Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Patrimônio > Configurações > Parâmetros do Módulo Patrimônio

Permissões de Usuário: MB__info

2623 – Configurações Patrimônio

Essa funcionalidade tem como objetivo possibilitar ao usuário a realizar configurações nos parâmetros do módulo do patrimônio.

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

1) Parâmetros para o recebimento de mercadoria:

 

  • Habilitar geração das parcelas do CIAP no recebimento da mercadoria: Ao marcar esta opção será habilitada a geração das parcelas do CIAP pelo recebimento da mercadoria e será habilitado também para preencher os dados para iniciar a depreciação.
  • Destinação do item do patrimônio: Ao marcar esta opção o campo “Destinação” no recebimento da mercadoria será de preenchimento obrigatório.

  • Data de aquisição do item do patrimônio: Ao marcar esta opção a data de aquisição do patrimônio será a mesma data do recebimento da nota fiscal.

Obs.: Caso esteja desmarcada a data de aquisição do patrimônio será a mesma data de emissão da nota fiscal.

2) Parâmetros para o pedido de compra:

 

  • Quando a parâmetro estiver habilitado na criação do pedido de compra será obrigatório a seleção da destinação, caso contrário não será possível salvar o pedido:

3) Parâmetros para valorização do patrimônio:

 

  • No lançamento do frete pelo contrato financeiro – Tomada de Serviços de Transporte, poderá selecionar as notas fiscais de aquisição para ratear o valor do frete nos itens e criar subitens associados ao patrimônio principal:

Após associação do rateio do frete nos itens da nota fiscal de aquisição, os valores do frete irão gerar subitens dentro do item principal do patrimônio:

Através da opção de valorização o usuário poderá fazer o vinculo da despesa lançadas nos contratos financeiros de Tomada de serviços prestador municipal e outras despesas com ou sem NF.

O valor da despesa também poderá ser rateado por item de patrimônio.

Quando for vinculado itens de patrimônio nos contratos a contabilização vai buscar as contas do ativo existentes no cadastros e ficará da seguinte forma:

Também poderá valorizar o item de patrimônio vinculando uma mercadoria a um item já existente através do recebimento da NF, para isso deve vincular o item recebido a um item pai:

Após a emissão da NF de serviços ou recebimento da NF de ativo, o item ficará associado ao pai no cadastro e o tipo de patrimônio será Despesa.

4) Parâmetros para DIFAL

 

  • Será criado um subitem do patrimônio com o valor do diferencial de alíquotas calculado por ajustes ou substituição tributária, esse subitem ficará associado ao patrimônio principal:

5) Parâmetros para CIAP

 

  • Ao gerar as parcelas do CIAP poderá configurar com qual status de conferência elas ja ficarão em sua criação.

6) Parâmetro transferência de ativo:

  • Esse parâmetro permite a utilização do valor atual contábil do ativo nas operações de transferência ou remessa.

  • Atualmente para realizar as operações de transferências entre lojas ou remessas é utilizado o valor atual fiscal do ativo, conforme imagem abaixo:

  • Com o parâmetro de transferência de ativo marcado, para realizar as operações de transferências entre lojas ou remessas será utilizado o valor atual contábil do ativo, conforme imagem abaixo:

 

Caso tenhas dúvidas relacionadas a esta funcionalidade por favor entre em contato com nosso departamento de suporte.

One Response to “Parâmetros do Módulo Patrimônio”

  1. Contrato Financeiro - Tomada de Serviço de Conhecimento de Transporte - Central de Ajuda da BluesoftCentral de Ajuda da Bluesoft

    […] Notas Fiscais de Origem: Nesse campo é possível associar as Notas Fiscais de aquisição de mercadorias e imobilizado que se referem ao serviço de transporte cobrado, para saber mais sobre o vinculo de notas fiscais quando a aquisição é do ativo imobilizado, clique aqui. […]

    Responder

Leave a Reply