Caminho da Funcionalidade no Sistema:

YMS > Controle de Portaria, Pátio e Doca

Permissões de Usuário: MB__info

3311 – Controle de Portaria e Doca: Consultar

3312 – Controle de Portaria e Doca: Incluir

3313 – Controle de Portaria e Doca: Editar

3314 – Controle de Portaria e Doca: Excluir

3315 – Controle de Portaria e Doca: Movimentar

3765 – Permitir Informar o Agendamento Manualmente

Objetivo da tela “Controle de Portaria, Pátio e Doca” é permitir realizar um prévio agendamento de carga e descarga, onde ajuda a diminuir as filas de espera e organizar a entrada e saída de veículos.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos: 

1) Acessar o menu YMS > Controle de Portaria, Pátio e Doca com o parâmetro “Utiliza Pátio” desabilitado.

Para saber mais sobre o parâmetro, clique aqui.

Utilize os filtros abaixo de acordo com sua necessidade para realizar a busca dos veículos agendados:

  • Loja – Neste campo o usuário irá selecionar uma Loja ou CD-Centro de Distribuição;
  • Período – É possível realizar uma busca dentre um período de 7 dias;
  • Placa – Informe a placa do veículo no formato com quatro letras e três números, exemplo “ABC1D23” conhecido como Mercosul ou padrão ABC1234, sem hífen;
  • Tipo de Serviço – Selecione o tipo de serviço Todos, Recebimento ou Expedição;

2) Para incluir um agendamento, basta selecionar uma loja e clicar sobre o botão

3) Informe dos dados abaixo e clique em :

  • Placa – Informe a placa do veículo no formato com quatro letras e três números, exemplo “ABC1D23” conhecido como Mercosul ou padrão ABC1234, sem hífen;
  • Modelo – Informe o modelo do veículo exemplo BAÚ;
  • Tipo de Rodado – Selecione um dos tipos “Truck, Toco, Cavalo, Mecânico, Van, Utilitário, Outros”;
  • Fornecedor e Agendamento – Informe um fornecedor, como também uma data e hora para o agendamento prévio da carga ou descarga, campos não obrigatórios.
    Ressalto que para realizar o preenchimento manual o usuário deverá ter a permissão (3765 -Permitir Informar o Agendamento Manualmente) habilitada.
    Caso o usuário não possua tal permissão, será necessário clicar no botão “Calendário Agendamento” e ao abrir o calendário o mesmo deverá clicar no pedido desejado, assim os dados Fornecedor e Agendamento serão preenchidos automaticamente.
  • Horário – Informe um horário caso desejar, campo não obrigatório;
  • Motorista – Informe o nome do motorista;
  • Tipo de Serviço – Informe o tipo de Serviço “Recebimento, Expedição ou Recebimento/Expedição”.
  • Observação: Campo para informar algum comentário/observação até o máximo de 70 caracteres

Usuário com permissão:
Todos os campos são habilitados, sendo assim podendo realizar o preenchimento manual, inclusive o botão “Calendário Agendamento” para realizar o preenchimento automático.

Preenchimento manual

Preenchimento automático
Através do agendamento do Recebimento de Mercadorias é possível preencher os dados Fornecedor e Agendamento automaticamente ao clicar no botão “Calendário Agendamento”.

Para saber mais sobre o agendamento de pedido, clique aqui.

Usuário sem permissão:
Os campos Fornecedor e Agendamento não são habilitados, sendo assim, o usuário deverá clicar no botão “Calendário Agendamento” para realizar o preenchimento automático.

