Relatório de Fluxo de Caixa

Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Financeiro > Relatórios > Relatório de Fluxo de Caixa

Permissões de Usuário: MB__info

1319 – Relatório Fluxo Caixa

Uma das principais ferramentas para previsões financeiras é o Relatório de Fluxo de Caixa.

O Relatório de Fluxo de Caixa é utilizado para auxiliar na tomada de decisões, com ele é possível enxergar quanto de dinheiro vai entrar e quanto vai sair. Assim, conseguimos nos antecipar e solicitar um empréstimo, descontar um título ou antecipar os recebíveis de cartão de crédito, para que a conta não fique descoberta. Ou, ainda, investir um dinheiro que ficaria parado na conta, sem rendimento. Veja abaixo como utilizar este relatório no Bluesoft ERP.

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

Selecionar os seguintes filtros:

 

  1. Rede: Deverá selecionar a Rede, que é um conjunto de lojas. 
  2. Loja: Deverá selecionar a loja da rede ou todas.
  3. Tipo de período: Informar o tipo de período para a busca. Opções: Diário, Semanal, Descendia, Quinzenal e Mensal.
  4. Período: Deverá informar o período desejado. 
  5. Venda em Dinheiro: Define se o relatório irá considerar as vendas reais (tesouraria) ou as previsões de vendas preenchidas nas metas comerciais.
  6. Previsão de Pedidos: Define se o relatório irá considerar ou não a previsão de pedidos de compra.
  7. Previsão de Contratos Recorrentes: Define se o relatório irá considerar ou não a previsão de contratos recorrentes, para pagamentos e recebimentos.
  8. Previsão de Contratos de Fornecimento: Define se o relatório irá considerar ou não o prazo de entrega mais o prazo de pagamento que estão no contrato de fornecimento.
  9. Tipo de Relatório: Deverá informar se a visualização do relatório será no formato analítico ou sintético. 
  10. Exibir apenas dias úteis: Selecionando esta opção serão exibidos apenas dias úteis.
  11. Exibir apenas coluna do Previsto: Selecionando esta opção, não serão exibidas as colunas de Realizado e Diferença.
  12. Previsão de pedidos de venda: Irá exibir no relatório previsão de pedidos de venda (Pedidos de doação e bonificação não serão exibidos). Obs: Para os pedidos serem exibidos, precisam estar fechados.
    Tela principal do Relatório de Fluxo de Caixa:
  13. Contas bancárias: Possibilita filtrar os dados por uma ou mais contas bancárias.
    Os itens abaixo não serão filtrados por conta bancária:
    • Conta Garantida
    • Saldo da Holding
    • Título de Capitalização
    • Previsões de Despesas Recorrentes
    • Previsões de Receitas Recorrentes
    • Previsão de Pedido Compra
    • Previsão de pedidos de venda
    • Tickets
    • Dinheiro/Venda
    • Dinheiro/Pagamentos

    obs: Ao utilizar o filtro de contas bancárias não serão exibidas duplicatas do tipo carteira.

 

A parte superior do relatório exibe o saldo final de caixa e o saldo do banco acumulado do dia anterior, que será utilizado como saldo inicial para os somatórios do período utilizado nos filtros do relatório

Saldo

Isso é, utilizando como filtro a data inicial do dia 30/11 para análise do relatório, o saldo em caixa e em banco será referente ao saldo final conciliado do dia 29/11.

No relatório, para cada dia do período selecionado serão exibidas as colunas Previsto e o Realizado de cada espécie, separados por entrada e saída. A coluna Previsto exibe tudo que possui data de vencimento ou data de depósito para o dia da coluna, enquanto a coluna Realizado exibe o que foi baixado no dia. Algumas espécies podem nunca gerar informações para a coluna previsto, como por exemplo: Dinheiro de Venda. Enquanto outras espécies podem ter apenas informações na coluna previsto e não ter informações na coluna realizado, como por exemplo: Previsões de Contratos Recorrentes, Previsões de Pedidos, etc, onde o realizado torna-se uma duplicata que será exibida na linha de sua própria espécie (duplicatas a pagar ou duplicatas a receber, por exemplo).

 

Entrada

  1. Bancos (Entradas): Exibe o somatório de valores que foram recebidos em banco. A coluna Previsto exibe movimentos com data de recebimento no dia da coluna, enquanto a coluna Realizado exibe movimentos que foram conciliados no controle bancário na data da coluna.
  2. Cartões de Crédito: Exibe o total líquido de cartões de crédito. A coluna Previsto exibe cartões de crédito com datas de depósito para o dia da coluna, enquanto a coluna Realizado exibe os cartões de crédito baixados no dia.
  3. Cartões de Débito: Exibe o total líquido de cartões de débito. A coluna Previsto exibe os cartões de débito com data de depósito para o dia da coluna, enquanto a coluna Realizado exibe os cartões de débito baixados no dia.
  4. Cheque: Exibe a somatória de cheques recebidos no dia. São exibidos somente os cheques já depositados. Isto é, essa coluna não terá informação na coluna Previsto.
  5. Dinheiro/Venda: Exibe o total em dinheiro recebido no dia. Essa coluna só mostrará valores após a conciliação da Tesouraria, desconsiderando guias de carro forte emitidas no dia anterior. Essa espécie exibe apenas informações na coluna Realizado.
  6. Duplicatas a receber: Exibe a somatória de todas as duplicatas de cobrança. A coluna Previsto exibe duplicatas a receber com datas de vencimento para o dia da coluna, enquanto a coluna Realizado exibe duplicatas a receber que foram quitadas no dia (data de recebimento).
  7. Empréstimo concedido: Exibe a somatória de todos os empréstimos concedidos que vencem (Previsto) ou foram recebidos (Realizado) no dia.
  8. Previsão de pedidos de venda : Irá exibir no relatório previsão de pedidos de venda (Pedidos de doação e bonificação não serão exibidos). Essa espécie exibe informações apenas na coluna Previsto.
  9. Previsões de Receitas Recorrentes. Exibe a somatória das previsões de receitas recorrentes. Essa espécie exibe apenas informações na coluna Previsto
  10. Tickets: Exibe a somatória de todos os pagamentos feitos na loja com tickets em papel.

