Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Financeiro > Contratos Financeiros > Consultar

Permissões de Usuário:

1059 – Alterar Vencimento AP – ilimitado
1060 – Alterar Vencimento AR – ilimitado
 954 – Contas a Pagar – Incluir Despesas
1513 – Contas a Pagar – Loja Lança Despesa da Central
264 – Contrato Financeiro Alterar
262 – Contrato Financeiro Consultar
263 – Contrato Financeiro Incluir

Os Contratos Financeiros são utilizados para estabelecer vínculos com Clientes ou Fornecedores para os quais poderão ser geradas Receitas ou Despesas periodicamente. Permitindo ainda definir prazos de vigência e valor máximo de lançamento para cada contrato.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

Para incluir um novo contrato, basta clicar no botão de “incluir contrato”

Feito isso, será exibida a seguinte tela para seleção do tipo de contrato a ser incluído:

A seleção do tipo de contrato é essencial, pois através do tipo será determinado se o contato exige ou não Nota Fiscal e também definirá o tipo de duplicata que será criada posteriormente.

Os tipos de contrato dividem-se em dois grupos: Contratos de Despesa e Contratos de Receita. Dentre eles, temos:

Contratos de Despesa

Contratos de Receita

Clique sobre os tipos de contrato listados acima para ter mais informações sobre a sua inclusão.

Após a inclusão de contratos, é possível realizar diversas consultas utilizando os filtros:

  1. Loja: faz a consulta de todos os contratos que constam para a loja selecionada;
  2. Nº do contrato: faz a consulta de um contrato específico através do seu número, que é único para cada contrato;
  3. Tipo de contrato financeiro: Faz a consulta de todos os contratos de um determinado tipo selecionado;
  4. Conta contábil de origem: busca todos os contratos que possuam a conta contábil de origem igual à conta selecionada neste campo;
  5. Conta contábil de destino: busca todos os contratos que possuam a conta contábil de destino igual à conta selecionada neste campo;
  6. Terceiro: busca todos os contratos de um Cliente ou Fornecedor específico;
  7. Período de vigência: busca todos os contratos que estejam vigentes dentro do período selecionado;
  8. Status da vigência: permite buscar todos os contratos ou somente os que estejam com a vigência em aberto;
  9. Sub contratos: permite fazer consulta por subtipos de contratos;
  10. Status: busca apenas contratos conforme o status selecionado, permitindo por exemplo: buscar apenas contratos ativos;
  11. Tipo de Contrato: permite trazer apenas contratos de despesa ou apenas contratos de receita;
  12. Agrupar por: permite selecionar como o resultado da consulta será agrupado para exibição, podendo ser agrupado por: Terceiro, Loja, Conta Contábil de origem ou Conta Contábil de Destino. Por exemplo: ao selecionar a opção “Terceiro” o sistema irá exibir o nome de um cliente ou fornecedor e logo abaixo todos os contratos que correspondem à consulta, conforme os demais filtros que foram selecionados.
  13. Tags: permite selecionar multiplas tags para realizar a consulta.

Os diversos filtros podem ser combinados no momento da consulta para uma busca mais exata. Após selecionar os filtros desejados, clique no botão “Buscar” para obter a listagem dos contratos:

Na coluna Operações, temos os seguintes botões que permitem fazer algumas operações no contrato selecionado:

  1. Botão Editar: permite editar algumas informações do contrato como: Valor do lançamento, Contas Contábeis, Data de Vigência Final, Permite Adiantamento e Status;
  2. Botão Copiar Contrato: cria um novo contrato baseado no contrato selecionado. Essa opção pode ser utilizada, por exemplo, após encerrar o período de vigência de um contrato.
  3. Botão Incluir: inclui uma nova despesa ou uma nova receita conforme o contrato selecionado;
  4. Botão Adiantamento: inclui um adiantamento para o contrato, caso seja permitido (Permitir Adiantamento = Sim);
  5. Botão Cancelamento: exibido apenas para os contratos de receita. Permite cancelar o contrato financeiro escolhido.
  6. Botão Usuário: exibe o usuário que fez a inclusão do contrato;
  7. Botão Ocorrências: exibe todas as alterações que foram efetuadas no contrato e o usuário responsável. As ocorrências são salvas automaticamente.

Após a inclusão do contrato, é possível incluir Receitas e Despesas que gerarão duplicatas nos módulos de Contas a Receber ou Contas a Pagar.

Quando houver uma alteração do valor do lançamento no contrato, será exibido no Histórico de Ajustes do Contrato conforme a imagem abaixo.

Contrato-Financeiro1

Ao incluir um ajuste no contrato alterando o valor do lançamento, também é possível alterar o valor das duplicatas que ainda não foram quitadas, para isso basta selecionar a opção “Atualizar valor das duplicatas em aberto” conforme a imagem abaixo.

