Autorizar Agendamentos de Cobrança

Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Financeiro > Contas a Receber > Agendamentos (EDI) > Autorização Agendamentos de Cobrança

Permissões de Usuário: MB__info
1424 – Autorizar Agendamentos de Cobrança
1422 – Autorizar cobrança de duplicatas

Pela tela de Autorização de Agendamentos de Cobrança é possível aprovar o envio do lote de Cobrança que será enviado ao banco, via EDI Eletrônico (sigla de Electronic Data Interchange, que em português significa Troca Eletrônica de Dados, clique aqui para conhecer mais).

Para autorizar um agendamento, é necessário criar um borderô de Contas a Receber, clique aqui, para saber mais.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1 – Acessar o menu de Financeiro > Contas a Receber > Agendamentos (EDI) > Autorização Agendamentos de Cobrança:

1

Na tela existem alguns filtros que facilitam a localização dos arquivos. Após selecionar os filtros, devemos clicar em “Buscar“:

No resultado da busca, são listadas as informações da cobrança, conforme imagem abaixo:

duplicata

Pela tela, é possível aprovar ou rejeitar a cobrança a ser enviada ao banco:

autrej

Caso a cobrança seja Autorizada é possível enviar ao banco pelo botão de “Enviar Cobrança“, onde será gerado um arquivo no padrão CNAB e transmitido automaticamente via EDI ao Banco:

enviar

Após a recepção do arquivo, o banco enviará uma confirmação de recepção do arquivo que poderá ser consultado pela tela de Ocorrências da Duplicata de Cobrança.

observacao

 

No arquivo retorno de liquidação enviado pelo  banco, há casos onde o valor da duplicata é pago a menor. Para registrar e contabilizar esta situação no ERP, o valor é  recebido e registrado e o saldo restante cobrado posteriormente. Esta funcionalidade é opcional no sistema, pode ser habilitada de acordo com os parâmetros financeiros.

Caminho da Funcionalidade no Sistema:Financeiro > Configurações

No Item EDI, há dois parâmetros que definem a utilização deste processo:

parametros_edi

  • Quitar duplicata parcialmente: com as opções: SIM e NÃO, habilita ou não a funcionalidade para liquidar a duplicata de cobrança com divergência de valor a menor.
  • Número de dias para vencimento da duplicata de saldo: número de dias para definir o vencimento da duplicata gerada com o saldo restante da duplicata paga a menor.

Caminho da Funcionalidade no Sistema:Financeiro > Contas a Receber> Consultar

Com os parâmetros financeiros devidamente habilitados e a importação do arquivo retorno de liquidação é possível visualizar a quitação de valores parciais com desmembramento, o ERP faz as movimentações abaixo neste processo de forma automática:

  1. Cancelar a Duplicata original.
  2. Gerar e baixar uma nova duplicata com o valor pago pelo cliente (a menor).
  3. Gerar e deixar em aberto uma nova duplicata com o valor do saldo restante (resultado do valor nominal da duplicata enviada ao banco menos o valor efetivamente pago pelo cliente).

duplicatas_desmenbradas

Nas duplicatas geradas neste processo haverá o registro de ocorrências informando a respeito do desmembramento da duplicata quitada via EDI.

O vencimento da duplicata referente ao saldo deve respeitar a quantidade de dias para vencimento definida no parâmetro financeiro: Numero de dias pra vencimento da duplicata saldo.

Neste processo,  o ERP trata apenas a quitação de valores a menor nas duplicatas, em caso de pagamento a maior, a duplicata permanecerá em aberto.

 

Larissa Ramos

Larissa Ramos é Consultora de Sistemas ERP e auxilia na criação de conteúdo e gestão de Conhecimento na Bluesoft São Paulo. Formada em Sistemas de Informação e Tecnólogo em Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade de Mogi das Cruzes e também é Leader Coach pelo Instituo Evolutivo. Tem mais de 10 anos de experiência na área de Suporte, Consultoria e Implantação de Sistemas.

2 Responses to “Autorizar Agendamentos de Cobrança”

  1. Criação de Borderôs de Cobrança EDI - Portal de Ajuda do Bluesoft ERPPortal de Ajuda do Bluesoft ERP

    […] é possível autorizar o agendamento pela tela de Autorização, clique aqui, para saber […]

    Responder
  2. EDI Cobranças - Opções de Envio - Portal de Ajuda do Bluesoft ERPPortal de Ajuda do Bluesoft ERP

    […] Para saber como Autorizar um Agendamento de Cobrança clique aqui  […]

    Responder

Responder