Caminho da Funcionalidade no Sistema:

WMS > Gerenciamento de Cargas WMS

Permissões de Usuário:

Número – Nome da Permissão

2714 – Gerenciamento de Cargas WMS: Consultar

2716 – Gerenciamento de Cargas WMS: Editar

2717 – Gerenciamento de Cargas WMS: Excluir

2715 – Gerenciamento de Cargas WMS: Incluir

Objetivo da tela de “Gerenciamento de Carga WMS” é gerenciar o processo de expedição de forma eficiente, assegurando que os pedido a serem expedido serão separados, conferidos e embarcados no veiculo corretamente.

Para realizar o planejamento do que será expedido a tela permite:

  • Formar Carga Logística de modo flexível, com múltiplos destinatários em única carga.
  • Controle total por ordens de serviços, para cada tipo de atividade; (Separação e Conferência).
  • Processo de separação totalmente flexível, permitindo alocar vários separadores em uma única carga logística.
  • Processo de separação por Setor de Armazenagem, Ruas (Layout – Depósito).
  • Reaproveitamento de carga, permitindo movimentar a nível de unitizadores entre cargas geradas diferentes.
  • Acompanhe na montagem da carga logística, a ocupação do palete por: Norma, Qtd Volumes, Qtd Itens e Peso.
  • Impressão de etiqueta de palete personalizada.

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acessar o menu  WMS > Gerenciamento de Cargas WMS

Utilize os filtros abaixo de acordo com sua necessidade para realizar a busca das cargas geradas e não geradas.

Filtros para Carga Não Gerada

Importante: É retornado resultado na busca uma vez que foi gerado uma demanda de abastecimento para loja que pode ser por: Distribuição Forçada por Destinatário, Distribuição Forçada por produto, Distribuição Forçada Multiloja, importação de lotes logísticos ou Recebimento de Carga Cross Docking selecionando a opção “Vendas Entre Lojas/Clientes”. E, é retornado o resultado de Movimentação entre Locais de Estoque selecionando a opção “Movimentações Entre Locais de Estoque”.

Filtros:

  • Centro de Distribuição
    – Neste campo o usuário seleciona um CD-Centro de Distribuição
  • Local de Estoque
    – Selecione um local de estoque(Os processos de gerenciamento de Carga é realizado por local de estoque)
  • Período
    – Selecione um período. Ao selecionar mais de um dia, terá que escolher até 3 destinatários e no máximo 7 dias no período.
  • Loja/Cliente
    – Selecione uma ou mais lojas ou busque por um cliente.
  • Finalidade da Distribuição
    – Selecione a finalidade desejada para retornar as Cargas
  • Origem da Distribuição
    Selecione uma ou todas origens da distribuição

Aba Não Gerada:

Separação: Utilizada para visualizar as necessidades de abastecimento que foram gerada a partir da  funcionalidade Distribuição Forçada por Destinatário, com a finalidade enviar para uma loja, Distribuição por produto, Importação de arquivos e Movimentação entre Locais de Estoque.

Cross Docking: Utilizada para visualizar a necessidade de ressuprimento  que foram gerados a partir de uma nota fiscal recebida através de um pedido Cross Docking.  Duvidas sobre o processo de recebimento Cross Docking, Clique aqui.

Observação: Na montagem da carga CROSS DOCKING, é possível agrupar as ordens de serviço para serem separadas por: 

  • Palete do Recebimento;
  • Destinatário;
  • Produto.

Para saber mais sobre o agrupamento clique aqui

2) Iniciaremos filtrando as cargas não geradas, clique sobre a aba “Não Gerada”em seguida sobre o botão , é exibido as lojas que possuem necessidade de ressuprimento na Grid abaixo.

Campos da Grid (Aba Destinatários):

  • Destinatário
    – Exibe as lojas que possui demanda para ressuprimento que estão pendente para realizar a montagem de carga.
  • Data de Ordem de Serviço
    – Data da Ordem de Serviço
  • Ocupação do Palete
    –Quantidade pedida / Normatização, lembrando que para o produto unitário o mesmo deve possuir  normatização. Duvidas Clique aqui.
  • Quantidade de Volume
    – É a soma da quantidade total pedida dos itens.
  • Quantidade de Itens
    – Total de itens existente no lote;
  • Peso(Kg)
    – Peso Bruto * Quantidade solicitada;

3) Ao selecionar a opção Lotes de Bonificação , serão filtrados apenas lotes gerados com a finalidade bonificação:

Informações Importantes:

-Não será possível unificar unitizadores ou cargas de finalidade diferentes, portanto não será possível está operação entre lotes de bonificação e lotes de transferência/venda.

