Caminho da Funcionalidade no Sistema:

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1513 – Contas a Pagar – Loja Lança Despesa da Central

Por essa funcionalidade é possível lançar as Despesas com Imóveis para determinada loja por meio de um Contrato Financeiro. Para utilização desta funcionalidade é preciso ter cadastrado o Tipo de Despesa, o Locador e também o Imóvel.

Para realizar esse processo, devemos seguir os seguintes passos:

Devemos acessar o menu de Financeiro > Contas a Pagar > Despesas > Despesas com Imóveis

  1. Proprietário (Loja): selecionar o proprietário do imóvel;
  2. Prestador: selecionar a empresa prestadora do serviço;
  3. Buscar: após selecionar as opções, clicar no botão para localizar o contrato financeiro;

salvar

4. Incluir Despesa com Imóvel: ao fazer a busca das informações, serão listados todos os contratos vigentes disponíveis para inclusão da despesa ou até mesmo lançar um adiantamento (se o contrato estiver habilitado para essa opção);

incluir

5. Número do Documento: informar o número do documento;

6. Descrição: informar um nome para o lançamento da despesa;

7. Data da Operação: selecionar a data da operação da despesa;

8. Valor da Operação: informar o valor total da operação de despesa;

9. Valor Líquido: o valor líquido será calculado automaticamente pelo sistema.  Trata-se do valor da operação menos o valor do IRRF;

10. Alíquota %: representa o percentual do IRRF;

11. Valor do IRRF: trata-se do total do IRRF;

12. Base de Cálculo do PIS/COFINS: valor para a base do cálculo do PIS e COFINS;

13. PIS: refere-se ao código da situação tributária do PIS que pode ser consultado aqui.

14: Valor do PIS: deve ser informado o valor do PIS correspondente ao código da operação;

15. COFINS: refere-se ao código da situação tributária do PIS que pode ser consultado aqui.

16. Valor da COFINS: trata-se do total da COFINS;

dados

17. Prosseguir: para avançar para o lançamento das duplicatas;

prosseguir

18. Parcelas: informar o número de parcelas da despesa;

19. Desconto: caso a duplicata tenha desconto poderá ser informado neste campo;

20. Juros: informar o valor do juros se necessário;

21. Multa: também existe um campo para informar o valor da multa;

22. Tipo de Cobrança: poderá ser preenchido o tipo da cobrança;

23. Forma de Pagamento: informar a forma de pagamento. Exemplo: cheque, cartão etc;

24. Centro de Resultado: para informar o rateio dos centros de custo;

25. Porcentagem: refere-se a porcentagem de cada centro de resultado;

26. Prosseguir: clicar em prosseguir para o próximo passo;

dados

27. Gerar Duplicata(s): pode ser confirmado os valores e após clicar no botão para gerar as duplicatas;

gerardupli

28. Gerar Guia de Recolhimento: após a geração da duplicata, temos um link disponível em tela para gerar a guia de recolhimento.

gerar guia

Ao clicar na opção será aberta a tela de Central deTributos para geração das Guias.

central

29.  Número da Duplicata: na tela também é disponível um link para visualizar as informações do contas a pagar;

consulta dupli

Que é redirecionado para a tela abaixo:

duplicata

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