Estoques e NF-e > Notas Fiscais > Remessas e Retornos > Remessa para Incineração
Em algumas UFs, todos os produtos descartados fisicamente devem ser incinerados, para isso é obrigatório a emissão de uma nota específica. A opção de Remessa para Incineração tem como finalidade gerar esta nota.
Antes, poderá configurar qual CST gostaria de destacar na nota fiscal através da tela (Home > Fiscal > Configurações > Parâmetros do Módulo Fiscal > aba Nota Fiscal). Poderá incluir os Estados para destacar o CST X90 – Outras de ICMS no campo “Notas fiscais de incineração devem ser emitidas com CST X90 para os seguintes estados”. Por via de regra, caso não mencione o Estado nesse campo, a nota fiscal de incineração sairá com o CST X41 – Não Tributado.
Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:
1) Acessar o menu de Estoques e NF-e > Notas Fiscais > Remessas e Retornos > Remessa para Incineração

2) Selecione uma loja o destinatário da nota fiscal:


Filtros disponíveis
Período: Limitado a 31 dias.
Tipo de Movimento: Serão listados itens com os tipos de movimento: Troca Conta Fornecedor, Trocas para Conta do Fornecedor, Trocas para acordo financeiro, Troca descarte(Perda), Descarte de troca de produto e Todos.
Motivo: Motivo do lançamento do descarte. Os lançamentos de descartes que saíram das trocas serão classificados pelo sistema com o motivo “Descarte de estoque de troca”. Os lançamentos a partir do estoque de venda já são lançados com motivos atualmente.
Departamento/Seção/Grupo/Subgrupo do produto.
4) Ao buscar, todos os lançamentos de descartes realizados no período, que tenham emitido nota fiscal de perda, e que não estejam estornados, serão demonstrados. Selecione os movimentos desejados e clique em Prosseguir:

5) Será gerado o preview da nota fiscal, clique em Faturar a nota fiscal:



6-) Após o envio para a Sefaz, caso necessário, será possível efetuar a recusa da remessa:



Em caso de dúvidas, por favor contate nosso suporte.