Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Financeiro > Configurações > Parâmetros do Módulo Financeiro

Compras > Cadastros > Pessoas > Cadastro de Fornecedores

Financeiro > Contas a Pagar > Consulta de Arquivos de Antecipação

Permissões de Usuário: MB__info

2310 – Consultar relatório de antecipação

931 – Parâmetros Financeiro

2338 – Solicitar Antecipação de Títulos Portal do Fornecedor

345 – Pedidos Download Consultar

O processo de antecipação normalmente acontece através do banco ou através de uma empresa responsável, onde o cliente disponibiliza duplicatas de notas fiscais com vencimentos maiores que 7 dias e o fornecedor pode solicitar a antecipação desse pagamento mediante a uma taxa estabelecida pelo banco ou pela empresa responsável.

Em geral, a maior parte dessa taxa fica com o banco. Dessa forma o fornecedor recebe um valor menor do que ele receberia na data de vencimento e o cliente recebe como desconto apenas um valor pequeno ou em alguns casos, nenhum desconto.

Pensando em otimizar a operação e trazer maior vantagem competitiva aos nossos clientes, disponibilizamos o Portal de Antecipações do Bluesoft ERP.

Para usar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

  1. Habilitar Parâmetro de Antecipação de Títulos Bluesoft: Acesse o Menu Financeiro > Configurações do Módulo Financeiro;
  2. Selecionar o valor da taxa mínima de desconto: Após selecionar “Ativado” para habilitar a “Antecipação de Títulos Bluesoft” insira o valor da taxa mínima de desconto;
  3. Salvar: Após inserir o valor da taxa, clique em .

A taxa fixa de antecipação é o valor que será descontado da duplicata caso o fornecedor solicite a antecipação. A grande vantagem na utilização dessa funcionalidade é que todo o desconto definido fica com o cliente e é possível definir uma taxa menor que a cobrada pelo banco para o Fornecedor

Após ativar o parâmetro, é necessário definir quais fornecedores poderão solicitar antecipações através do portal.

Para isso, acesse o cadastro do Fornecedor e faça a configuração de qual tipo de taxa e qual o valor que será utilizado para os descontos das duplicatas que serão antecipadas. Para realizar esse processo, clique aqui.

Ao habilitar Parâmetro Permite Solicitar adiantamentos no portal o sistema habilitará o parâmetro Percentual de Desconto Antecipação de títulos, este percentual será utilizado para antecipação de títulos por fornecedor, ou seja, agora no ERP podemos parametrizar o percentual de antecipação por fornecedor.

Caso o Percentual de Desconto Antecipação de títulos não esteja cadastrado para o fornecedor o ERP utilizará o percentual de Taxa Fixa cadastrado nas configurações do módulo financeiro.

O percentual de desconto cadastrado no fornecedor não pode ser menor que o percentual de Taxa Cadastrada nos Parâmetros.

Uma vez que o parâmetro do fornecedor seja habilitado, é necessário dar acesso para o Fornecedor ao portal.
Para isso, é necessário cadastrar uma pessoa responsável do fornecedor no ERP como Representante e criar um usuário com a permissão 2338 – Solicitar Antecipação de Títulos Portal do Fornecedor

Observação: é necessário que o usuário do fornecedor seja uma pessoa física por questões de segurança, uma vez que se dermos acesso ao fornecedor de forma genérica, qualquer funcionário desse fornecedor poderia acessar ao portal. Portanto, usuários específicos aumentam a segurança tanto para o cliente Bluesoft quanto para o fornecedor.
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No cadastro de Representante em: CRM > Cadastros > Cadastros Básicos de Pessoas > Tipo de Pessoa > Representante podemos vincular vários fornecedores que o mesmo irá representar.

Feito esse processo será possível acessar as notas fiscais do(s) fornecedores desejados, para realizar o processo de antecipação. Para saber mais sobre essa funcionalidade, clique aqui.

Para realizar o processo e inclusão de antecipação, siga os seguintes passos:

  1. Acesse: Acesse o Menu Compras > Portal do Fornecedor:
  2. Período de Vencimento: permite filtrar notas fiscais por data de vencimento;
  3. Nota Fiscal: permite filtrar notas fiscais por número;
  4. Status da antecipação: permite filtrar notas fiscais pelo status da antecipação, podendo ser: não solicitado, solicitado, aprovado, rejeitado ou todos;
  5. Favorecido: Insira o nome ou numero de CPF/CNPJ do favorecido desejado;
  6. Buscar: Após preencher os filtros desejados, clique em .

