Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Financeiro > Contas a Pagar > Despesas > Despesas com Serviços

Permissões de Usuário: MB__info

1484 – Alterar forma de pagamento na inclusão de despesa

1483 – Alterar tipo de cobrança na inclusão de despesa

1059 – Alterar Vencimento AP – ilimitado

1060 – Alterar Vencimento AR – ilimitado

954 – Contas a Pagar – Incluir Despesas

1513 – Contas a Pagar – Loja Lança Despesa da Central

1447 – Contas a receber – Desmembrar

266 – Contas a Receber Receitas Incluir

Por essa funcionalidade é possível lançar as Despesas com Serviços para determinada loja por meio de um Contrato Financeiro. Para utilização desta funcionalidade é preciso ter cadastrado o Tipo de Despesa, o Prestador de Serviço e também o Tomador.

Observação: Somente são exibidos contratos financeiros, que foram criados com o valor’SIM’ no campo “Loja pode criar”

Para realizar esse processo, devemos seguir os seguintes passos:

  1. Acesse: Acesse o Menu Financeiro > Contas a Pagar > Despesas > Com Serviços
  2. Tomador: Selecionar a loja tomadora do serviço;
  3. Prestador: Selecionar a empresa prestadora do serviço;
  4. Conta contábil: Poderá ser selecionada a Conta Contábil da operação;
  5. Periodicidade: podemos selecionar a periodicidade do evento que pode ser Eventual, Semanal, Quinzenal, Mensal, Trimestral ou Anual;
  6. Buscar: Após preencher os filtros conforme desejado, clique em .

Após o sistema carregar o resultado da consulta, serão apresentas as seguintes informações:

  • Incluir Despesa/Incluir Previsões: Em caso de contrato de eventual será possível incluir uma despesa e em caso de contrato recorrente será possível incluir previsões do contrato.
  • Contrato Nº: Número do contrato.
  • Tomador: Nome da loja tomadora do serviço.
  • Descrição: Descrição do contrato.
  • Tipo do contrato: Tipo do contrato.
  • Periodicidade: Periodicidade do contrato.
  • Conta Contábil: Conta contábil da operação.
  • Vigência: Vigência do contrato.
  • Valor: Valor do contrato.

Para incluir uma despesa de serviço de contrato eventual, siga os seguintes passos:

No Exemplo abaixo será utilizado um contrato de Tomada de Serviços de Prestador Municipal, para esse tipo de contrato será apresentada uma tela para incluir um Nota Fiscal.

  1. Acesse: Acesse o Menu Financeiro > Contas a Pagar > Despesas > Com Serviços
  2. Tomador: Selecionar a loja tomadora do serviço;
  3. Prestador: Selecionar a empresa prestadora do serviço;
  4. Conta contábil: Poderá ser selecionada a Conta Contábil da operação;
  5. Periodicidade: podemos selecionar a periodicidade do evento que pode ser Eventual, Semanal, Quinzenal, Mensal, Trimestral ou Anual;
  6. Buscar: Após preencher os filtros conforme desejado, clique em .
  7. Incluir Despesa: Após o sistema carregar as informações, será possível incluir uma despesa através do ícone

Apos clicar no íconeserá aberta uma tela para realizar a inclusão da Nota Fiscal, serão apresentadas as seguintes informações:

  1. CPF/CNPJ: Insira o CPF/CNPJ do prestador de serviço;
  2. Loja: Selecione a loja tomadora do serviço;
  3. Número: Insira o número da Nota Fiscal;
  4. Série: Insira o número da série da Nota Fiscal;
  5. Sub série: Insira o número de sub série da Nota Fiscal;
  6. Data de emissão: Data de emissão da nota fiscal;
  7. Data de prestação: Data de prestação do serviço;
  8. Prosseguir: Após preencher os filtros, clique em .

Após clicar em  será aberta uma nova tela para inserir as informações da gerar a nota fiscal de fatura. Nessa tela serão apresentados os seguintes filtros:

  1. Serviço: Selecione o tipo de serviço prestado;
  2. Descrição: Descrição do serviço prestado;
  3. Número da nota fiscal: Conforme preenchido anteriormente;
  4. Série: Número da série conforme preenchido anteriormente;
  5. Subsérie: Número da sub série conforme preenchido anteriormente;
  6. Data de emissão: Data de emissão conforme preenchida anteriormente;
  7. Data da prestação do serviço: Data de prestação do serviço conforme preenchido anteriormente;
  8. Valor de despesas não tributadas: Insira o valor das despesas não tributas;
  9. Valor de despesas acessórias: Insira o valor das despesas acessórias;
  10. Base de cálculo de ISS Retido: Insira o valor da base de cálculo de ISS Retido;
  11. Base de cálculo de INSS Retido: Insira o valor da base de cálculo de INSS Retido;
  12. Valor total de impostos retidos: Valor total dos impostos retidos;
  13. Valor total sem retenções: Valor total sem retenções;
  14. Valor total da operação: Valor total da operação;
  15. PIS: Selecione o a aliquota do PIS;
  16. Valor do PIS Valor de PIS conforme aliquota selecionada;
  17. COFINS: Selecione a aliquota de COFINS
  18. Valor da COFINS: Valor do COFINS conforme a aliquota selecionada;
  19. Base de Cálculo de CSRF: Valor da base de cálculo de CSRF
  20. INSS: Insira o valor de INSS;
  21. IRRF: Insira o valor da aliquota e do valor retido;
  22. ISS: Insira o valor da aliquota e do valor retido;
  23. CSLL: Insira o valor da aliquota e do valor retido;
  24. PIS: Insira o valor da aliquota e do valor retido;
  25. COFINS: Insira o valor da aliquota e do valor retido;
  26. Prosseguir: Após preencher o filtros conforme necessidade, clique em .

