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182   –   Recebimento Consultar (Consulta)
 

O objetivo deste artigo é explicar basicamente como realizar o recebimento de mercadorias e expedição de carga no qual foi utilizado um pedido do tipo Cross Docking com distribuição programada no Bluesoft ERP.

Cross Docking é o sistema de logística no qual uma mercadoria é enviada pelo fornecedor diretamente para um Centro de Distribuição (CD) que, rapidamente e sem estoques, já prepara a encomenda para o transporte e entrega.

O cross docking também é conhecido como XD.

Esse modelo é baseado na filosofia “just in time“, na qual um item só deve ficar disponível quando é demandado pelo cliente. Isso elimina a necessidade de estoques físicos, diminuindo custos de armazenagem.

Antes de iniciar o recebimento, vamos gerar um pedido do tipo Cross Docking, pois o operação de Cross Docking se inicia durante o lançamento do Pedido de Compra. O comprador deverá já no pedido de compra informar para cada item comprado, a quantidade que deve ser distribuída para cada loja.

1)  Acesse o menu  Compras > Pedidos de Compra > Incluir

Ao iniciar a inclusão do pedido de compra deverão ser informados os seguintes campos: Tipo de Distribuição: CD – Cross docking Tipo de Sugestão CD: Com Distribuição Programada

Em seguida clique em prosseguir

Na imagem acima na inclusão dos itens do pedido, através da coluna DIST. informar para cada loja a quantidade que a loja deverá receber. Conforme as quantidades são digitadas, a quantidade total do item no pedido será totalizada automaticamente na linha correspondente ao CD. É possível através do parâmetro: Pedido de Cross-Docking onde a “Quantidade pedida de cada CD deve ser igual a soma das quantidades a distribuir por loja”, definir se será permitido que a quantidade total do CD seja diferente do total da distribuição das lojas, com  esse  parâmetro habilitado a quantidade total do pedido deverá sempre será igual ao total da distribuição entre as lojas. Caso o parâmetro esteja desabilitado o sistema irá permitir que o Total do CD seja maior que a soma das quantidades distribuídas entre as lojas, desta forma a quantidade que irá sobrar sem distribuição deverá ser armazenada no Centro de Distribuição (CD).

Com o pedido digitado clique sobre o cadeado para fechar o mesmo.

2) Com o pedido criado iremos incluir a nota fiscal manualmente ou por processamento de nota eletrônica e vincular o pedido Cross Docking criado, dúvidas Clique aqui.

3) Após iniciar o recebimento de mercadorias, para que toda a operação do Cross Docking seja executada a mercadoria deverá ser conferida através do processo de Recebimento de Cargas (Mobile), duvidas clique aqui.

Importante:

Durante o processo de conferência de cargas, deverão ser impressas as Capas Palete, para a identificação de todos os paletes recebidos. É através da capa palete, que o sistema irá identificar, quais as mercadorias estão dispostas no palete e qual a distribuição a ser efetuada para cada loja.

3)Após a conferência da carga, ao realizar a finalização do recebimento da Nota Fiscal, o sistema irá apresentar o resumo da distribuição que será efetuada para as lojas consistindo a Quantidade Total do Pedido de Compra x Total Efetivamente Recebido na Carga

Caso a quantidade recebida seja diferente da informada no Pedido de compra, o sistema irá realizar um rateio proporcional da quantidade recebida entre as lojas. Clique em Prosseguir para Confirmar o lançamento da Nota Fiscal.

4)Após o lançamento da Nota Fiscal, é necessário gerar as Cargas de Cross Docking, para que os operadores possam iniciar a separação das mercadorias para cada loja via coletor de dados. Porém é possível através de parametrização fazer com que as cargas sejam geradas automaticamente ao finalizar o lançamento da Nota Fiscal, duvidas clique aqui.

5) Com a nota finalizada  faz necessário utilizar o modulo de gerenciamento de carga WMS para gerar a ordem de execução de separação WMS, duvidas, clique aqui.

Observação: Na montagem da carga é possível agrupar as ordens de serviço para serem separadas por: 

  • Palete do Recebimento;
  • Destinatário;
  • Produto;

Para saber mais sobre o agrupamento clique aqui

6) Para realizar a separação do Cross Docking, clique aqui.

Alterando Embalagem de Distribuição Programada para uma Diferente da Negociada

1) Ao incluir um novo pedido, no campo “Tipo de distribuição” selecione a opção “CD – Cross Docking” e no campo “Tipo de Sugestão de CD” a opção “Com distribuição programada”. A flag “Permitir distribuição programada em embalagem diferente da negociada” será exibida, marque a opção, veja as outras configurações necessárias e clique em “Prosseguir”:

 

2) No exemplo abaixo, o centro de distribuição Loja 400 irá receber 100 unidades do produto, sendo que 30 será reservada para a Loja 1,  30 para a Loja 2 e 40 para a Loja 4.

3) Clique no link da coluna “Emb.Distrib”, e altere a embalagem de distribuição ou as quantidades como desejar. Caso as quantidades de distribuição já estiverem preenchidas como no exemplo a cima, ao alterar a embalagem as quantidades serão recalculadas para a embalagem escolhida. Clique em “Salvar” para confirmar a alteração: 

4) A coluna “Dist.” receberá as novas quantidades e na coluna “Emb. Distrib.” será possível visualizar a embalagem selecionada:

5) Com o pedido criado iremos incluir a nota fiscal manualmente ou por processamento de nota eletrônica e vincular o pedido Cross Docking criado conforme explicado anteriormente.

6) Após realizar a conferência da mercadoria através do processo de Recebimento de Cargas (Mobile), o sistema irá apresentar o resumo da distribuição que será efetuada para as lojas consistindo a Quantidade Total do Pedido de Compra x Total Efetivamente Recebido na Carga.

Uma mensagem será exibida informando que as quantidades de distribuição do item com embalagem alterada está sendo realizada em outra embalagem:

7) Os próximos passos são os mesmos mencionados anteriormente.

Observação: Caso houver fracionamento da quantidade a distribuir de um item que tem fator embalagem que não permite fracionamento, dependendo da embalagem de distribuição escolhida, a embalagem do item deve ser alterada no pedido de compra para prosseguir com a operação:

Não será possível confirmar o recebimento se o pedido não for alterado:

Para mais informações, contate o Suporte Bluesoft.

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