Feita a consulta, serão apresentadas as seguintes informações:

  1. Nº da Nota Fiscal: exibe o número da nota fiscal do fornecedor;
  2. Fornecedor: Nome do Fornecedor;
  3. Nº da parcela: Número da parcela da duplicata;
  4. Data de Vencimento: Data de vencimento da duplicata;
  5. Valor Nominal: Valor nominal da duplicata;
  6. Juros: Valor de juros;
  7. Desconto: Valor de desconto;
  8. Multa: Valor da multa;
  9. Valor Liquido: Valor liquido da duplicata;
  10. Tipo Taxa de Antecipação: Será exibido se a taxa é mensal ou fixa
  11. Valor Taxa de Antecipação: Valor que será antecipado de acordo com a dara ;
  12. Percentual de taxa: Valor cadastrado da taxa no cadastro do Fornecedor;
  13. Valor Antecipado: Valor final antecipado – Valor Liquido – Valor da Taxa de Antecipação;
  14. Status: Status da Antecipação;

Então será possível realizar a solicitação da antecipação da(s) nota(s) fiscal(ais) selecionada(s). Para realizar essa operação, selecione a(s) nota(s) fiscal(ais) e clique em clique em 

Após clicar para solicitar a antecipação, o status da(s) nota(s) fiscal(ais) será alterado para “Aguardando Aprovação

Feito isso será enviado um e-mail para o representante, informando que foi solicitada uma antecipação. Para saber como realizar a configuração de Notificação de Recebimento de Antecipação, clique aqui.

Feito a solicitação, será necessário realizar a aprovação da solicitação.

Para realizar a aprovação da antecipação, siga os seguintes passos:

  1. Acesse: Acesse o Menu Financeiro > Contas a Pagar > Consulta de Arquivos de Antecipação;
  2. Loja: Selecione a Loja desejada;
  3. Fornecedor: Selecione o Fornecedor desejado;
  4. Nº da Duplicata: insira o número da duplicata
  5. Buscar Data Por: Selecione se a buscar será por “Data de vencimento” ou “Data da ultima atualização
  6. Período: Selecione o período desejado
  7. Status da Antecipação: Selecione o status de antecipação;
  8. Buscar: Após selecionar os filtros desejados, clique em 

Ao realizar a consulta, serão exibidas as seguintes informações:

  • Data da última atualização: exibe a data em que foi feita a última atualização da antecipação, podendo ser a data em que a a solicitação foi feita ou a data de aprovação/reprovação da mesma.
  • Fornecedor: exibe o fornecedor ao qual pertence a nota fiscal que foi solicitada para antecipação.
  • Duplicata: exibe o número da duplicata referente à nota no ERP.
  • Nº da parcela: Número da parcela da duplicata.
  • Nº da Nota Fiscal: exibe o número da nota fiscal do fornecedor.
  • Valor líquido da duplicata: exibe o valor líquido a pagar desconsiderando a antecipação.
  • Valor taxa antecipação: exibe o valor que será descontado caso a duplicata seja antecipada.
  • Tipo de Taxa de Antecipação: Tipo da taxa de antecipação utilizada na solicitação da antecipação.
  • Percentual da Taxa de Desconto:será preenchido com  o percentual da taxa de antecipação cadastrada para o fornecedor.
  • Valor líquido da Antecipação: exibe o valor total que será pago ao fornecedor caso a duplicata seja antecipada.
  • Status: exibe o status atual da solicitação
  • Ações: permite aprovar ou reprovar a solicitação.

Ação de Aprovar:

Para aprovar uma solicitação será possível ser feito de duas maneiras: Individual ou em lote

Individual:

Ao realizar a consulta, será possível realizar a ação para aprovar uma solicitação através do botão Aprovar Antecipação” da duplicata desejada

Em Lote: Para aprovar em lote, selecione as duplicatas desejadas e clicar no botão Aprovar Antecipações Selecionadas

Para ambas as requisições será exibida uma mensagem de confirmação, feita a aprovação, será encaminhado um e-mail para o Representante do Fornecedor e a(s) duplicata(s) serão incluídas a um borderô de EDI Pagamento de Títulos com o valor atualizado de acordo com a antecipação.

Ação de reprovar.

Para aprovar uma solicitação será possível ser feito de duas maneiras: Individual ou em lote

Individual:

Ao realizar a consulta, será possível realizar a ação para aprovar uma solicitação através do botão de Reprovar Antecipação” da duplicata desejada

Em Lote: Para aprovar em lote, selecione as duplicatas desejadas e clicar no botão Reprovar Antecipações Selecionadas

Para ambas as requisições será exibida uma mensagem de confirmação e será encaminhado um e-mail para o Representante do Fornecedor informando que a operação foi recusada

Após confirmar a operação o usuário poderá reverter a operação através do botão  Desfazer Rejeição“, no qual será possível aprovar ou rejeitar a operação de antecipação.

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