Estoques e NF-e > Operações entre Lojas > Transferência entre Lojas > Devolução > Estoque de Venda
Pela tela de Devolução de Transferência entre Lojas é possível realizar a devolução de mercadorias transferidas entre matriz e filial.
Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:
1) Acessar o menu de Estoques e NF-e > Operações entre Lojas > Transferência entre Lojas > Devolução > Estoque de Venda
Primeiramente, informar os campos com as informações da nota fiscal.
- Loja de origem – Destinatária da Devolução (Neste caso, a loja origem é a loja que deu início a operação, ou seja, a loja que emitiu a transferência, e neste momento irá receber a devolução)
- Loja de destino – Emitente da Devolução (Neste caso, a loja destino é a loja que recebeu / deu entrada na transferência e neste momento irá devolver a mercadoria)
- Número da nota fiscal de entrada (Opcional)
- Série da nota fiscal de entrada (Opcional)
- Produto(s) (Opcional)
- Período de emissão da nota de entrada

2) Após informar as opções no cabeçalho e clicando em BUSCAR, serão listadas as notas fiscais encontradas no período informado para realizar a devolução:

3) Após escolher a nota fiscal de origem, clique em PROSSEGUIR, selecione e preencha a quantidade o produto que será devolvido:

Atualmente não é possível proceder devolução de transferência entre lojas de produtos compostos do tipo produção com baixa na venda e descarte. Em breve, será desenvolvida esta operação.
Para conhecer mais sobre essa funcionalidade, Clique aqui.
4) Após escolher o produto e informar a quantidade, clicando em PROSSEGUIR o usuário será enviado para o preview da nota fiscal:

Para completar a operação clique em FATURAR NOTA FISCAL.
Listas de Produtos
A opção de Selecione uma lista de produto, onde se pode buscar um ou mais produtos, tem como objetivo listar as notas fiscais de origem de um determinado produto ou lista.

Informando somente um produto essa será a visualização do usuário:

Informando uma lista de produtos essa será a visualização do usuário:

Outra diferença em relação a esse tipo de busca é que no lugar do botão BUSCAR, o usuário terá o botão PROSSEGUIR para preenchimento dos dados para devolução:

Após clicar em PROSSEGUIR serão listados os produtos escolhidos e suas respectivas notas fiscais de origem para efetuar a devolução:

A regra para preenchimento da coluna Número NF será a nota fiscal que tem maior saldo para devolução no período escolhido.
Caso não seja encontrada nota fiscal de origem no período selecionado, o item será demostrado com uma exclamação:

É possível alterar a nota fiscal de origem para devolução clicando em BUSCAR NF:

- Somente produto unitário: Listará as notas fiscais recebidas no período mencionado com o produto unitário informado.

- Todas as embalagens: Listará as notas fiscais recebidas no período mencionado com o produto unitário informado ou suas caixas.

Se necessário é possível obter notas fiscais em períodos anteriores clicando em OBTER NOTAS FISCAIS ANTERIORES:

Clicando sobre esse botão, baseado na data inicial escolhida no inicio do processo, o sistema irá retroceder 90 dias e usará essa data como inicial para a nova busca:

Informação importante:
-Apenas serão listadas notas fiscais que possuem saldo a ser devolvido.
Exemplo:
Ao iniciar o processo usei como data inicial de busca o dia 27/10/2016.
Após clicar sobre OBTER NOTAS FISCAIS ANTERIORES a data inicial para busca será 28/07/2016.
Após selecionar a nota fiscal clique em CONFIRMAR.
Após selecionar o item e preencher o campo Qtd a ser devolvida, clique em PROSSEGUIR PARA FATURAMENTO, para visualizar o preview da nota fiscal:

- Preview da nota fiscal:

Para completar a operação clique em FATURAR NOTA FISCAL.
Observações:
- Caso o usuário não tiver as permissões abaixo não será possível visualizar nos detalhes da nota a Contabilização e a Escrituração Fiscal.
- As devoluções realizadas sempre serão feitas em unidades.
1169 – Escrita Fiscal – Consultar Conferência
1471 – Consulta de Lançamentos Contábeis.
Recebimento de Mercadorias:
-Nesse tipo de Operação também é possível receber e incluir a nota fiscal pelo módulo de recebimento de mercadorias consultando o processamento da NF-e, conforme é feito com notas de fornecedores comuns, caso o arquivo xml da nota seja enviado para o e-mail da loja de destino, é possível incluir e receber por carga se a inclusão for feita por arquivo xml.
A única diferença relacionada as notas de fornecedores comuns é que não será necessário vincular pedidos de compra no lançamento.
Geração de financeiro em operações de transferência entre lojas
Quando o parâmetro Gerar Financeiro para operações de Transferência entre Lojas estiver habilitado, ao gerar a nota fiscal será gerada uma duplicada de recebimento contra a loja destinatária da mercadoria.