-Lotes com a finalidade bonificação , no faturamento não irão gerar duplicatas de cobrança.

4) Clique na aba Cargas

Campos da Grid (Aba Cargas):

  • Lote
    – Numero do lote da necessidade a ser ressuprida.
  • Destinatário
    – Exibe as lojas que possui demanda para ressuprimento que estão pendente para realizar a montagem de carga.
  • Data de Ordem de Serviço
    – Data da Ordem de Serviço
  • Ocupação do Palete
    –Quantidade pedida / Normatização, lembrando que para o produto unitário o mesmo deve possuir  normatização. Duvidas Clique aqui.
  • Quantidade de Volume
    – É a soma da quantidade total pedida dos itens.
  • Quantidade de Itens
    – Total de itens existente no lote;
  • Peso(Kg)
    – Peso Bruto * Quantidade solicitada;

5) Clique na aba Paletes

  • Lote
    – Numero do lote da necessidade a ser ressuprida.
  • Origem da Distribuição
    – Quando há estoque disponível no local de destino, isso indica que não é necessário enviar a mercadoria com urgência. Nesse caso, o item do lote é marcado como “N/A” como origem de distribuição. Por outro lado, quando não há estoque disponível, o item do lote é rotulado como “Ruptura”
  • Destinatário
    – Exibe as lojas que possui demanda para ressuprimento que estão pendente para realizar a montagem de carga.
  • Tipo de Endereço
    – Picking, Pulmão, Blocado, Box, Área Cross Docking;
  • Ocupação do Palete
    –Quantidade pedida / Normatização, lembrando que para o produto unitário o mesmo deve possuir  normatização. Duvidas Clique aqui.
  • Quantidade de Paletes Aproximados
    –Peso_Bruto * Quantidade solicitada, por item.
  • Quantidade de Volume
    – É a soma da quantidade total pedida dos itens.
  • Quantidade de Itens
    – Total de itens existente no lote;
  • Peso(Kg)
    – Peso Bruto * Quantidade solicitada;

Opção Agrupar por Setor de Armazenagem:

Marcando essa opção é agrupado os produtos nos paletes de acordo com o setor de armazenagem que foi definido.

6) Clique no botão Montar Carga, é aberto o modal para gerar as ordem de serviços, selecione o operador para cada lote a ser separado, o Box e a data de previsão de saída em seguida clique sobre o botão Gerar carga.

Pontos de observação:

Quando houver uma distribuição manual e o endereço do produto separado for da área Cross Docking não é exibido o operador, necessário alterar o endereço.

Quando houver uma distribuição manual e o  lote não houver setor de armazenagem é exibido todos os operadores.

Quando o  lote  houver setor de armazenagem e não houver operadores cadastrados naquele setor de armazenagem é exibido apenas a opção selecione.

Só será habilitado o “Nenhum” para selecionar na montagem da carga, quando o parâmetro Convocação Ativa estiver habilitado. Clique aqui para saber mais!

Atenção: A montagem da carga não é possível, caso o ‘Status de Ocupação’ dos endereços esteja definido como ‘Bloqueado’ ou ‘Avaria’, ou se os endereços estiverem inativos.”

7) Na aba produtos é possível visualizar os produtos das cargas que não foram geradas. Caso necessite cancelar o lote selecione o mesmo e clique sobre o botão

8) para montar uma carga Cross Docking seleciona a aba Cross Docking os lotes e em seguida clique sobre o botão montar carga

9) Selecione a área Cross Docking de cada loja e clique sobre o botão , dúvidas sobre o cadastro de área Cross Docking clique aqui.

Atenção: A montagem da carga não é possível, caso o ‘Status de Ocupação’ dos endereços esteja definido como ‘Bloqueado’ ou ‘Avaria’, ou se os endereços estiverem inativos.”

10) Com as cargas geradas clique sobre a aba Gerada e clique sobre o botão buscar, é exibido as cargas que foram geradas por destinatários.

Filtros para Carga Gerada

Filtros:

 
 
 
 
Selecione a data no qual foi gerado a carga.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Unitizador – Informe o unitizador para realizar a busca
 
 
 
 
Loja/Cliente – Selecione uma ou mais lojas ou busque por um cliente.
 
