Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Financeiro > Contas a Receber > Receitas > Com Serviços

Permissões de Usuário:

954 – Contas a Pagar – Incluir Despesas
266 – Contas a Receber Receitas Incluir
2398 – Gerar receita pela tesouraria loja

Por essa funcionalidade é possível lançar as Receita com Serviços para determinada loja por meio de um Contrato Financeiro. Para utilização desta funcionalidade é preciso ter cadastrado o Tipo de Receita, o Prestador de Serviço e também o Tomador.

Observação: Somente são exibidos contratos financeiros, que foram criados com o valor’SIM’ no campo “Loja pode criar”

Para realizar esse processo, devemos seguir os seguintes passos:

  1. Acesse: Acesse o Menu Financeiro > Contas a Receber > Receitas > Com Serviços
  2. Tomador: Selecionar a loja tomadora do serviço;
  3. Prestador: Selecionar a empresa prestadora do serviço;
  4. Conta contábil: Poderá ser selecionada a Conta Contábil da operação;
  5. Periodicidade: podemos selecionar a periodicidade do evento que pode ser Eventual, Semanal, Quinzenal, Mensal, Trimestral ou Anual;
  6. Buscar: Após preencher os filtros conforme desejado, clique em .

Após o sistema carregar o resultado da consulta, serão apresentas as seguintes informações:

  • Incluir Receita/Incluir Previsões: Em caso de contrato de eventual será possível incluir uma despesa e em caso de contrato recorrente será possível incluir previsões do contrato.
  • Contrato Nº: Número do contrato.
  • Tomador: Nome da loja tomadora do serviço.
  • Descrição: Descrição do contrato.
  • Tipo do contrato: Tipo do contrato.
  • Periodicidade: Periodicidade do contrato.
  • Conta Contábil: Conta contábil da operação.
  • Vigência: Vigência do contrato.
  • Valor: Valor do contrato.

Para incluir uma receita de serviço de contrato eventual, siga os seguintes passos:

  1. Acesse o Menu Financeiro > Contas a Receber > Receitas > Com Serviços
  2. Tomador: Selecionar a loja tomadora do serviço;
  3. Prestador: Selecionar a empresa prestadora do serviço;
  4. Conta contábil: Poderá ser selecionada a Conta Contábil da operação;
  5. Periodicidade: podemos selecionar a periodicidade do evento que pode ser Eventual, Semanal, Quinzenal, Mensal, Trimestral ou Anual;
  6. Buscar: Após preencher os filtros conforme desejado, clique em .
  7. Incluir Despesa: Após o sistema carregar as informações, será possível incluir uma receita através do ícone

Após clicar no íconeserá aberta uma tela para realizar a inclusão da receita, serão apresentadas as seguintes informações:

  1. Número do Documento: Insira o número do documento da duplicata a ser gerada;
  2. Data de emissão: Data de emissão da duplicata;
  3. Base de cálculo de INSS Retido: Valor da base de cálculo de INSS Retido;
  4. Valor total de impostos retidos: Valor total de impostos retidos;
  5. Valor total sem retenções: Valor total sem retenções;
  6. Valor total da operação: Valor total da operação;
  7. Prosseguir: Após preencher filtros conforme necessidade, clique em 

Após clicar em o sistema redirecionará para a tela inclusão de Inclusão de Receita, serão apresentadas as seguintes informações:

  1. Parcela: Quantidade de parcelas a serem criadas;
  2. Valor Total: Valor total da duplicata;
  3. Desconto: caso a duplicata tenha desconto poderá ser informado neste campo;
  4. Juros: informar o valor do juros se necessário;
  5. Multa: também existe um campo para informar o valor da multa;
  6. Descritivo: Descritivo da duplicata de despesa;
  7. Nº do Documento: Número do documento informado para gerar a duplicata de receita;
  8. Loja Pagadora: Selecione a Loja Pagadora da duplicata de receita;
  9. Prioridade: Informe a prioridade da duplicata de receita;
  10. Tipo de Cobrança: poderá ser preenchido o tipo da cobrança;
  11. Forma de Pagamento: informar a forma de pagamento;
  12. Conta Contábil de Origem (Despesa): Selecione a conta contábil de origem despesa da duplicata de receita;
  13. Conta Contábil de Destino (Passivo): Selecione a conta contábil de destino passivo da duplicata de receita;
  14. Centro de Resultado: Caso possua um centro de resultado, clique no ícone clique em ;
  15. Centro de Resultado: Será aberto um filtro para selecionar o centro de resultado desejado;
  16. Porcentagem: refere-se a porcentagem de cada centro de resultado;
  17. Prosseguir: Após preencher os filtros desejados, clique em .

