Financeiro > Contas a Pagar > Despesas > Despesas com Imóveis
Por essa funcionalidade é possível lançar as Despesas com Imóveis para determinada loja por meio de um Contrato Financeiro. Para utilização desta funcionalidade é preciso ter cadastrado o Tipo de Despesa, o Locador e também o Imóvel.
Para saber como gerar um contrato de aluguel, clique aqui.
Para realizar esse processo, devemos seguir os seguintes passos:
- Acesse: Financeiro > Contas a Pagar > Despesas > Com Imóveis;
- Loja Locatária: Selecione a loja locatária;
- Locador: Selecione o locador;
- Buscar: Após preencher os filtros desejados, clique em
.

Após o sistema carregar o resultado da consulta, serão apresentadas as seguintes informações:
- Numero do Contrato: Numero do contrato, nesse campo será possível consultar o contrato através do link.
- Tipo: Tipo do contrato.
- Loja Locatária: Loja locatária do imóvel.
- Locador: Locador do imóvel.
- Descrição: Descrição do contrato.
- Status: Status do contrato.
- Período de Vigência: Período de vigência do contrato de aluguel.
- Periodicidade: Periodicidade do contrato.
- Descrição: Descrição do imóvel locado.
- Endereço: Endereço do imóvel locado.
- Categoria: Categoria do contrato.
- Observação: Observação do contrato.

Também será possível realizar operações de “Incluir Despesa com Imóvel” para contratos com periodicidade eventual e visualizar as “Previsões de Contrato Recorrente” para contratos com periodicidade recorrente.
Para saber como incluir uma despesa, siga os seguintes passos:
- Acesse: Financeiro > Contas a Pagar > Despesas > Com Imóveis;
- Loja Locatária: Selecione a loja locatária;
- Locador: Selecione o locador;
- Buscar: Após preencher os filtros desejados, clique em
;
- Incluir Despesa com Imóvel: Após o sistema carregar as informações, no contrato desejado com periodicidade eventual, clique em
para incluir uma despesa.

Após clicar no ícone deserá aberta uma nova janela, com as seguintes informações:
- Numero do Documento: Informe o número do documento da duplicata;
- Descrição: Informar um nome para o lançamento da despesa;
- Data da Operação: Selecionar a data da operação da despesa;
- Valor da Operação: Informar o valor total da operação de despesa;
- Base de Cálculo do PIS/COFINS: Valor para a base do cálculo do PIS e COFINS;
- PIS: Refere-se ao código da situação tributária do PIS que pode ser consultado aqui;
- Valor do PIS: Deve ser informado o valor do PIS correspondente ao código da operação;
- COFINS: Refere-se ao código da situação tributária do PIS que pode ser consultado aqui;
- Valor da COFINS: Trata-se do total da COFINS;
- Prosseguir: Após preencher os filtros desejados para gerar a duplicata, clique em
.

Após clicar em será aberta uma nova janela com as seguintes informações para gerar a duplicata de despesa.
- Parcelas: Informe o número de parcelas para gerar a duplicata de despesa;
- Valor Total: Valor total da duplicata;
- Desconto: caso a duplicata tenha desconto poderá ser informado neste campo;
- Juros: informar o valor do juros se necessário;
- Multa: também existe um campo para informar o valor da multa;
- Descritivo: Descritivo da duplicata de despesa;
- Nº do Documento: Número do documento informado para gerar a duplicata de despesa;
- Loja Pagadora: Selecione a Loja Pagadora da duplicata de despesa;
- Prioridade: Informe a prioridade da duplicata de despesa;
- Tipo de Cobrança: poderá ser preenchido o tipo da cobrança;
- Forma de Pagamento: informar a forma de pagamento;
- Conta Contábil de Origem (Despesa): Selecione a conta contábil de origem despesa da duplicata de despesa;
- Conta Contábil de Destino (Passivo): Selecione a conta contábil de destino passivo da duplicata de despesa;
- Centro de Resultado: Caso possua um centro de resultado, clique no ícone clique em
;
- Centro de Resultado: Será aberto um filtro para selecionar o centro de resultado desejado;
- Porcentagem: refere-se a porcentagem de cada centro de resultado;
- Prosseguir: Após preencher os filtros desejados, clique em
.

Após clicar em serão abertos os seguintes filtros para criação da duplicata de pagamento com as seguintes informações para gerar a duplicata, esses campos poderão ser editados conforme a necessidade:
- Parcelas: Numero de parcelas da duplicata;
- Nº do Documento: Número do documento da duplicata;
- Descritivo: Descritivo da duplicata;
- Competência: Competência fiscal da duplicata;
- Data de Vencimento: Data de vencimento da duplicata;
- Valor Nominal: Valor nominal da duplicata de pagamento de despesa que será gerada;
- Desconto: Valor de desconto da duplicata;
- Juros: Valor dos juros da duplicata de despesa que será gerada;
- Multa: Valor da multa de duplicata de despesa que será gerada;
- Valor Líquido: Valor líquido da duplicata, esse valor é composto pelo valor nominal – valor de desconto + valor de juros + valor de multa;
- Gerar Duplicata: Após preencher os filtros conforme desejado, clique em
;

