Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Financeiro > Configurações > Parâmetros do Módulo Financeiro

Fiscal > Parâmetros do Módulo Fiscal

Contábil > Configurações

Administração > Consulta e Pré-Cadastro de Lojas

Financeiro > Contas a Pagar > Consultar

Agora há a possibilidade de tornar obrigatório o uso do Centro de Resultado ao realizar uma antecipação de duplicatas no sistema Financeiro através do processo contábil 361.

Certifique-se de ter todas as devidas configurações estejam ativadas para que o ERP gere a antecipação da duplicata corretamente.

Acesse o menu Administração>Lojas>Consulta e Pré-Cadastro de Lojas.

O ERP exibirá uma tela secundária onde você deverá acessar o submenu Loja>Contabil/Fiscal e ativar a opção ‘Gerar Escrita Documento de Receitas Financeiras clicar em ‘Salvar Aba Loja’

Em seguida, para tornar o uso do Centro de Resultado obrigatório, será necessário ativar as opções ‘Utilizar Centro de Resultado nas movimentações contábeis que envolvam contas de resultado’ e ‘Tornar obrigatório o preenchimento do Centro de Resultado’.

Acesse o menu Contábil>Configurações e na aba parâmetros marque ambas as opções com “Sim”.

O último passo das configurações é realizado no menu Fiscal>Configurações>Parâmetros do módulo Fiscal.

Acesse a aba “Receitas Financeiras” e ative o Card “Duplicata de Antecipação” e informe as contas contábeis para PIS e COFINS e suas respectivas alíquotas.

A partir dessas configurações é possível antecipar uma duplicata com a obrigatoriedade do Centro de Resultado, suas contabilizações e a devida escrita do documento para geração do SPED Contribuições.

Para realizar uma antecipação de duplicatas, acesse o menu Financeiro>Contas a Pagar>Consultar:

Selecione a loja, o período de vencimento da duplicata e clique em “Analítica”.

O ERP exibirá todas as duplicatas com vencimento no período solicitado.

Clique na duplicata desejada, realize a conferência e o aceite da duplicata para que o ERP libere a opção para enviar o documento para a negociação.

Informe o Centro de Resultado para esta duplicata.

Em seguida será possível realizar a antecipação da duplicata informando o valor e o nome do favorecido.

Após informar o valor de antecipação da duplicata e o nome do favorecido e “Confirmar”, o ERP informará que a antecipação foi efetuada com sucesso e exibirá o número da duplicata de negociação.

Ao acessar a duplicata de negociação, serão exibidos o valor, o número do documento de origem, o favorecido, etc.

No próximo passo, será possível verificar a escrita do documento financeiro acessando o menu Fiscal>Lançamentos>Conferência de Demais Documentos.

Selecione o lançamento e aprove para que ele entre para a apuração do período em questão e você consiga gerar o SPED Contribuições.

Para saber mais sobre a apuração dos Impostos, clique aqui!