Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Logística > Ordem de Separação

Permissões de Usuário: MB__info

2260 – Ordem de Separação

A Ordem de Separação mobile é utilizada para que os separadores possam realizar as separações dos pedidos utilizando dispositivos móveis, como por exemplo: um coletor ou celular.

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

Para acessar a tela da Ordem de Separação no Mobile, acesse o menu Logística > Ordem de Separação.

Ao acessar a Ordem de Separação, são apresentados alguns filtros para preenchimento e limitação da busca que deseja.

Os filtros são:

  • Loja: lista de Lojas (lojas da distribuidora/atacado) utilizada como emitente dos pedidos.
  • Nº Ordem Separação: ao acessar a consulta de Ordens de Separação é possível escanear o número da ordem para que a separação seja iniciada automaticamente. Por exemplo: No Bluesoft ERP, podemos fazer a impressão de etiquetas de picking e incluir o número da OS em formato de código de barras. Essa etiqueta pode ser utilizada para escaner da Ordem de Serviço, facilitando a separação dos pedidos pelo separador.
  • Status: lista todos os tipos de status da Ordem de Separação.
  • Data referente à: qual o tipo de data que deseja listar seus pedidos, por emissão do pedido ou geração
  • Data InicialData Final: período entre as datas de emissão da Ordem de Separação.
  • Tipo de Origem: a origem do pedido. Você pode escolher um tipo de origem.
  • Hora Inicial e Hora Final: para que o separador possa buscar por períodos os pedidos, priorizando por exemplo, aqueles que estão mais próximos da entrega, no caso de pedidos que o Tipo de Origem é e-commerce. Caso o separador digite uma data incorreta, como: 85:21, será exibida uma mensagem de que o formato de data está inválido.

Para que a sua consulta retorne resultados conforme os filtros escolhidos, clicar no botão BUSCAR.

  1. Separar Itens: Acessa a OS para registrar os dados da separação.

Após clicar no botão Separar Itens, será aberta a tela da Ordem de Separação para informar o GTIN do(s) produto(s) (utilizando um leitor de código de barras ou informando manualmente o GTIN) e a(s) quantidade(s).

Ao informar o(s) produto(s) pelo GTIN, será necessário informar a(s) quantidade(s) separada(s) e clicar no botão Finalizar.

Realizados todos os procedimentos descritos acima, o Aplicativo Força de Vendas irá finalizar a Ordem de Separação e atualizará o status como finalizado. Há a possibilidade de reabrir a separação da OS pelo Mobile clicando na opção Reabrir separação.

Importante lembrar que para pedido de e-commerce, após um pedido separado, é possível realizar a conferência desse pedido. É exibido um botão de Conferir e logo após o processo de conferência o pedido estará disponível para faturamento na Consulta Pedido Venda – balcão.

Quando o pedido a ser separado for do tipo E-commerce, a etiqueta de picking pode ser impressa

Impressão da Etiqueta de Picking

O objetivo da impressão de etiquetas de picking é identificar os volumes que foram separados de uma ordem de Separação. Imagine o seguinte cenário: Recebemos um pedido no ERP com 20 itens para serem separados. Ao iniciar o processo de separação, o separador armazena os itens em determinada embalagem, quando a embalagem for preenchida ele pode gerar um volume e imprimir uma etiqueta de identificação.

Você pode cadastrar um modelo de etiqueta de acordo com a sua necessidade, pelo nosso cadastro de Etiquetas. Clique aqui, para saber mais.

Para imprimir etiquetas de picking na ordem de separação é necessário:

  1. Cadastrar as etiquetas de picking em: E-commerce > Cadastros > Clique aqui, para saber mais.
  2. O pedido na ordem de separação deve ser do tipo e-commerce;
  3. Iniciar o processo de separação;
  4. Ao separar os itens de determinado volume é possível:
  5. Clicar no botão de Gerar Volume e Imprimir.
Ao abrir um pedido de e-commerce que está para separação é possível gerar um volume de identificação por produtos e o número do volume pode ser impresso no ato de que o volume foi gerado

Para gerar um volume, o separador precisa terminar a separação de terminados produtos e quando o meio ao qual as coisas estão sendo separadas, por exemplo uma caixa, estiver cheia, significa que um volume completo foi gerado, então, preencheu o espaço de alocação daqueles produtos, clicar em Gerar Volume e Imprimir, então gera o volume e pode-se imprimir a etiqueta de picking para a identificação daquele volume.

   6. Aparece a mensagem que um volume foi gerado com sucesso;

   7. Clicar no Botão: OK.

Após clicar no botão , um pop-up é aberto para o preenchimento das informações que irão na etiqueta de picking que será impressa.

As informações a serem fornecidas são:

1. Volume: selecionar o volume que deseja (gerado de forma automática, ao clicar para gerar volume, é criado um número para o seu volume, que não irá se repetir);

2. Impressora: selecionar a impressora. As impressoras listadas são as que foram configuradas no Bluesoft Loja;

3. Modelo de etiqueta: selecionar o Tipo de Etiqueta (Picking);

4. Clicar em 

Após a impressão, você pode retirar na impressora selecionada e colocar sobre o volume separado correspondente. Como no exemplo abaixo:

Também pode-se imprimir a etiqueta de picking pela Ordem de Separação desktop. Para saber mais sobre essa funcionalidade, Clique aqui.

Leave a Reply