Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Estoques e NF-e > Relatórios > Relatório de Cobertura de Estoque

Permissões de Usuário: MB__info

Número – Nome da Permissão

236 – Cobertura Estoque Consultar

1185 – Código de Referência e Descrição do Produto do Fornecedor

151 – Fornecedor_Divisão Alterar

149 – Fornecedor_Divisão Consultar

150 – Fornecedor_Divisão Excluir

152 – Fornecedor_Divisão Incluir

56 – Fornecedores Alterar

34 – Fornecedores Consultar

67 – Fornecedores Excluir

45 – Fornecedores Incluir

3547 – Criar Cotação de Faltas pelo Relatório de Cobertura de Estoque

Através do Relatório de Cobertura de Estoque, é possível consultar a cobertura de estoque de cada produto que esteja em linha de loja, e identificar se o níveis de estoque estão acima ou abaixo do ideal.

Este índice, também conhecido como antigiro, é calculado a partir da média de estoques e o seu consumo e é bastante útil para a análise de estoques. A unidade do antigiro é a unidade utilizada no consumo ou no estoque médio, ou seja, uma empresa com um estoque médio mensal de 4 unidades e um consumo/venda de 2 unidades por mês tem um antigiro ou uma taxa de cobertura de estoque de 2 meses.

Como pode ser útil:

  • Conhecer o estoque disponível, a venda média diária e a cobertura de estoque para cada produto de uma ou mais lojas.
  • Conhecer a cobertura de estoque dos produtos que foram recebidos em determinado período.
  • Identificar produtos com cobertura acima ou abaixo  do máximo ou mínimo configurado no cadastro de produtos.
  • Identificar produtos que precisam ser comprados para gerar ruptura na loja.
  • Identificar produtos com cobertura de estoque que não estão sendo vendidos há um ou mais dias.
  • Listar a cobertura de estoque de todos os produtos de um fornecedor.
  • Comparar a cobertura de estoque dos produtos de diferentes lojas.
  • Identificar a cobertura de estoque total, considerando o estoque armazenado na própria e o estoque em terceiros (operadores logísticos e CDs).
  • Identificar produtos com estoque em terceiros e sem estoque na própria loja.

Filtros disponíveis:

