Skip to main content
  • Home
  • Treinamentos
  • FAQ
  • Blog
  • Personas
  • Novidades
  • Contato
  • Login
  • Register
Central de Ajuda da Bluesoft
  • Home
  • Treinamentos
  • FAQ
  • Blog
  • Personas
  • Novidades
  • Contato

Cadastro de Usuários

Sistema de Gestão para Redes Varejistas, Atacadistas e Distribuidores

Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Gestão de acessos > Usuários

Permissões de Usuário:

2663 – Usuários – Gerenciar Status

2662 – Usuários – Editar

2661 –  Usuários – Incluir

O módulo cadastro de usuários permite dar aos funcionários da loja ou representantes o acesso ao sistema ERP Bluesoft.

Antes de criar o novo usuário, é necessário efetuar o cadastro do funcionário (Cadastro de Pessoas: Funcionário) ou do representante (Cadastro de Pessoa: Representante).


Outro requisito para ter um usuário cadastrado no sistema, é a classificação da pessoa como “física”. Para verificar se este campo está correto, entrar na aba “Dados Gerais” do cadastro de pessoas.


Na aba Dados, será realizado o cadastro e configurações do usuário:

Na aba principal, é necessário informar o login.
É possível configurar o usuário para troca de senha a cada determinado número de dias, para receber notificação e para utilizar configurações globais.

Também podemos definir no do cadastro de usuário se o mesmo poderá alterar a senha após o seu primeiro acesso, ou se esta alteração ficará indisponível através das opções de:

  • Bloquear troca de senha – o usuário não poderá alterar a senha de acesso no ERP
  • Permite troca de senha – o usuário poderá alterar a senha de acesso no ERP


Na aba Redes e Lojas é o local onde definimos as lojas a qual o usuário terá acesso.

A configuração pode ser:

  • Liberar acesso à todas as lojas;

  • Liberar o acesso a uma ou várias redes. Nesse caso, o usuário terá acesso a todas as lojas vinculadas a rede ou redes selecionadas;

  • Liberar o acesso a uma ou várias lojas (a loja 999 não dá mais acesso a todas as lojas);

  • Liberar o acesso a uma ou várias redes + acesso a uma ou várias lojas (a loja 999 não dá mais acesso a todas as lojas).


Na aba Grupos é necessário informar pelo menos um Grupo para o usuário:


Na aba Centro Custo é necessário informar os centros de custos que o usuário poderá visualizar nos menus Demonstrativo do Resultado do Exercício (Contábil > Relatórios > Relatórios Contábeis > Demonstrativo do Resultado do Exercício) e Planejamento Orçamentário (Contábil > Planejamento Orçamentário) :


Na aba API será possível gerar o Token para autenticação nas APIs da Bluesoft via X-customToken


Na aba OAuth será possível gerar Client ID e Client Secret que são usados para obter um Token de Autenticação para as APIs do Bluesoft ERP via Bearer Token

Regras:

  • As credencias só podem ser geradas após a criação do usuário. Ou seja, durante a criação de um novo usuário a aba não ficará disponível.
  • Somente o próprio usuário logado ou usuários do grupo MASTER podem gerar credenciais OAuth.

No momento de salvar o usuário em seu cadastro, é possível apenas Salvar e Salvar e aprovar.
O usuário que for apenas salvo, terá seu status como “Aguardando aprovação” e na opção Salvar e aprovar e o usuário será criado já aprovado.
Para utilizar a opção de Salvar e aprovar, é necessário possuir a permissão : 2663 – Usuários – Gerenciar Status.

Importante: Ao cadastrar um novo grupo, os usuário que possuírem a permissão 2663 – Usuários – Gerenciar Status,  receberão notificação da criação de um novo usuário pendente para aprovar, conforme configurado na Central de notificações.

Na consulta dos usuários é possível visualizar os usuários cadastrados e alterar seus status.

Ao clicar na bandeira, será aberta outra tela onde será possível alterar o status do usuário.
Alguns status como “Reprovado” e “Inativo” possuem o campo de Motivo, que é obrigatório.

Na consulta, o status será apresentado com seu respectivo motivo:

As alterações de status podem variar de acordo com as permissões que usuário possui.
Se o usuário tiver apenas a permissão  2662 – Usuários – Editar, conseguirá realizar o seguinte fluxo:

Se o usuário tiver a permissão 2663 – Usuários – Gerenciar Status, conseguirá realizar o seguinte fluxo:

Se possuir ambas as permissões, os dois fluxos funcionarão.

Também no cadastro de pessoas, aba “Contatos”, inserir um e-mail comercial válido. A senha para o primeiro acesso será enviada para esse endereço.


Feito isso, entrar no módulo cadastro de usuários, escolher a opção “novo”. Funcionários e representantes que ainda não possuem usuário no sistema ficam disponíveis no combo. Após selecionar um funcionário ou representante, preencher o campo “nome de usuário”, este será utilizado para acessar o sistema.


Após confirmar, o funcionário ou representante recebe no e-mail informado em seu cadastro uma mensagem contendo o nome de usuário, senha, e o link para acessar o sistema ERP Bluesoft.

A senha enviada no e-mail terá cinco caracteres aleatórios:

Importante: O usuário só receberá o e-mail acima, quando for aprovado.
Ao cadastrar um usuário e o mesmo ficar com o status de “Aguardando aprovação”, o e-mail não será enviado.


No primeiro acesso o usuário é obrigado a alterar a senha fornecida no e-mail por outra, esta será sua senha definitiva.

Para definir quais módulos o usuário pode acessar, é necessário associar aos Grupos de Usuários.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
23/08/2013 Módulo Administração #menu-1201, acesso do usuário, cadastro de usuário, login de usuário, permissão de usuário Larissa Ramos
© 2025 Central de Ajuda da Bluesoft