Após clicar em   o sistema irá redireciona para a tela de geração de duplicata, com as seguintes informações:

  1. Parcela: Quantidade de parcelas a serem criadas;
  2. Valor Total: Valor total da duplicata;
  3. Desconto: caso a duplicata tenha desconto poderá ser informado neste campo;
  4. Juros: informar o valor do juros se necessário;
  5. Multa: também existe um campo para informar o valor da multa;
  6. Descritivo: Descritivo da duplicata de despesa;
  7. Nº do Documento: Número do documento informado para gerar a duplicata de despesa;
  8. Loja Pagadora: Selecione a Loja Pagadora da duplicata de despesa;
  9. Prioridade: Informe a prioridade da duplicata de despesa;
  10. Tipo de Cobrança: poderá ser preenchido o tipo da cobrança;
  11. Forma de Pagamento: informar a forma de pagamento;
  12. Conta Contábil de Origem (Despesa): Selecione a conta contábil de origem despesa da duplicata de despesa;
  13. Conta Contábil de Destino (Passivo): Selecione a conta contábil de destino passivo da duplicata de despesa;
  14. Centro de Resultado: Caso possua um centro de resultado, clique no ícone clique em ;
  15. Centro de Resultado: Será aberto um filtro para selecionar o centro de resultado desejado;
  16. Porcentagem: refere-se a porcentagem de cada centro de resultado;
  17. Prosseguir: Após preencher os filtros desejados, clique em .

Após clicar em serão abertos os seguintes filtros para criação da duplicata de pagamento com as seguintes informações para gerar a duplicata, esses campos poderão ser editados conforme a necessidade:

  1. Parcelas: Numero de parcelas;
  2. Nº do Documento: Número do documento da duplicata;
  3. Descritivo: Descritivo da duplicata;
  4. Competência: Competência fiscal da duplicata;
  5. Data de Vencimento: Data de vencimento da duplicata;
  6. Valor Nominal: Valor nominal da duplicata de pagamento de despesa que será gerada;
  7. Desconto: Valor de desconto da duplicata;
  8. Juros: Valor dos juros da duplicata de despesa que será gerada;
  9. Multa: Valor da multa de duplicata de despesa que será gerada;
  10. Valor Líquido: Valor líquido da duplicata, esse valor é composto pelo valor nominal – valor de desconto + valor de juros + valor de multa;
  11. Gerar Duplicata: Após preencher os filtros conforme desejado, clique em ;
Após clicar para , a(s) duplicata serão gerada conforme os filtros selecionados e será possível consultar a nota fiscal através do link do número da nota fiscal, visualizar duplicata de pagamento através o link com o número da duplicata e também será possível gerar uma guia de recolhimento para duplicata através do link “Gerar Guia de Recolhimento

Para incluir uma despesa de serviço de contrato recorrente, siga os seguintes passos:

  1. Acesse: Acesse o Menu Financeiro > Contas a Pagar > Despesas > Com Serviços
  2. Tomador: Selecionar a loja tomadora do serviço;
  3. Prestador: Selecionar a empresa prestadora do serviço;
  4. Conta contábil: Poderá ser selecionada a Conta Contábil da operação;
  5. Periodicidade: podemos selecionar a periodicidade do evento que pode ser Eventual, Semanal, Quinzenal, Mensal, Trimestral ou Anual;
  6. Buscar: Após preencher os filtros conforme desejado, clique em .
  7. Previsões de Contrato: Após o sistema carregar as informações, será possível incluir uma despesa através das previsões do contrato através do ícone

Após clicar empara incluir uma previsão de contrato recorrente, será aberta a tela de previsões do contrato com as seguintes informações:

  • Tomador: Nome do tomador.
  • Descrição do Contrato: Descrição do contrato.
  • Tipo do Contrato: Tipo do contrato selecionado.
  • Recorrência: Recorrência de cobrança.
  • Atualizar Previsões: Atualizar previsões do contrato.
  • Previsões: Permite incluir a despesa gerada pelo contrato conforme a recorrência do contrato.
  • Excluir Previsão: Permite excluir previsões do contrato.
  • Adiantamentos: Permite incluir adiantamentos de despesa do contrato.
  • Incluir Despesa do Contrato: Permite incluir despesa do contrato.

Incluir Despesa da Previsão:

Para incluir uma despesa recorrente do contrato, clique em para ser redirecionado para o tela de inclusão de despesa. Ao abrir a nova janela para incluir os dados da para gerar a Nota Fiscal, serão apresentadas as seguintes informações.