  • Loja:  Selecione a loja que deve ser utilizada na pesquisa;
  • Curva ABC: Selecione a curva que deve ser utilizada na pesquisa;
  • Setor de compra: Selecione o setor que deve ser utilizado na pesquisa. Você pode selecionar entre setores ativos e inativos;
  • Cobertura de estoque: Selecione a cobertura de estoque que deve ser utilizada na pesquisa;
  • Buscar Fornecedor: Neste filtro, selecione se a busca será realizada por “Linha de Fornecimento” ou “Padrão”;
  • Fornecedor: Selecione o fornecedor que será utilizado na pesquisa. Para fazer a busca, clique na lupa , ao lado do campo de busca e escolha o fornecedor desejado;
  • Divisões: Seleciona a divisão que será utilizada na pesquisa, baseado no fornecedor que foi selecionado no campo anterior;
  • Sem venda: Neste filtro, selecione uma opção, dentre as disponíveis para efetuar a pesquisa;
  • Pedidos Pendentes: Neste filtro, selecione entre as opções “Com pendência”, “Sem pendência” e “Sem Pendência em toda rede” (Trará no resultado somente itens que, além de não ter pendência na loja da linha do resultado, não tem pendência em loja alguma da rede);
  • Considerar pedidos não vigentes: Habilitando esta opção, serão demonstrados também como pedidos pendentes aqueles que não estiverem vigentes e tenham pendência de entrega, cujas datas de emissão não ultrapassem a quantidade de dias definidos no parâmetro do módulo de compras – Dias além da emissão do pedido para considerar o mesmo como um pedido não entregue. Para mais informações sobre este parâmetro, clique aqui.
A quantidade de pedidos pendentes neste relatório não é online. Trata-se da quantidade de pedidos pendentes no fim do dia anterior, de acordo com um resumo que é feito pelo sistema durante a madrugada.
  • Departamentos: Selecione o departamento que deve ser utilizado na pesquisa;
  • Seção: Selecione a seção que deve ser utilizada na pesquisa;
  • Grupo: Selecione o grupo que deve ser utilizado na pesquisa;
  • Subgrupo: Selecione o subgrupo que deve ser utilizado na pesquisa;
  • Operador Logístico: Selecione o Operador Logístico que deve ser utilizado na pesquisa;
  • Estoque da Loja: Selecione se a busca deve ser feita levando em consideração “todos os produtos”, “apenas com estoque” ou “apenas sem estoque”;
  • Estoque em Terceiros: Selecione se a busca deve ser feita levando em consideração “todos os produtos”, “apenas com estoque em 3°s” ou “apenas sem estoque em 3°s”;
  • Venda Online: Selecione se a busca deve ser feita levando em consideração “todos os produtos”, “com venda online ou “sem venda online”;
  • Status do Produto: Selecione se a busca deve ser feita levando em consideração “todos os produtos”, “ativos” ou “inativos”;
  • Produto: Neste filtro, escolha a forma que a busca deve ser realizada, baseando- se na “Descrição/Código”, “Lista de Produtos”, ou “Vários Produtos“. Após selecionar a opção desejada, utilize o campo ao lado para adicionar a informação de acordo com a opção escolhida;
  • Período da Última Entrada: Selecione o período, utilizando os campos “de” e “a”;
  • Embalagem: Neste filtro é possível selecionar as opções “Unitária”, “Embalagem Padrão” e “Embalagem da Última Compra da Rede”.  Ao selecionar “Embalagem Padrão” e “Embalagem da Última Compra da Rede” será possível visualizar a coluna “Embalagem em Exibição”.
  • Ordenação: Selecione se a ordenação será “ascendente” ou “descendente”;
  • Agrupar o resultado por produto: Nesse filtro é possível selecionar as opções “Nenhum”, “Por produto” e “Por produto e estoque das lojas”. 
  • Produto Incluído no E-commerce: Exibe se o produto está ou não habilitado no e-commerce.
  • Marca: Exibe a marca cadastrada no produto.

Cobertura de estoque para Centros de Distribuição (CD)

A cobertura de estoque para lojas que são Centros de Distribuição (CD), considera o valor de venda média do próprio CD somando ao valor das lojas atendidas por ele, produto a produto.

Este atendimento é definido pela Linha de Compra CD.

Exemplos

No caso abaixo a loja 930 é o Centro de Distribuição (CD) e atente as lojas 4 e 9. Esse CD não possui venda própria, sendo assim sua venda média diária é a soma da venda média diárias das duas lojas atendidas.


No caso abaixo a loja 5 é o Centro de Distribuição (CD) e atente as lojas 1,2,3,6,7 e 8.

Neste caso o CD possui venda própria, sendo assim sua venda média diária é a soma da venda média diárias das lojas atendidas, somada a sua própria venda.


A totalização da coluna Venda Média Diária, no rodapé do relatório, considera a soma das vendas médias das lojas sendo que, no caso da loja CD, será considerada a venda média dela somente (sem somar as lojas atendidas na Linha de Compra CD):

No caso acima a loja 930 é um Centro de Distribuição, porém não possui venda média diária, sendo assim o total do rodapé o composto pela venda das lojas 4 e 9 (lojas atendidas).


Operador Logístico

Quando selecionado algum operador logístico, serão inclusas as seguintes colunas:

  • Data Últ. Ent. Log. (Data da última entrada no operador logístico)
  • Qtd. Últ. Ent. Log (Quantidade da última entrada no operador logístico)
  • Data Últ. Saída. Log. (Data da última saída do operador logístico)
  • Qtd. Últ. Saída. Log. (Quantidade da última saída do operador logístico)
  • Nº Últ. Lote (Número do último lote de separação do operador logístico)
  • Data geração Últ. Lote (Data da geração do último lote logístico)
  • Qtd. Pedida (Quantidade pedida no último lote de separação do operador logístico)
  • Qtd. Separada (Quantidade separada no último lote de separação do operador logístico)
  • Qtd. Faturada (Quantidade faturada no último lote de separação do operador logístico)
As colunas acima mencionadas não podem ser removidas da visualização ou exportação dos dados.

