Financeiro > Configurações > Configurações Genéricas do Fluxo de Caixa
Permissões:

931 – Parâmetros do módulo Financeiro

As configurações genéricas do Fluxo de Caixa tem como objetivo permitir aos clientes Bluesoft que personalizem o Relatório de Fluxo de Caixa criando novas espécies de entradas ou saídas conforme a necessidade de análise das informações da empresa.

Através das configurações genéricas, é possível agrupar Tipos de Duplicatas, Bandeiras de Cartões e Movimentos Bancários para que sejam exibidos em espécies separadas no fluxo, facilitando análises mais específicas. Exemplo: Espécie Folha de Pagamento que permite visualizar apenas os pagamentos referentes à folha, tais como: pagamentos de funcionários, pagamento de FGTS sobre salários, entre outros.

Sempre que uma espécie é criada, os tipos que foram associados à ela deixam de ser exibidos em sua espécie padrão, como por exemplo “Duplicatas a Pagar” ou “Cartões de Crédito”, para evitar duplicidades.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

Ao acessar essa tela, visualizamos primeiramente a aba de espécies customizadas onde na a tela de consulta  exibe as espécies personalizadas já cadastradas no ERP:

 

Espécie: Nome da Espécie que será exibida no fluxo de caixa, conforme definido pelo usuário;

Grupo: mostra se a espécie cadastrada será exibida no grupo de Entradas ou Saídas do Fluxo de Caixa;

Tipo: Define que tipo de movimentos estão agrupados nessa espécie;

Ações: permite editar ou excluir a espécie em questão;

 

Ao excluir uma espécie personalizada criada através das Configurações Genéricas, os tipos de duplicatas que foram associadas a ela voltam a ser exibidos na sua espécie padrão, tais como Duplicatas a Pagar ou Duplicatas a Receber.

O botão “Restaurar Padrão” exclui todas as espécies personalizadas, voltando o fluxo de caixa para sua visualização padrão do ERP.

 

Para adicionar uma nova espécie, clique no botão “Adicionar Nova Espécie ao Fluxo”. Será exibida a seguinte tela:

 

Grupo: Permite selecionar o grupo ao qual a espécie pertencerá, podendo ser Entradas ou Saídas;

Tipo: Permite escolher o tipo que será agrupado nessa espécie, podem ser Duplicatas ou Cartões (Bandeiras de Cartões);

Descrição: Descrição da espécie que será exibida no fluxo de caixa;

Itens do fluxo de caixa: exibe os itens que poderão ser agrupados na espécie conforme os filtros anteriores. Exemplo: Ao selecionar o grupo Entradas e o tipo Duplicatas, esse campo só irá exibir tipos de duplicatas de recebimento.

Os itens escolhidos são exibidos conforme a seleção. Após selecionar todos os itens desejados, clique no botão “Finalizar” para salvar a espécie:

 

Observação: Só é possível agrupar o tipo Cartões dentro do grupo Entradas, pois as bandeiras de cartões no ERP sempre serão um recebimento.

Após salvar a espécie, o sistema retorna à tela de consulta exibindo a nova espécie cadastrada:

Financeiro > Relatórios > Fluxo de Caixa
Permissões:

1319 – Relatório de Fluxo de Caixa

No relatório de Fluxo de Caixa, a nova espécie é exibida conforme o grupo selecionado:

Disponível a partir da versão r253.01

Na Aba Duplicatas Ignoradas será possível selecionar as duplicatas para as espécie do grupo de saída Duplicatas a Pagar e para a espécie do grupo de entrada Duplicatas a Receber quais serão os tipos de duplicatas existente hoje no ERP que não farão parte destes espécies no relatório de fluxo de caixa.

 

Ao expandir o grupo de Saída será listados todos os tipos de duplicatas  a pagar existente no ERP. Ao selecionar um ou mais tipos de duplicatas os tipos serão ignorados no fluxo de caixa

Ao expandir o grupo de Entrada será listados todos os tipos de duplicatas  a receber existente no ERP. Ao selecionar um ou mais tipos de duplicatas os tipos serão ignorados no fluxo de caixa

Leave a Reply