  1. CPF/CNPJ: Insira o CPF/CNPJ do prestador de serviço;
  2. Loja: Selecione a loja tomadora do serviço;
  3. Número: Insira o número da Nota Fiscal;
  4. Série: Insira o número da série da Nota Fiscal;
  5. Sub série: Insira o número de sub série da Nota Fiscal;
  6. Data de emissão: Data de emissão da nota fiscal;
  7. Data de prestação: Data de prestação do serviço;
  8. Prosseguir: Após preencher os filtros, clique em .

Após clicar em  será aberta uma nova tela para inserir as informações da gerar a nota fiscal de fatura. Nessa tela serão apresentados os seguintes filtros:

  1. Serviço: Selecione o tipo de serviço prestado;
  2. Descrição: Descrição do serviço prestado;
  3. Número da nota fiscal: Conforme preenchido anteriormente;
  4. Série: Número da série conforme preenchido anteriormente;
  5. Subsérie: Número da sub série conforme preenchido anteriormente;
  6. Data de emissão: Data de emissão conforme preenchida anteriormente;
  7. Data da prestação do serviço: Data de prestação do serviço conforme preenchido anteriormente;
  8. Valor de despesas não tributadas: Insira o valor das despesas não tributas;
  9. Valor de despesas acessórias: Insira o valor das despesas acessórias;
  10. Base de cálculo de ISS Retido: Insira o valor da base de cálculo de ISS Retido;
  11. Base de cálculo de INSS Retido: Insira o valor da base de cálculo de INSS Retido;
  12. Valor total de impostos retidos: Valor total dos impostos retidos;
  13. Valor total sem retenções: Valor total sem retenções;
  14. Valor total da operação: Valor total da operação;
  15. PIS: Selecione o a aliquota do PIS;
  16. Valor do PIS Valor de PIS conforme aliquota selecionada;
  17. COFINS: Selecione a aliquota de COFINS
  18. Valor da COFINS: Valor do COFINS conforme a aliquota selecionada;
  19. Base de Cálculo de CSRF: Valor da base de cálculo de CSRF
  20. INSS: Insira o valor de INSS;
  21. IRRF: Insira o valor da aliquota e do valor retido;
  22. ISS: Insira o valor da aliquota e do valor retido;
  23. CSLL: Insira o valor da aliquota e do valor retido;
  24. PIS: Insira o valor da aliquota e do valor retido;
  25. COFINS: Insira o valor da aliquota e do valor retido;
  26. Prosseguir: Após preencher o filtros conforme necessidade, clique em .

pós clicar em   o sistema irá redireciona para a tela de geração de duplicata, com as seguintes informações:

  1. Multa: também existe um campo para informar o valor da multa;
  2. Descritivo: Descritivo da duplicata de despesa;
  3. Nº do Documento: Número do documento informado para gerar a duplicata de despesa;
  4. Loja Pagadora: Selecione a Loja Pagadora da duplicata de despesa;
  5. Prioridade: Informe a prioridade da duplicata de despesa;
  6. Tipo de Cobrança: poderá ser preenchido o tipo da cobrança;
  7. Forma de Pagamento: informar a forma de pagamento;
  8. Conta Contábil de Origem (Despesa): Selecione a conta contábil de origem despesa da duplicata de despesa;
  9. Conta Contábil de Destino (Passivo): Selecione a conta contábil de destino passivo da duplicata de despesa;
  10. Centro de Resultado: Caso possua um centro de resultado, clique no ícone clique em ;
  11. Centro de Resultado: Será aberto um filtro para selecionar o centro de resultado desejado;
  12. Porcentagem: refere-se a porcentagem de cada centro de resultado;
  13. Prosseguir: Após preencher os filtros desejados, clique em .

Após clicar em serão abertos os seguintes filtros para criação da duplicata de pagamento com as seguintes informações para gerar a duplicata, esses campos poderão ser editados conforme a necessidade:

  1. Parcelas: Numero de parcelas;
  2. Nº do Documento: Número do documento da duplicata;
  3. Descritivo: Descritivo da duplicata;
  4. Competência: Competência fiscal da duplicata;
  5. Data de Vencimento: Data de vencimento da duplicata;
  6. Valor Nominal: Valor nominal da duplicata de pagamento de despesa que será gerada;
  7. Desconto: Valor de desconto da duplicata;
  8. Juros: Valor dos juros da duplicata de despesa que será gerada;
  9. Multa: Valor da multa de duplicata de despesa que será gerada;
  10. Valor Líquido: Valor líquido da duplicata, esse valor é composto pelo valor nominal – valor de desconto + valor de juros + valor de multa;
  11. Gerar Duplicata: Após preencher os filtros conforme desejado, clique em .

 Após clicar para , a(s) duplicata serão gerada conforme os filtros selecionados e será possível consultar a nota fiscal através do link do número da nota fiscal, visualizar duplicata de pagamento através o link com o número da duplicata e também será possível gerar uma guia de recolhimento para duplicata através do link “Gerar Guia de Recolhimento

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