Finalidade da Distribuição
 
 
Origem da Distribuição
 
 
 

11) Clique sobre a aba Carga, é exibido as cargas com as Ordens de Serviços geradas

Campos da Grid (Aba Destinatários):

  • Destinatário
    – Exibe as lojas que possui demanda para ressuprimento que estão pendente para realizar a montagem de carga.
  • Data de Ordem de Serviço
    – Data da Ordem de Serviço
  • Ocupação do Palete
    –Quantidade pedida / Normatização, lembrando que para o produto unitário o mesmo deve possuir  normatização. Duvidas Clique aqui.
  • Quantidade de Volume
    – É a soma da quantidade total pedida dos itens.
  • Quantidade de Itens
    – Total de itens existente no lote;
  • Peso(Kg)
    – Peso Bruto * Quantidade solicitada;

12) Selecione uma ou mais carga e clique sobre a aba Ordens de Serviços

13) Para exportar os dados contidos nas guias “Não geradas” ou “Geradas” em arquivo CSV, PDF ou EXCEL, basta clicar na aba a qual necessite exportar os dados e clicar no ícone (Posicionado no lado superior esquerdo da grid). 

Aba – Não Gerada

Aba – Gerada

Campos da Grid (Aba Carga):

  • Status

  • Data de Geração da Carga
    – Data que foi gerado a carga;
  • Carga
    –Numero da carga gerada;.
  • Quantidade de O.S
    – Quantidade de ordens de serviço gerada;
  • Destinatários
    – Lojas que foram associada a carga;
  • Endereço
    – Destino que o produto a ser separado deve ser movimentado;
  • Ocupação do Unitizador
    –Quantidade pedida / Normatização, lembrando que para o produto unitário o mesmo deve possuir  normatização. Duvidas Clique aqui.
  • Quantidade de Volume
    – É a soma da quantidade total pedida dos itens.
  • Quantidade de Itens
    – Total de itens existente no lote;
  • Peso(Kg)
    – Peso Bruto * Quantidade solicitada;
  • Ações
    – É possível realizar o cancelamento do item associado a carga, deste que não tenha iniciado a ordem de serviço.

Observação: Caso a carga tenha já sido iniciada não é possível cancelar a mesma.

Quando o modulo do força de vendas estiver habilitado para realizar a integração com WMS, e não for realizado a separação total da quantidade pedida é possível realizar um rateio da quantidade entre os destinatários antes de realizar o faturamento da nota fiscal logo o status da carga no gerenciamento de carga é alterado para “Carga Rateada”. Duvidas Clique aqui.

Após o rateio feito no TMS, a carga é exibida tanto para o destinatário CD como para os “Destinatários” do pedido

Como o item foi rateado, as quantidades que constavam no CD ficarão zeradas para não interferir na contagem total. Optamos por continuar a exibir o item do CD para facilitar consulta histórica.

Na aba de carga é exibida em uma linha só, visto que é a mesma carga.

Introduzimos um novo status, denominado “RA – Carga Rateada”, que é visível tanto na carga quanto na ordem de serviço. Devido ao fato do rateio ser uma operação que ocorre fora do WMS, o nome do operador pode não estar disponível, uma vez que o usuário pode não ser um operador WMS registrado. A identificação do responsável pelo rateio está disponível na tela de rastreabilidade.

O unitizador e o produto são exibidos conforme a configuração do rateio. A linha do Centro de Distribuição (CD) não é apresentada, uma vez que o item já foi rateado. Se o usuário optar por selecionar apenas o CD como destinatário, o item não será exibido.

Quando há integração com o módulo de pedido balcão e o pedido é enviado por carga, o rateio é realizado durante a última etapa de separação.

 Para executar cargas geradas a partir de pedidos externos, o operador deve possuir a atividade “Pedido de Separação Externo Picking e Pulmão”. Se houver dúvidas, clique aqui  para obter mais informações.

Observação: Quando a opção “Utilizar lacre após a conferência dos itens separados” está habilitada, o número do lacre utilizado na conferência é exibido. Se tiver dúvidas clique aqui para esclarecimentos adicionais.

Aba produtos exibindo o numero do lacre.

14) Com carga selecionada é possível alterar o endereço

Movimentar ou criar uma nova carga de acordo com sua necessidade

15) No seguinte exemplo, realizamos uma alteração na carga de número 155 para 175.

