Caminho da Funcionalidade no Sistema:

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1513 – Contas a Pagar – Loja Lança Despesa da Central

Por essa funcionalidade é possível lançar as Despesas com Imóveis para determinada loja por meio de um Contrato Financeiro. Para utilização desta funcionalidade é preciso ter cadastrado o Tipo de Despesa, o Locador e também o Imóvel.

Observação: Somente são exibidos contratos financeiros, que foram criados com o valor’SIM’ no campo “Loja pode criar”

Para saber como gerar um contrato de aluguel, clique aqui.

Para realizar esse processo, devemos seguir os seguintes passos:

  1. Acesse: Financeiro > Contas a Pagar > Despesas > Com Imóveis;
  2. Loja Locatária: Selecione a loja locatária;
  3. Locador: Selecione o locador;
  4. Buscar: Após preencher os filtros desejados, clique em  .

Após o sistema carregar o resultado da consulta, serão apresentadas as seguintes informações:

  • Numero do Contrato: Numero do contrato, nesse campo será possível consultar o contrato através do link.
  • Tipo: Tipo do contrato.
  • Loja Locatária: Loja locatária do imóvel.
  • Locador: Locador do imóvel.
  • Descrição: Descrição do contrato.
  • Status: Status do contrato.
  • Período de Vigência: Período de vigência do contrato de aluguel.
  • Periodicidade: Periodicidade do contrato.
  • Descrição: Descrição do imóvel locado.
  • Endereço: Endereço do imóvel locado.
  • Categoria: Categoria do contrato.
  • Observação: Observação do contrato.

Também será possível realizar operações de “Incluir Despesa com Imóvel” para contratos com periodicidade eventual e visualizar as “Previsões de Contrato Recorrente” para contratos com periodicidade recorrente.

Para saber como incluir uma despesa, siga os seguintes passos:

  1. Acesse: Financeiro > Contas a Pagar > Despesas > Com Imóveis;
  2. Loja Locatária: Selecione a loja locatária;
  3. Locador: Selecione o locador;
  4. Buscar: Após preencher os filtros desejados, clique em ;
  5. Incluir Despesa com Imóvel: Após o sistema carregar as informações, no contrato desejado com periodicidade eventual, clique empara incluir uma despesa.

Após clicar no ícone deserá aberta uma nova janela, com as seguintes informações:

  1. Numero do Documento: Informe o número do documento da duplicata;
  2. Descrição: Informar um nome para o lançamento da despesa;
  3. Data da Operação: Selecionar a data da operação da despesa;
  4. Valor da Operação: Informar o valor total da operação de despesa;
  5. Base de Cálculo do PIS/COFINS: Valor para a base do cálculo do PIS e COFINS;
  6. PIS: Refere-se ao código da situação tributária do PIS que pode ser consultado aqui;
  7. Valor do PIS: Deve ser informado o valor do PIS correspondente ao código da operação;
  8. COFINS: Refere-se ao código da situação tributária do PIS que pode ser consultado aqui;
  9. Valor da COFINS: Trata-se do total da COFINS;
  10. Prosseguir: Após preencher os filtros desejados para gerar a duplicata, clique em .

Após clicar em  será aberta uma nova janela com as seguintes informações para gerar a duplicata de despesa.

  1. Parcelas: Informe o número de parcelas para gerar a duplicata de despesa;
  2. Valor Total: Valor total da duplicata;
  3. Desconto: caso a duplicata tenha desconto poderá ser informado neste campo;
  4. Juros: informar o valor do juros se necessário;
  5. Multa: também existe um campo para informar o valor da multa;
  6. Descritivo: Descritivo da duplicata de despesa;
  7. Nº do Documento: Número do documento informado para gerar a duplicata de despesa;
  8. Loja Pagadora: Selecione a Loja Pagadora da duplicata de despesa;
  9. Prioridade: Informe a prioridade da duplicata de despesa;
  10. Tipo de Cobrança: poderá ser preenchido o tipo da cobrança;
  11. Forma de Pagamento: informar a forma de pagamento;
  12. Conta Contábil de Origem (Despesa): Selecione a conta contábil de origem despesa da duplicata de despesa;
  13. Conta Contábil de Destino (Passivo): Selecione a conta contábil de destino passivo da duplicata de despesa;
  14. Centro de Resultado: Caso possua um centro de resultado, clique no ícone clique em ;
  15. Centro de Resultado: Será aberto um filtro para selecionar o centro de resultado desejado;
  16. Porcentagem: refere-se a porcentagem de cada centro de resultado;
  17. Prosseguir: Após preencher os filtros desejados, clique em .

Após clicar em  serão abertos os seguintes filtros para criação da duplicata de pagamento com as seguintes informações para gerar a duplicata, esses campos poderão ser editados conforme a necessidade:

  • Parcelas: Numero de parcelas da duplicata;
  • Nº do Documento: Número do documento da duplicata;
  • Descritivo: Descritivo da duplicata;
  • Competência: Competência fiscal da duplicata;
  • Data de Vencimento: Data de vencimento da duplicata;
  • Valor Nominal: Valor nominal da duplicata de pagamento de despesa que será gerada;
  • Desconto: Valor de desconto da duplicata;
  • Juros: Valor dos juros da duplicata de despesa que será gerada;
  • Multa: Valor da multa de duplicata de despesa que será gerada;
  • Valor Líquido: Valor líquido da duplicata, esse valor é composto pelo valor nominal – valor de desconto + valor de juros + valor de multa;
  • Gerar Duplicata: Após preencher os filtros conforme desejado, clique em ;