3) Após registrar a entrada do veículo, caso deseje alterar clique sobre o botão

Campos da Grid

  • Motorista – Nome do motorista;
  • Placa – Placa do veículo no formato com quatro letras e três números, exemplo “ABC1D23” conhecido como Mercosul ou padrão ABC1234, sem hífen;
  • Modelo – Modelo do veículo;
  • Tipo de Rodado – Tipo de rodado, exemplo “Truck, Toco, Cavalo, Mecânico, Van, Utilitário, Outros”;
  • Tipo de Serviço – Tipo de serviço, exemplo “Expedição, Recebimento e Recebimento/Expedição”;
  • Fornecedor – Nome do fornecedor, se informado;
  • Hora chegada Portaria – Horário que registrou a entrada do veículo;
  • Agendamento – Horário informado do agendamento;
  • Status – Com base no agendamento e horário chegada portaria, será declarado um tipo de status, exemplo “Antecipado, No horário e Atrasado”.
  • Horário Status – Para registros “No horário” será exibido o timer “zerado” 00:00, para registros “Antecipado” sinal negativo na frente do timer, exemplo” – 01:32″ e para registros “Atrasado” o sinal positivo na frente do timer, exemplo” + 01:32″.
  • Observação – Comentário incluído previamente.
  • Ações – Botões de Ações “Ir para próxima etapa”, “Editar agendamento”, “Excluir agendamento”;

4) Realize a alteração conforme sua necessidade e clique sobre o botão

5) Para direcionar o veículo para “Doca” clique sobre o botão

6) Selecione a doca para qual o veículo deve se dirigir e clique sobre o botão

Para saber mais sobre o cadastro da doca, clique aqui.

7) Será automaticamente redirecionado para aba , exibindo a doca selecionada ocupada, caso deseje editar clique sobre o botão

Campos da Grid

  • Doca – Numero da doca;
  • Ocupação – Status de ocupação da Doca;
  • Motorista – Nome do motorista;
  • Placa – Placa do veículo no formato com quatro letras e três números, exemplo “ABC1D23” conhecido como Mercosul ou padrão ABC1234, sem hífen;
  • Modelo – Modelo do veículo;
  • Tipo de Rodado – Tipo de rodado, exemplo “Truck, Toco, Cavalo, Mecânico, Van, Utilitário, Outros”;
  • Tipo de Serviço – Recebimento, Expedição ou Recebimento/Expedição;
  • Fornecedor – Nome do fornecedor, se informado;
  • Hora Chegada Doca – Horário que confirmou a movimentação do veículo da portaria para doca;
  • AgendamentoHorário informado do agendamento;
  • Observação – Comentário incluído previamente.
  • AçõesBotões de Ações “Retorna veiculo”, Editar”;

8) Altere os campos conforme sua necessidade e clique sobre o botão

9) Caso deseje retornar o veículo para portaria clique sobre o botão

10) O veículo é retornado para portaria, caso o recebimento do fornecedor não seja realizado deve ser excluído o veículo.

11) No exemplo abaixo foi realizado um novo agendamento, para finalizar e liberar o caminhão selecione a linha da doca e clique sobre o botão

Há também a opção mobile que permite realizar as movimentações entre a portaria, pátio e doca, como também realizar a liberação do veículo.
Para saber mais sobre o processo executado no mobile, clique aqui

12) A doca retorna para o status Disponível

13) Com o parâmetro “Utiliza Pátio” habilitado, a aba “Pátio” será incrementada no menu Controle de Portaria Pátio e Doca.
Sendo assim, após o registro do veículo na portaria será possível realizar a movimentação para o pátio como também para a doca.

Para saber mais sobre o cadastro de pátio, clique aqui.

Para realizar a movimentação do veículo para o pátio, basta clicar no botão , selecionar a opção destino “Pátio”, escolher o pátio desejado e clicar no botão “Salvar”.

Será automaticamente redirecionado para aba , exibindo o pátio selecionado ocupado, caso deseje editar clique sobre o botão

Para realizar a movimentação do veículo para a doca, basta clicar no botão e selecionar a doca desejada.

Atenção: Caso necessite retornar o veículo para a portaria, deve seguir o fluxo.

Por exemplo: Não é possível movimentar o veículo para portaria sendo que o mesmo está posicionado em doca.

Leave a Reply