Contrato-Financeiro2

Também é possível adicionar arquivos em anexo através do link “Anexos”

Caso seja adicionada uma despesa de pagamento de comissão de vendedor, onde o pagamento seja feito através de geração de duplicata por nota fiscal de serviço, será exibida a opção para que essa informação seja ou não incluída na conta corrente do vendedor. Por padrão, essa opção estará desabilitada e de acordo com a necessidade pode ser habilitada, enviando as informações a conta corrente do vendedor. A opção só será exibida caso o prestador em questão esteja cadastrado como Vendedor Externo.

Após o lançamento, caso a Nota Fiscal referente ao serviço adicionado seja cancelada, será aplicado o estorno dos valores. Os dados referente ao estorno poderá ser visualizado diretamente na Conta Corrente do vendedor. Para mais detalhes, clique aqui.

Caso seja informado Tags Associdas, será exibida na duplicata e também na partida dobrada contábil. Para saber mais , clique aqui.

Cancelamento de contrato de Receita

 

Ao clicar neste botão, será aberta a tela de cancelamento do contrato:

O dado de Periodicidade do Contrato é apenas informativo.
Os demais dados poderão ser alterados, sendo eles:

– Competência do encerramento: Competência (mês) em que o contrato será encerrado. A partir dessa informação, vamos calcular quantos meses de serviço foram prestados e quantos meses deverão ser ressarcidos.

– Multa: Esse valor será preenchido caso exista multa no cancelamento do contrato.

– Valor a Devolver: Este campo não é habilitado para os contratos anuais.
Nos outros contratos, poderá ser informado um valor a devolver e o mesmo será somado no Valor a ressarcir.

– Valor a ressarcir: Valor Original – ( Valor Mensal do Contrato * Quantidade de Meses de Serviço Prestado ) – Valor da Multa
observação : Este campo é calculado e não pode ser alterado manualmente

Importante: Se o valor a ressarcir for negativo, será emitida uma duplicata de pagamento.

Se o valor a ressarcir for positivo, será emitida uma duplicata de recebimento.

Os valores mudam de cor, alternando entre vermelho e verde. Verde irá gerar duplicata a receber e vermelho a pagar.

– Conta contábil para estorno da apropriação (passiva): Permite selecionar conta contábil para estorno de apropriação.
Este campo é dinâmico e só ficará visível, quando o contrato que estiver sendo cancelado tiver apropriação.

– Conta contábil destino: Necessário informar a conta contábil de destino

Após inserir dados nos campos acima, clicar em Cancelar Contrato.

Será aberta a janela abaixo informando o valor líquido da duplicata que será gerada.

Ao prosseguir, a duplicata será gerada e informada no link, conforme imagem abaixo:

Se houver alguma duplicata quitada que foi emitida pelo contrato que está sendo cancelado, a mesma será exibida conforme imagem abaixo.
É possível selecioná-la para realizar o estorno contábil e ressarcir o valor ao favorecido:

Os contratos financeiros cancelados terão os botões de ação desabilitados, não sendo mais possível criar outro contrato com base no cancelado, gerar receita, gerar abatimento e cancelar.

O sistema tem 3 mapas contábeis que serão utilizados no cancelamento do contrato financeiro:

MULTAS COM RESCISÃO E INDENIZAÇÃO
RECEITA COM CANCELAMENTO DE CONTRATO DE SERVIÇO
CANCELAMENTO DE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

É necessário inserir conta contábil nos novos mapas para cancelar os contratos.

4 Responses to “Contratos Financeiros”

  1. Mapeamento Contábil de Contratos FinanceirosPortal de Ajuda do Bluesoft ERP

    […] Para saber mais sobre os contratos financeiro, clique aqui. […]

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  2. Pagamento de Serviços de Concessionárias via EDI - Portal de Ajuda do Bluesoft ERP

    […] Após o cadastro do convênio bancário, é necessário localizar as duplicatas no módulo Financeiro > Contas a Pagar > Consultar que sejam originadas dos contratos financeiros de Consumo de Água, Consumo de Energia Elétrica, Consumo de Gás Canalizado ou Tomada de Serviços de Comunicação ou Telecomunicação. Para saber mais sobre a inclusão de contratos financeiros, clique aqui. […]

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  3. Previsões de Contas Recorrentes - Central de Ajuda da BluesoftCentral de Ajuda da Bluesoft

    […] Para saber como criar um contrato financeiro, favor acessar o link : Contrato Financeiro […]

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  4. Modelos de Contratos Financeiros - Central de Ajuda da BluesoftCentral de Ajuda da Bluesoft

    […] Clique aqui para saber mais sobre como incluir um contrato financeiro […]

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