Após clicar para , a(s) duplicata(s) serão gerada conforme os filtros selecionados e será possível consultar a duplicata de pagamento através o link com o número da duplicata e também será possível gerar uma guia de recolhimento para duplicata através do link “Gerar Guia de Recolhimento

Para saber como incluir Previsões de Contrato Recorrente, siga os seguintes passos:

  1. Loja Locatária: Selecione a loja locatária;
  2. Locador: Selecione o locador;
  3. Buscar: Após preencher os filtros desejados, clique em ;
  4. Previsão de Contrato Recorrente: Após o sistema carregar as informações, no contrato desejado com periodicidade recorrente, clique empara incluir uma previsão de contrato recorrente.

Após clicar empara incluir uma previsão de contrato recorrente, será aberta a tela de previsões do contrato com as seguintes informações:

  • Tomador: Nome do tomador.
  • Descrição do Contrato: Descrição do contrato.
  • Tipo do Contrato: Tipo do contrato selecionado.
  • Recorrência: Recorrência de cobrança.
  • Atualizar Previsões: Atualizar previsões do contrato.
  • Previsões: Permite incluir a despesa gerada pelo contrato conforme a recorrência do contrato.
  • Excluir Previsão: Permite excluir previsões do contrato.
  • Adiantamentos: Permite incluir adiantamentos de despesa do contrato.
  • Incluir Despesa do Contrato: Permite incluir despesa do contrato.

Incluir Despesa da Previsão:

Para incluir uma despesa recorrente do contrato, clique em para ser redirecionado para o tela de inclusão de despesa. Ao abrir a nova janela serão apresentadas as seguintes informações.

  1. Descrição: informar um nome para o lançamento da despesa;
  2. Data da Operação: selecionar a data da operação da despesa;
  3. Valor da Operação: informar o valor total da operação de despesa;
  4. Valor Líquido: o valor líquido será calculado automaticamente pelo sistema.  Trata-se do valor da operação menos o valor do IRRF;
  5. Alíquota %: representa o percentual do IRRF;
  6. Valor do IRRF: trata-se do total do IRRF;
  7. Base de Cálculo do PIS/COFINS: valor para a base do cálculo do PIS e COFINS;
  8. PIS: refere-se ao código da situação tributária do PIS que pode ser consultado aqui;
  9. Valor do PIS: deve ser informado o valor do PIS correspondente ao código da operação;
  10. COFINS: refere-se ao código da situação tributária do PIS que pode ser consultado aqui;
  11. Valor da COFINS: trata-se do total da COFINS;
  12. Prosseguir: Após preencher os filtros desejados para gerar a duplicata, clique em .

Após clicar em  será aberta uma nova janela com as seguintes informações para gerar a duplicata de despesa.

  1. Parcela: Quantidade de parcelas a serem criadas;
  2. Valor Total: Valor total da duplicata;
  3. Desconto: caso a duplicata tenha desconto poderá ser informado neste campo;
  4. Juros: informar o valor do juros se necessário;
  5. Multa: também existe um campo para informar o valor da multa;
  6. Descritivo: Descritivo da duplicata de despesa;
  7. Nº do Documento: Número do documento informado para gerar a duplicata de despesa;
  8. Loja Pagadora: Selecione a Loja Pagadora da duplicata de despesa;
  9. Prioridade: Informe a prioridade da duplicata de despesa;
  10. Tipo de Cobrança: poderá ser preenchido o tipo da cobrança;
  11. Forma de Pagamento: informar a forma de pagamento;
  12. Conta Contábil de Origem (Despesa): Selecione a conta contábil de origem despesa da duplicata de despesa;
  13. Conta Contábil de Destino (Passivo): Selecione a conta contábil de destino passivo da duplicata de despesa;
  14. Centro de Resultado: Caso possua um centro de resultado, clique no ícone clique em ;
  15. Centro de Resultado: Será aberto um filtro para selecionar o centro de resultado desejado;
  16. Porcentagem: refere-se a porcentagem de cada centro de resultado;
  17. Prosseguir: Após preencher os filtros desejados, clique em .

Após clicar em serão abertos os seguintes filtros para criação da duplicata de pagamento com as seguintes informações para gerar a duplicata, esses campos poderão ser editados conforme a necessidade:

  1. Parcelas: Numero de parcelas;
  2. Nº do Documento: Número do documento da duplicata;
  3. Descritivo: Descritivo da duplicata;
  4. Competência: Competência fiscal da duplicata;
  5. Data de Vencimento: Data de vencimento da duplicata;
  6. Valor Nominal: Valor nominal da duplicata de pagamento de despesa que será gerada;
  7. Desconto: Valor de desconto da duplicata;
  8. Juros: Valor dos juros da duplicata de despesa que será gerada;
  9. Multa: Valor da multa de duplicata de despesa que será gerada;
  10. Valor Líquido: Valor líquido da duplicata, esse valor é composto pelo valor nominal – valor de desconto + valor de juros + valor de multa;
  11. Gerar Duplicata: Após preencher os filtros conforme desejado, clique em ;
Após clicar para , a(s) duplicata serão gerada conforme os filtro selecionados e será possível consultar a duplicata de pagamento através o link com o número da duplicata e também será possível gerar uma guia de recolhimento para duplicata através do link “Gerar Guia de Recolhimento

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