Campos da Grid (Ordens de Serviço):

  • Status

  • Carga
    – Numero da Carga Gerada;
  • Carga
    –Numero da carga gerada;.
  • Atividade
    –Separação de Cross Docking, Carregamento de Veículo,Separação Picking, Separação Pulmão, Conferência de Unitizador, Ressuprimentode Picking, Separação Blocado;
  • Status
    – Os status são, I – Iniciado, NI – Não Iniciado, S – Separado, C – Conferido, F – Faturado, AI – A imprimir, CA – Cancelado, CR – Carregado, CN – Carregando, PC – Pronto para carregamento, SS -Sem Status, FP – Finalizado Parcia, CF – Conferindo, AP – Aguardando Produto, AA – Aguardando Aprovação;
  • Ordem de serviço
    – Número da ordem de serviço gerada;
  • Ocupação do Unitizador
    –Quantidade pedida / Normatização, lembrando que para o produto unitário o mesmo deve possuir  normatização. Duvidas Clique aqui.
  • Destinatário
    – Lojas associada a ordem de serviço.
  • Setor de Armazenagem
    Setores de armazenagem que foram definido na montagem da carga associada ao endereço logístico;
  • Tipo de Endereço
    – Picking, Pulmão
  • Ocupação do Unitizador
    – Capacidade ocupada do unitizador
  • Quantidade de Volume
    – Quantidade de volume existente no unitizador
  • Quantidade de Itens
    – Quantidade de produtos no Unitizador
  • Operador
    – Usuário definido para executar a ordem de serviço
  • Peso(Kg)
    –  Peso do unitizador
  • Ações
    – É possível realizar o cancelamento da ordem de serviço, deste que não tenha iniciado a ordem de serviço.

Para Alterar operadores, clique sobre o nome do operador ou no botão alterar operadores e selecione o operador desejado;

É possível Alterar a Ordem de serviço movimentando para uma outra carga, caso deseje alterar clique sobre o botão movimentar

Caso deseje cancelar uma ordem de serviço clique sobre o botão cancelar, que pode ser a nível de ordem de serviço ou toda a carga;

Pedido gerado por distribuição logística se unitizadores já separados ou conferidos é possível realizar o cancelamento. Ao realizar o cancelamento é exibido o informativo que o(s) item(s) devem ser armazenado novamente, ou seja o unitizador é movimentado para a tela de endereçamento de palete manual, duvidas clique aqui.

Pedido externo (e-commerce) enviado para separação pedido a pedido não é possível realizar o cancelamento, após a separação somente é permitido quando o status está não iniciado

Pedido externo (e-commerce) enviado para separação por carga não é possível realizar o cancelamento, somente é permitido quando o status está não iniciado

Pedido externo (venda) enviado para separação por pedido a pedido é exibido a mensagem abaixo porem não é possível realizar o cancelamento após a separação, somente é permitido quando o status está não iniciado

Ao tentar cancelar é exibido a mensagem abaixo, caso seja necessário realizar o cancelamento para esse tipo de pedido é possível realizar o cancelamento da ordem de separação pelo modulo Ordem de Separação onde uma vez cancelado será redirecionado os produtos para o endereçamento de paletes.

Pedido externo (venda) enviado para separação por carga é exibido a mensagem abaixo, porem não é possível realizar o cancelamento

Caso seja necessário realizar o cancelamento deve utilizar o modulo Ordem de Separação, quando cancelado os produtos  são movimentado para serem endereçado

Com os unitizadores selecionados é possível:

Movimentar os unitizadores para uma outra ordem de serviço

Imprimir os unitizadores, é possivel utilizar o tipo de etiqueta Palete na separação ou Unitizador, duvidas de como criar o layout clique aqui.

Cancelar os unitizadores, desde que não tenha sido iniciado sua separação.

16) Selecione um ou mais unitizadores e clique sobre a aba produto

Com os produtos selecionados é possível:

Movimentar os produtos para um outro unitizador, para realizar essa operação clique sobre o botão “Movimentar”;

É possível realizar o cancelamento a nível de produto desde que a ordem não tenha sido iniciada.

17) Com a carga gerada e as ordem de serviço definida o próximo passo é realizar “EXECUÇÃO DA ORDEM DE SERVIÇO DE SEPARAÇÃO WMS”, duvidas Clique aqui;

Importante: Pedido externo somente é possível realizar o cancelamento a nível de carga.

Com os produtos selecionados é possível:

Movimentar os produtos para um outro unitizador, para realizar essa operação clique sobre o botão “Movimentar”;

É possível realizar o cancelamento a nível de produto desde que a ordem não tenha sido iniciada.

18) Com a carga gerada e as ordem de serviço definida o próximo passo é realizar “EXECUÇÃO DA ORDEM DE SERVIÇO DE SEPARAÇÃO WMS”, duvidas Clique aqui;

Importante: Pedido externo somente é possível realizar o cancelamento a nível de carga.

As atividades “Movimentar para Box” é gerada quando o parametro “Gerar tarefa de movimentação do unitizador separado para o box” é habilitado, quando realizar a separação do produto via” Execução da Ordem de Serviço WMS”,  será criado a tarefa de movimentação do último endereço separado para o BOX e a tarefa de conferência será criada após a movimentação.

Disponível a partir da versão WMS

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