Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Estoques e NF-e > Notas Fiscais > Devoluções > Nota Fiscal de Devolução de Venda a Cliente

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1448 – Alterar IPI
1500 – Devolução de Venda à Cliente

 

Pela tela de Nota Fiscal de Devolução de Venda a Cliente é possível dar Entrada em de uma NF de devolução emitida pelo cliente ou emitir uma NF de devolução.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acessar o menu de Estoques e NF-e > Notas Fiscais > Devoluções > Nota Fiscal de Devolução de Venda a Cliente

Entrada de nota fiscal

Este tipo é utilizado para dar entrada em uma nota fiscal de devolução emitida por um cliente, referente a uma nota fiscal de venda emitida pela loja.

Exemplo prático: Uma Empresa/Cliente efetua uma compra de mercadoria na loja e solicita uma nota fiscal.

No entanto, percebe que um produto está vencido, danificado, etc., e emite uma nota fiscal de devolução para a loja.

Nesta situação é necessário dar entrada desta nota no sistema, a fim de devolver a quantidade do produto para o estoque, além de obter o ressarcimento do imposto debitado na venda.

Emissão de nota fiscal

Este tipo é utilizado nos casos em que o cliente solicita uma nota fiscal de venda dos produtos adquiridos na loja.

No entanto, este percebe que um produto está vencido, danificado, etc., e não emite uma nota fiscal de devolução para a loja, devido ser um consumidor final, sendo necessário que a própria loja emita uma nota fiscal de entrada de devolução, com intuito de obter o ressarcimento do imposto debitado na venda e também para devolver a quantidade do produto para o estoque.

Entrada de Nota Fiscal de Força de Venda

Este tipo é utilizado para dar entrada em uma nota fiscal de devolução emitida por um cliente, referente a uma nota fiscal de venda emitida pelo módulo de força de vendas.

Loja: Loja que emitiu a nota de venda para o cliente.

Cliente: Campo para informar o cliente que emitiu a nota de devolução.

Número da nota fiscal: Campo para informar o número da nota fiscal emitida para o cliente.

Período: Período de data para informar quando foi emitida a nota fiscal.

Ao informar a loja, o cliente e o período serão listadas as  notas conforme a pesquisa.

Ao selecionar a nota ao prosseguir, deve se informar:

Data de emissão: Data de emissão da nota do cliente.

Data de saída: Data de saída da nota do cliente.

Número da nota fiscal e série: Campo para informar o Número da nota do cliente.

Data de vencimento da duplicata: Data de vencimento da duplicata de pagamento referente a nota do cliente.

Motivo da devolução: Opção para informar o motivo da devolução, para saber como fazer o cadastro do motivo clique aqui.

Forma de pagamento: Tipo de formas de pagamento da duplicata, na qual for escolhida será gerada como forma de pagamento da duplicada.

Quantidade a devolver: Campo para informar a quantidade que será devolvida.

Quando selecionada a forma de pagamento Abatimento, para as devoluções de clientes do força de vendas o sistema exibirá uma mensagem, perguntando se deseja vincular a duplicata pagamento  em uma duplicata de recebimento pendente.

Ao prosseguir com os dados informados, será exibido a tela de confirmação.


Venda E-commerce

Para que seja possível realizar a devolução dos produtos de um pedido que foi recusado no momento da entrega no cliente.

Passo a passo para a devolução:

1. Acessar: Estoques e NF-e > Notas Fiscais > Devoluções > Nota Fiscal de Devolução de Venda a Cliente

2. Tipo de devolução: para identificar qual o tipo de devolução deseja. Selecionar: Venda de E-commerce

3. Loja: a loja que realizará o processo de devolução

4. Cliente: selecionar o cliente que está realizando a devolução, após o faturamento da nota (Cancelamento do pedido no momento da entrega)

5. Período: o período que ocorreu essa devolução. Selecionar o período desejado para a devolução

6. Clicar no botão buscar

Ao clicar no botão de buscar, são exibidas todas as NF-E daquele cliente, selecione a que deseja realizar a devolução e clique no botão de prosseguir.

Aparecerá a quantidade a ser devolvida, o campo de quantidade não pode ser alterado. Confirme os produtos e as quantidades e clique no botão prosseguir.

Confirme os dados da NF-E de devolução clique no botão de confirmar. Com isso, é gerada uma NF-E de devolução do tipo e-commerce.

Ao enviar os dados da nota para a GNF-E ou SEFAZ o status do pedido, após o retorno fica como DEVOLVIDO.

entrega no cliente.

Importante: Nas devoluções de venda de lojas Lucro Real Não Cumulativo, os valores de Pis e Cofins serão destacados em campo próprio com destaque da CST de cada imposto na escrita e nota fiscal.

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