Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Varejo > Cadastros > Áreas de Venda

O cadastro de Áreas de Venda é a etapa que viabiliza o uso da Gestão de Piso de Loja, pois permite mapear as Áreas de Venda de uma loja, como por exemplo, ilhas, corredores, pontos extras ou até mesmo toda a loja, com o objetivo de definir e identificar o repositor responsável por cada área, realizar a auditoria de presença de produtos, e ainda obter alertas de rupturas.

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

Acessar o módulo Varejo > Cadastros > Áreas de Venda

Permissões de Usuário: MB__info

2088 – Usuários
1979 – Mapeamento de Áreas de Venda – Consultar
2733 – Mapeamento de Áreas de Venda – Adicionar
2734 – Mapeamento de Áreas de Venda – Alterar
2735 – Mapeamento de Áreas de Venda – Excluir

Para cadastrar uma área de venda é necessário primeiramente selecionar uma loja correspondente, clique na aba Áreas de Venda em seguida ao clicar sobre o botão ADICIONAR NOVA

Serão habilitados os campos Tipo, Descrição, Repositor/Agente, Impressora Padrão, Etiqueta Padrão e Área Restrita para preenchimento:

Sobre os campos:

Tipo: Os tipos de área de venda são, ilhas, corredores, ponto extras etc. 

Descrição: Alguns exemplos de descrição são, bebidas, perfumaria, promocionais, congelados etc. 

Repositor/Agente: Para cada área de venda cadastrada deve-se ter um repositor responsável, para que seja exibido o usuário, o mesmo precisa estar vinculado ao cadastro de funcionários na loja selecionada.

Impressora Padrão: É possível informar uma impressora padrão para impressão de etiquetas de pré-separação (não obrigatório)

Etiqueta Padrão: É possível informar uma etiqueta do tipo pré-separação para área de venda cadastrada (não obrigatório)

Tipo de Mapeamento: É definido automaticamente pelo sistema como “Subgrupo” ou “Produto”. Esta definição automática depende de como está configurado o mapeamento de áreas de lojas nos parâmetros do módulo Varejo.

Área Restrita: Habilitando essa opção, ao imprimir os Itens da Separação na tela de Ordem de Separação, todos os itens que fazem parte desta área de venda sempre serão impressos nas ultimas folhas. 

Ações: Opções de excluir e salvar as áreas de venda.


Impressora Padrão

Para configurar uma impressora padrão na área de venda, é necessário que o Bluesoft Loja esteja devidamente configurado.

Para saber mais sobre esse módulo clique aqui


Etiqueta Padrão

Para configurar uma etiqueta padrão na área de venda, é necessário realizar o cadastro através do módulo Modelos de Etiquetas para E-commerce.

Para saber mais sobre esse módulo clique aqui


É possível cadastrar e excluir novos tipo de área de venda, a exclusão só será possível caso o tipo não esteja vinculado a uma área de venda:

Ao final após definição dos tipos de área de venda para concluir a inclusão basta clicar sobre o ícone salvar na coluna ações.


Mapeamento das Áreas de Lojas

O Mapeamentos das áreas de lojas poderá ser feito por subgrupo e a nível de produto, para realizar essa definição devemos seguir o seguinte caminho:

2. Acessar o Menu varejo > Configurações > Parâmetros do Módulo de Varejo

Por padrão o mapeamento definido será sempre por subgrupo.

Mapeamento por Subgrupo:
O nível mínimo para mapeamento é o Subgrupo

É possível adicionar mais de uma área de venda para cada subgrupo, conforme abaixo:

Mapeamento por Produto:

Ao definir o mapeamento por produto no parâmetro, na tela de Cadastro de Áreas de Venda a aba de produto é habilitada, dessa forma será possível realizar todo o mapeamento a nível de produto e as áreas de venda cadastradas serão exibidas.
Ao expandir os produtos poderão ser adicionados as áreas através do botão novo produto:

Os produtos adicionados poderão ser excluídos através do ícone da lixeira em vermelho ao lado.

Também é possível selecionar a posição em que os produtos devem ser exibidos dentro da Ordem de Separação. Ao criar uma nova lista de produtos, caso não seja feita nenhuma alteração no posicionamento dos produtos, na coluna Ord. será exibida a informação “Sem Ordenação” e a ordenação seguirá a prioridade:

  • Departamento
  • Seção
  • Grupo
  • Descrição do Produto
  • Endereço Logístico

Para escolher a posição dos produtos, clique e segure no ícone e arraste o produto até a posição desejada. A partir do momento em que um produto é reposicionado na lista, então a ordenação existente será exibida na Ordem de Separação levando em consideração a prioridade:

  • Área de Venda
  • Ordenação do produto na Área de Venda
  • Departamento
  • Seção
  • Grupo
  • Descrição do Produto
  • Endereço Logístico

Quando existir uma lista de produtos já ordenada e um novo produto for adicionado, o novo produto terá a observação “Sem Ordenação” e seguirá a prioridade descrita anteriormente.

Auditoria de presença: Auditoria de presença só estará disponível para áreas de venda do tipo subgrupo. Exclusão da área de venda: Caso seja excluído uma área de venda com o sistema definido com o mapeamento por produto, todos os produtos vinculados aquela área serão excluídos da aba produtos, um alerta ao usuário será exibido. Mudança de comportamento pelo parâmetro: Quando o parâmetro for alterado de subgrupo para produtos e vice versa, as pré-definições serão perdidas, caso possua áreas de venda cadastradas ao alterar o parâmetro para mapeamento por produtos as áreas de venda deverão ser cadastradas novamente para que os produtos possam ser vinculados as mesmas.

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