Após clicar em serão abertos os seguintes filtros para criação da duplicata de recebimento com as seguintes informações para gerar a duplicata, esses campos poderão ser editados conforme a necessidade:

  1. Parcelas: Numero de parcelas;
  2. Nº do Documento: Número do documento da duplicata;
  3. Descritivo: Descritivo da duplicata;
  4. Competência: Competência fiscal da duplicata;
  5. Data de Vencimento: Data de vencimento da duplicata;
  6. Valor Nominal: Valor nominal da duplicata de pagamento de receita que será gerada;
  7. Desconto: Valor de desconto da duplicata;
  8. Juros: Valor dos juros da duplicata de receita que será gerada;
  9. Multa: Valor da multa de duplicata de receita que será gerada;
  10. Valor Líquido: Valor líquido da duplicata, esse valor é composto pelo valor nominal – valor de desconto + valor de juros + valor de multa;
  11. Gerar Duplicata: Após preencher os filtros conforme desejado, clique em ;

Após clicar para , a(s) duplicata serão gerada conforme os filtros selecionados e será possível visualizar a duplicata de pagamento através o link com o número da duplicata e também será possível gerar uma guia de recolhimento para duplicata através do link “Gerar Guia de Recolhimento

Para receita de serviço de contrato recorrente, siga os seguintes passos:

  1. Acesse: Acesse o Menu Financeiro > Contas a Receber > Receitas > Com Serviços
  2. Tomador: Selecionar a loja tomadora do serviço;
  3. Prestador: Selecionar a empresa prestadora do serviço;
  4. Conta contábil: Poderá ser selecionada a Conta Contábil da operação;
  5. Periodicidade: podemos selecionar a periodicidade do evento que pode ser Eventual, Semanal, Quinzenal, Mensal, Trimestral ou Anual;
  6. Buscar: Após preencher os filtros conforme desejado, clique em .
  7. Incluir Despesa: Após o sistema carregar as informações, será possível incluir uma receita através do ícone

Após clicar empara incluir uma previsão de contrato recorrente, será aberta a tela de previsões do contrato com as seguintes informações:

  • Tomador: Nome do tomador.
  • Descrição do Contrato: Descrição do contrato.
  • Tipo do Contrato: Tipo do contrato selecionado.
  • Recorrência: Recorrência de cobrança.
  • Atualizar Previsões: Atualizar previsões do contrato.
  • Previsões: Permite incluir a despesa gerada pelo contrato conforme a recorrência do contrato.
  • Excluir Previsão: Permite excluir previsões do contrato.
  • Adiantamentos: Permite incluir adiantamentos de despesa do contrato.
  • Incluir Despesa do Contrato: Permite incluir despesa do contrato.

Incluir Receita da Previsão:

Para incluir uma receita da previsão do contrato, clique em  para realizar a inclusão da duplicata, ao ser redirecionado serão apresentadas as seguintes informações para incluir a receita.

  1. Número do Documento: Insira o número do documento da duplicata a ser gerada;
  2. Data de emissão: Data de emissão da duplicata;
  3. Base de cálculo de INSS Retido: Valor da base de cálculo de INSS Retido;
  4. Valor total de impostos retidos: Valor total de impostos retidos;
  5. Valor total sem retenções: Valor total sem retenções;
  6. Valor total da operação: Valor total da operação;
  7. Prosseguir: Após preencher filtros conforme necessidade, clique em .

Após clicar em o sistema redirecionará para a tela inclusão de Inclusão de Receita, serão apresentadas as seguintes informações:

  1. Parcela: Quantidade de parcelas a serem criadas;
  2. Valor Total: Valor total da duplicata;
  3. Desconto: caso a duplicata tenha desconto poderá ser informado neste campo;
  4. Juros: informar o valor do juros se necessário;
  5. Multa: também existe um campo para informar o valor da multa;
  6. Descritivo: Descritivo da duplicata de despesa;
  7. Nº do Documento: Número do documento informado para gerar a duplicata de receita;
  8. Loja Pagadora: Selecione a Loja Pagadora da duplicata de receita;
  9. Prioridade: Informe a prioridade da duplicata de receita;
  10. Tipo de Cobrança: poderá ser preenchido o tipo da cobrança;
  11. Forma de Pagamento: informar a forma de pagamento;
  12. Conta Contábil de Origem (Despesa): Selecione a conta contábil de origem despesa da duplicata de receita;
  13. Conta Contábil de Destino (Passivo): Selecione a conta contábil de destino passivo da duplicata de receita;
  14. Centro de Resultado: Caso possua um centro de resultado, clique no ícone clique em ;
  15. Centro de Resultado: Será aberto um filtro para selecionar o centro de resultado desejado;
  16. Porcentagem: refere-se a porcentagem de cada centro de resultado;
  17. Prosseguir: Após preencher os filtros desejados, clique em .

Após clicar em serão abertos os seguintes filtros para criação da duplicata de recebimento com as seguintes informações para gerar a duplicata, esses campos poderão ser editados conforme a necessidade:

  1. Parcelas: Numero de parcelas;
  2. Nº do Documento: Número do documento da duplicata;
  3. Descritivo: Descritivo da duplicata;
  4. Competência: Competência fiscal da duplicata;
  5. Data de Vencimento: Data de vencimento da duplicata;
  6. Valor Nominal: Valor nominal da duplicata de pagamento de receita que será gerada;
  7. Desconto: Valor de desconto da duplicata;
  8. Juros: Valor dos juros da duplicata de receita que será gerada;
  9. Multa: Valor da multa de duplicata de receita que será gerada;
  10. Valor Líquido: Valor líquido da duplicata, esse valor é composto pelo valor nominal – valor de desconto + valor de juros + valor de multa;
  11. Gerar Duplicata: Após preencher os filtros conforme desejado, clique em 

Após clicar para , a(s) duplicata serão gerada conforme os filtros selecionados e será possível visualizar a duplicata de pagamento através o link com o número da duplicata e também será possível gerar uma guia de recolhimento para duplicata através do link “Gerar Guia de Recolhimento

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