Devolução de transferência entre lojas utilizando mais de uma nota fiscal de origem
É possível realizar uma devolução de transferência entre lojas do mesmo produto utilizando mais de uma nota fiscal de origem. Ao selecionar mais notas de origem, o produto terá mais linhas de acordo com a quantidade de notas fiscais de origem selecionada.

Após selecionar as notas de origem e seguir para o faturamento, tanto o preview da nota quanto a nota fiscal faturada irão exibir mais linhas dos produtos que possuem mais de uma nota fiscal de origem selecionados.


Ao passar o mouse sobre os produtos exibidos nas notas fiscais, tanto as notas fiscais de devolução quanto as de entradas de devolução, irão apresentar um texto que indica qual a nota origem do produto.

Na central de relatório do produto, a ficha estoque do produto irá apresentar mais de uma movimentação daquele produto, de acordo com a quantidade de nota fiscal de origem selecionada.
Movimentações da loja que emitiu a devolução de um produto com duas notas fiscais de origem

Movimentações da loja que deu a entrada nas devoluções de um produto com duas notas fiscais de origem

Alteração do Estoque de Segurança do Produto Através da Devolução Entre Lojas
O usuário com a permissão 3718, conseguirá alterar o Estoque de Segurança do Produto através da tela de Devolução entre Lojas.
Ao clicar na coluna “Estoque de Segurança” será possível alterar o seu valor. Frisando que este estoque de segurança é da Loja Destino (emitente da devolução).


O valor será alterado e refletido diretamente no Cadastro do Produto, na aba Sortimento, no campo “Qtde. Estoque de Segurança” referente a loja identificada acima como a Loja Destino (Emitente da devolução).
Reforma Tributária
Com a implementação dos novos tributos da Reforma Tributária (IBS e CBS), o processo de emissão de Devolução de Transferência entre Lojas foi atualizado para garantir a conformidade fiscal e eliminar a necessidade de ajustes manuais.
O principal objetivo é que a nota de devolução “espelhe” a tributação da nota fiscal de saída original, para anular os registros gerado anteriormente.
Ao emitir uma Nota Fiscal de Devolução de Transferência entre Lojas, o sistema agora realiza as seguintes ações:
No Preview do Faturamento: Antes da emissão, o sistema acrescenta e preenche automaticamente os campos referentes aos novos tributos: ‘Base de Cálculo do CBS’, ‘Alíquota do CBS’, ‘Valor do CBS’, ‘Base de Cálculo do IBS’, ‘Alíquota do IBS’ e ‘Valor do IBS’.

Lógica de Cálculo: Os valores de IBS e CBS não são recalculados; em vez disso, o sistema busca os dados do grupo da nota de saída original e os copia para a nota de devolução.
Devolução Parcial: Em casos de devolução parcial, os valores da base de cálculo e dos impostos são ajustados proporcionalmente à quantidade de produtos devolvidos.
Geração do XML: O XML da nota de devolução (finNFe=4) é gerado com o grupo para cada item e com os totais no grupo , preenchidos com os valores espelhados ou proporcionalizados.
Itens de Patrimônio: Se o item devolvido for classificado como de patrimônio, a lógica de espelhamento de IBS e CBS é aplicada, e a movimentação para controle patrimonial é registrada adequadamente
Notas Antigas: Para devoluções de notas de transferência originais emitidas antes da vigência do CBS/IBS, os campos e valores referentes a esses novos impostos no preview, no XML não serão calculados e nem visíveis.
Cancelamento de Devoluções:
O processo de cancelamento de uma nota de devolução foi ajustado para anular e reverter os efeitos dos novos tributos (IBS e CBS) de forma espelhada à sua aplicação original, além dos impostos já existentes (ICMS, PIS, COFINS).
Estamos implementando as funcionalidades da Reforma Tributária de forma progressiva. Embora alguns cadastros e operações já estejam disponíveis nas versões mais recentes, a ativação para testes só será liberada quando o ciclo completo estiver pronto.
A partir de 6 de outubro de 2025, o preenchimento dos novos campos da reforma (IBS/CBS) se tornará facultativo no ambiente de produção. É somente nesta data que nosso sistema poderá validar o XML da nota fiscal com as novas informações, pois o ciclo de testes oficial já terá sido concluído.
O cálculo do CBS e do IBS só será realizado se a aba “Reforma Tributária” for configurada no NCM ou na Regra Fiscal. Sem essa configuração, o cálculo não será realizado e as tags correspondentes não serão incluídas no XML.
A partir de 2026, o preenchimento dos campos de IBS/CSB será obrigatório (conforme NT 2025.002-RTC), e o sistema não permitirá operações que não tenham as configurações necessárias.
Se você deseja fazer parte dos primeiros clientes a testar os novos recursos, entre em contato com nosso time de suporte. Iremos analisar o seu caso e, se aplicável, incluí-lo na nossa fila de ativação. Assim que a funcionalidade estiver pronta para você, nossa equipe o avisará para que possa realizar os testes.
Para mais informações, contate o Suporte Bluesoft.