Exibição de Colunas na Grid

Por padrão ao realizar a busca as colunas exibidas na grid são as seguintes abaixo:

Ao clicar sobre o botão EXIBIR/ESCONDER FILTROS AVANÇADOS será possível verificar, adicionar ou retirar colunas do resultado da grid através da opção “Exibir Colunas”:

Resultado após clicar sobre o botão:


Coluna Fator da embalagem da última entrada

A coluna Fator da embalagem da última entrada tem como função exibir qual era o fator da embalagem de um determinado produto na última entrada de compra realizada, a operação não considera entrada de transferência entre lojas.

Por padrão o resultado da busca no relatório não exibe esta coluna, será necessário adiciona-la através do botão Exibir Colunas conforme descrito acima.

Exemplo:

Neste caso para as lojas definidas, no período informado, alguns produtos tiveram entrada de compra e a coluna Fator Emb. Últ. Ent. destacada, exibe qual era o fator da embalagem na ultima entrada de compra realizada.

Podendo ser caixas com 18 quantidades, fardos com 12 ou 6 etc.

Importante:

O Fator Emb. Últ. Ent. (Fator de Embalagem da Última Entrada) não será apresentado para produtos de composição, rendimento ou equivalência de estoque, pois a movimentação de entrada destes itens não são movimentos de Compra.


Agrupar o Resultado por Produto

Através desta opção, os resultados serão agrupados por produto, considerando as lojas selecionadas na filtragem.

Para utilizar esta funcionalidade, siga os passos a seguir:

1-) Realize a filtragem desejada utilizando dos filtros disponíveis em tela, onde os filtros poderão ser multisseleção:

2-) Clique na seleção e escolha a opção Por Produto:

3-) Após tais configurações, clique em Buscar, e o resultado será demonstrado em tela:

Ao se utilizar deste agrupamento, somente serão trazidas as seguintes colunas em tela:

Produto: Código interno do produto;

Descrição: Descrição do produto;

Curva: Classificação do produto na curva ABC;

GTIN principal: GTIN principal definido no cadastro do produto;

Status do Produto: Status do produto definido em seu cadastro;

Categoria (subgrupo) : Subgrupo a qual o produto pertence.

Venda online: Valor da soma de Venda online das lojas selecionadas.

Est. total: Valor da soma de Estoque total das lojas selecionadas.

Est. reservado: Valor da soma de Estoque reservado das lojas selecionadas.

Est. em 3ºs: Valor da soma de Estoque em 3° das lojas selecionadas.

Custo Bruto: Custo Bruto médio de todas as lojas;

O ERP realizará o seguinte cálculo:

( Estoque total Loja1 X  Custo bruto Loja1) + ( Estoque total Loja2 X  Custo bruto Loja2) … / ( Soma do Estoque total de todas as lojas )

Ex:

Loja 1 :

Quantidade = 1

Custo = 3,00

Loja 1 total = 1 x 3,00 = 3.

Loja 2:

Quantidade = 900

Custo = 4,00

Loja 2 total = 900 x 4,00 = 3600.

Soma das lojas = 3603.

Soma da quantidade das lojas = 1 + 900 = 901.

3603/901 = 3,99

Logo, o valor da coluna Custo Bruto será 3,99.

Custo Líquido: Custo Líquido médio de todas as lojas;

OBS: Mesmo cálculo utilizado na coluna custo bruto, porém substituindo o valor de custo bruto, por custo líquido.

Est. disponível: Valor da soma de Estoque disponível das lojas selecionadas;

Venda média diária com CD: Valor da soma da Venda média diária das lojas selecionadas;

Cob. total: Estoque total / Venda Média;

Cob. em 3ºs: Est. em 3ºs / Venda Média;

Cob. loja: Cob. total – Cob. em 3ºs;

Pedidos pend.: Valor da soma de Pedidos pendentes das lojas selecionadas;

A quantidade de pedidos pendentes neste relatório não é online. Trata-se da quantidade de pedidos pendentes no fim do dia anterior, de acordo com um resumo que é feito pelo sistema durante a madrugada.

Comprador: Comprador do setor de compra do produto;

Seção: Seção definida como categoria do produto.

