Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Estoques e NF-e > Operações entre Lojas > Venda entre Lojas > Devolução > Estoque de Troca

Permissões de Usuário: MB__info

1681 – Transferência/Venda entre Lojas – Devolução de Entrada
3598 – Devolução de Transf/Venda entre lojas – Alterar Quantidades e seleção de itens recebidos de lotes de separação de troca
3599 – Devolução de Transf/Venda entre lojas – Ignorar itens do lote de separação de troca sem saldo
3639 – Devolução de Transf/Venda entre lojas – Alterar Quantidade ou Preencher Quantidades quando utilizar lote de troca.
3718 – Alterar Estoque de Segurança do produto através da Devolução entre lojas

 

Para efetuar a devolução de venda entre lojas, será necessário informar uma nota de origem de entrada, selecionar um ou mais produtos ou informar um período de notas que foram recebidas na loja de origem e após realizar o processo de devolver os produtos para a loja de origem.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acessar o menu de Estoques e NF-e > Operações entre Lojas > Venda entre Lojas > Devolução > Estoque de Troca

Primeiramente, informar os campos com as informações da nota fiscal.

  • Loja de origem – Destinatário da Devolução (Neste caso, a loja origem é a loja que deu início a operação, ou seja, a loja que emitiu a transferência, e neste momento irá receber a devolução)
  • Loja de destino – Emitente da Devolução (Neste caso, a loja destino é a loja que recebeu / deu entrada na transferência e neste momento irá devolver a mercadoria)
  • Produto(s)
  • Período de emissão da nota de entrada
  • Nº dos lotes de troca ( Informe os número dos lotes separados por Enter (↵), Vírgula ( , ) ou Espaço
  • N° dos lotes de separação de troca ( Permite selecionar um ou mais lotes de separação de troca).

A realização de devolução de venda entre lojas também é possível por meio de lojas com endereçamento logístico.


2) Após informar as opções no cabeçalho, clicando em PROSSEGUIR, serão listados os produtos selecionados e virá selecionada, na coluna “Número NF”, a nota fiscal de maior saldo disponível no período informado para realizar a devolução:

A coluna Saldo de Estoque demonstrará o saldo de trocas da loja que emitirá a devolução.

Caso não seja encontrada nota fiscal de origem no período selecionado, o item será demonstrado com uma exclamação:

É possível alterar a nota fiscal de origem para devolução clicando em BUSCAR NF:

  • Somente produto unitário: Listará as notas fiscais recebidas no período mencionado com o produto unitário informado.
  • Todas as embalagens: Listará as notas fiscais recebidas no período mencionado com o produto unitário informado ou suas caixas.

Se necessário é possível obter notas fiscais em períodos anteriores clicando em OBTER NOTAS FISCAIS ANTERIORES:

Informações importantes:

-Apenas serão listadas notas fiscais que possuem saldo a ser devolvido.

-Clicando sobre esse botão, baseado na data inicial escolhida no inicio do processo, o sistema irá retroceder 90 dias e usará essa data como inicial para a nova busca.


Após selecionar a nota fiscal clique em CONFIRMAR.


3) Após selecionar o item e preencher o campo Qtd a ser devolvida, clique em PROSSEGUIR PARA FATURAMENTO seguindo de Sim, Continuar, para visualizar o preview da nota fiscal:


A quantidade a ser devolvida do item não pode ser maior que a diferença entre a quantidade de entrada e a quantidade já devolvida e o saldo de estoque. Caso seja inserido um valor maior, o campo será preenchido com a mesma quantidade da nota de entrada:


  • Preview da Nota Fiscal:

Para completar a operação clique em FATURAR NOTA FISCAL.


Utilizando Lote de Separação de Troca

O campo Ṇ° dos lotes de separação de troca permite selecionar um ou mais lotes referentes a loja de destino.