Após clicar para , a(s) duplicata(s) serão gerada conforme os filtros selecionados e será possível consultar a duplicata de pagamento através o link com o número da duplicata e também será possível gerar uma guia de recolhimento para duplicata através do link “Gerar Guia de Recolhimento“

Para saber como incluir Previsões de Contrato Recorrente, siga os seguintes passos:
- Loja Locatária: Selecione a loja locatária;
- Locador: Selecione o locador;
- Buscar: Após preencher os filtros desejados, clique em
;
- Previsão de Contrato Recorrente: Após o sistema carregar as informações, no contrato desejado com periodicidade recorrente, clique em
para incluir uma previsão de contrato recorrente.

Após clicar empara incluir uma previsão de contrato recorrente, será aberta a tela de previsões do contrato com as seguintes informações:
- Tomador: Nome do tomador.
- Descrição do Contrato: Descrição do contrato.
- Tipo do Contrato: Tipo do contrato selecionado.
- Recorrência: Recorrência de cobrança.
- Atualizar Previsões: Atualizar previsões do contrato.
- Previsões: Permite incluir a despesa gerada pelo contrato conforme a recorrência do contrato.
- Excluir Previsão: Permite excluir previsões do contrato.
- Adiantamentos: Permite incluir adiantamentos de despesa do contrato.
- Incluir Despesa do Contrato: Permite incluir despesa do contrato.

Incluir Despesa da Previsão:
Para incluir uma despesa recorrente do contrato, clique em para ser redirecionado para o tela de inclusão de despesa. Ao abrir a nova janela serão apresentadas as seguintes informações.
- Descrição: informar um nome para o lançamento da despesa;
- Data da Operação: selecionar a data da operação da despesa;
- Valor da Operação: informar o valor total da operação de despesa;
- Valor Líquido: o valor líquido será calculado automaticamente pelo sistema. Trata-se do valor da operação menos o valor do IRRF;
- Alíquota %: representa o percentual do IRRF;
- Valor do IRRF: trata-se do total do IRRF;
- Base de Cálculo do PIS/COFINS: valor para a base do cálculo do PIS e COFINS;
- PIS: refere-se ao código da situação tributária do PIS que pode ser consultado aqui;
- Valor do PIS: deve ser informado o valor do PIS correspondente ao código da operação;
- COFINS: refere-se ao código da situação tributária do PIS que pode ser consultado aqui;
- Valor da COFINS: trata-se do total da COFINS;
- Prosseguir: Após preencher os filtros desejados para gerar a duplicata, clique em
.

Após clicar em será aberta uma nova janela com as seguintes informações para gerar a duplicata de despesa.
- Parcela: Quantidade de parcelas a serem criadas;
- Valor Total: Valor total da duplicata;
- Desconto: caso a duplicata tenha desconto poderá ser informado neste campo;
- Juros: informar o valor do juros se necessário;
- Multa: também existe um campo para informar o valor da multa;
- Descritivo: Descritivo da duplicata de despesa;
- Nº do Documento: Número do documento informado para gerar a duplicata de despesa;
- Loja Pagadora: Selecione a Loja Pagadora da duplicata de despesa;
- Prioridade: Informe a prioridade da duplicata de despesa;
- Tipo de Cobrança: poderá ser preenchido o tipo da cobrança;
- Forma de Pagamento: informar a forma de pagamento;
- Conta Contábil de Origem (Despesa): Selecione a conta contábil de origem despesa da duplicata de despesa;
- Conta Contábil de Destino (Passivo): Selecione a conta contábil de destino passivo da duplicata de despesa;
- Centro de Resultado: Caso possua um centro de resultado, clique no ícone clique em
;
- Centro de Resultado: Será aberto um filtro para selecionar o centro de resultado desejado;
- Porcentagem: refere-se a porcentagem de cada centro de resultado;
- Prosseguir: Após preencher os filtros desejados, clique em
.

Após clicar em serão abertos os seguintes filtros para criação da duplicata de pagamento com as seguintes informações para gerar a duplicata, esses campos poderão ser editados conforme a necessidade:
- Parcelas: Numero de parcelas;
- Nº do Documento: Número do documento da duplicata;
- Descritivo: Descritivo da duplicata;
- Competência: Competência fiscal da duplicata;
- Data de Vencimento: Data de vencimento da duplicata;
- Valor Nominal: Valor nominal da duplicata de pagamento de despesa que será gerada;
- Desconto: Valor de desconto da duplicata;
- Juros: Valor dos juros da duplicata de despesa que será gerada;
- Multa: Valor da multa de duplicata de despesa que será gerada;
- Valor Líquido: Valor líquido da duplicata, esse valor é composto pelo valor nominal – valor de desconto + valor de juros + valor de multa;
- Gerar Duplicata: Após preencher os filtros conforme desejado, clique em
;

