Caminho da Funcionalidade no Sistema:

CRM > Convênios > Convênio de Venda a Cliente

Financeiro > Análise de Crédito

Permissões de Usuário: MB__info

1751 – Baixar movimentos financeiros de convênio
1749 – Consultar convênio de funcionários com outras empresas
1748 – Consultar convênio de venda a cliente
1752 – Consultar estorno de baixas de convênio
1753 – Estornar baixas de convênio
1750 – Incluir movimento financeiro de convênio manual

2134 – Análise de Crédito

Apresentamos a nova rotina de Análise de Crédito para Convênios de Venda a Cliente do Bluesoft ERP. Com ela, será possível ter controle de operações que possam oferecer riscos de inadimplência para a loja, aumentando a segurança dos recebimentos.

Ao finalizar a inclusão da cobrança pelo Convênio de Venda a Cliente, o sistema irá gerar um movimento de análise para aprovação ou bloqueio do crédito, e portanto da cobrança, nos seguintes casos:

  • Forma de Pagamentos como cheques ou boletos;
  • Pagamentos a prazo;
  • Saldo insuficiente;
  • Cliente com duplicatas em atraso ou em cartório.

Qualquer uma das condições acima deixará a receita em estado de espera enquanto um colaborador responsável analisa as condições do cliente em questão para que tome uma decisão.

Casos em que o crédito será aprovado automaticamente:

  • Pagamento em cartão;
  • Pagamento à vista em dinheiro;

Os dados informados na geração da cobrança não serão perdidos. Após a aprovação do crédito, a duplicata será gerada automaticamente, conforme as informações preenchidas anteriormente.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1. Parametrizações

O primeiro passo para utilização da análise de crédito, são as parametrizações do sistema.

Financeiro > Configurações

Temos o quadro “Análise de Crédito” que possui todos os parâmetros relacionados:

parametros

  1. Controle de Análise de Crédito: esse parâmetro identifica se a análise de crédito será utilizada ou não. Caso você não deseje utilizar a rotina, basta manter o parâmetro desativado.
  2. Títulos em atraso: define o que deve ser feito quando houverem duplicatas para o cliente em questão que estejam vencidas. Podendo manter como: desativado (duplicatas em atraso não geram análise de crédito), bloqueado (os movimentos são bloqueados automaticamente) ou Incluir na Análise de Crédito (necessita aprovação).
  3. Títulos em Cartório: define o que deve ser feito quando houverem duplicatas em cartório, ou seja, duplicatas que estejam vencidas a mais de uma quantidade de dias determinados.
  4. Quantidade de Dias para Considerar Títulos em Cartório: define a quantidade de dias após o vencimento deverão ser considerados para que uma duplicata esteja em cartório. Por exemplo: 30 dias.

Parâmetros do Cliente:

No cadastro do cliente, também foi adicionada uma aba referente a Análise de Crédito. Nessa aba, será possível definir:

  1. Status do Cliente: esse campo define o status do cliente, podendo ser: Liberado, Bloqueado, Devedor, Protestado ou Em Análise. Caso o cliente esteja parametrizado como bloqueado, ou “em análise, por exemplo, todas os pedidos realizados para o mesmo poderão ser automaticamente bloqueados ou enviados diretamente para análise, independente das demais regras (saldo de crédito ou forma de pagamento).
  2. Limite de Crédito: define qual é o limite de crédito para o cliente. Caso o campo esteja preenchido como zero, o cliente será considerado como ilimitado. Isto é, nunca será feito o controle de saldo de crédito para esse cliente.
  3. Limite utilizado: mostra o quanto do limite já foi utilizado pelo cliente.
  4. Saldo: mostra quanto o cliente ainda tem disponível para gasto.

2. Análise de Crédito

Após as parametrizações citadas, sempre que uma cobrança for gerada a partir da tela de convênios, o sistema irá analisar automaticamente as condições mencionadas anteriormente. Caso seja identificada alguma dessas condições, será gerada uma movimentação de análise de crédito.

Ao clicar no botão “Incluir cobrança para o correntista” na tela de receitas, será exibida uma mensagem informando ao usuário que a cobrança está aguardando análise de crédito:

convenio

Acessando o menu Financeiro > Análise de Crédito, é possível localizar o movimento gerado:

analise

Nessa tela, o usuário responsável pela análise poderá identificar informações como: Cliente conveniado, valores de limite e saldo disponíveis, origem do movimento (no caso, Convênio), entre outros.

Clicando no link “em análise” o usuário poderá identificar os motivos que geraram a análise de crédito:

motivos

Com isso, o usuário poderá fazer a análise e tomar a decisão de aprovação ou bloqueio do crédito.

Ao aprovar o crédito, a duplicata de cobrança será gerada automaticamente, conforme os dados que foram preenchidos no momento da inclusão da cobrança:

receita

Na tela de convênios, também será possível acompanhar o andamento do processo:

liberado

Observação: para utilização da rotina de análise de crédito para convênios de venda a cliente, é necessário que o parâmetro referente a utilização de contas financeiras para convênios esteja ativado.

Para mais informações, entre em contato com o nosso suporte.

 

 

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