Agora no Bluesoft ERP, as APIs de consulta de regras fiscais foram aprimoradas para incluir os dados da Reforma Tributária. Isso permite que sistemas externos, possam consultar e aplicar as alíquotas e fórmulas de CBS e IBS de forma automatizada e em tempo real.
Com esta melhoria, as APIs de consulta de regras fiscais de SAT/NFC-e (endpoint GET /regras-fiscais/sat-nfce) e NF-e (endpoint para “Consultar regras fiscais de NF-e”) foram estendidas. Elas agora incluem um novo objeto JSON chamado reformaTributariaTerm em cada regra fiscal retornada. Este objeto é populado com chaves e valores de alíquotas (normal e efetiva) para CBS e IBS, códigos e descrições de classificação fiscal.

Estamos implementando as funcionalidades da Reforma Tributária de forma progressiva. Embora alguns cadastros e operações já estejam disponíveis nas versões mais recentes, a ativação para testes só será liberada quando o ciclo completo estiver pronto.
A partir de 6 de outubro de 2025, o preenchimento dos novos campos da reforma (IBS/CBS) se tornará facultativo no ambiente de produção. É somente nesta data que nosso sistema poderá validar o XML da nota fiscal com as novas informações, pois o ciclo de testes oficial já terá sido concluído.
Se você deseja fazer parte dos primeiros clientes a testar os novos recursos, entre em contato com nosso time de suporte. Iremos analisar o seu caso e, se aplicável, incluí-lo na nossa fila de ativação. Assim que a funcionalidade estiver pronta para você, nossa equipe o avisará para que possa realizar os testes.