 

Saída

  1. Bancos (Saídas): Mostra o somatório de saídas realizadas em banco no dia. A coluna Previsto exibe movimentos com data de pagamento no dia da coluna, enquanto a coluna Realizado exibe movimentos que foram conciliados no controle bancário na data da coluna.
  2. Cheque: Exibe o total de cheques emitidos no dia. 
  3. Correspondente Bancário (D+2): Exibe a somatória do valor de correspondente bancário previsto para ser debitado da conta, a data prevista será sempre dois dias após a emissão da guia.  
  4. Dinheiro/Pagamentos: Exibe o valor total de saídas de dinheiro no dia, descontando numerários em trânsito. Essa espécie só gera informações na coluna Realizado.
  5. Duplicatas a Pagar: Mostra o total de duplicatas a pagar no dia. A coluna Previsto mostra duplicatas a pagar com data de vencimento para o dia da coluna, enquanto a coluna Realizado exibe duplicatas que foram pagas no dia.
  6. Empréstimo Tomado: Exibe a somatória de todos os empréstimos tomados que vencem (Previsto) ou foram foram pagos (Realizado) no dia.
  7. Folha de Pagamento: Agrupa todas as duplicatas de pagamento que são geradas a partir do encerramento do cálculo da folha de pagamento, incluindo as duplicatas de funcionários e também as guias de impostos, pagamentos de pensão, entre outros.
  8. Numerários em Trânsito: Exibe a somatória de todas as guias de carro forte emitidas (Realizado).
  9. Previsão de Pedido de Compra: Exibe a somatória dos pedidos de compra, com base no prazo de pagamento informado no contrato de fornecimento. Essa espécie gera informações apenas na coluna Previsto.
  10. Previsões de Despesas Recorrentes: Exibe a somatória de todas as previsões de despesas recorrentes. Essa espécie gera informações apenas na coluna Previsto
Observação: duplicatas de abatimento e duplicatas como vale compra, quebra de caixa, convênio de funcionários com outras empresas, etc, não são exibidas diretamente no Fluxo de Caixa, pois as mesmas estão vinculadas à outros tipos de duplicatas. Dessa forma, os valores estão embutidos nos somatórios de duplicatas a pagar ou duplicatas a receber (no caso de abatimentos) ou no somatório da Folha de Pagamento.

 

Ao clicar no valor será exibida uma janela com os detalhes conforme o exemplo abaixo.

 

Exibimos também uma coluna de Diferença. Esta coluna é o resultado do cálculo dos valores do Previsto menos os valores do Realizado.

diferenca

 

Na coluna Realizado, é possível notar um ícone de informação Capture 42 ao lado dos valores de Bancos, Dinheiro e Saldo:

Capture_39

 

Esse ícone é exibido para informar que apenas os valores de Bancos e Dinheiro compõem o saldo do dia na coluna Realizado. Isso acontece pois os demais valores, tais como cartões de crédito, duplicatas, entre outros, irão automaticamente compor esses valores (dinheiro e bancos) após baixados. Passando o mouse sobre o ícone Capture 42, é possível visualizar a informação:

Capture 40

 

Além disso, é possível visualizar o relatório verticalmente, basta clicar no botão .

 

Para análises de períodos futuros, não haverá valor de Realizado ou Diferença. Para facilitar a visão, utilize a opção Capture 34 desta maneira, a visão oculta essas colunas que tornam-se desnecessárias nesse tipo de análise:

 

Capture 35
Para gerar informações de Previsão de Pedidos de Venda, deve-se considerar as seguintes regras:

O cálculo para a data de previsão do Pedido de Venda Balcão é a emissão do Pedido mais a data de cobrança do cliente:
aba_cobranc%cc%a7a_cliente

 

Para o cálculo da previsão do Pedido do Força de Vendas, contamos o prazo de entrega da mercadoria mais o prazo para recebimento da duplicata.

Selecionados pedidos com previsão para 12/12/16
1

Selecionado pedido de Força de vendas:

2
Na aba Dados Gerais e Clientes, podemos visualizar a data de Prazo de pagamento que é utilizada para o cálculo de previsão:

3

 

Na aba entrega temos a data de Entrega que também é utilizada para o cálculo da previsão:
4

 

Para mais informações sobre a importância do Fluxo de Caixa na sua empresa, veja também o artigo: Como Utilizar o Fluxo de Caixa para Tomadas de Decisões.

Gleyci Souza

Analista de Negócios na Bluesoft. Atua como Product Owner na equipe de desenvolvimento do módulo Financeiro do ERP.

Responder