Financeiro – EDI de Cobrança – Conciliação de duplicatas pelo nosso número

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Hoje no Bluesoft ERP é possível criar boletos de cobranças para as duplicatas do contas a receber.

Para clientes que trabalham com EDI de cobrança, após a quitação desses boletos, o banco envia um arquivo de retorno informando que o boleto emitido foi liquidado.

No fluxo atual de quitação de duplicatas via EDI, é necessário ter um arquivo de remessa e retorno para que as duplicatas sejam liquidadas. Porém existem casos onde o banco envia um arquivo de retorno, confirmando a liquidação de boletos bancários mesmo sem um arquivo de remessa.

Pensando nisso, para facilitar o processo de quitação de duplicatas, foi implementado a conciliação de duplicatas com EDI de cobrança pelo Nosso Número.

O que é o “Nosso Número” e como ele funciona?

O Nosso Número é o número que identifica unicamente um boleto para uma conta. O tamanho máximo do Nosso Número depende do banco e carteira.

Cadastro >> Básicos >> Bancos >> Contas Bancárias >> Sub Contas de Cobrança

O mesmo é cadastrado no módulo acima citado.

Processo completo de geração e quitação de boleto com EDI de Cobrança !

No dia 14/11/2014, a LOJA 01 gerou uma duplicata de cobrança para a empresa CLIMATEC AR CONDICIONADOS LTDA, no valor de R$ 849,00.

Para a mesma foi gerada um boleto de cobrança com o número 1 , com vencimento para 05/12/2014 :

PostEDIcobranca1

 

Conforme data de vencimento, a empresa CLIMATEC AR CONDICIONADOS LTDA efetuou o pagamento do boleto no dia 05/12/2014, e com isso o banco enviou a LOJA um arquivo de retorno confirmando a liquidação.

Com a implementação efetuada, a duplicata de cobrança será liquidada automaticamente se no arquivo enviado as seguintes validações forem encontradas.

Ao importar o arquivo de EDI de cobrança o sistema fará as seguintes verificações :

  • Existe uma duplicata de cobrança com o mesmo número de boleto, enviado no arquivo ?
  • A data de vencimento do boleto enviada no arquivo, é igual a data de vencimento da duplicata de cobrança encontrada ?
  • O valor do boleto enviado no arquivo, é igual ao valor da duplicata encontrada, cuja a forma de pagamento é boleto ?
  • A conta bancária do cedente enviada no arquivo , é igual ao a conta bancária do cedente da duplicata encontrada ?
  • Se a conta bancária do cedente enviada no arquivo não for igual a conta bancária do cedente da duplicata, a quitação também poderá ser realizada, porém o parâmetro abaixo deverá estar ativo:

Se todas validações acima forem positivas, a duplicata de cobrança será quitada de forma automática como poderemos ver abaixo :

PostEDIcobranca2

Controle Bancário :

PostEDIcobranca3

 

O tipo de movimento bancário utilizado para esse tipo de movimentação, será o cadastrado com o processo financeiro “Recebimento crédito em conta“.

Para verificar qual está cadastrado ou cadastrar um novo, o usuário deverá ir ao seguinte módulo :

Cadastros >> Financeiro >> Tipo de movimento bancário >> Processo Financeiro >> Recebimento crédito em conta

PostEDIcobranca4

Observação:

É importante lembrar que para realizar a quitação automática, a conta recebida pelo EDI tenha cadastrada uma Sub-conta de cobrança.

Release r127.01

Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato com a nossa equipe de suporte.

Adriano Silva

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