Ao se utilizar do agrupamento de resultado por produto, o filtro Operador Logístico será ignorado.


Agrupar o Resultado por Produto e Estoque das Lojas

Este agrupamento será muito semelhante ao agrupamento por produto, inclusive com as mesmas colunas, mas além das colunas atuais, será demonstrada a coluna “Estoque disponível” por padrão (mesmo que não esteja selecionada para demonstrar) e logo após esta coluna de estoque disponível, será demonstrado o estoque disponível loja a loja, uma coluna por loja, cada uma com o número correspondente da loja.

1-) Clique na seleção e escolha a opção Por produto e estoque das lojas:

2-) Clique em Buscar, e o resultado será demonstrado em tela:

A visão Por produto e estoques das lojas nao terá a opção de gerar cotação de falta e também não terá os totalizadores.
A impressão PDF será limitada a 10 lojas. 

Compra por cotação é priorizada

Esta opção tem o objetivo de buscar produtos que em seu cadastro, na aba “Detalhes”, indiquem que a compra geralmente é priorizada para ocorrer na forma de cotação de faltas, contendo três opções de seleção:

  • Todos: Opção padrão, que trará todos os produtos.
  • Sim: Trará todos os produtos, que em seu cadastro, estejam com o campo “Compra por cotação é priorizada” selecionado como “Sim”.
  • Não: Trará todos os produtos, que em seu cadastro, estejam com o campo “Compra por cotação é priorizada” selecionado como “Não”.

Gerar Cotação de Faltas 

É possível gerar uma Cotação de Faltas a partir do resultado do Relatório de Cobertura de Estoque.

Antes de gerar a cotação, verifique o parâmetro “Modalidade de geração de cotação de faltas pelo Relatório de Cobertura de Estoque” através do módulo Parâmetros do Módulo de Compras, menu “Pedido de Compra”:

  • Cotação de faltas: O sistema irá gerar a cotação pronta.
  • Listas de faltas por loja: O sistema irá gerar as listas de faltas separadas por loja, para posterior agrupamento em uma só cotação no módulo de Cotação de Faltas.

Caso esteja selecionada a opção “Cotação de faltas”, após realizar a busca, selecione os produtos das respectivas lojas e clique no botão “Gerar Cotação de Faltas“.

Ao clicar no botão, será exibido um alerta informando o número da cotação que foi gerada. O sistema vai agir como se, manualmente, fossem geradas as listas de faltas das lojas separadamente e logo em seguida gerasse a cotação.

Caso esteja selecionada a opção “Listas de faltas por loja”, após realizar a busca e selecionar os produtos das respectivas lojas e clicar no botão “Gerar Cotação de Faltas“, será exibido um alerta informando que as listas de faltas foram geradas, onde poderão ser agrupadas em uma só cotação no módulo de Cotação de Faltas:

Observação: Lembrando que é necessária a permissão 3547 (Criar Cotação de Faltas pelo Relatório de Cobertura de Estoque) para criar a cotação.


Quando o parâmetro “Usar os tributos recuperáveis de regras fiscais para apurar os ganhadores da cotação de faltas pelo valor líquido” estiver habilitado, as listas de faltas ou cotações serão agrupadas por UF, Ramo de Atividade, Regime Tributário e Indicador de Atividade

Geração de Listas de Falta

Geração de Cotações de Falta

Para saber mais sobre a Cotação de Faltas clique aqui.


Exportação

É possível realizar a exportação dos dados do relatório, através das seguintes opções:

PDF:

Excel:

CSV:

Antes de dar o resultado, o sistema realizará uma estimativa aproximada da quantidade de itens do resultado e, caso esta estimativa no número de produtos envolvidos no resultado ultrapasse a 10 mil, o resultado será gerado em CSV.


Clicando em SIM, o processo de geração será feito em background e o usuário será notificado assim que o processo finalizar:


No fim da geração o usuário será notificado no e-mail:


E central de notificações:


O download pode ser feito acessando o Bluesoft Drive:

Os dados de csv exportados tem o divisor dos campos ponto-e-vírgula e não mais vírgula, também foi realizado uma alteração no separador de valores numéricos onde o separador da parte inteira decimal passou a ser vírgula e não mais ponto.

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