Contábil > Apuração Contábil > Apuração Lucro Presumido

Permissões de Usuário:

2113 – Apuração Lucro Presumido

Neste ajuda explicaremos como criar as apurações editadas de períodos que o Bluesoft ERP não continha a funcionalidade, para assim poder realizar a geração de obrigações fiscais que precisam desses dados, como a do SPED ECF.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1 – Caso a gestão de competência estiver encerrada e não tiver sido encerrada pelo Apuração do Lucro Presumido, daremos um aviso informando que não existe Apuração criada.

Ao Buscar informar que a competência esta encerrada, mas que não existe Apuração Lucro Presumido, realmente pode não ter, pois na época não tinha, e será por isso que a funcionalidade foi criada:

2 – Para criar a apuração do Lucro Presumido, clique em CRIAR EDIÇÃO, aparecerá as aba com vários campos editáveis, a ideia será esse mesma, todos os valores praticamente serão digitados pelo usuário.

Veja abaixo na primeira aba de Composição da Receita, no lado esquerdo das as instruções de preenchimento:

– Os valores das receitas de mercadorias e serviços, deverão ser digitadas nos campos em aberto:

Observação: Como é edição, e os valores não viram automáticos, poderá colocar o valor liquido da receita por mercadorias em ECF OU Notas Fiscais, não precisa ratear.

Os valores da Base Presumida IRPJ e CSLL serão calculados automaticamente, sendo:

IRPJ

8% Mercadorias

32% Serviços

CSLL

12% Mercadorias

32% Serviços

– Na aba do Cálculo IRPJ, poderá visualizar os valores ja com alguns cálculos, ja que não depende de digitação:

O Valor das Receitas Diretas deverão ser digitados diretamente no respectivo código do SPED ECF.

Veja abaixo:

O mesmo para os Valores dos impostos Retidos a compensar, quando houver:

E caso precisar lançar os valores do IRPJ a credito de períodos anteriores existentes, poderá lançar informando a pessoa, o valor e a conta a creditar ao realizar a apuração.

Importante: No cálculo do IRPJ Adicional, é por padrão em cada trimestre o valor que excede a base de cálculo de R$ 60.000,00, é feito o cálculo do IRPJ Adicional, haverá  exceção, caso a Data de Constituição da loja estiver no meio de um trimestre a ser apurado, então será levado em consideração os meses de movimento à partir da Data Constituição até o fim do trimestre.

5 – Seguindo a mesma lógica que na aba do IRPJ, funcionará na aba CSLL, mudando apenas as alíquotas, pois da CSLL terá as opções de alíquotas 9%, 15% ou 16% e não existe Adicional.

6 – Com os valores todos informados e o cálculo conferido, poderá ENCERRAR APURAÇÃO:

Pronto, feito os passos acima, terá criado a sua edição da apuração LALUR. Se precisar editar após encerrado é só clicar em  re abrir apuração:

Observações:

– Caso precisar abrir uma competência, e tiver apuração de edição criada, deverá reabrir a edição e somente assim reabrir a competência, e lembrando que abrindo a competência deverá encerrar usando a apuração, E DEPOIS, poderá criar uma edição.

– A criação poderá ser feita apenas para a MATRIZ, quando houver filiais, pois o SPED ECF será gerado pela MATRIZ e consolidado.

– Existindo uma edição criada, serão estes dados gerados no Informativo SPED ECF, e não os da apuração quando existir.

One Response to “Apuração Lucro Presumido – Como criar edições”

  1. SPED ECF - Escrituração Fiscal e Contábil

    […] – Edições da apuração do Lucro Presumido […]

    Responder

Leave a Reply