Caminho da Funcionalidade no Sistema:

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1844 – Consulta de financiamento

1847 – Estorno de financiamento

1845 – Gerar financiamento

1846 – Incluir pagamento de financiamento

Pela tela de Financiamentos permite incluir e Consultar Financiamentos do tipo Price e SAC. Segue abaixo uma breve explicação desses dois tipos de lançamentos:

Financiamento é uma operação em que uma instituição financeira, fornece recursos para outra parte que está sendo financiada, de modo que está possa executar algum investimento previamente acordado.

Financiamento Price


O Financiamento Price ou como é conhecido popularmente: Sistema Francês de Amortização, tem como principal característica, o parcelamento fixo, ou seja, o valor das parcelas são iguais até o final do período do financiamento.

O cálculo utilizado para a tabela Price é o regime de juros compostos e em cada parcela é acrescentado o valor do juros e amortização do saldo devedor.

Financiamento SAC


Atualmente, o sistema de Financiamento mais utilizado pelos Bancos é o SAC (Sistema de Amortização Constante) onde os valores das parcelas são decrescentes até o final do período de Financiamento.

O cálculo das parcelas do Financiamento é baseado na divisão do capital pelo número das parcelas do financiamento que deverá ser somado aos juros correspondentes ao total financiado.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

Acessar o menu de Financeiro > Operações Financeiras > Financiamentos;

Quando acessamos a tela somos direcionados primeiramente para a consulta dos financiamentos existentes no sistema, podemos utilizar alguns filtros para localizar as informações, sendo eles:

  1. Loja: podendo selecionar a Loja em que foi feito o financiamento;
  2. Instituição Financeira: filtrar pela instituição financeira;
  3. Status do Financiamento: que pode ser Todos os Lançamentos, os Cancelados ou Não Cancelados;
  4. Quitado: pode-se consultar se o financiamento esta quitado ou não. O ERP irá listar os financiamentos quitados, desde que todas as duplicatas vinculadas estejam quitadas. E irá listar os financiamentos não quitados caso tenha duplicatas sem quitação;
  5. Visão: a visão pode ser em formato de Extrato ou Consolidado por Correntista;

 

5. Buscar: após utilizar os filtros podemos clicar em Buscar;

 

No resultado é listada as informações da Data do Lançamento, a Descrição e informações de Valores do Financiamento. Existem algumas operações que podem ser realizadas pela busca, sendo elas: Visualizar lançamentos visualizar lançamentos, Visualizar ocorrências deste financiamento visualizar ocorrências, Cancelar financiamento. cancelar o financiamento e caso as duplicatas do financiamento forem quitadas ele não poderá ser cancelado Não é possível cancelar o financiamento porque as duplicatas já foram geradas/liquidadas..

busca

6. Visualizar Lançamento Visualizar lançamentos: para visualizar informações do Lançamento:

Captura de Tela 2015-10-28 às 10.38.21

7. Visualizar Ocorrências: para visualizar as ocorrências geradas no financiamento;

ocorrencias

Agora vamos ver como é a inclusão de um novo financiamento no sistema Bluesoft ERP:

8. Incluir Financiamento: após selecionar a Loja e a Instituição Financeira, devemos clicar no botão para incluir um Novo Financiamento;

incluir financiamento

9. Fornecedor: devemos selecionar o fornecedor do bem a ser financiado;

10. Descrição do financiamento: informar um nome para o financiamento para facilitar a identificação;

11. Método do financiamento: poderá ser SAC ou Price;

12. Valor do Financiamento: valor total a financiar;

13. Taxa de juros pré-fixado a.m (%): percentual mensal de juros estabelecido pela instituição financeira;

14. Período do Financiamento em meses: prazo do financiamento em meses;

15. Meses de carência: refere-se ao tempo dado após a efetivação do financiamento que o separa do momento de sua amortização;

16. Encargos pagos a vista R$: valor de encargos a serem pagos no momento da efetivação do financiamento;

17. Data de Liberação do financiamento: data de liberação da operação;

18. Vencimento da 1 parcela: selecionar a data de pagamento da primeira parcela do financiamento;

19. Observações: caso necessário, é possível incluir informações adicionais para o financiamento;

Obs.: Quando informado a carência o sistema considera a parametrização de menor prazo para iniciar a contagem do financiamento, ou seja, se os meses de carência for menor que vencimento da 1º parcela esse será acatado como inicio para geração das parcelas, caso o vencimento da 1º parcela seja o menor esse será considerado como parâmetro inicial para contagem.

Ao informar os Meses de Carência o sistema solicitará o Tipo de Incidência de Juros da Carência se os juros incorporam o saldo devedor ou juros são cobrados a cada mês.

dados

20. Simular o Financiamento: pelo Bluesoft ERP é possível visualizar a simulação do financiamento antes de confirmar a operação;

simular o financiamento

21. Confirmar o Financiamento: após visualizar a simulação das parcelas é possível editar os valores e confirmar o lançamento do financiamento;

 

Abaixo vou demonstrar dois exemplos de Financiamento SAC e Price do Bluesoft ERP e como é feito o cálculo para essas duas opções:

Pretendo adquirir um imóvel no valor de R$100.000,00. Procurei uma instituição financeira para realizar o Financiamento onde foram oferecidas as  seguintes condições: Taxa de 3% de juros ao mês e o prazo de pagamento em 4 meses. Sendo assim, devemos considerar a seguinte fórmula para o cálculo.

Captura de Tela 2015-10-13 às 09.00.09
Vamos substituir os valores da fórmula para as condições oferecidas:

Captura de Tela 2015-10-13 às 09.05.10

Realizado os passos do cálculo, chegamos ao valor da parcela que será de R$ 26902,70. Para o cálculo do saldo devedor, devemos considerar o juros do próximo mês e o abatimento do pagamento da parcela anterior. Vamos ao exemplo:
R$ 100.000,00 + 3% = 103.000,00 – R$ 26902,70 = R$ 73.097,30

Veja abaixo um exemplo de simulação PRICE:
Captura de Tela 2015-10-09 às 11.12.44

Suponha um financiamento de um imóvel no valor de R$110.500,00 que deverão ser pagos em 5 meses à 0,72% de juros ao mês.

A fórmula do cálculo será:
Valor da Parcela = (Valor do Financiamento / Total de meses) + (juros * total do financiamento)

Vamos substituir os valores da fórmula para as condições oferecidas (exemplo 1):

Valor da Parcela = (110500,00 / 5) + (0,72% * 110500,00)
Valor da Parcela = (22100,00) + (795,60)
Valor da Parcela 1 = R$ 22895,60
Para a próxima parcela o cálculo será (exemplo 2):
Valor da Parcela = 22100,00 + (0,72% * (110500,00-1*22895,60))
Valor da Parcela = 22100,00 + (0,72% * (88400,00)
Valor da Parcela = 22100,00 + (632,48)
Valor da Parcela 2 = R$ 22736,48

Após realizar os cálculos chegaremos ao resultado da primeira parcela que será de R$ 22895,00 e a segunda parcela no valor de R$ 22736,48. Para as demais parcelas é necessário seguir os passos do exemplo 2.

Veja abaixo a simulação do financiamento SAC pelo sistema, seguindo o nosso exemplo:
Captura de Tela 2015-10-09 às 13.49.57

Veja abaixo como é a contabilização do financiamento no sistema Bluesoft ERP:

Captura de Tela 2015-10-28 às 14.22.25

 

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