para que você visualize o conteúdo da mensagem de SMS que será enviada. Importante saber que o limite das mensagens não deve ultrapassar o total de 150 caracteres;

3. Ativo: serve para mostrar o status da mensagem se está habilitada para envio a seus clientes ou não;

3.1 Ao clicar no ícone de   é possível editar os modelos de mensagens enviadas. Além da mensagem, você consegue reorganizar as variáveis (Nome do Cliente, Número do Pedido, Status do Pedido ou Status do Pedido, Número do Pedido e Nome do Cliente).

Exibimos também um contador de caracteres para facilitar o controle da quantidade máxima utilizada por mensagem.

3.2 Na tela de edição de mensagem tem um pequeno checkbox, para que você possa habilitar ou desabilitar as mensagens que serão enviadas para o seus clientes;

3.3 No filtro VARIÁVEIS: Você pode clicar nele e escolher qual variável gostaria de colocar na sua mensagem. Como no exemplo abaixo:

Após editar as mensagens, para salvar você pode clicar em:  

Caso queira Cancelar as alterações, você pode clicar em:    

I. As mensagens só serão enviadas para os seus clientes se eles habilitarem no cadastro ou na edição do perfil deles a opção de receber envio de SMS.

Segue abaixo um modelo de SMS enviado de um pedido de e-commerce:

 

Para saber mais sobre  as configurações de E-commerce, Clique aqui.

Leave a Reply