Nesta tela, deve-se efetuar o cadastro dos grupos de patrimônio para associar todos os bens do imobilizado.
A árvore permite poder controlar melhor os itens, servindo de estrutura para cadastro como Categoria > Grupo > Subgrupo, lembrando a estrutura da árvore de produtos.
Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:
1) Acesse o caminho Patrimônio > Cadastro > Árvore de Patrimônio, você poderá:
- Cadastrar uma Categoria, Grupo ou subgrupo, veja na imagem abaixo:
- Os campos de Meses de vida útil padrão (fiscal) e Meses de vida útil padrão (contábil), poderá ser configurado para que todos os cadastros ide patrimônio incluídos neste subgrupo ja recebam a informação dos meses de vida útil para depreciação fiscal e contábil.
OBS: Ao alterar os campos Centros de Custo, Meses de vida útil padrão (fiscal) e Meses de vida útil padrão (contábil),os dos dos cadastros não serão alterados, os campos informados no subgrupo servem apenas para facilitar o preenchimento no momento do cadastro do patrimônio.
- Editar a descrição da Categoria, Grupo ou Subgrupo quando necessário
- Se precisar unificar grupos, ou mover a categoria, grupo ou subgrupo, selecione o que deseja mover e arraste para o local que deseja que fique salvo.
2) Ao clicar no Subgrupo poderá visualizar os itens associados, por loja e acessar o seu cadastro:
3) E se precisar, poderá incluir novos itens dentro do subgrupo para posterior entrada do bem:
4) Após preencher as informações da aba Geral e salvar o item as demais abas serão liberadas para preenchimento.
5) Aba Regra Fiscal: Para clientes que utilizam regras fiscais no ERP, será possível preencher as informações referente a tributação da regra nesta aba.
É possível vincular ou alterar um NCM de regra.

É possível “Visualizar Regras Fiscais”, “Solicitar Revisão de Figura Fiscal” e “Trocar Figura Fiscal” nesta outra aba

Patrimônio tipo palete/contentor
É possível definir o item patrimônio com o tipo palete/contentor:

Após este parâmetro ser habilitado, o cadastro do patrimônio poderá ser usado nas operações de movimentação de paletes ou contentores de terceiros.
OBS: Caso um item definido como palete/contentor já tenha sido recebido, onde já foi definido um proprietário de palete/contentor, não será possível desabilitar este parâmetro. Sendo exibido o seguinte alerta em tela:

Patrimônio – Tributação Estadual ( Entrada )
É possível realizar o cadastro de um ICMS específico para cada UF, referente a entrada de um patrimônio, para uso na criação de um pedido de compra.

Diferente da figura fiscal de um cadastro de produto comum, que é obrigatório, a tributação estadual no cadastro de patrimônio é opcional.

Ao realizar a criação de um pedido de compra, o ERP irá se basear no tributação estadual presente no cadastro do patrimônio.
Caso não esteja definido nenhum ICMS específico no cadastro, o ICMS utilizado na negociação de compra do pedido criado, será de 090 – Outras.
Caso o ICMS definido no cadastro do patrimônio possua ST, e o fornecedor não seja do ramo de atividade Industria, ao realizar a criação de um novo pedido de compra, o ICMS utilizado na negociação de compra será de 060 – Recolhido na fonte.
Em caso de dúvidas, por favor contate nossa equipe de suporte.