Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Estoques e NF-e > Recebimento de Mercadorias > Consultar Processamento da NF-e

Estoques e NF-e > Recebimento de Mercadorias > Consultar Notas Fiscais Recebidas

Estoques e NF-e > Recebimento de Mercadorias > Incluir Nota Fiscal

Permissões de Usuário: MB__info

182   –   Recebimento Consultar (Consulta)
2672 – Manutenção de Data de Validade de Recebimento (Editar)
 

 

O objetivo deste artigo é explicar basicamente como realizar o recebimento de mercadorias com validação do Shelf Life no Bluesoft ERP.

 A imagem abaixo ilustra o exemplo de um produto que possui Shelf Life para aprovação ou reprovação no recebimento de mercadoria, que no caso foi aprovado.

O produto é exibido para aprovação ou reprovação, quando houver divergência entre a data de validade informada e data calculada do Shelf Life, caso houve data esperada informada no pedido de compra o calculo será baseado sobre a mesma.

Observação: Só é exibido a tela de aprovação e reprovação quando a nota a ser recebida houver carga criada.

 

Na imagem ilustrada abaixo, estamos realizando a conferência do recebimento de um determinado produto no recebimento de carga(Mobile) na data do dia 25/08/2023, onde a data de validade mínima que o produto poderá ser aceito na portaria é ate dia 07/10/2023,  que totaliza 43 dias, exemplo: Shelf Life de 120 dias e  36% de Shelf, teremos, 120*36% = 43 dias, porem como foi informado no pedido uma data esperada 24/09/2023, a mesma passa a ser considerada como base para calcular a divergência em dias.

Cálculos realizados em dias

Campos:

Data Esperada: Data atual 25/08/2023 – Data Esperada 26/09/2023 = 32 dias

Data Shelf: Data de Recebimento 25/08/2023 – Data Calculada do Shelf Life 07/10/2023 = 43 dias

Data de Validade: Data informada 22/09/2023 – Data Esperada 26/09/2023 =  4 dias, logo a divergência ilustrada é a diferencia calculada da validade em dias menos os dias calculado da data esperada.

Divergente: 4 Dias Calculado da Data de Validade – 32 Dias Calculado da Data Esperada =  28 Dias, ou seja o produto está a vencer em 28 dias.

 

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Incluir os dados Shelf-Life no produto através da funcionalidade “Manutenção de Produtos do Fornecedor”. Duvidas Clique aqui.

2) Informar no pedido a data esperada. Duvidas para criar um pedido Clique aqui.

 

3) Incluir a nota fiscal manual ou por processamento de nota eletrônica, Duvidas Clique aqui.

Na Imagem abaixo é ilustrado o exemplo de uma nota inclusa até o romaneio de recebimento.

 

4) Gerar o recebimento de carga(Mobile) e realizar a conferência do recebimento. Duvidas Clique aqui.

Na imagem abaixo é ilustrado o produto de Ean 7894000034591 conferido e preenchido a data de validade, onde foi exibido a divergência de 28 dias. Após conferir todos os produtos fechar a carga.

 

 

5) Com a carga fechada ao entrar na nota fiscal e percorrer até a tela de “Totalização da nota fiscal” e clicar em  se houver divergência de validade será exibido a tela de Aprovação/Reprovação dos vencimento informado.

 

Para aprovar ou reprovar selecione a linha do item e clique na opção desejada   ou

Observação: É possível aprovar ou reprovar a divergência da data de validade pela tela Manutenção de Data de Validade de Recebimento. Duvidas Clique aqui.

 

6) No caso do item reprovado será gerado nota de devolução, clique em , será exibido a tela de romaneio de recebimento ilustrando as quantidade, clique novamente em 

 

 

7) A próxima tela exibe os dados do produto para realizar a emissão da nota fiscal de devolução de compra no ato do recebimento, clique em 

 

 

 

8) Com os dados conferido da nota de devolução para concluir o processo de emissão de nota de devolução e recebimento do produto aprovado clique em .

 

 

9) Carga recebida para concluir envie a nota fiscal para Sefaz.

 

 

Observação: Como os dados ilustrado nas imagens abaixo são gerados no momento de fechar a carga, uma vez alterado as informação do cadastro do Shelf Life no produto é necessário excluir e vincular o pedido novamente para que seja recalculado as novas datas. Recomendamos também que as conferência dos produtos sejam realizado em data de recebimento atual para que não gere divergência de calculo de datas e dias.

Importante: Vamos supor que o Shelf Life informado seja 20 dias e percentual 13%, logo é realizado o calculado 20*13% = 2,6 dias, como a quantidade de dias é fracionada o sistema irá arredonda a quantidade de dias sempre para baixo, ou seja, 2 dias. No processo de recebimento por carga desktop, não exibe as datas e dias calculado do Shelf Life e nem divergência, porem ao digitar uma data de validade no qual não esteja de acordo com o cadastro ou data esperada do pedido de compra finalizando o fechamento da carga é gerado normalmente a divergência para ser aprovada ou reprovada.

 

 

 

Disponível a partir da versão r215.01

Leave a Reply