Fiscal -> Lançamentos -> Conferência da Escrita Fiscal
Permissões:

1343 – Escrita Fiscal – Alterar competência de apuração

1629 – Escrita Fiscal – Alterar data de entrada da nota

1111 – Escrita Fiscal – Alterar Totais

1168 – Escrita Fiscal – Auditar

1110 – Escrita Fiscal – Conferência

1169 – Escrita Fiscal – Consultar Conferência

1520 – Excluir Escrita Fiscal Ajuste

2049 – Excluir escrita fiscal de Redução Z lançada manualmente

1510 – Excluir Modelo de Ocorrência da Escrita Fiscal

1793 – Importar XML na Escrita Fiscal

1519 – Incluir Escrita Fiscal Ajuste

1511 – Incluir Modelo de Ocorrência da Escrita Fiscal

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

No parâmetro de cadastro da loja, na aba Fiscal/Contábil é preciso definir alguns dados para geração da guia do tipo DAR-1 para o estado do MT.

  • Dia: o dia de vencimento da guia DAR-1.
  • Referência: a referência que será utilizada para calcular o vencimento da guia
  • Código de Recolhimento: o código de receita padrão a ser utilizado nesse tipo de guia.

Na Escrituração de entrada da nota fiscal, quando houver o valor do ICMS por Estimativa Simplificada recolhido pelo Emitente por uma guia DAR-1(Documento de Arrecadação do estado do Mato Grosso), será possível gerar essa guia a partir da tela da escrita fiscal.

Para realizar a geração da guia deverão ser realizados os passos a seguir:

1 – Escrita Fiscal – Ajustes:

Quando não estiver informado em GNRE que o valor da Estimativa Simplificada foi recolhido será gerado na escrita um ajuste do valor a pagar da Estimativa via apuração.

Quando o Remetente recolher o ICMS Estimativa Simplificada antecipadamente via DAR-1 esse ajuste deverá ser excluído, para não gerar valores à pagar na Apuração do ICMS posteriormente.

2 – Escrita Fiscal – Excluir Ajustes de Antecipação:

Ao excluir o ajuste de antecipação irá ser apresentado o questionamento conforme imagem abaixo.

Zerar Valores dos Ajustes dos Itens?

Para os ajustes do ICMS Estimativa Simplificada existem detalhamentos nos itens, essa informação é necessária para o preenchimento do registro C197 do SPED EFD ICMS/IPI.

Sim: Quando selecionar essa opção serão apagados os ajustes no item para não enviar a informação no registro C197 do SPED EFD ICMS/IPI.

Não: Quando selecionar essa opção os valores dos ajustes no item será mantida e essas informações serão enviadas no registro C197 do SPED EFD ICMS/IPI.

Desvalorizar o custo da mercadoria recebida?

Quando realizado o recebimento desta nota fiscal o valor desse ajuste será considerado no preço de custo dos produtos.

Sim: Quando selecionar essa opção no momento da Exclusão é realizada movimentação de estoque desvalorizando o ICMS do Custo Contábil. Atenção: Essa opção só é aconselhada quando desejar excluir o ajuste e em seguida incluir outro ajuste acertando o valor do ICMS dessa escrita.

Não: Quando selecionar essa opção no momento da Exclusão o custo contábil irá se manter conforme calculado na entrada da nota fiscal. Atenção: Essa opção deve ser utilizada quando se estiver excluindo o ajuste para substituir por uma Guia DAR-1 paga antecipadamente.

3 – Escrita Fiscal – Observação:

Na escrita gerada será informada a Observação do ICMS Estimativa Simplificada que será enviada no registro C110 do SPED EFD ICMS/IPI.


4 – Escrita Fiscal – Ajustes dos Itens:

Caso seja necessário ajustar os valores dos itens será possível através da opção de edição desses ajustes.

Os valores existentes nessa tela serão enviados nos registros C197 do SPED EFD ICMS/IPI.

Será apresentada a tela abaixo para o usuário informar os valores corretos.

5 – Escrita Fiscal – Inclusão de novo Ajuste:

Caso seja necessário incluir um novo ajuste de ICMS Estimativa Simplificada antes de realizar a inclusão, na tela de Ajustes, deverá ser acrescentado os valores dos itens conforme descrita no item 4. Após incluído o valor do ajuste para cada item será possível realizar o ajuste total na nota conforme a imagem abaixo:

6 – Escrita Fiscal – Gerar uma Guia DAR-1:

Na tela de Conferência de Escrita Fiscal, quando for uma nota fiscal de entrada será exibida aba Ajustes onde será possível gerar uma guia através do botão Gerar Guia DAR-1.

Ao clicar no botão Gerar Guia DAR-1 abrirá uma tela para digitação da guia.

Os novos campos acrescentados na geração da guia são:

Tipo de Guia: DAR-1

Favorecido (Fornecedor/Órgão Público): Informe para quem será gerada a duplicata a pagar.

  • Fornecedor: Informe o fornecedor caso o recolhimento do DAR-1 tenha sido realizado por ele e a duplicata deva gerar um reembolso para ele.
  • Órgão Público: Informe SEFAZ do estado do MT caso o recolhimento do DAR-1 tenha sido realizado pela própria loja.

Documento Arrecadação: Informe o número do campo 23-Inf Complementares da guia DAR-1. Essa informação é obrigatória para o registro C112 do SPED EFD ICMS/IPI.

Código de Autenticação Bancária: Informe o código de autenticação bancária da guia DAR-1. Se for informada, esta informação será enviada no o registro C112 do SPED EFD ICMS/IPI (mas não se trata de uma informação obrigatória).

Data de Pagamento Antecipado pelo Emitente: Informe a data do recolhimento que está na guia lançada. Essa informação é obrigatória para o registro C112 do SPED EFD ICMS/IPI.

7 – Escrita Fiscal – Vincular Guia DAR-1:

Na tela de Conferência de Escrita Fiscal, quando for uma nota fiscal de entrada, na aba Ajustes será possível vincular uma guia DAR-1 através do botão Vincular Guia DAR-1.Essa opção deverá ser utilizada nos casos quando o Emitente enviar a guia para a Loja pagar antes mesmo da mercadoria sair da loja dele.

Ao clicar em Vincular Guia DAR-1 será solicitado o código da guia gerada, essa informação poderá ser consultada na Central de Tributos.

8 – Escrita Fiscal – Nova Aba Guias:

Na Conferência da Escrita Fiscal de uma nota de entrada, será exibida a aba de Guias para apresentar todas as guias vinculadas.

Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato com a nossa equipe de suporte.

Leave a Reply