Caso um produto esteja sem saldo de estoque de troca, o sistemá apresentará a mensagem informando qual o produto e a qual lote ele pertence. Caso o usuário tenha a permissão  3598 – Devolução de Transf/Venda entre lojas – Alterar Quantidades e seleção de itens recebidos de lotes de separação de trocaserá possível alterar os produtos selecionados e também a coluna de Qtd a ser devolvida.

Caso o usuário tenha a permissão 3599 – Devolução de Transf/Venda entre lojas – Ignorar itens do lote de separação de troca sem saldoserá possível ignorar os itens sem saldo de troca, e prosseguir para o faturamento dos demais itens presente no lote.

Informações importantes:

  • Caso um produto esteja presente em mais de um lote, o campo Qtd a ser devolvida irá mostrar a soma desse item, e o campo provisoriamente não permitirá edição.
  • Caso seja selecionado um lote de separação, onde o produto esteja com o saldo de trocas negativo, o comportamento será o mesmo descrito para um item sem saldo de trocas.
  • Caso seja selecionado mais de uma nota fiscal de origem e não tiver permissão para alterar o campo de quantidade, automaticamente iremos completar as linhas com a quantidade faltante para completar a quantidade do lote de separação;

A quantidade a ser devolvida do item não pode ser maior que a diferença entre a quantidade de entrada e a quantidade já devolvida e o saldo de estoque. Caso seja inserido um valor maior, o campo será preenchido com a mesma quantidade da nota de entrada:


Movimentação do Estoque

Conforme mencionando anteriormente, essa nota fiscal tem como objetivo realizar a devolução de produtos que estão no estoque de trocas da loja emitente da devolução.

Para ficar mais fácil a compreensão do que acontecerá na emissão e recebimento dessa nota fiscal, vamos a um exemplo:

  • Loja Origem: LOJA 9 – BLUESOFT
  • Loja Destino: LOJA 911 – BLUESOFT
  • Produto: FRUTA DO CONDE KG
  • Estoque de Trocas: 25,340kg (loja origem)

Usando o módulo a LOJA 4 – BLUESOFT irá devolver o estoque total de trocas para a LOJA 911 – BLUESOFT (loja originaria da entrada da mercadoria).

1) Ao confirmar o faturamento da nota fiscal, o estoque de trocas da LOJA 9 – BLUESOFT será debitado ficando com saldo zero.

2) Ao confirmar o recebimento da nota fiscal, o estoque de trocas da LOJA 911 – BLUESOFT será creditado ficando com saldo 25,340kg.

Após confirmar o recebimento da nota fiscal, a LOJA 911 – BLUESOFT poderá fazer quaisquer processo de troca com o produto enviado. Exemplo: emissão de nota fiscal de devolução após recebimento (Troca) para o fornecedor de troca padrão do produto.


Preencher / Zerar Quantidades

O módulo conta com funções para facilitar o preenchimento das quantidades a ser devolvidas.

O preenchimento pode ser feito item a item, ou em todos ao mesmo tempo:


Nas configurações do módulo Estoques e NF-e em “Parâmetros do módulo Estoques e NF-e” na aba “Trocas”, temos o parâmetro “Validar a quantidade da devolução de troca em relação a quantidade do lote”, caso ele esteja ativo, clicando sobre o botão  ele irá preencher a quantidade na coluna “Qtd a ser devolvida” com a menor quantidade entre: Quantidade de saldo da nota referenciada, saldo de estoque de troca ou quantidade do lote.

Caso o parâmetro esteja inativo irá preencher a quantidade na coluna “Qtd a ser devolvida” com o “Saldo de estoque”, caso ele não exceda a quantidade de saldo da nota referenciada. Se exceder, a quantidade preenchida será o saldo da nota referenciada.

Para saber mais sobre a utilização do parâmetro clique aqui.


Clicando sobre o botão  ele irá zerar o campo “Qtd a ser devolvida” do item.


