Fiscal > Cadastros > Manutenção de Figura Fiscal 
Permissões:

906 – Pessoa Consultar

1518 – Alterar Tributação Federal PIS e COFINS1381 – Consultar PIS e COFINS1450 – Alterar Tributação Estadual ICMS

Nesta tela poderá fazer a manutenção individual ou em lotes dos cadastros dos produtos alterando os dados de NCM, CEST, valores de ICMS entradas e saídas de acordo com a figura fiscal no cadastro do produto. Essa tela é bastante utilizada nas mudanças de tributação ou até mesmo para regularização dos cadastros com a tributação incorreta.

Através deste relatório o usuário também poderá visualizar diferenças de tributação entre o ICMS das entradas e saídas.

Observação importante: Só serão listados na busca os produtos cadastrados como “pai”, os produtos “filhos” não serão apresentados.

As alterações de tributos só serão aplicadas para os produtos “pai”, pois todos os produtos filhos utilizam a tributação de produtos definidos como “pai”.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acesse o caminho: Fiscal > Cadastros >Manutenção de Figura Fiscal:

 

 

2) Ao realizar a busca através da seleção dos filtros poderá fazer a manutenção em lote, veja:

 

 

 

Na edição em lote há a possibilidade de aplicar a alteração para negociações ativas e para pedidos pendentes:

 

 

Ao selecionar a opção “Aplicar alterações nos pedidos pendentes” o ERP irá atualizar apenas os pedidos que estão fechados e pendentes ainda e que foram criados nos últimos 365 dias.

Para atualizar os pedidos que estão abertos será necessário selecionar as duas opções disponíves: “Aplicar alterações para negociações ativas”e“Aplicar alterações nos pedidos pendentes”

3) Ou se desejar poderá fazer individualmente no cadastro específico; 

 

 

OBS: Para edição individual na gride, somente os campos “ICMS diferente da entrada” e “ICMS entre lojas” não poderão ser alterados, caso deseje alterar, será necessário efetuar a edição em lote ou dentro do cadastro do produto.

4) O filtro de divergência de ICMS Entrada e Saída, mostra ao usuário se existe divergência entre o ICMS informado na Entrada e o ICMS configurado para saída no cadastro do produto:

Por Exemplo: Se o ICMS utilizado na entrada for tributado, CST: 000 – Tributado Integralmente e na saída estiver configurado 060 – ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária será apresentado no relatório como um produto com divergência. Pois as tributações são diferentes:

 

 

A alteração da tributação não irá refletir nos movimentos fiscais anteriores, devendo fazer manutenção nos registros.

5) Ponto importante, ao realizar a busca através da seleção do filtro “Produtos Sem ICMS”, os únicos filtros que poderão ser utilizados, juntamente com o filtro “Produtos Sem ICMS” são: Produtos, Estado, Fornecedor e Período. O restante dos filtros ficará desabilitado.

Existe a possibilidade de realizar busca apenas informando o Filtro Período, sem a necessidade de informar Descrição ou Subgrupos.

É possível realizar a busca por:

– Cadastro de Produto

– Ultima Alteração

– Cadastro e Ultima Alteração

Em algumas situações quando o resultado da busca for muito alto será necessário utilizar o filtro “Estado” com o Filtro de “Período” para garantir a performance na usabilidade.

6) Outro ponto sobre a busca através da seleção do filtro “Produtos Sem ICMS”, na manutenção em lote também ocorrerá mudanças com esse filtro selecionado, pois poderá alterar somente os campos relacionados ao ICMS com a excessão do campo “FCP agregado” que também ficará desabilitado como os demais campos..

7) Ainda sobre a busca através da seleção do filtro “Produtos Sem ICMS”, a alteração na grid não poderá ocorrerá quando o filtro “Produtos Sem ICMs” estiver selecionado na busca dos itens

Importante: Ao buscar através da seleção do filtro “Produtos Sem ICMS”, a manutenção em lote ficará é limitado à 1 mil linhas.

Leave a Reply