Agora no Bluesoft ERP, é possível realizar a inclusão automatizada de despesas vinculadas a contratos financeiros do tipo Consumo de Água por meio de integração via API.

Objetivo

O objetivo desta novidade é automatizar os lançamentos de despesas de consumo de água provenientes das contas das lojas. Isso elimina a dependência de processos manuais, reduz o esforço operacional, agiliza o tempo de processamento e mitiga o risco de divergências entre as contas recebidas e as despesas efetivamente registradas no ERP.

O Que Mudou?

Como Era o Processo Antes?

Antes, embora o ERP permitisse o cadastro do contrato financeiro de Consumo de Água por API, o lançamento da respectiva despesa só podia ser realizado de forma manual por meio da tela do sistema. A API genérica existente para inclusão de despesas atendia estritamente a operações de profissionais liberais/autônomos, pagamento de royalties e aluguel de imóvel. Quando o cliente recebia as contas de água, não havia uma rota pública disponível para automatizar o envio desses dados e gerar a despesa.

Agora, disponibilizamos uma nova rota de API exclusiva para os contratos de Consumo de Água (POST /api/financeiro/contratos/{contratoFinanceiroKey}/despesas/consumo-agua). A solução atende contratos com e sem exigência de nota fiscal, permitindo a geração automática da despesa, a criação de suas duplicatas e a realização da contabilização adequada, tudo por integração.

Benefícios:

  • Automação completa do fluxo de contas a pagar de consumo de água.
  • Eliminação do retrabalho e dos gargalos causados por lançamentos manuais.
  • Integração ágil e centralizada com sistemas externos para a geração de duplicatas.

Como Irá Funcionar a Partir de Agora?

  1. O integrador deverá realizar a chamada para a nova rota específica utilizando o método POST /api/financeiro/contratos/{contratoFinanceiroKey}/despesas/consumo-agua.
  2. A requisição será aceita e processada apenas para os contratos do tipo “Consumo de Água” que estejam ativos e vigentes.
  3. O payload enviado deve conter obrigatoriamente os dados básicos da transação, como numeroDocumento (positivo numérico de até 9 dígitos), dataEmissao, formaPagamento e, no mínimo, uma parcela declarada na lista de parcelas.
  4. Exigência de Nota Fiscal: Se o contrato exigir nota fiscal, o integrador deverá enviar obrigatoriamente o bloco notaFiscal, englobando os campos serieNotaFiscal, dataEntrada, tipoClasseConsumoKey, cfopKey e uma chaveAcesso válida (44 caracteres). Em seguida, o ERP gerará a Nota Fiscal Modelo 29. Se o contrato não exigir nota fiscal, o envio excessivo desses dados causará a recusa integral da operação.
  5. Rateio Contábil: A rota não permite incluir despesas para contratos que possuam rateio contábil entre filiais habilitado. Nessa situação, a requisição é recusada antes da criação de despesa, nota fiscal, duplicata ou lançamento contábil.
  6. Centro de Resultado: Quando configurado como obrigatório pelos parâmetros contábeis da loja, o integrador deverá informar ao menos um centro de resultado válido. As porcentagens dos centros e dos canais de venda devem totalizar 100%.
  7. Quitação Imediata: O integrador tem a opção de preencher o campo dataQuitacaoDuplicata para gerar a despesa e quitá-la instantaneamente. A quitação imediata só é aplicável para o caso de despesas com uma parcela única, para despesas com mais de uma parcela, a operação deverá respeitar as regras de quitação definidas pelo ERP.
  8. Retorno: Concluindo o processamento com sucesso (Status 201 Created), o sistema irá retornar a chave da despesa (despesaKey), as chaves das duplicatas, o status das duplicatas geradas e, caso aplicável, a chave da nota fiscal.

Observações / Validações

  • Permissões de Acesso: O usuário da API precisará ter atrelada a si a nova permissão 4728 - API - Incluir despesas - consumo de água.
  • Bloqueio no Rateio do Contrato: O lançamento da despesa via API será rejeitado pelo sistema caso a opção de “Permite Rateio” contábil esteja habilitada nativamente na configuração do contrato dentro do ERP.
  • Dados Fiscais: Quaisquer dados de impostos (PIS, COFINS e ICMS) enviados pela API vão prevalecer sobre as parametrizações do contrato exclusivamente para aquela despesa corrente, não alterando o seu cadastro base.
  • Resiliência (Rollback): Qualquer falha sistêmica durante a tentativa de quitação imediata cancelará integralmente a operação (desfazendo a despesa, a nota fiscal e as duplicatas pendentes), impedindo registros parciais.

Exemplo de JSON da Requisição POST:

// POST {{baseURL}}/api/financeiro/contratos/{{contratoFinanceiroKey}}/despesas/consumo-agua
{
  "numeroDocumento": {{numeroDocumentoUnico}},
  "dataEmissao": "17/09/2026",
  "formaPagamento": "PIX",
  "parcelas": [
    {
      "descritivo": "Despesa de consumo de agua com nota fiscal",
      "valorNominal": 100.0,
      "desconto": 0.0,
      "juros": 0.0,
      "multa": 0.0,
      "dataVencimento": "17/10/2026"
    }
  ],
  "impostos": {
    "baseCalculoIssRetido": 0.0,
    "baseCalculoInssRetido": 0.0,
    "baseCalculoIrrfRetido": 0.0,
    "pis": {
      "cst": -1,
      "aliquota": 0.0
    },
    "cofins": {
      "cst": -1,
      "aliquota": 0.0
    },
    "baseCalculoCsrf": 0.0,
    "aliquotaInss": 0.0,
    "aliquotaIrrf": 0.0,
    "aliquotaIssRetido": 0.0,
    "aliquotaCsll": 0.0,
    "valorIrrfRetido": 0.0,
    "valorInssRetido": 0.0,
    "valorIssRetido": 0.0
  },
  "notaFiscal": {
    "serieNotaFiscal": "1",
    "subSerieNotaFiscal": "1",
    "dataEntrada": "17/09/2026",
    "codigoVerificacao": "{{codigoVerificacao}}",
    "chaveAcesso": "{{chaveAcessoValida44Caracteres}}",
    "tipoClasseConsumoKey": 10,
    "cfopKey": 1556,
    "valorDespesasNaoTributadas": 0.0,
    "valorDespesasAcessorias": 0.0,
    "baseCalculoPisCofins": 100.0,
    "valorBaseIcms": 0.0,
    "icmKey": 12
  },
  "centroResultados": [
    {
      "centroResultadoKey": 124,
      "valor": 100.0,
      "porcentagem": 100.0,
      "canaisDeVenda": []
    }
  ],
  "centroResultadosGerenciais": [],
  "dataQuitacaoDuplicata": "17/09/2026"
}

Para conhecer mais sobre como é a utilização dessa ferramenta, clique aqui.

Para saber mais sobre a utilização das APIs do ERP, clique aqui.

Disponível a partir da versão r374.03