Clicando em ZERAR QUANTIDADES ele irá zerar o campo “Qtd a ser devolvida” de TODOS os itens.


Clicando em PREENCHER QUANTIDADES ele irá preencher as quantidades na coluna “Qtd a ser devolvida” de TODOS os itens seguindo o mesmo comportamento do botão .


Informando o número de um lote de troca

Ao preencher o número de lote de troca, todos os produtos pertencentes a esse lote serão adicionados para geração de devolução.

Exemplo de Lote:


Após o preenchimento e clicar em prosseguir, os itens virão pré selecionados e a quantidade presente no lote de trocas será preenchida automaticamente na coluna Qtd a ser devolvida:

Para editar a seleção e quantidade dos itens, será necessária  a permissão 3639 – Devolução de Transf/Venda entre lojas – Alterar Quantidade ou Preencher Quantidades quando utilizar lote de troca.


Observações:

  • Caso o usuário não tiver as permissões abaixo não será possível visualizar nos detalhes da nota a Contabilização e a Escrituração Fiscal.
  • As devoluções realizadas sempre serão feitas em unidades.
  • A natureza da operação nesse tipo de nota fiscal terá o texto (Troca) em seu final para facilitar a conferência.

1169 – Escrita Fiscal – Consultar Conferência

1471 – Consulta de Lançamentos Contábeis.


Recebimento de Mercadorias:

Nesse tipo de Operação o lançamento na loja destino deverá ser realizado através da entrada manual:

Estoques e NF-e > Operações entre Lojas > Venda entre Lojas > Entrada.



Devolução de venda com mais de uma nota fiscal

É possível realizar uma devolução de venda entre lojas do mesmo produto utilizando mais de uma nota fiscal de origem. Ao selecionar mais notas de origem, o produto terá mais linhas de acordo com a quantidade de notas fiscais de origem selecionada.

Importante: Ao realizar a seleção de várias notas, elas serão disponibilizadas em tela, porém, uma vez adicionada, não será possível remover esta nota da tela. Neste caso, basta realizar em tela apenas a seleção das notas desejadas para prosseguir com a operação.

Após selecionar as notas de origem e seguir para o faturamento, tanto o preview da nota quanto a nota fiscal faturada irão exibir mais linhas dos produtos que possuem mais de uma nota fiscal de origem selecionados.

Ao passar o mouse sobre os produtos exibidos nas notas fiscais, tanto as notas fiscais de devolução quanto as de entradas de devolução, irão apresentar um texto que indica qual a nota origem do produto.

Na central de relatório do produto, a ficha estoque do produto irá apresentar mais de uma movimentação daquele produto, de acordo com a quantidade de nota fiscal de origem selecionada.

Movimentações da loja que emitiu a devolução de um produto com mais de uma nota fiscal de origem

Movimentações da loja que deu a entrada nas devoluções de um produto com mais de uma nota fiscal de origem

Informações importantes:

  • Ao selecionar mais de uma nota de origem para um produto, o saldo de estoque é o mesmo para ambas as origens, não sendo possível devolver uma quantidade maior que o saldo de estoque do produto.

Alteração do Estoque de Segurança do Produto Através da Devolução Entre Lojas

O usuário com a permissão 3718, conseguirá alterar o Estoque de Segurança do Produto através da tela de Devolução entre Lojas.

Ao clicar na coluna “Estoque de Segurança” será possível alterar o seu valor. Frisando que este estoque de segurança é da Loja Destino (emitente da devolução).

Após inserir o valor desejado, clique no ícone de confirmação, uma mensagem será exibida para confirmar a alteração, clique em “Sim, continuar” para confirmar:

O valor será alterado e refletido diretamente no Cadastro do Produto, na aba Sortimento, no campo “Qtde. Estoque de Segurança” referente a loja identificada acima como a Loja Destino (Emitente da devolução).

Para mais informações, contate o Suporte Bluesoft.

Leave a Reply