Gestão de acessos > Usuários
2663 – Usuários – Gerenciar Status
2662 – Usuários – Editar
2661 – Usuários – Incluir
O módulo cadastro de usuários permite dar aos funcionários da loja ou representantes o acesso ao sistema ERP Bluesoft.
Antes de criar o novo usuário, é necessário efetuar o cadastro do funcionário (Cadastro de Pessoas: Funcionário) ou do representante (Cadastro de Pessoa: Representante).
Outro requisito para ter um usuário cadastrado no sistema, é a classificação da pessoa como “física”. Para verificar se este campo está correto, entrar na aba “Dados Gerais” do cadastro de pessoas.
Na aba Dados, será realizado o cadastro e configurações do usuário:
Na aba principal, é necessário informar o login.
É possível configurar o usuário para troca de senha a cada determinado número de dias, para receber notificação e para utilizar configurações globais.
Também podemos definir no do cadastro de usuário se o mesmo poderá alterar a senha após o seu primeiro acesso, ou se esta alteração ficará indisponível através das opções de:
- Bloquear troca de senha – o usuário não poderá alterar a senha de acesso no ERP
- Permite troca de senha – o usuário poderá alterar a senha de acesso no ERP
Na aba Redes e Lojas é o local onde definimos as lojas a qual o usuário terá acesso.
A configuração pode ser:
- Liberar acesso à todas as lojas;
- Liberar o acesso a uma ou várias redes. Nesse caso, o usuário terá acesso a todas as lojas vinculadas a rede ou redes selecionadas;
- Liberar o acesso a uma ou várias lojas (a loja 999 não dá mais acesso a todas as lojas);
- Liberar o acesso a uma ou várias redes + acesso a uma ou várias lojas (a loja 999 não dá mais acesso a todas as lojas).
Na aba Grupos é necessário informar pelo menos um Grupo para o usuário:
Na aba Centro Custo é necessário informar os centros de custos que o usuário poderá visualizar nos menus Demonstrativo do Resultado do Exercício (Contábil > Relatórios > Relatórios Contábeis > Demonstrativo do Resultado do Exercício) e Planejamento Orçamentário (Contábil > Planejamento Orçamentário) :
Na aba API será possível gerar o Token para autenticação nas APIs da Bluesoft via X-customToken
Na aba OAuth será possível gerar Client ID e Client Secret que são usados para obter um Token de Autenticação para as APIs do Bluesoft ERP via Bearer Token
Regras:
- As credencias só podem ser geradas após a criação do usuário. Ou seja, durante a criação de um novo usuário a aba não ficará disponível.
- Somente o próprio usuário logado ou usuários do grupo MASTER podem gerar credenciais OAuth.
No momento de salvar o usuário em seu cadastro, é possível apenas Salvar e Salvar e aprovar.
O usuário que for apenas salvo, terá seu status como “Aguardando aprovação” e na opção Salvar e aprovar e o usuário será criado já aprovado.
Para utilizar a opção de Salvar e aprovar, é necessário possuir a permissão : 2663 – Usuários – Gerenciar Status.
Importante: Ao cadastrar um novo grupo, os usuário que possuírem a permissão 2663 – Usuários – Gerenciar Status, receberão notificação da criação de um novo usuário pendente para aprovar, conforme configurado na Central de notificações.
Na consulta dos usuários é possível visualizar os usuários cadastrados e alterar seus status.
Ao clicar na bandeira, será aberta outra tela onde será possível alterar o status do usuário.
Alguns status como “Reprovado” e “Inativo” possuem o campo de Motivo, que é obrigatório.
Na consulta, o status será apresentado com seu respectivo motivo:
As alterações de status podem variar de acordo com as permissões que usuário possui.
Se o usuário tiver apenas a permissão 2662 – Usuários – Editar, conseguirá realizar o seguinte fluxo:
Se o usuário tiver a permissão 2663 – Usuários – Gerenciar Status, conseguirá realizar o seguinte fluxo:
Se possuir ambas as permissões, os dois fluxos funcionarão.
Também no cadastro de pessoas, aba “Contatos”, inserir um e-mail comercial válido. A senha para o primeiro acesso será enviada para esse endereço.
Feito isso, entrar no módulo cadastro de usuários, escolher a opção “novo”. Funcionários e representantes que ainda não possuem usuário no sistema ficam disponíveis no combo. Após selecionar um funcionário ou representante, preencher o campo “nome de usuário”, este será utilizado para acessar o sistema.
Após confirmar, o funcionário ou representante recebe no e-mail informado em seu cadastro uma mensagem contendo o nome de usuário, senha, e o link para acessar o sistema ERP Bluesoft.
A senha enviada no e-mail terá cinco caracteres aleatórios:
Importante: O usuário só receberá o e-mail acima, quando for aprovado.
Ao cadastrar um usuário e o mesmo ficar com o status de “Aguardando aprovação”, o e-mail não será enviado.
No primeiro acesso o usuário é obrigado a alterar a senha fornecida no e-mail por outra, esta será sua senha definitiva.
Para definir quais módulos o usuário pode acessar, é necessário associar aos Grupos de Usuários.